fenacor 16092020

A ENS vai lançar nos próximos dias o curso preparatório para a habilitação de agente autônomo de investimento. A boa notícia é que a inscrição será totalmente gratuita para os corretores de seguros associados aos Sindicatos que participaram ou ainda irão participar de qualquer etapa do inovador e histórico ciclo de debates “Conexão Futuro Seguro”, realizado pela Fenacor, ENS e o Sincor.

Após esse curso, o corretor de seguros pode obter o certificado de habilitação através de exame realizado pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD).

Os agentes autônomos de investimentos estão entre as atividades que mais crescem no Brasil. Assim, o curso representa uma grande oportunidade para abertura de novo horizonte para os corretores de seguros.

Em cada etapa do “Conexão Futuro Seguro” são listadas todas as informações sobre o curso e as oportunidades que podem surgir para quem atuar como agente autônomo de investimento. Na programação consta, inclusive, a palestra “Como transformar-se em um planejador financeiro”, ministrada pelo especialista Valter Police.

Segundo o professor da ENS, Ildebrando Neres, outro grande atrativo é que exame para habilitação é totalmente virtual. “O exame custa R$ 460,00. A ANCORD havia suspenso o exame por um tempo, em razão da pandemia. Contudo, já está ofertando por meio remoto, o que permite a participação de qualquer pessoa, de qualquer lugar do país”, observa Neres.

Para realizar o exame, basta ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio. Contudo, Neres sugere que os corretores de seguros que pretendem diversificar seus negócios, atuando também como agentes autônomos de investimento, façam, antes, o curso que será oferecido pela ENS para ter uma boa base no momento da prova. “A dica é: faça o curso. Não se preocupe como exame agora. Antes, assista as aulas online do curso e quando se sentir preparado vá lá, pague os R$ 460,00 e faça o exame. O curso é fundamental”, aconselha.

Ele ressalta ainda que o corretor de seguros que pretende diversificar os negócios mas não quer se certificar por enquanto, pode indicar seus clientes para corretoras ou distribuidoras de títulos de valores mobiliários, recebendo “uma boa remuneração”, após realizar o cadastro nessas empresas.

Alerta, porém, que é preciso respeitar os dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pedindo autorização do cliente antes de fazer a indicação. “Mas, mesmo para quem não vai se certificar agora, sugiro que acompanhe as aulas do curso preparatório para ter conhecimento sobre os produtos financeiros e a bagagem necessária para conversar com segurados”, acentua.

Fonte: Fenacor, em 27.10.2020