Por Liege Sper (*)

A ciência atuarial, e a consequente aplicação de sua técnica, vem se expandindo cada vez mais, porém mesmo após tantos anos a profissão ainda é pouco conhecida, e ainda surge um ponto de interrogação em vários segmentos, até mesmo no setor de seguros.

A formação e atuação do atuário está definida no artigo 1º do Decreto nº 66.408 de 3/4/70, que regulamentou o Decreto-lei nº 806 de 4/9/69, que dispõe sobre a profissão do atuário.

Além do conhecimento em estatística e seguros o atuário deve possuir conhecimentos em diversas áreas, como finanças, informática, contabilidade, economia, administração e direito, dado que o seu trabalho interage com todos esses profissionais dentro e fora da empresa.

O atuário tem um papel extremamente importante, elaborando produtos, constituindo reservas, calculando indicadores e inclusive auxiliando comercialmente. O atuário é um especialista em riscos, e risco é a probabilidade de um determinado evento futuro atingir um bem que representa um interesse econômico, e deve tratar-se de um evento aleatório, futuro e incerto cuja ocorrência acarreta despesas, danos ou prejuízos. Sabe-se que o segurado não avalia o risco, o corretor deve estar preparado para auxilia-lo e demonstrar os riscos a que ele está exposto e quais os mecanismos que possuímos para minimizar os impactos caso ocorra.

A palestra de Magali Rodrigues Zeller foi fonte inspiradora na montagem deste artigo, onde demonstrou a necessidade dos corretores em aprender as técnicas atuarias para contribuir para uma melhor avaliação do perfil e ofertar aos seus clientes os produtos ideais a cada um deles. Isto diferencia a venda, aumenta a assertividade e foca nas reais necessidades dos clientes.

Assim, o corretor deve saber explicar ao seu cliente os produtos ofertados pelas empresas seguradoras com as quais ele opera. Ele é o intermediador entre o segurado e a seguradora, possuindo conhecimentos técnicos específicos e um atuário ao seu lado seria um diferencial. O corretor que se diferencia pelo conhecimento consegue fidelizar os seus clientes, estabelecendo credibilidade e consolidando sua confiança.

(*) Liege Sper