Morreu nesta segunda-feira, 22 de janeiro, o corretor de seguros e liderança política Antônio Henrique Bittencourt Cunha Bueno, aos 74 anos. Filho de Antônio Sylvio Cunha Bueno e Edy Bittencourt Cunha Bueno, ele estudou Economia na Universidade Mackenzie, mas nunca atuou como economista e fez carreira brilhante na corretagem e na política.

Seu primeiro mandato foi como deputado estadual, quando havia acabado de completar 21 anos, sendo apontado como o deputado mais jovem do Brasil. Ele deu sequência à vida política de seu pai, que foi deputado federal por quatro mandatos com trajetória de destaque.

O primo Renato Cunha Bueno, também corretor de seguros, coordenador da Comissão Riscos de Engenharia e Resseguros do Sincor-SP, lembra a parceria durante toda a vida. “Morávamos perto na infância e adolescência e quando Antônio Henrique tirou carteira de motorista, ele com 18 anos e eu com 13, me levava para todo lugar com o fusca vermelho. Eu vivia com o primo mais velho, com orgulho”, recorda Renato. “Meu primeiro emprego foi em uma corretora de valores de um tio nosso, chamada Cunha Bueno Corretora, ele trabalhava lá também e tivemos mais essa convivência próxima todo dia no trabalho. Quando decidiu ser deputado o ajudei com a campanha política”.

Em 1969, o pai Antônio Sylvio fundou a AS Cunha Bueno Corretora de Seguros, que acabou sendo comandada por Antônio Henrique e o primo Renato. “Meu tio fundou a corretora e, paralelamente, atuou como deputado, teve muito sucesso na trajetória política. Em sua última eleição foi o deputado mais votado do Brasil, recebeu homenagem com nome em ruas, sua popularidade ajudou muito na corretora”, conta Renato.

Quando o tio faleceu, Antônio Henrique convidou Renato, que havia trabalhado na Porto Nazaré, uma grande corretora, para tocar o negócio com ele. “Entrei, me tornei sócio e acabei me firmando na empresa”.

Da mesma forma que o pai, Antônio Henrique atuou na corretora em paralelo à política. Durante sete mandatos foi deputado federal por São Paulo. “Ele conquistou grandes clientes para a corretora e teve uma atuação muito forte na época da Constituinte, em 1988, o escritório era a base dos corretores de seguros. Antônio Henrique também atuou fortemente em prol dos interesses dos corretores de seguros, é muito reconhecido por conta disso, especialmente lideranças do setor à época. Mais recentemente, ele se destacou ao apresentar o Projeto de Lei que culminou com o fim do monopólio do IRB em resseguros”, recorda Renato.

A AS Cunha Bueno Corretora de Seguros e os sócios são associados ao Sincor-SP desde sua fundação em 1969, ininterruptamente.

Antônio Henrique Cunha Bueno estava debilitado há alguns anos, mas mesmo com limitações participava do negócio. Ele deixa a esposa Maria Antonieta, os filhos Maria Teresa, Antônio Sylvio e Mariana, além de netos.

“Sua principal marca era a alegria. Ele era um cara muito feliz, muito bem humorado e uma das coisas que ele mais adorava fazer era ir ao circo, levar um monte de amigos, filhos, netos. Depois de uma vida inteira juntos, fica a saudade e o seu legado para todos nós”, finaliza Renato Cunha Bueno.

Em nome de todos os corretores de seguros, o Sincor-SP lamenta esta grande perda e se solidariza com os familiares e amigos.

Fonte: Sincor-SP, em 23.01.2024