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  • Sompo conquista Destaque em Saúde Emocional e por Melhores Práticas – Jornada Flexível em levantamento do Great Place to Work

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    sompo 05032024

    Seguradora é premiada como uma das sete empresas com práticas reconhecidas na área de Saúde Emocional, dentro de um universo com todas as empresas certificadas em 2023, e uma das 20 companhias com melhores práticas no quesito Trabalho Flexível, entre cerca de 600 empresas que participaram do estudo.

    A Sompo acaba de receber dois reconhecimentos importantes relacionados à saúde e bem-estar do trabalhador, conferidos pelo Great Place to Work (GPTW). A companhia está entre as sete empresas de Destaque na área de Saúde Emocional, dentre todas as empresas certificadas em 2023. Além disso, a seguradora está entre as 20 empresas de Grande Porte premiadas na categoria Melhores Práticas - Jornada de Trabalho Flexível 2023 num levantamento que analisou as práticas de cerca de 600 empresas.

    "Acreditamos que as pessoas estão na essência da qualidade da entrega e no resultado da companhia. Por isso contamos com políticas bem estruturadas que visam proporcionar a melhor experiência possível e seguem com acompanhamento de resultados periódicos e processo de melhoria constante. Isso contribui para o fortalecimento da cultura, um clima organizacional saudável e o desenvolvimento de relações de confiança, que são o suporte para o crescimento sustentável do negócio", afirma Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo.

    Saúde Emocional

    A estratégia de saúde organizacional da Sompo é pautada pelo "Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar: Você na Sua Melhor Versão." Este programa visa realçar o empoderamento das pessoas para a gestão de sua própria saúde e está dividido em ações que incentivam a rotina preventiva de saúde, hábitos para promover a saúde mental e a saúde financeira. Essas iniciativas garantem constância, consistência e coerência nas ações de saúde organizacional, refletindo o compromisso com o bem-estar com as pessoas que trabalham na Sompo. Além disso, a empresa disponibiliza assistência médica, telemedicina, acompanhamento às gestantes, pessoas com doenças crônicas e hospitalizados, entre outros benefícios.

    Só para se ter uma ideia, no ano de 2023, o Programa de Qualidade de Vida da Sompo registrou cerca de 1,5 mil participações em palestras e lives sobre temas diversos relacionados a bem-estar e saúde mental e emocional, 899 atendimentos de quick massage e três corridas e caminhadas que foram apoiadas pela companhia e contaram com um total de 135 participações. A companhia também mantém 12 vídeos com trilhas de mindfullness disponíveis na Sompo Academy, universidade corporativa da companhia.

    Um dos diferenciais do Programa de Qualidade de Vida é a equipe de gestão de saúde, composta por uma médica (com especialização em psiquiatria), um fisioterapeuta e acupunturista e uma técnica de enfermagem. Juntos, esses profissionais somaram mais de 3,2 mil atendimentos, contribuindo também para ações preventivas voltadas a um quadro com cerca de 700 pessoas em 2023.

    Um dos benefícios de destaque é flexibilidade para profissionais que vão se tornar pais. A licença-maternidade é estendida, de seis meses, e a licença-paternidade de 20 dias. No caso das gestantes, assim que a pessoa comunica a gestação, seu modelo de trabalho passa a ser 100% remoto e isso se estende até o 12º mês de vida da criança. Essa facilidade tem um impacto positivo relevante tanto na saúde do bebê quanto da mãe, por conta das necessidades específicas de cuidados nesses primeiros meses e também devido aos desafios de conciliar a maternidade à gestão da vida pessoal e profissional. Já os profissionais que se tornam pais, desde 2022, também entram em trabalho 100% remoto do primeiro ao 12º mês de vida da criança. A companhia entende que é um movimento importante para a equidade de gênero, em relação à corresponsabilização nos cuidados com a criança. Vale ressaltar que esses benefícios são válidos para qualquer situação de parentalidade, o que inclui pais e mães adotivos ou não ou casais homoafetivos.

    "Esses dois reconhecimentos, que são feitos a partir de um levantamento estruturado de dados, são de suma importância. A GPTW é uma organização reconhecida mundialmente e ter a comprovação de que nossas práticas estão entre as de destaque no país mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Celso Ricardo Mendes, diretor Executivo da Sompo. “Está no DNA da Sompo o cuidado com as pessoas. Entendemos que é importante que os profissionais estejam felizes e satisfeitos no ambiente de trabalho, fazendo da Sompo uma referência em saúde, qualidade de vida, bem-estar e segurança”, complementa.

    Flexibilidade

    A Sompo mantém um modelo de trabalho híbrido e jornada flexível de horário, desde o fim do período de distanciamento social decretado por conta da pandemia, período em que a jornada de trabalho foi cem por cento remota. Esse modelo permitiu a flexibilidade na rotina, proporcionando benefícios tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

    No Censo Sompo de 2023 foi constatado que 35% das pessoas utilizam carro, 54%, trem, metrô e/ou ônibus no trajeto para o trabalho. Das pessoas que responderam ao levantamento, 43% gastam em torno de duas horas no deslocamento ida-volta do trabalho e 27% gastam mais de três horas nesse trajeto. A redução no número de idas mensais ao escritório otimizou o tempo de deslocamento, que passou a ser dedicado a atividades pessoais, cursos de aprimoramento, mais tempo com a família. Esse comportamento também tem um impacto positivo por conta contribuir para que menos pessoas tenham de se deslocar diariamente por qualquer meio de transporte.

    "A conquista desses reconhecimentos é uma validação significativa do nosso compromisso com a saúde emocional e o bem-estar das pessoas. Esse resultado reflete o impacto positivo das práticas voltadas para a qualidade de vida e evidencia que estamos construindo um ambiente de trabalho verdadeiramente saudável e acolhedor”, destaca Roberta Caravieri, diretora de RH da Sompo. “Acreditamos que o cuidado com o bem-estar é fundamental para o desenvolvimento sustentável do negócio e para a realização profissional e pessoal de cada integrante da equipe. As ações desenvolvidas como parte do nosso programa são a materialização dessa crença. Mais do que um simples conjunto de benefícios, nossa estratégia é adotar métodos preventivos e incentivar uma postura proativa que vai multiplicar hábitos importantes para uma cultura de bem-estar na sociedade”, conclui.

    Sobre a SOMPO S.A

    A Sompo é uma subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão. No Brasil, a companhia conta com uma equipe especializada e um diversificado portfólio de produtos e serviços de seguros com o objetivo garantir proteção com excelentes soluções de seguros e gestão de riscos. Seu amplo leque de ofertas contempla Seguros Corporativos nos ramos Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Petróleo & Gás, Engenharia, Financial Lines & Casualty, Garantia, Agrícola e RD Equipamentos (Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Não-Agrícolas), entre outros.

    O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há mais de 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com operações nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

    Fonte: Sompo, em 05.03.2024

  • Sompo Seguros lança nova Central de Monitoramento de carga e amplia serviço de Gerenciamento de Riscos

    Nova infraestrutura vai permitir dobrar a capacidade de acompanhamento da carga em tempo real e contribuir com a pronta resposta em caso de roubos e acidentes, que ajuda a preservar bens transportados e vidas. Em 2023, a seguradora monitorou cerca de 205 mil viagens e R$ 114 bilhões de cargas seguradas

    sompo 18012024

    Vanderson Santos Gomes, Adailton Dias e Adriano Yonamine, na nova Central de Monitoramento da Sompo Seguros

    A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, acaba de lançar a nova infraestrutura da sua Central de Monitoramento própria. Agora em um andar inteiro exclusivamente reservado ao serviço, o que representa uma área de cerca de 655,72 m², a ampliação vai permitir à companhia dobrar a capacidade de monitoramento dedicado de carga, serviço disponibilizado aos segurados em parceria com empresas especializadas nesse segmento, que integra o trabalho de consultoria em Gerenciamento de Riscos de Transporte. Só no ano de 2023, a companhia monitorou cerca de 205 mil viagens e R$ 114 bilhões de cargas seguradas pela companhia.

    “A Sompo Seguros é líder no segmento de Seguro de Transporte há seis anos consecutivos, mantém um market share significativo desse mercado, atende embarcadores e transportadores de todos os perfis e detém expertise para atender clientes de diferentes segmentos da economia, a exemplo de setores como Automobilístico, Varejo e Mineração, entre outros”, observa Adailton Dias, diretor Executivo de Produtos e Resseguro da Sompo Seguros. “Investimos em uma infraestrutura com instalações modernas e todos os recursos para que o serviço dedicado de monitoramento de carga possa atender ainda mais segurados e continue a contribuir com as estratégias de gerenciamento de riscos da companhia”.

    A Central de Monitoramento própria da Sompo Seguros é um serviço criado em 2017 em que a Sompo Seguros disponibiliza uma infraestrutura por meio da qual empresas parceiras de monitoramento de carga alocam equipes para atender exclusivamente segurados da companhia. Isso propicia mais assertividade na pronta resposta, o que resulta em índices mais elevados de recuperação de carga. Só para se ter uma ideia, no ano de 2023, a Sompo Seguros registrou um índice de 52% de recuperação de cargas com medidas de pronta resposta, o que representa milhões de reais em cargas recuperadas.

    “Esse investimento vem atender à alta demanda pela contratação da consultoria em gerenciamento de riscos em transporte, que é por meio da qual é disponibilizado o monitoramento de carga em tempo real. Em 2023, alcançamos quase o pleno funcionamento do serviço de monitoramento de carga. Com a capacidade dobrada, teremos condições de ampliar o alcance da solução para mais clientes”, ressalta Adriano Yonamine, diretor de Transporte da Sompo Seguros. “Esse movimento é essencial para seguirmos com um plano de crescimento sustentável, mas com foco no atendimento das necessidades dos segurados com uma entrega de qualidade superior. A implementação dessa nova infraestrutura faz parte do nosso compromisso de viabilizar soluções estratégicas que contribuam com a eficiência operacional de nossos clientes”.

