A complexidade de elaboração de um produto vai muito além de uma simples ideia. É pensar no cliente final e imaginar como traçar processos que necessariamente contenham um ganho, tanto para a empresa, quanto para o cliente.

O passo inicial do processo é a pesquisa, etapa em que identificamos se quando da aplicação da ideia terá como consequência a criação, melhoraria, ou inclusão em nosso portfólio. Mas independente da questão, é preciso estar claro que após a implantação do produto e início das vendas, este deverá ser auto sustentável, mensurando os prêmios e sinistros de forma realista para a empresa.

A Susep determina algumas regras de aprovação de produtos, por meio de Circulares, e inclusive determinam criação de metodologias para determinação da taxa mínima a ser praticada. As condições Gerais devem ser redigidas de forma clara e objetiva, não deixando dúvidas quanto ao seu objetivo, riscos cobertos e principalmente os riscos excluídos. Mas, para operação isso é um dos milhares de processos a seguirem até a sua comercialização, pois paralelamente, devemos garantir que todos os sistemas e áreas que serão impactados com o "produto" estarão preparadas antes do seu lançamento inclusive os corretores parceiros para divulgação e comercialização.