50 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO 

Ano passado, exatamente no dia 11 de outubro, véspera do Dia do Corretor de Seguros, a Editora Roncarati lançou o site LegisCor.

Desenvolvido para divulgar, gratuitamente, a legislação e a normatização da atividade do Corretor de Seguros, o LegisCor terá sempre o conteúdo atualizado, consolidando-se cada vez mais como uma importante fonte de pesquisa. É esse o nosso compromisso.

O LegisCor também não poderia deixar de informar seus leitores sobre o movimento do setor de seguros em relação aos novos produtos e serviços oferecidos pelas seguradoras, suas campanhas de incentivo às vendas, as contratações de profissionais para áreas estratégicas e os patrocínios de eventos culturais, indicando assim as tendências. Treinamentos oferecidos pela Escola Nacional de Seguros e pelas seguradoras, premiações recebidas pelas seguradoras, artigos endereçados especialmente aos nossos leitores, novos normativos e eventos diversos também têm sido documentados.

Entre as mais de mil notícias já publicadas, ganhou destaque aquela relacionada ao SuperSimples. Muitos Corretores de Seguros foram informados pelo LegisCor, em primeira mão, no dia 7 de agosto.

Acreditamos que todas essas informações tenham dado apoio ao bom desempenho do exercício da profissão do Corretor de Seguros.

Desde o lançamento do LegisCor mantemos contagem regressiva para o cinquentenário da Lei 4.594/1964, comemorado no próximo dia 29 de dezembro, por entender que esse importante profissional deve ser sempre valorizado. Afinal, é ele quem leva a proteção à sociedade, quem estreita os laços entre a seguradora e o segurado no momento em que tem a oportunidade de identificar os riscos e oferecer a proteção mais adequada ao consumidor.

Ficam desde já registrados nossos agradecimentos a todos aqueles que enviaram suas mensagens aos Corretores de Seguros pelo seu dia e pelo cinquentenário da Lei 4.594, compondo esta justa e merecida homenagem.

Desejamos grandes e novas conquistas a esse profissional, nos próximos 50 anos!

Pedro Roncarati

Outubro de 2014

   

HISTÓRICO DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO CORRETOR 

Em julho de 1991, meu querido e saudoso bisavô Humberto Roncarati, na ocasião com 70 anos de exercício na atividade de seguros, concluiu o texto “Histórico da Regulamentação da Profissão do Corretor de Seguros”, reproduzido nas páginas a seguir.

Resgatado o texto, resolvemos compartilhar essa história que descreve a luta pela regulamentação das atividades de tão importante profissional na distribuição dos seguros no Brasil, o Corretor de Seguros. Desde 1932, quando se iniciaram os primeiros movimentos, até 1964, quando da promulgação da Lei 4.594, transcorreram 32 anos! É possível que outros capítulos dessa história tenham deixado de ser registrados aqui, mas estamos abertos a receber todas as informações para que ela seja complementada.

No dia 29 de dezembro de 2014 a Lei 4.594 completará 50 anos. Desde agora expressamos o nosso desejo, a todos os Corretores de Seguros, de que essa nobre atividade de consultoria e assessoria ao segurado continue sendo cumprida, a cada dia, com todo o afinco e a especialização que somente esse profissional pode oferecer.

Em 14 de junho deste ano, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), por meio do Edital de Consulta nº 11, colocou em consulta pública a minuta de Resolução CNSP que disciplina a atuação do representante, pessoa jurídica, das sociedades seguradoras, denominado Agente de Seguros. Convidamos alguns profissionais do setor para comentar a mencionada minuta, e a leitura dos artigos a seguir traz informações e reflexões importantes sobre o assunto.

Dessa forma, acredito que a Opinião.Seg continua cumprindo sua função de estimular e colocar em debate temas importantes do setor de seguros. Nossos agradecimentos especiais a todos os que colaboraram com esta edição, seja pela valiosa contribuição em forma de artigos, seja pelo envio das fotos e auxílio em descobrir “quem é quem” nas imagens, como também a nossos anunciantes e ao CQCS – Centro de Qualificação do Corretor de Seguros, pelo apoio na divulgação desta edição junto aos corretores de seguros, nossos principais homenageados.

Pedro Roncarati

Outubro de 2013