    Central de Monitoramento e Gerenciamento de Risco

    Na Central de Monitoramento própria, empresas parceiras alocam equipes que atuam exclusivamente no monitoramento das operações logísticas dos clientes, em uma infraestrutura da Sompo Seguros e sob acompanhamento da equipe da seguradora durante 100% do tempo. O monitoramento de carga é uma das ferramentas disponibilizadas por meio da consultoria em gerenciamento de riscos em transporte, ofertada pela companhia aos seus segurados.

    A Sompo Seguros atua muito próximo e em conjunto com os parceiros corretores de seguros para levar ao segurado a melhor solução em termos de cobertura e de conjunto de práticas, ferramentas e melhorias em termos de gerenciamento de riscos. Esse é um trabalho de inteligência, por meio do qual, a operação do cliente é analisada para que tenha um Plano de Gerenciamento de Riscos, com ações que visem minimizar as probabilidades de eventos adversos e melhorar a rentabilidade e eficiência do negócio e a qualidade de vida dos profissionais que atuam nessa operação. Para isso, a companhia conta com especialistas alocados em diferentes localidades do país, que conhecem as especificidades logísticas de cada região, o que torna a elaboração de estratégias mais assertiva.

    Outro diferencial é o trabalho de Assistência a Carga e Descarga realizado pela Sompo Service, uma empresa subsidiária da Sompo Seguros. A Sompo Service atua no trabalho de vistoria e assistência a carga e descarga em operações de transporte de carga aérea ou marítima. A equipe de profissionais da Sompo Services efetua o acompanhamento especializado das operações de carga e descarga em portos e navios. Nesse processo, é feito um trabalho personalizado ao cliente, com interações proativas com os agentes da cadeia logística a fim de garantir a agilidade nos trâmites processuais de liberação e desembaraço de mercadorias e veículos, além de contribuir com a preservação da integridade da carga e a responsabilidade de armadores, companhia aérea, agente de carga, terminais portuários, aeroportuários e demais agentes envolvidos na operação.

    “É importante ressaltar que o trabalho da equipe da Central de Monitoramento vai além da recuperação de cargas. Na verdade, a essência da área é contribuir para mitigar riscos e reduzir os índices de sinistros. Até o mês de outubro deste ano, por exemplo, os sinistros registrados dentro da Central de Monitoramento tiveram uma redução de 50%”, lembra Vanderson Santos Gomes, gerente técnico de Gerenciamento de Riscos de Transporte da Sompo Seguros. “As pessoas associam o trabalho de monitoramento à prevenção e ações a serem adotadas em caso de roubo de carga. É claro que esse é um problema que enfrentamos e que o monitoramento ajuda a combater com muita efetividade. Mas essa não é sua única função. Há também os casos de acidentes com derramamento de cargas na pista e outras intercorrências típicas das operações logísticas, nas quais o acompanhamento em tempo real e o acionamento de medidas de pronta resposta podem ser cruciais para a preservação dos bens transportados e, eventualmente, das vidas envolvidas. Por isso, o monitoramento de carga é uma das ferramentas que integram o Plano de Gerenciamento de Riscos”, conclui.

    Fonte: William Parron, em 18.01.2024

  • Sompo Seguros incrementa equipe de Financial Lines & Casualty para expandir atuação em Grandes Riscos

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    Ana Canovas e Kely Guimarães chegam para agregar expertise no desenvolvimento de soluções para mitigação de riscos financeiros, cibernéticos e responsabilidade civil

    A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, acaba de incrementar a equipe da Financial Lines & Casualty com duas novas contratações. Ana Canovas é a nova gerente de Financial Lines & Casualty. Já Kely Guimarães é a nova consultora de Casualty. As executivas chegam para atuar na expansão da carteira de seguros corporativos da companhia com foco no desenvolvimento de soluções especializadas para atendimento da crescente demanda para mitigação de riscos financeiros, cibernéticos e de responsabilidade civil; bem como para incrementar a participação da companhia em segmentos econômicos que exigem a contratação de seguros de Grande Riscos.

    canovas 31072023

    Ana Canovas é gerente de Financial Lines & Casualty da Sompo Seguros. Especialista em subscrição de Linhas Financeiras e Cyber Risks, atua há mais de 10 anos no segmento de Seguros, com passagem por seguradoras multinacionais. É formada em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e especialista em Propriedade Intelectual pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Obteve certificação em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, em Estrutura de Conformidade de Segurança Cibernética, Administração de Sistema e em Fundamentos de TI para Cibersegurança pela IBM.

    kely 31072023

    Kely Guimarães é consultora de Casualty da Sompo Seguros. Formada em Direito, com especialização em Direito do Consumidor (PUC-SP), atua desde 2002 no segmento de Seguros de Responsabilidade Civil Geral em companhias multinacionais de seguros. Nesse período esteve responsável pelo desenvolvimento de soluções voltadas principalmente a clientes corporativos, no gerenciamento e subscrição de riscos voltados para segmentos importantes da Indústria como Siderurgia, Energia, Petroquímica, Mineração, Metalurgia, entre outros. Kely Guimarães é consultora de Casualty da Sompo Seguros. Formada em Direito, com especialização em Direito do Consumidor (PUC-SP), atua desde 2002 no segmento de Seguros de Responsabilidade Civil Geral em companhias multinacionais de seguros. Nesse período esteve responsável pelo desenvolvimento de soluções voltadas principalmente a clientes corporativos, no gerenciamento e subscrição de riscos voltados para segmentos importantes da Indústria como Siderurgia, Energia, Petroquímica, Mineração, Metalurgia, entre outros.

    “Nossa empresa tem experimentado um notável crescimento e aumento de presença em diferentes segmentos econômicos. Com isso, surgem novas demandas para atender as perspectivas de crescimento desses mercados frente aos investimentos que estão previstos para acontecer”, avalia Felipe Prado Ribeiro, diretor Técnico responsável pelas áreas de Produto Automóvel, Equipamentos Massificado, Produto Responsabilidade Civil e Produto Agricultura da Sompo Seguros. “A contratação de especialistas em seguros de grandes riscos com reconhecida competência no mercado reforça o comprometimento da Sompo Seguros junto aos nossos clientes e parceiros comerciais de disponibilizar soluções personalizadas e dedicadas a dar as garantias adequadas ao patrimônio segurado”.

    Sobre a SOMPO Seguros S.A

    A Sompo Seguros S.A. é uma subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão. No Brasil, a companhia disponibiliza soluções completas em produtos e serviços de seguros com o objetivo de ser a seguradora mais simples e próxima para os clientes e corretores, com crescimento sustentável. Seu amplo leque de ofertas contempla Seguros Pessoais (Auto, Residencial, Habitacional, Vida e Acidentes Pessoais), Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Condomínio, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Petróleo & Gás, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros).

    O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há mais de 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com operações nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

    Fonte: SOMPO Seguros, em 31.07.2023

  • Sompo é reconhecida como a seguradora com o Melhor Departamento Financeiro durante a 4º Finance & Law Summit and Awards

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    Companhia também ficou entre os quatro finalistas na categoria Melhor Departamento Jurídico Interno em Seguros conforme votação nacional realizada com advogados de grandes escritórios, diretores de bancos de investimentos e fundos, diretores jurídicos, CEOs e CFOs

    sompo 07062023

    Marco Aurélio dos Santos, superintendente Financeiro da Sompo Seguros, recebe a premiação de Melhor Departamento Financeiro em Seguros em nome da Sompo Seguros

    A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, foi destaque no 4º Finance & Law Summit and Awards, um dos mais renomados eventos que reconhece os melhores departamentos jurídicos e financeiros e assessores financeiros do mercado brasileiro. Durante a premiação, realizada no dia 1 de junho, no WTC Events Center, na capital paulista, a Sompo Seguros foi reconhecida como Melhor Departamento Financeiro em Seguros e esteve entre os quatro finalistas na categoria Melhor Departamento Jurídico Interno em Seguros.

    “É uma satisfação e uma honra estar em uma premiação dessa categoria, em que o reconhecimento vem de uma pesquisa junto às lideranças do mercado financeiro. Isso comprova o trabalho assertivo que desenvolvemos para que a área financeira e de tesouraria da companhia atue com o rigor e eficácia em termos dos controles necessários, mas também visando soluções direcionadas ao negócio e que sejam inovadoras em termos de facilidade e conforto ao cliente”, destaca Marco Aurélio dos Santos, superintendente Financeiro da Sompo Seguros, que recebeu a premiação em nome da companhia.

    “O Departamento Jurídico da Sompo Seguros está estruturado para desempenhar diferentes atribuições estratégicas. Além de seguir com o objetivo de mitigar potenciais riscos, bem como para garantir a segurança jurídica de todas as operações; nossa equipe multidisciplinar está preparada para atender os clientes internos com a máxima agilidade. Temos a premissa de estarmos empenhados em manter integração, proatividade e sinergia junto às diferentes áreas da empresa. E o fato de o nosso setor ser um agente ativo e facilitador de soluções, tem um impacto positivo relevante em toda a estratégia de negócio da companhia”, considera Isabel Cândido Willig, superintendente Jurídica da Sompo Seguros.

