Peças veiculadas nacionalmente em diferentes plataformas reforçam a presença do Sistema Unimed por meio do conceito ”Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed”

unimed 18102022
 

No ano em que celebra 55 anos de atividades no Brasil na liderança da saúde suplementar, detendo 38% do mercado e presente em 90% das cidades do país, o Sistema Unimed coloca no ar uma campanha nacional para anunciar seu reposicionamento de marca. A ação, desenvolvida em parceria com uma das mais conceituadas consultorias na área, a Thymus, visa a reforçar os principais atributos da marca Unimed. 

“Fundamentado em um planejamento estratégico integrado para todo o Sistema, o movimento Evolução Unimed construiu uma nova identidade corporativa aliada a uma Essência que direciona nossa cultura e modernização da linguagem da marca. O principal objetivo é fortalecer a visão sistêmica e humana para a disseminação de um conhecimento que permita tornar a complexidade do sistema de saúde mais simples e acessível às pessoas”, afirma Rubens Carlos de Oliveira Júnior, diretor de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil. 

Com sua presença marcada em praticamente todo o território nacional como um sistema cooperativista, a Unimed respeita a singularidade, ao mesmo tempo que valoriza sua representatividade nacional por meio de uma rede composta por 341 cooperativas. Sua atuação local cria um vínculo com a comunidade e evidencia o caráter social da marca, gerando impactos positivos significativos e que vão além da qualidade na prestação de serviços em saúde. 

“Vivemos aqui. Somos parte da comunidade. Conhecemos os desafios da nossa gente e das nossas cidades. Somos vocacionados para o cuidado, nosso maior e mais precioso ativo é o conhecimento sobre saúde e qualidade de vida. Essa é a nossa realidade e a nossa motivação. É isso que vivemos e é isso que queremos levar ao mercado”, explica Rubens Carlos de Oliveira Júnior.

Campanha nacional

A nova campanha vai ao ar no dia 18 de outubro, dia do médico. “Para ampliar a compreensão dessa mudança, criamos uma página com todas as informações e estratégias trabalhadas durante a construção do pilar de marca do movimento Evolução Unimed - Transformação para a Perenidade, que é materializado na Campanha Nacional”, explica o gestor de Marketing da Unimed do Brasil, Marcelo Uchida. O conteúdo pode ser acessado em Link 

“Essa estratégia será levada ao mercado por meio do conceito ‘Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.’ O ‘Aqui tem Unimed’ já existia como patrimônio da marca e essa nova campanha vai ampliar seu significado, destacando a centralidade nas pessoas, seu vínculo com o lugar e com a qualidade de vida da comunidade local”, diz Tiago Guimarães, diretor de projeto na Thymus, consultoria que apoia o Sistema Unimed na definição e implementação da estratégia.

Segundo Marcelus Viana, diretor de Criação do Grupo Sal, a estrutura da nova campanha nacional de reposicionamento da marca tem uma abordagem sistêmica tanto na criação quanto na mídia, para que cada Unimed e o Sistema como um todo possam tirar o máximo dos recursos investidos local e nacionalmente, fortalecendo a cultura e a marca Unimed, que são compartilhadas. “São peças para TV, rádio, off-line, digitais e OOH que incluem as pessoas, com suas competências, e as comunidades onde a cooperativa atua. O trabalho envolve uma nova linguagem, o redesenho do logotipo Unimed, uma campanha completa de comunicação, com filmes, spots de rádio, anúncios de jornal, revista e muitas peças on-line”, afirma. 

“Nossa marca, que celebra 55 anos no mercado, tem como uma de suas grandes forças essa capilaridade, além da centralidade nas pessoas. Por isso, estamos reforçando e ampliando a estratégia com um mote forte e tão representativo que reforça a presença da Unimed na vida das pessoas além do atendimento assistencial”, conclui Rubens Carlos de Oliveira Júnior.

Ficha Técnica:

Cliente: Unimed do Brasil
Produto: Plano de saúde
Título: “Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.”
Diretor geral de criação: Thymus Upframing - Ricardo Guimarães
Diretor de criação: Marcelus Viana
Design: Marcelus Viana, Talitha Caliman e Bettina Birmacker
Texto: Ricardo Guimarães, Marcelus Viana e Jonathan Janssen
Estratégia e marca: Thymus Branding - Tiago Guimarães
Planejamento: Simone Pinto e Eduarda Freire
Mídia: Mauro Vilarde
Atendimento: Maria Paula Fracassi Brito e Renata Liceras Lima
Produtora: Grupo Sal
Direção do filme: Rafael Mellin
Produção executiva do Filme: Bruno Lins
Direção de produção do filme: Jazmin Castillo
Fotografia do filme: Rafael Malta
Arte: Constanza de Córdova
Figurino: Bella Cardoso
Assistentes de direção: Isabela Saboia(1ª) e Lorena Sampaio (2ª)
Produtora de áudio: Quase 9
Fotografia: Eduardo Biermann
Agência: Grupo Sal
Anunciante: Unimed

Sobre a Unimed 

Em 2022, a Unimed completa 55 anos de atuação na liderança do setor de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 341 cooperativas médicas, que estão presentes em 90% das cidades brasileiras e atendem a cerca de 19 milhões de pessoas. A Unimed reúne 118 mil médicos cooperados, gera 136 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, formada por 150 hospitais próprios e cerca de 2,5 mil hospitais credenciados, além de unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, entre outros serviços. Toda essa operação injeta, no sistema de saúde brasileiro, mais de R$ 73,6 bilhões por ano. A Unimed também se destaca nos segmentos de planos odontológicos, seguros de saúde, vida, previdência privada e patrimoniais, na gestão de recursos financeiros, bem como na educação voltada à saúde e ao cooperativismo.

Fonte: Hill + Knowlton Strategies, em 18.10.2022