Por Jeniffer Elaina (*)

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A utilização de diversas tecnologias pode facilitar muito o dia a dia de um corretor de seguros. Porém, devemos ter a noção dos momentos que são importantes apostar no atendimento humanizado.

A internet traz várias facilidades, principalmente, quando precisamos fazer contratação de serviços, não é mesmo? No caso da comercialização de seguros online também não é diferente. Mas os corretores de seguros devem ficar atentos para entender até onde pode usar a tecnologia ou não na hora de fidelizar seus clientes.

Por esta razão, ao implementar ferramentas tecnológicas na sua corretora, é essencial fazer a utilização com moderação, já que fidelizar um cliente é um dos grandes desafios entre os empreendedores digitais.

Então, não deixe de ter um bom planejamento. Saiba o que o seu consumidor espera quando o assunto é a tecnologia no seu negócio. Desta forma, o resultado esperado vai chegar!

Saiba como utilizar a tecnologia para fidelizar os seus clientes

Ao mesmo tempo, em que as pessoas gostam da agilidade que a internet pode proporcionar, é necessário tomar alguns cuidados para não perder estes consumidores.

Afinal de contas, segundo uma pesquisa online feita pela Qualibest, 31% das pessoas que responderam às perguntas falaram que não gostam de ser atendidas por robô quando estão no telefone. Já 51%, disse que, quando o atendimento é via chat, a preferência é que as respostas sejam dadas por pessoas.

Diferente do que muitos corretores pensam, não é apenas o preço que fará com que o seu cliente seja fiel à sua corretora na hora de definir qual é o melhor seguro de carros. A tecnologia pode ser uma grande aliada. É isso que vamos mostrar nos itens abaixo.

1 – Agilidade no atendimento

Um atendimento humanizado traz mais aproximação entre o corretor de seguros e o cliente. Mas, dependendo da demanda, precisamos ter agilidade, principalmente, no primeiro contato. É aí que a utilização da tecnologia pode ser uma grande aliada e ajudar na fidelização, já que o seu consumidor não ficará sem resposta.

Você pode, por exemplo, deixar um robô fazer o primeiro atendimento na sua plataforma de comercialização de seguros online e, no segundo momento, entre em contato com o cliente para entender exatamente o que ele está procurando.

Só um detalhe: integre com ferramentas que garantam a proteção de dados realizadas no cadastro na sua plataforma.

2 – Boa experiência

Às vezes você nem é o que tem o melhor preço, porém, é o corretor que proporciona uma melhor experiência ao seu cliente. Isso conta muito. De acordo com o relatório CX Trends 2023, 87% dos clientes valorizam a boa experiência em uma plataforma online.

Por isso, trabalhe para deixar o site da sua corretora com a melhor experiência aos seus consumidores para colher os frutos, que é a fidelização de um público. Aproveite para deixar a plataforma navegável em diversas plataformas como: desktop e mobile. Afinal de contas, muitas pessoas aproveitam o smartphone para fazer buscas por seguros online.

3 – Mensuração de resultados

Com a utilização de diferentes tecnologias para conseguir fidelizar, podemos encontrar diversas ferramentas para mensurar os resultados das suas estratégias, principalmente, aquelas usadas para divulgação do seu negócio.

Entre em contato com os seus clientes para saber como foi a experiência dele na sua plataforma, com a intenção de buscar soluções para melhorar, caso seja necessário.

Além disso, pegue os dados de cadastro e faça o envio de e-mail marketing para contar as novidades, promoções, dentre outros detalhes.

4 – Proximidade com os clientes

Você pode utilizar a tecnologia para produção de relatórios de cada cliente. No primeiro momento, foque naqueles que já fecharam um negócio com a sua corretora. Crie tabelas com data de aniversário e vencimento do seguro do auto, por exemplo.

Ligue ou mande uma mensagem pelo WhatsApp para parabenizá-lo ou até mesmo lembrá-lo que é necessário fazer a renovação do seguro. Um atendimento humanizado nos pequenos detalhes pode ser o diferencial da sua empresa e que proporcionará muito resultado. 

Além disso, você pode deixar o seu serviço à disposição caso o cliente precise de ajuda na abertura de sinistro ou tenha alguma dúvida sobre a apólice do seu seguro.

(*) Jeniffer Elaina é especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

(08.03.2024)