    A Premiação

    Para estar entre os melhores do ano do Finance & Law Summit and Awards, a organização faz uma shortlist com proeminentes times jurídicos e financeiros identificados pela Leaders League Brasil em sua pesquisa anual. Em seguida, nomes de cada categoria passam por uma votação nacional realizada com advogados de grandes escritórios, diretores de bancos de investimentos e fundos, diretores jurídicos, CEOs e CFOs. Na sequência, a Leaders League solicita às empresas mais votadas em cada categoria, o envio de um formulário com informações sobre a atuação de suas áreas para submetê-lo ao júri para a votação final. Um júri composto por diretores jurídicos e financeiros das mais importantes organizações do Brasil analisa as candidaturas e cada jurado faz seu voto. Os mais votados em cada categoria recebem a premiação, anunciada na cerimônia que acontece durante o Finance & Law Summit and Awards.    

    “Em um ambiente regulado, como é o do setor de Seguros, estamos sempre sob o crivo do mercado. Então é uma verdadeira recompensa quando o trabalho de nossa equipe é percebido pelos agentes do setor em um evento dessa magnitude. Registramos uma série de conquistas ao longo do último ano, as quais estão baseadas no planejamento estratégico que vai nortear a próxima fase da companhia. Além da determinação de uma nova política e normas de investimentos, bem como a sofisticação dos processos de governança, o setor Financeiro também teve o desafio de usar de estratégia e tecnologia para atender a ambição da companhia de ‘ser a seguradora mais simples e próxima para os clientes e corretores, com crescimento sustentável’. Um exemplo disso é que, por meio dos investimentos efetuados, 90% das funções financeiras estão disponíveis aos clientes em portais ou Apps, o que facilita e agiliza as demandas dos clientes e corretores de seguros. Isso contribui não só com a fidelização e jornada do cliente junto à companhia, como também, com dinâmica de negócios dos corretores de seguros”, avalia Bruno Rodriguez Pereira, diretor Executivo Financeiro da Sompo Seguros.

    “A Sompo Seguros tem o foco no cliente como um de seus principais atributos. E assegurar a obtenção dos resultados estabelecidos nos planos das áreas jurídica e de negócios, com foco no resultado e nos clientes está entre as atribuições básicas do Departamento Jurídico da Companhia. Além da gestão de temas sensíveis, que envolvem questões regulatórias, tributárias, compliance e negociações vultuosas sobre questões estratégicas da companhia; é característica de um Departamento Jurídico Moderno ser orientado aos negócios e ao cliente. Alcançamos isso na companhia e é algo que é percebido pelo mercado”, conclui Celso Ricardo Mendes, diretor Executivo da Sompo Seguros. 

    Fonte: Sompo, em 07.06.2023

  • Sompo Seguros implementa Plano de Contingência de Sinistro para atender atingidos pelos temporais no litoral de São Paulo

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    Companhia estabeleceu estratégia para agilizar os processos de análise, liberação de reparos e indenização de sinistros de segurados das regiões atingidas pelas fortes chuvas. Até o momento, seguradora já foi acionada por casos de danos a veículos, residências, condomínios e empresas

    A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, em virtude da situação de calamidade pública decretada por conta dos temporais que castigaram sobretudo as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, instaurou o Plano de Contingência de Sinistros. A iniciativa visa garantir ainda mais agilidade no processo de comunicação, avaliação e indenização de perdas e danos sofridos por segurados do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

    “A Sompo Seguros já conta com processos estabelecidos para situações de impacto social e econômico relevantes como essa. O mais importante é garantir meios para o pronto atendimento, fácil comunicação e trâmite agilizado de todo o processo de análise e indenização de sinistros. Temos uma equipe dedicada ao atendimento desses segurados, acionamos os prestadores locais e disponibilizamos todos os nossos canais de atendimento para prestar todo o suporte aos segurados e parceiros corretores de seguros”, avalia Andreia Paterniani, diretora da área de Sinistro da Sompo Seguros. “Até a manhã desta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, tivemos 34 aberturas de processos de sinistro por conta de danos em veículos, residências, condomínios e empresas. Porém, pela nossa experiência anterior com eventos de grande proporção, esse número deve aumentar nos próximos dias”, considera.

    Como parte do Plano de Contingência de Sinistro, a Sompo Seguros mantém uma equipe interna dedicada para atendimento dos sinistros da região. Também foram disponibilizados os serviços de Vistoria na Palma da Mão (vistoria de baixa complexidade feita pelo próprio cliente, de seu aparelho celular), Fast Track de Sinistro (que dispensa documentos e garante indenização em até 48 horas) e estabelecido esquema especial com a Assistência 24 Horas e demais prestadores de serviços das regiões atingidas para agilizar atendimentos, vistorias, dar rápido encaminhado de veículos aos pátios e agilizar a pronta indenização de sinistros para os casos de perda total de veículos.

    “Desenvolvemos uma estratégia por meio da qual integramos a competência técnica de nossa equipe com toda a tecnologia disponível para que possamos atuar de forma assertiva e efetiva no atendimento dos segurados”, lembra Andreia. “Gostaria de prestar nossa solidariedade às famílias e pessoas que foram atingidas de alguma forma por essa situação. Em nome de toda a equipe da Sompo Seguros, reitero nosso compromisso de dedicar todos os esforços para prestar um atendimento rápido e eficiente de forma a agilizar os processos de análise, liberação de reparos e indenização de ocorrências”, conclui a executiva.

    Vale considerar que a seguradora conta ainda com o Portal do Corretor ou App Sompo Corretor para realizar os trâmites. O segurado também pode acessar diretamente o Portal do Segurado ou o App Sompo Segurado para efetuar essa comunicação. Nesses ambientes, o usuário é alocado para o novo Portal de Sinistros, que reúne toda a informação necessária para comunicação e acompanhamento do trâmite de regulação do sinistro. Com isso, corretores e clientes podem acessar as informações e acompanhar o andamento do processo de sinistro em uma linha do tempo atualizada em tempo real.

    Do ponto de vista de comunicação do sinistro, o segurado pode procurar seu corretor de seguros de confiança, para lhe prestar toda a consultoria necessária na comunicação e acompanhamento do processo de análise e regulação (conclusão) do sinistro. A Sompo Seguros reitera, que mantém seus canais de atendimento à disposição para que os clientes e parceiros possam ter todo o suporte necessário:

    • Grande São Paulo: (011) 3156-2990 / Demais Localidades – 0800 77 19 119
    • Para acionar os serviços de Assistência 24 Horas Sompo Seguros, ligue para 0800 016 2727 / Assistência 24 Horas pelo WhatsApp: 3156 2990

    Experiência em Eventos Climáticos

    Não é a primeira vez que a equipe da área de Sinistro da Sompo Seguros implementa um plano de contingência para atender fenômenos de grandes proporções. Em julho de 2020, por exemplo, a seguradora atuou de forma estratégica para atender à cerca de 560 sinistros em decorrência do ciclone bomba que atingiu 171 municípios dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e afetou mais de 3,1 mil pessoas. Entre as ocorrências, destelhamentos de lojas, supermercados e casas, quedas de árvores e quebra de vidros foram alguns dos danos mais apresentados. Como parte desse plano, a Sompo Seguros atingiu, em média, a marca de seis dias para liquidação dos sinistros a partir do momento do aviso e de três dias após a entrega dos comprovantes necessários.

    Fonte: Sompo, em 23.02.2023

  • Sompo Seguros firma acordo de venda da linha de Varejo para HDI e concentra operação na área de Seguros Corporativos

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    Iniciativa integra estratégia de concentrar negócios no Brasil em ramos que a companhia detém posição de destaque no mercado, os quais totalizaram cerca de R$ 1,48 bilhão em 2021 e já representam um crescimento de 15,4% nos quatro primeiros meses desse ano

    A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, firmou um acordo para a venda de seus negócios de Varejo para a HDI Seguros, subsidiária no Brasil da Talanx AG, um dos mais expressivos grupos seguradores da Europa. A iniciativa faz parte da estratégia de reposicionamento por meio da qual a Sompo Seguros passa a concentrar os investimentos nos produtos do segmento Corporativo, área em que mantém posição de liderança em diferentes ramos. Os termos do acordo ainda estão sujeitos à aprovação dos órgãos reguladores.

    “A decisão acontece em decorrência da revisão de nossa estratégia comercial com base no atual panorama de oportunidades de negócios no Brasil, no qual escalabilidade empresarial se tornou extremamente importante para construir vantagem competitiva. Alinhados ao planejamento da Sompo International, definimos concentrar os investimentos no desenvolvimento dos negócios voltados aos produtos de seguros corporativos”, destaca Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo Seguros. “Com isso, vamos nos valer da proximidade que temos junto a uma ampla gama de corretores de seguros e clientes para alavancar nossa participação de mercado nesse segmento”.

    “A expertise, alto grau de competência técnica e proximidade de nossa equipe constituem um valor agregado na entrega de serviços ao cliente e isso nos coloca em uma posição diferenciada no panorama de negócios para os ramos em que atuamos”, considera Adailton Dias, diretor Executivo de Seguros Corporativos e Resseguro da Sompo Seguros. Há cinco anos consecutivos, a Sompo Seguros mantém a liderança no segmento de Transporte. Em Agronegócio, a carteira da companhia cresce exponencialmente e acima do mercado. No ramo de Garantia, a meta é de quase dobrar a emissão de Prêmios de Seguros em 2022 e há anos a companhia está entre as três líderes do ranking nacional nos ramos de Benfeitorias e Penhor Rural. “O fomento dos negócios na área de Transportes, as oportunidades que nos dão a expectativa de alcançar a emissão de cerca de R$ 100 milhões em Prêmios de Seguro no ramo Garantia, a alta demanda para os seguros do Agronegócio e uma estratégia muito bem estruturada de resseguro são alguns dos fatores que nos trazem uma boa perspectiva para conquistar uma participação mais expressiva no mercado de seguros corporativos”, avalia Dias.

    Com isso, a companhia pretende expandir a sua presença em novos nichos de mercado por meio da integração de conhecimentos comerciais e de seguros especializados mundialmente reconhecidos da Sompo International no desenvolvimento de produtos, subscrição, resseguro, e Developer Experience (DX) utilizando Inteligência Artificial. Dessa forma, a Sompo Seguros passa a ser a primeira subsidiária da Sompo International de um mercado emergente focada em seguros corporativos.

    Em âmbito global, a Sompo International tem expressiva atuação nas áreas de resseguro e seguros corporativos. A companhia também expandiu substancialmente a presença global no ramo de Agronegócio após uma série de aquisições em diferentes países por meio da AgriSompo, uma plataforma global que trabalha sob uma abordagem de subscrição comum com experiência e tecnologia compartilhadas em uma ampla gama de produtos para a cadeia produtiva do agronegócio. “Além do know how de nossa equipe no Brasil, contamos com a expertise de um grupo com forte atuação internacional na área de resseguros e seguros corporativos, o que vai contribuir para continuarmos a investir no desenvolvimento de soluções voltadas a garantir coberturas adequadas às operações e patrimônios dos clientes”, conclui Lalia Neto.

    Transferência das linhas de negócios 

    Com a conclusão da operação, a Sompo Seguros continuará a atuar na área de Seguros Corporativos nos ramos de Transportes, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Engenharia, Lucros Cessantes, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia superior a R$ 30 milhões), Responsabilidade Civil Geral, Garantia, Fiança Locatícia, Riscos Diversos – Equipamentos, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias. Somadas, essas carteiras representaram R$ 1,48 bilhão em Prêmios de Seguros no ano de 2021. 

    Já os ramos Automóvel, Residencial, Habitacional, Vida, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia até R$ 30 milhões) e Condomínio, que constituem o segmento de Varejo, serão transferidas para uma nova sociedade seguradora a ser constituída pela Sompo Seguros e subsequentemente vendida à HDI após a aprovação das autoridades regulatórias competentes, o que deve ocorrer dentro de alguns meses. Cabe ressaltar que a Sompo Seguros totalizou R$ 1,80 bilhão em Prêmios de Seguros produzido nessas carteiras em 2021.

    Crescimento dos Seguros Corporativos

    Como parte da estratégia de crescimento e abrangência da Sompo Seguros, a companhia apresentou crescimento de 15,4% e alcançou R$ 485,5 milhões em Prêmios Emitidos no segmento de Seguros Corporativos no primeiro quadrimestre de 2022. “O trabalho integrado das áreas técnica e comercial e uma atuação forte e próxima de nossos especialistas junto aos parceiros corretores de seguros permitem o desenvolvimento de um serviço de consultoria mais assertivo para viabilizar a oferta de soluções personalizadas e de qualidade superior aos clientes”, ressalta Fernando Grossi, diretor Executivo Comercial e de Marketing da Sompo Seguros. “São necessários conhecimentos específicos para a venda dessa categoria de produto e nós já contamos com uma infraestrutura de atendimento especializada em nossas filiais voltada somente para as contas do segmento corporativo”, conclui o executivo.

    Histórico da Marca

    A Sompo Seguros S.A. foi formada pela integração das companhias Yasuda Seguros S.A. e Marítima Seguros S.A. que, em abril de 2014, formaram a marca Yasuda Marítima Seguros. Após conclusão do processo de integração houve a decisão pela mudança da marca para Sompo Seguros S.A., já autorizada pela SUSEP e que passou a valer desde 1 de Julho de 2016. Atualmente, a Sompo Seguros está entre as 15 maiores seguradoras do Brasil e a Sompo Japan Insurance Inc., controladora indireta da Sompo Seguros é a segunda maior empresa na área de Seguros Não Vida no Japão.

    Sobre a SOMPO Seguros S.A

    A Sompo Seguros S.A. é uma subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão. No Brasil, a companhia disponibiliza soluções completas em produtos e serviços de seguros com o objetivo de ser a seguradora mais simples e próxima para os clientes e corretores, com crescimento sustentável. Seu amplo leque de ofertas contempla Seguros Pessoais (Auto, Residencial, Habitacional, Vida e Acidentes Pessoais), Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Condomínio, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros); bem como a área de Seguro Saúde.

    O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há mais de 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com operações nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

    Fonte: Sompo Seguros, em 24.05.2022

  • Sompo Seguros lança solução que permite a contratação de seguros Empresarial, Residencial e Condomínio totalmente online

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    O novo Cotador RE garante mais agilidade e praticidade para o corretor de seguros no atendimento ao segurado, por meio de uma série de recursos que aumentam as opções de cotação e ampliam as possibilidades de oferta de coberturas

    Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, como parte de sua estratégia de investimento em ferramentas tecnológicas para dar suporte ao desenvolvimento de negócios, acaba de lançar o novo Cotador RE para os seguros Sompo Residencial, Sompo Empresarial e Sompo Condomínio. Responsiva e com acesso facilitado por meio de diferentes plataformas e telas, a solução viabiliza ao corretor a possibilidade de efetuar cotações e contratação do seguro 100% online, o que contribui com o desenvolvimento de negócios e agiliza substancialmente o atendimento de clientes.

    Com layout moderno, o novo Cotador RE é intuitivo, dinâmico e traz mais agilidade em todo o processo de cotação. Além da navegação amigável, a ferramenta efetua o cálculo do prêmio de seguro de forma instantânea. Outro ponto é o versionamento de cotações. Por meio dessa funcionalidade, quando for necessário apresentar mais de uma versão com diferenças de limites ou coberturas, o número da cotação principal não é alterado. Além disso, essa disponibilidade propicia apresentar diferentes opções de contratação dos produtos, o que amplia o leque de escolha do segurado e de oportunidades de concretizar negócios por parte do corretor de seguros. 

    “Investimos em funcionalidades que contribuam com o fomento de negócios de forma simples e intuitiva, dinamizando o dia a dia dos parceiros corretores”, avalia Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo Seguros. “Somos uma das maiores seguradoras neste segmento, com qualidade reconhecida no mercado, e nossas soluções trazem uma série de benefícios aos segurados. Por isso consideramos estratégico disponibilizar uma ferramenta por meio da qual nossos parceiros de negócios tenham acesso automático aos recursos que os ajudem a apresentar as vantagens competitivas de nossos produtos aos seus clientes”, ressalta o executivo.

    O acesso ao novo Cotador RE é feito por meio de login e senha diretamente no Portal do Corretor (http://bit.ly/SompoPortalCor). A ferramenta foi desenvolvida para que os corretores otimizem o tempo dedicado no processo de troca de informações com a seguradora a fim de poderem dar pronta resposta aos seus clientes. A inserção de dados é feita totalmente de forma sequencial num ambiente intuitivo, dinâmico e de fácil preenchimento.

    O corretor de seguros também tem acesso às descrições das coberturas diferenciadas no próprio Cotador RE. As cotações ficam gravadas e é possível efetuar download para envio das propostas via e-mail ao cliente. “A dinâmica de negócios, atendimento e fidelização de clientes, hoje, depende muito de o corretor de seguros ter a informação prontamente. Ele precisa desse suporte para fazer seu trabalho de consultoria e contribuir com o processo de decisão de seu cliente sobre quais coberturas e limites de indenização deve contratar”, destaca Fabiana Medina, Superintendente Técnica de Ramos Elementares da Sompo Seguros. “Por isso trabalhamos no desenvolvimento de uma ferramenta intuitiva, de simples manuseio, ágil e que pudesse estar disponível na palma da mão e com a resposta ao alcance de um clique. Nossa perspectiva é de que as interações com nossos parceiros de negócios vão se intensificar ainda mais”, conclui. 

    Fonte: William Parron, em 03.11.2021

  • Plataforma Sompo Pay permite contratar o seguro Sompo Auto com pontos Livelo

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    Segurados podem resgatar até 100% do valor do prêmio de seguro para automóvel usando os pontos acumulados na Livelo, um dos principais programas de recompensas do Brasil

    A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de lançar a Sompo Pay, uma plataforma integrada que vai permitir aos clientes utilizar os pontos acumulados na Livelo no resgate do prêmio do Seguro Sompo Auto. Já na cotação, é disponibilizado ao corretor de seguros as propostas com os valores dos prêmios de seguro Sompo Auto. Estas propostas poderão ser apresentadas aos clientes nas versões integral e com desconto por meio da utilização dos pontos disponíveis na conta Livelo do segurado, caso tenha saldo de pontos a resgatar.

    “A plataforma Sompo Pay é inovadora e chegou para trazer muito mais facilidade para os clientes aproveitarem seus pontos, com um diferencial bastante relevante em sua proposta e negociação. O segurado tem a opção de utilizar os pontos Livelo para resgatar parte do prêmio de seguro e o restante por meio de cartão de crédito. Ou ainda, caso a pontuação cubra o valor total do prêmio, não será necessário dispender de qualquer desembolso”, observa Marco Aurélio dos Santos, superintendente financeiro da Sompo Seguros.

    A Livelo é um dos maiores programas de recompensas do Brasil e oferece aos seus mais de 20 milhões de clientes diferenciais como app e site intuitivos, o que torna a experiência de acúmulo e resgate descomplicada, portfólio de resgate com mais de 800 mil produtos, serviços e experiências, além de permitir acúmulo de pontos em compras em lojas físicas e resgate de recompensas via QR Code diretamente nos estabelecimentos comerciais. Em 2020, a empresa também expandiu seus negócios ao firmar importantes parcerias.

    “A Livelo oferece aos parceiros soluções que fortalecem a proposta de valor para os seus clientes. 2020 foi um ano intenso para nós na frente de negócios B2B e já iniciamos este ano a todo vapor junto da Sompo Pay. Essa ampliação de portfólio resulta em mais uma opção para o cliente usar seus pontos como quiser, até mesmo na proteção de seu patrimônio. Com essa oportunidade, é possível poupar gastos”, pontua Marcelino Cruz, diretor de Relações Comerciais e Trade Marketing da Livelo.

    Vale considerar que a opção de resgate por meio da plataforma Sompo Pay só é exibida caso o segurado tenha pontos disponíveis. “O lançamento da plataforma Sompo Pay é mais uma iniciativa da Sompo Seguros que viabiliza ferramentas que agregam ainda mais valor e economia ao segurado no momento da aquisição do seguro Sompo Auto ao mesmo tempo em que abre mais oportunidades de negócios para os corretores de seguros por meio de uma ferramenta prática e eficiente”, acrescenta Sven Robert Will, diretor Executivo Financeiro da Sompo Seguros. “As tecnologias recentes já nos trazem recursos para viabilizar maneiras diferenciadas em termos de meios de pagamento que incrementam a jornada do cliente junto à companhia e contribuem para que nossos parceiros corretores de seguros desenvolvam mais negócios de uma forma ainda mais dinâmica”, complementa.

    Sompo Pay

    A plataforma Sompo Pay foi desenvolvida pela Pay2B e já está integrada ao cotador Sompo Auto, que pode ser acessado via Portal do Corretor. Ao efetuar uma cotação, o sistema já verifica por meio do número do CPF digitado se o proponente conta com pontuação no programa de recompensas da Livelo. Em seguida são apresentadas as opções para utilização de pontos. Caso opte, será enviado um código via SMS para o segurado confirmar o uso dos pontos. A utilização dos pontos pode cobrir o valor total ou parcial do prêmio de seguro, que pode ser complementado com o pagamento via cartão de crédito.

    Livelo

    A Livelo é uma das principais empresas de recompensas do Brasil. Com apenas quatro anos de mercado, já possui mais de 20 milhões de clientes e dezenas de empresas parceiras em seu site para resgate de produtos com pontos ou acúmulo de pontos a partir de compras online. Tem uma agência de viagens online para resgate de passagens, hotéis, pacotes e outros com pontos ou para compras em reais, que somam mais pontos. Atua também na frente B2B, com soluções que auxiliam empresas de qualquer setor a potencializar seu negócio, seja com pontos para incentivar funcionários, fidelizar clientes ou vender mais. 

    Fonte: Sompo, em 18.01.2021

  • Alfredo Lalia Neto assume o cargo de CEO da Sompo Seguros no Brasil

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    Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, anuncia que Alfredo Lalia Neto, assumiu na segunda-feira, dia 4 de janeiro, o cargo de CEO da companhia no Brasil.

    O executivo passa a ocupar a cadeira após ter sido indicado para o cargo no último dia 24 de dezembro, quando declarou: “É uma honra ter a oportunidade de contribuir com o futuro da Sompo Seguros. A reconhecida cultura de inovação da empresa e colaboradores engajados fazem da companhia uma organização única e bem posicionada no mercado brasileiro. Estou ansioso para iniciar o trabalho com a equipe da Sompo Seguros, para que possamos impulsionar um crescimento sustentável e lucrativo juntos”.

    Alfredo Lalia Neto chega à Sompo Seguros após mais de 27 anos de experiência no setor de Seguros. Nesse período, ele ocupou diferentes cargos de liderança, entre os quais; Diretor de Gerenciamento de Riscos (CRO - Chief Risk Officer) e Diretor de Subscrição (CUO - Chief Underwriting Officer); além de CEO em duas grandes seguradoras do Brasil. Lalia Neto iniciou sua carreira em uma empresa predecessora da Sompo no Brasil.

    Fonte: Sompo Seguros, em 07.01.2021
    Foto: Patrícia Santos

  • Sompo Seguros lança Cartilha LGPD para auxiliar agentes do mercado sobre os pontos relevantes da nova legislação 

    sompo

    Guia rápido disponível para download se propõe a ser fonte de informação sobre os principais conceitos e bases de tratamento, glossário de termos, responsabilidades e sanções previstos na nova lei

    A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de lançar a Cartilha LGPD – Guia rápido para você conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados (https://bit.ly/SOMPOCartLGPD). Disponível para consulta e download, o documento tem como objetivo contribuir para que os agentes de mercado possam ter à mão dados relevantes sobre o tema. “A intenção é também de que o guia seja uma fonte para que os parceiros corretores, assessorias e plataformas de seguros possam conhecer e estar preparados para atender às exigências da nova lei”, observa Isabel Candido Willig, superintendente Jurídica da Sompo Seguros.

    Além de um glossário com as principais definições estabelecidas na lei, o guia aborda questões como os princípios gerais e as bases de tratamento de dados pessoais, a importância do consentimento, os direitos dos titulares dos dados, tratamento de dados sensíveis, de crianças e adolescentes; principais papéis e responsabilidades dos agentes envolvidos, segurança e sigilo de dados e as formas de responsabilidade, fiscalização, sanções e indenizações de danos. “A nova lei muda a condução dos negócios em relação à coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Ela é aplicável para todo tipo de atividade, inclusive no mercado de Seguros. Caso uma organização eventualmente não observe esses parâmetros, está sujeita a multas que podem chegar a R$ 50 milhões”, acrescenta Willig.

    “Um ponto importante é que a lei se propõe a trazer mais segurança jurídica e pode gerar mais tranquilidade para o consumidor com a padronização de normas e práticas em relação à obtenção, tratamento e guarda de seus dados pessoais”, analisa Celso Ricardo Mendes, diretor executivo da Sompo Seguros. “Outro fator que vale a pena destacar é que a aprovação da lei lançou ainda mais luz sobre a relevância das boas práticas de governança e do quanto é essencial trabalhar para que as relações sejam transparentes e seguras. Esses são princípios que a Sompo Seguros zela e mantém em suas práticas e condutas”, finaliza Mendes.

    A LGPD

    A LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18) entrou em vigor em 18/09/2020 e tem como função regular as atividades sobre o uso de dados pessoais por todo tipo de organização em operação no território brasileiro. A normativa estabelece os princípios, direitos e responsabilidades no tratamento de dados pessoais com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

    Fonte: William Parron, em 14.12.2020

  • Sompo Seguros e B3 firmam parceria para registro eletrônico de apólices e contratos 

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    Iniciativa visa atender às exigências estabelecidas pelo Sistema de Registro de Operações (SRO), desenvolvido pela Susep com o objetivo de implementar a apólice eletrônica no Brasil e aumentar a transparência, eficiência e segurança no registro de operações de seguros

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, e a B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, acabam de estabelecer uma parceria para implementar o serviço de registro eletrônico de contratos e apólices da seguradora.

    Por meio da iniciativa, a B3 passa a ser a registradora responsável pelo registro eletrônico dos contratos e apólices da Sompo Seguros. Com isso, a seguradora terá condições de atender às exigências do Sistema de Registro de Operações (SRO), plataforma desenvolvida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) neste ano com o objetivo de aumentar a transparência, a eficiência e a segurança no registro das operações de seguros, previdência complementar aberta, resseguros e capitalização.

    Além de implementar a apólice eletrônica no Brasil, o SRO também tem como objetivo acelerar o processo de digitalização dos contratos de seguros, tornando o processo mais ágil, transparente e com custos menores. A B3 é uma das registradoras homologadas pela Susep a atuar dentro do SRO.

    “A Sompo é um player com uma presença muito relevante, com um volume expressivo de apólices e contratos e significativa tradição no mercado de seguros brasileiro. A escolha da companhia em confiar na infraestrutura da B3 para atender a nova demanda regulatória é um reconhecimento importante para a nossa solidez e resiliência operacional”, comenta Ícaro Demarchi Araújo Leite, superintendente de Seguros da B3.

    “Esse é um projeto desenvolvido a partir da estratégia da Sompo Seguros de implementar recursos de gestão da informação totalmente digitalizadas com tecnologia de ponta, que garantam a disponibilização de ferramentas seguras e de forma prática e sustentável. Esse é um processo que envolve a atuação multidisciplinar de equipes de diferentes áreas e especialistas da companhia, além da parceria da equipe da B3”, destaca Ivan Fernando dos Santos, Controller da Sompo Seguros.

    Com esse anúncio, a Sompo Seguros passa a integrar a lista de companhias que utilizam a infraestrutura da B3 para atender as demandas do SRO. Além do registro de apólices, a B3 está trabalhando junto ao mercado segurador para entregar uma plataforma completa de produtos e serviços que auxiliem os participantes no cumprimento de demandas regulatórias e que, do lado do regulador, auxiliem o processo de supervisão e diminuam os custos de observância para o mercado como um todo.

    “Estamos confiantes que nossa expertise no registro de ativos para o mercado financeiro e de capitais e a nossa capacidade tecnológica e operacional serão diferenciais para a nossa atuação nesse mercado”, finaliza Ícaro Leite.

    “Desenvolver recursos de digitalização de processos, serviços e documentos já faz parte da estratégia da Sompo Seguros há anos. Os investimentos em Compliance, infraestrutura de TI e segurança da informação facilitaram bastante para que pudéssemos contar com um ambiente propício para a implementação do SRO”, avalia Sven Robert Will, diretor Executivo Financeiro da Sompo Seguros.

    Fonte: Sompo Seguros, em 18.11.2020

  • Sompo Seguros destaca crescimento de 46% em Grandes Riscos durante Expo ABGR 2019

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    Além dos índices de crescimento acima da média de mercado em diversos ramos, a companhia apresentou a relevância da diversidade e do gerenciamento de riscos para a sustentabilidade dos negócios e da organização

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    Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros, debate sobre a diversidade no ambiente de negócios durante o XIII Seminário Internacional da ABGR

    A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, aproveitou a participação na EXPO ABGR 2019 e no XIII Seminário Internacional da ABGR, realizado nos dias 12 e 13 de novembro na capital paulista, para destacar o crescimento da companhia na área de seguros para Grandes Riscos. Durante o evento organizado pela Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR), executivos apresentaram as soluções e o desempenho da companhia, apresentou um crescimento exponencial de 46% até o mês de agosto deste ano na área de Grandes Riscos perante um mercado que apresentou um crescimento de 17%. Com isso, a companhia se posiciona entre as mais expressivas nesse segmento.

    Crescimento Exponencial

    A estratégia desenvolvida no ano de 2019 contribuiu para a Sompo Seguros alcançar um crescimento exponencial na área de Grandes Riscos. Com perfil multiproduto, dentro desse segmento a companhia contempla ramos como: Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Petróleo, Reponsabilidade Civil Geral, Riscos de Engenharia, Seguro Garantia Público e Privado, Responsabilidade Civil Profissional, D&O, Penhor Rural, Benfeitorias, Seguro Agrícola e Riscos Diversos.

    Só para se ter uma ideia, a carteira de Riscos Nomeados e Operacionais atingiu um crescimento de 78% até agosto deste ano. Isso alçou a companhia ao 2º lugar no ranking. A carteira de Responsabilidade Civil Geral, RC Profissional e D&O, por exemplo, alcançou um crescimento de 27% no mesmo período. Já a carteira de Penhor Rural e Benfeitorias também atingiu dois dígitos, com crescimento de 32% e ocupa a 3ª posição no ranking de mercado. Outra carteira com bom desempenho é a de Riscos de Engenharia, que apresentou evolução de 29%, nos posicionando em 2º lugar no ranking.

    Diversidade e Gestão de Riscos

    Além da ampla visitação ao estande durante a EXPO ABGR 2019, a Sompo Seguros também foi um dos destaques no XIII Seminário Internacional da ABGR, que aconteceu em paralelo à feira. Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da companhia foi um dos palestrantes do painel “O poder da Diversidade nos negócios”. Na oportunidade, o executivo apresentou as iniciativas da Sompo para desenvolver políticas de promoção da diversidade no ambiente corporativo.

    Uma das iniciativas foi que a Sompo Seguros estabeleceu as Comissões de Diversidade, que são grupos multidisciplinares formadas na companhia em 2018 por colaboradores com o objetivo de instituir ações, práticas e políticas que promovam a igualdade de oportunidades, além da integração e respeito no ambiente corporativo. A Sompo Seguros conta atualmente com cinco pilares: Gênero, Gerações, Raças & Etnias, Pessoas com Deficiência e LGBTI+. Cerca de 50 profissionais da companhia dedicam parte de seu tempo às comissões, que organizam iniciativas para garantir a equidade, respeito mútuo, a promoção de um ambiente de trabalho amigável e, com isso, a melhora da qualidade de vida dos colaboradores.

    A promoção da diversidade é um trabalho que necessita do engajamento de toda a companhia. Além de fazer com que os profissionais da organização repensem conceitos e procedimentos, criar mecanismos para que haja igualdade de oportunidades estimula a criatividade da equipe, faz com que o ambiente fique mais dinâmico e isso impacta positivamente nos negócios e no clima organizacional”, afirma Vidigal. “Por fim, isso se trata de um princípio básico, que é o de atuar de forma responsável no mercado, com sustentabilidade e visando contribuir com uma sociedade mais justa”, pondera o executivo.

    Já durante o painel “Strategic Risk Management”, Cesar Cassio de Rienzo, superintendente de Riscos e Compliance da Sompo Seguros, destacou a relevância de um Programa de Gerenciamento de Riscos Empresariais (ERM, Enterprise Risk Management, na sigla em inglês)  para uma governança que contribua para manter a solidez financeira da organização ao mesmo tempo em que melhora a eficiência de capital e a lucratividade sobre o risco. “Nosso trabalho de governança de riscos conta um ciclo contínuo de acompanhamento que nos permite aumentar a previsibilidade de riscos e consumo de capital, promover melhorias no monitoramento dos indicadores de risco que ajudam a evitar perdas inesperadas e avaliar questões estratégicas sobre o apetite por riscos em relação às estratégias de negócios”, destaca.

    Sobre a SOMPO Seguros S.A

    A Sompo Seguros S.A. é uma empresa da Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, fundada no Brasil em 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

    O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes

    Fonte: Sompo Seguros, em 19.11.2019

  • Sompo Seguros é a mais inovadora do Brasil entre as Empresas de Capital Fechado

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    Sven Robert Will (diretor executivo financeiro) e Francisco Vidigal Filho (presidente), que recebem troféu que confere à Sompo Seguros o reconhecimento como a mais inovadora do Brasil entre as Empresas de Capital Fechado, no ranking Estadão Empresas Mais

    Ranking que avalia atuação das 1.500 maiores empresas do País nas áreas de Governança Corporativa e Inovação reconheceu as práticas desenvolvidas pela companhia, que já resultaram em produtos e serviços que tiveram impacto positivo no mercado e na forma como as pessoas utilizam serviços de seguros

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – foi reconhecida como a empresa mais inovadora do País na categoria "Capital Fechado" segundo o ranking Estadão Empresas Mais. Em sua 5ª edição, o levantamento feito pelo Estadão em parceria com FIA - Fundação Instituto de Administração e a Austin Rating avalia os critérios econômicos e a atuação das 1.500 maiores companhias do Brasil nas áreas de Governança Corporativa e Inovação. A premiação aconteceu durante evento realizado na manhã desta terça-feira, dia 15/10, na Casa Petra, em São Paulo (SP), e a companhia foi representada por Francisco Caiuby Vidigal Filho (presidente) e Sven Robert Will (diretor executivo financeiro).

     “Investimos em inovação para disponibilizar soluções diferenciadas que possam trazer novas experiências no relacionamento com a seguradora, que incrementem ainda mais a percepção da qualidade do serviço e que, por fim, contribuam com o bem-estar das pessoas”, avalia Francisco Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros. “Esse reconhecimento é um importante aval para um trabalho de melhoria contínua que nossa equipe desenvolve na companhia”, afirma.

    A Sompo Seguros conta com uma área de Inovação estruturada, equipe dedicada e projetos que já resultaram em soluções e conferiram à companhia o destaque em termos de melhores práticas em Inovação. “Nosso time de Inovação efetua a gestão e acompanhamento de projetos que são desenvolvidos por equipes de Agentes de Inovação, compostas por profissionais de diferentes áreas. Nesse processo, os profissionais envolvidos são responsáveis por disseminar a cultura de inovação por toda a companhia”, considera Sven Robert Will, diretor executivo financeiro da Sompo Seguros. “O conceito que implementamos e os projetos desenvolvidos já foram reconhecidos em premiações e levantamentos criteriosos feitos por consultorias independentes amplamente reconhecidas, como é o caso do Estadão Empresas Mais. Ficamos felizes que, além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, contribuímos com soluções que têm um impacto positivo no mercado e na vida das pessoas”, conclui.

    A revista com todos os resultados circula no próximo dia 25 de outubro. 

    Área de Inovação da Sompo

    A área de Inovação da Sompo foi criada em 2017, quando foi desenvolvido um canal para que ideias de colaboradores pudessem ser convertidas em projetos que tivessem como objetivo criar oportunidades de negócios ou melhorar a experiência do cliente junto à seguradora. A priorização dessas ideias é definida por meio de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial. Essa ferramenta também é utilizada para apoiar no recrutamento dos agentes de inovação, que são os responsáveis por difundir a cultura e desenvolver projetos, logo depois de passarem por um treinamento específico para essa finalidade.

    Uma das soluções desenvolvidas por meio dessa iniciativa foi o Sompo Equipamentos de Mobilidade, lançado em 2017, que é o primeiro seguro no Brasil que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, tais como próteses e cadeiras de rodas. Outras soluções desenvolvidas pela companhia com o uso de chatbots, Inteligência Artificial e outros recursos também viabilizaram a implementação de processos e recursos que agilizaram as formas de realizar negócios e prestar serviços aos corretores de seguros e segurados. 

    Internacionalmente, a Sompo conta com o SOMPO Digital Lab, que são laboratórios digitais distribuídos pelos principais polos de inovação do mundo, tais como Silicon Valey (EUA), Tell Aviv (Israel), Tokio (Japão), além das áreas de Inovação das demais subsidiárias da Sompo Holdings pelo mundo.

    Fonte: Sompo, em 15.10.2019

  • Sompo Seguros aumenta em 100% o desempenho de aplicações com Qlik Sense

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    Com a ferramenta, companhia consegue analisar grandes bases de dados e entrega resultados consistentes para seus clientes

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo –, aumentou sua produtividade com a solução de BI Qlik Sense. A implementação da ferramenta foi realizada pela Nordica, empresa de consultoria e distribuição de software que projeta e implementa soluções de Business Intelligence, Advanced Analytics, Planejamento e Gerenciamento de Desempenho.

    O Grupo Sompo Holdings conta em todo o mundo, com U$ 112,3 bilhões em ativos, presença em 30 países, mais de 20 milhões de clientes e mais 80 mil colaboradores. Só no Brasil, a Sompo Seguros alcançou em 2018, R$ 3,5 bilhões em Prêmios Emitidos e R$ 4,8 bilhões em ativos. A companhia conta com 43 filiais, quase dois mil colaboradores e mais de 26 mil corretores cadastrados. Além disso, ocupa o 1º lugar no ranking brasileiro de Seguros de Transporte e está entre as cinco primeiras em seguros Empresariais, Saúde, Condomínio, Penhor Rural, Benfeitorias, Riscos de Engenharia, entre outros.

    De acordo com Vagner Shindi Kambala, coordenador da área de TI - Inteligência de Negócios da Sompo Seguros no Brasil, o objetivo do projeto era homogeneizar os relatórios na companhia e reestruturar a plataforma que viabiliza a governança da solução. Com isso, há um maior controle por parte da área de Tecnologia da informação dos sistemas implementados, o que também reduz significativamente o risco operacional de instalações de sistemas por diferentes áreas com base em seus próprios orçamentos (Shadow IT).

     “Escolhemos o Qlik Sense em função do dinamismo proporcionado pelas extensões, sendo uma ferramenta analítica de fácil assimilação. Foi organizada uma parceria com a Nordica com planejamento colaborativo, o que auxiliou muito no processo de ambientação e tornou ágil a adaptação junto a nossa cultura organizacional”, salienta Kambala. A flexibilidade promovida pelo mashup (aplicação web que utiliza conteúdos de diferentes fontes para criar um novo serviço) é outro ponto destacado pelo especialista.

    A Sompo conta com um laboratório focado em inovação, que mantém a companhia atualizada e gera valor e experiência aos clientes. Foram 167 aplicações desenvolvidas com Qlik Sense, com 855 licenças profissionais em 7,5 meses de implementação do projeto.

     “A otimização de recursos e redução de custos motivaram a convergência de três soluções de BI (SAS VA, QlikView e Power BI) em uma única. Ganhamos muito em User eXperience (UX), Self Service BI, além de controle e governança sobre as aplicações. Hoje, as aplicações estão 100% mais rápidas e as cargas da malha melhoraram em no mínimo 200%”, revela Kambala.

    Sobre a SOMPO Seguros S.A

    A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

    O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

    Sobre a NORDICA

    A Nordica é uma empresa de consultoria e distribuição de software que, em conjunto com sua rede de parceiros especializados, projeta e implementa soluções para ajudar organizações a terem sucesso em seus projetos de Business Intelligence, Advanced Analytics, Planejamento e Gerenciamento de Desempenho. Fazendo parte do Grupo ITG, criado em 1986, e sediada na cidade de São Paulo, a Nordica atua há 14 anos no mercado com foco no fornecimento de soluções de BI, Analytics e Planning.

    Fonte: Sompo, em 04.10.2019

  • Sompo Seguros promove feira de adoção de animais aberta ao público no dia 5 de outubro

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    Evento visa garantir um novo lar para cães, além de garantir um dia de lazer com atrações como feirinha de novidades pet, moda para tutores e guloseimas como food trucks, empanadas e gelato italiano artesanal. Parte dos valores arrecadados pelos expositores será doado a entidades voltadas à causa de defesa e bem-estar animal

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – realiza no próximo sábado, dia 5 de outubro, das 10h00 às 15h00, em sua sede na capital paulista (Rua Cubatão, 320), a #PetLovers Sompo, evento que reúne doação de cães, foodtrucks e lojinhas de produtos para bichinhos de estimação. Aberto à população, a iniciativa tem como objetivo viabilizar a adoção responsável de cães, promover a conscientização sobre a questão do abandono de animais e arrecadar fundos para entidades de assistência aos animais.

    Para a iniciativa, a companhia convidou instituições especializadas no assunto. Os animais para doação serão trazidos pela Cão Sem Dono (http://www.caosemdono.com.br/), ONG – Organização não Governamental que mantém mais de 300 animais em seus abrigos. Além disso, uma feira com produtos como roupinhas pet, enfeites, guloseimas pet, moda para tutores, artes e outras novidades trazidas por parceiros como AnimAu, Catland, Desabandone, Doggie Bag, Dog Hero, Dololô Boutique Pet, Doo Dog, Flor de Goiaba, MRSC – Moradores de Rua e Seus Cães, Nature Dog House, Parque dos Cães, Patas Therapeutas, Pet Delícia, Rabiscada de Flor, The Rock Dog Pet, Trapinhos & Afins e Via 4 Patas. Parte dos valores arrecadados pelas empresas durante o evento será doado a entidades voltadas à causa de defesa e bem-estar animal.

    Já para quem sentir fome, o cardápio vai ficar por conta dos food trucks Brazukas Food e Papitus Food, além das empanadas da Mil Folhas Eventos. Já a Di'Mama Gelato Italiano Artesanal traz seus gelatos italianos artesanais.

    Serviço:

    Evento: #PetLovers Sompo
    O que é: Feira de adoção de cães e de novidades do universo pet com fundos revertidos às entidades voltadas à causa de defesa e bem-estar animal
    Quando: 5 de outubro (Sábado)
    Horário: das 10h00 às 15h00
    Onde: Sompo Seguros
    Endereço: Rua Cubatão, 320 (próximo à Estação Paraíso do Metrô)
    Instituições e marcas: Cão Sem Dono, Catland, Desabandone, Doggie Bag, Dog Hero, Dololô Boutique Pet, Doo Dog, Flor de Goiaba, MRSC – Moradores de Rua e Seus Cães, Nature Dog House, Parque dos Cães, Patas Therapeutas, Pet Delícia, Rabiscada de Flor, The Rock Dog Pet, Trapinhos & Afins e Via 4 Patas
    Alimentação: Brazukas Food, Papitus Food, Mil Folhas Eventos e Di'Mama Gelato Italiano Artesanal

    Fonte: Sompo, em 02.10.2019

  • Sompo lança novo Portal de Sinistro que permite acompanhamento das ocorrências em tempo real

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    Novas funcionalidades disponibilizadas pela seguradora para seguros de Automóvel, Residencial, Condomínio e Empresarial traz “linha do tempo” em que segurado e corretor de seguros acompanham as fases do processo do início ao fim

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    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo –, para incrementar os serviços e melhorar ainda mais a experiência do cliente, acaba de lançar o novo Portal de Sinistro da companhia. A partir de agora, corretores de seguros e segurados dos ramos Automóvel e Ramos Elementares (Residencial, Condomínio e Empresarial) contam com uma série de novas funcionalidades que tornam a comunicação, acompanhamento e conclusão de um sinistro mais dinâmico e ágil. “Com a tecnologia, ao mesmo tempo em que implementamos novas funcionalidades que otimizam os processos, garantimos mais eficiência além de uma melhora substancial na experiência do cliente. Além disso, como o portal é totalmente responsivo, o usuário pode efetuar o acompanhamento dos procedimentos pela tela do computador, tablet ou smartphone”, destaca Andreia Paterniani, diretora de Sinistros da Sompo Seguros.

    O novo Portal de Sinistro da Sompo Seguros pode ser acessado por corretores de seguros e segurados meio dos aplicativos e portais do Corretor e do Segurado. Com uma linguagem simples e de fácil entendimento, um novo design também propicia uma melhor disposição das informações disponibilizadas e dos campos para preenchimento.

    Funcionalidades

    Agora, caso aconteça algo com algum veículo, imóvel residencial, condomínio ou empresa segurados, tanto o corretor de seguros quanto o segurado contam com recursos que facilitam os trâmites juntos à seguradora. Alguns deles são:

    • Abertura de sinistro e possibilidade de abrir mais de um sinistro para terceiros. Caso o cliente não tenha todas as informações em mãos, poderá seguir com o aviso e comunicar os dados do terceiro posteriormente;
    • Acompanhamento do andamento do processo por meio de uma “linha do tempo” atualizada em tempo real;
    • Acesso a todas as informações do processo. Ex.: SMS, correspondências enviadas, liberação de reparos, demonstrativo de indenização, orçamento, pedido de entrega de peças etc.;
    • Possibilidade de baixar e efetuar o envio de documentos;
    • Agendamento de vistoria e escolha da oficina referenciada para o segurado e terceiro, inclusive em casos de seguros Residencial, Condomínio ou Empresarial com danos a veículos (por exemplo, quando o manobrista atinge carros de clientes no estacionamento da empresa);
    • Resumo da apólice e Condições Gerais.

     “Por meio do Portal de Sinistro, o corretor de seguros e o segurado acompanham em tempo real cada etapa do processo. Ao ter informação do seu sinistro de forma objetiva e simples, o cliente tem a real compreensão sobre tudo o que é necessário para que seu atendimento seja concluído rapidamente, fazendo com que sua experiência seja a melhor possível.”, conclui Andreia.

    Dicas

    A ocorrência de um sinistro é sempre um momento delicado na vida das pessoas. Por isso, vale observar algumas dicas simples para agilizar o atendimento ao sinistro:

    Contatos – Procure ter sempre em mãos os dados de sua apólice, os contatos de seu corretor de seguros e da seguradora. Na Sompo Seguros, todas essas informações estão reunidas no app Sompo Segurado;

    Consulte sua apólice - Todas as informações referentes ao seu seguro, tais como coberturas e limites, estão disponíveis na sua apólice para auxiliá-lo no entendimento do processo de sinistro;

    Peça ajuda ao corretor - O corretor é o representante que pode auxiliar o segurado durante todo o processo de sinistro. Por isso, faça contato com ele sempre que necessário;

    Informe o que aconteceu - No caso de sinistro é importante a comunicação à Seguradora imediatamente após a sua ocorrência.  Forneça o máximo de informações durante o Aviso de Sinistro. Isso pode agilizar o andamento do processo e nos permite lhe atender com mais eficiência.

    Fonte: Sompo, em 16.09.2019

  • Sompo leva conceitos de Compliance à cadeia produtiva do mercado de Seguros

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    Parceiros como corretoras de seguros e oficinas de reparação automotiva de todo o Brasil participam de eventos que tratam da importância da governança e conformidade para garantir a manutenção da ética e integridade, bem como para minimizar riscos de exposição à danos de imagem e de responsabilização jurídica

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    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo –, como parte de seu Programa de Ética e Compliance, estabeleceu um cronograma com uma série de palestras e treinamentos voltados tanto à atualização de colaboradores, quanto para disseminar a cultura do compliance entre fornecedores e parceiros de negócios em diversas localidades do Brasil, a exemplo de corretores de seguros, oficinas parceiras de reparo automotivo etc.

    A Sompo conta com um programa estruturado de Ética & Compliance, bem como com procedimentos de comunicação e disseminação da cultura de compliance, o que inclui procedimentos e valores éticos esperados de nossos colaboradores e parceiros de negócios”, afirma Cesar Cassio de Rienzo, superintendente de Compliance da Sompo Seguros. “As atualizações voltadas aos colaboradores por meio de e-learning, treinamentos presenciais e eventos internos ou encontros periódicos dos agentes de compliance já fazem parte da rotina da equipe da área e são atualizadas e incrementadas anualmente. Já a intensificação das ações voltadas a corretores de seguros e fornecedores integra nossa estratégia de atuação ética e responsável, que também nos permite estar cada vez mais próximo dos parceiros de negócios, compartilhando valores e esclarecendo diretrizes com transparência”, destaca o executivo.

    Com a demonstração de ferramentas e iniciativas para prevenção a fraude e corrupção, a Companhia destaca a relevância dos profissionais da cadeia produtiva do mercado de Seguros estarem cientes sobre como a condução dos negócios podem expor tanto a própria empresa como seus parceiros de negócios a riscos de responsabilidade legal ou de imagem. Os programas de Compliance, quando devidamente instituídos, viabilizam a identificação antecipada de eventuais problemas de conduta, o que permite prevenir riscos e até constatar situações de não-conformidade em outras organizações, por exemplo. Isso resulta numa redução substancial de custos e contingências, além de trazer mais eficiência e conscientização entre funcionários. Como resultado, a empresa tende a registrar uma melhora nos índices de governança e percepção positiva da reputação da organização.

    O principal objetivo das iniciativas voltadas aos parceiros é disseminar a cultura do compliance, estabelecer um alinhamento e aproximação maior com essas empresas e profissionais, e garantir a transparência e conhecimento dos valores da Sompo enquanto companhia. Também sempre salientamos a importância das práticas relacionadas a Ética e Integridade que devem ser observadas. Afinal, esses parceiros nos representam e precisam estar em linha com o que realmente acreditamos”, conclui Rienzo.

    Na agenda de eventos a serem promovidos pela Sompo até o final do ano estão palestras sobre Prevenção e Combate à Fraude em Sinistros, impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Controles Internos, Canais de Denúncia, O valor de estar em Compliance no mercado de Seguros, Compliance voltado a prestadores de serviços na área de Sinistro Automotivo, entre outros.

    Vale ressaltar que o Programa de Ética & Compliance da Sompo foi desenvolvido segundo as mais atualizadas práticas internacionais e em respeito à legislação vigente, à exemplo da Lei nº 12.846/2013 (também conhecida como Lei Anticorrupção), do Decreto 8.420/15 e da Circular 249/2004 da SUSEP - Superintendência de Seguros Privados. Segundo a Pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil, feito pela consultoria KPMG, 61% dos respondentes afirmaram que os terceiros não receberam treinamentos de Compliance e Anticorrupção nos 12 meses anteriores. Foram consultados diretores da área de Compliance de 450 empresas de diversas indústrias, capturando suas percepções quanto à maturidade do Programa de Ética e Compliance em suas companhias.

    Fonte: William Parron, em 08.08.2019

  • Sompo Seguros patrocina ONG que leva voluntariado e arte a hospitais públicos

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    Como parte de seu programa de Responsabilidade Social, que visa apoiar projetos que estimulem a educação, saúde e bem-estar, seguradora apoia ações do Canto Cidadão, que pretende superar a meta de 60 mil pessoas beneficiadas em 2018 

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    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – é uma das patrocinadoras do Plano Anual Canto Cidadão, projeto da Organização Não-Governamental (ONG) Canto Cidadão, que prepara e coordena voluntárias (os) em programas de arte em hospital, na Grande São Paulo. Essa medida integra o planejamento da seguradora na área de Responsabilidade Social que visa contribuir com ações de impacto social nas áreas de educação, saúde e qualidade de vida. “O estímulo ao bem-estar e à qualidade de vida está no DNA da Sompo. Estabelecemos uma estratégia de integrar iniciativas com propósitos claros de impacto social sob os pilares de Direitos Humanos e Meio Ambiente. E as iniciativas do Canto Cidadão, voltadas à educação, cultura e bem-estar estão contempladas dentro do que consideramos Direitos Humanos”, observa Celso Ricardo Mendes, Diretor Administrativo da Sompo Seguros.

    O Canto Cidadão tem a meta de superar o índice de 60 mil pessoas beneficiadas em 2018. Estamos felizes em contribuir de alguma forma para que esse objetivo seja alcançado”, completa Andre Gouw, gerente de Comunicação e Marketing da Sompo Seguros. 

    Anualmente, o Canto Cidadão realiza uma chamada especial para interessadas (os) em participar dos seus programas socioculturais de voluntariado em hospitais. O objetivo é encontrar novas(os) voluntárias(os) para o Arte em Todo Canto – Hospitais (teatro), CantoRia (música), Doutores Cidadãos (palhaçaria) e o EnCanta (atividades em brinquedotecas), preparando-as (os) para que a atividade seja positiva para todas as pessoas envolvidas. 

    Essas pessoas são submetidas ao PIP, o Programa de Identificação de Perfil, que busca identificar por meio de palestras, questionários comportamentais, dinâmicas e entrevistas, as competências essenciais para as atividades pretendidas, notadamente comunicação empática, comprometimento e compreensão de direitos humanos. O processo de preparação das turmas de 2019 já está em fase de conclusão, com cerca de 90 novos (as) voluntários (as) se integrando aos elencos, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento da ONG. 

    Além disso, o Canto Cidadão também conta com uma agenda mensal de palestras e oficinas gratuitas de desenvolvimento por meio de expressões artísticas e abordagens relacionadas ao comportamento humano. “Ao investir em um projeto que democratiza a cultura com iniciativas gratuitas e leva arte e cultura a hospitais e escolas públicas, a Sompo integrou o verdadeiro sentido de olhar pelo bem-estar do próximo. Afinal, esses são espaços sem muita visibilidade pública para a marca num primeiro momento. Porém o efeito transformador e os resultados ao longo do tempo são inestimáveis”, afirma Felipe Mello, diretor-fundador do Canto Cidadão. Entre as atividades previstas estão oficinas gratuitas sobre contação de histórias, investigações cênico-lúdicas de objetos do cotidiano por meio de expressões artísticas, oficinas voltadas à musicalidade e conhecimento de repertórios etc. A agenda completa de eventos está disponível no site da organização. 

    Sobre o Canto Cidadão 

    Canto Cidadão é uma ONG – Organização Não Governamental que desde 2002 utiliza a arte, a comunicação e o protagonismo para sensibilizar e agir por meio de programas sociais nas áreas da saúde, educação e cultura. Somente em 2018, suas atividades beneficiaram diretamente mais de 60 mil pessoas, especialmente por meio do voluntariado. Desde a sua fundação, já foram mais de três milhões de pessoas beneficiadas pelas atividades. www.cantocidadao.org.br

    Fonte: Sompo, em 16.07.2019

  • Sompo Seguros lança Anônimos do Bem para destacar importância de ações de consciência ambiental e cidadania

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    Série no Instagram se vale do exemplo de pessoas com atitudes e projetos voltados à cidadania, educação e meio ambiente para destacar a importância da atitude individual para conscientização e melhoria da qualidade de vida da coletividade

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo - como parte de sua política de incentivo às causas sociais e ambientais, lançou a série Anônimos do Bem. Por meio de postagens quinzenais no Instagram, a seguradora apresenta pessoas que, mesmo sem grandes holofotes, desenvolvem atividades voltadas à cidadania, educação e meio ambiente para contribuir com uma sociedade mais justa, consciente e igualitária. “Mahatma Gandhi, uma vez disse ‘seja a mudança que você quer ver no mundo’. Esse pensamento encontra voz em pessoas que se empenham em ter uma atitude propositiva em relação à vida e à sociedade. Ao trazer à luz essas histórias, a Sompo busca empoderar as pessoas que, com o seu exemplo, contribuem para que a população tenha mais qualidadede vida”, destaca Andre Gouw, gerente de Comunicação e Marketing da Sompo Seguros.

    Desenvolvida em parceria com a agência REF+, a série Anônimos do Bem conta com histórias de seis pessoas engajadas em causas relacionadas à sustentabilidade, educação e conscientização ambiental, consumo consciente, entre outros. Iniciadas em maio, quinzenalmente, novos exemplos de cidadania e preocupação com a coletividade são compartilhados no Instagram da Sompo Seguros (@sompo.seguros).

    Já estão disponíveis histórias como a de Roger Peek, advogado de 44 anos que, após visitar ilhas e praias ao redor do mundo poluídas com lixo (sobretudo plástico) durante seu Mestrado em Sustentabilidade em 2012, passou a fazer coleta voluntária de materiais recicláveis que encontram destinação na Molécoola. Ou da bióloga Larissa Sanches, que é produtora de cosméticos naturais e educadora ambiental com foco em plantio agroecológico e criação de produtos não poluentes. Larissa já atuou em diversos projetos sociais nos quais ensina pessoas a produzir cosméticos não tóxicos, que não agridem as águas e o meio ambiente; que podem se tornar uma fonte de renda sem agredir aos oceanos.

    Outro exemplo é o de Katharine Esteves Rodrigues, 27 anos, que venceu uma conturbação alimentar para se tornar culinarista sustentável e consultora de eventos voltados à conscientização alimentar. Atualmente ela se vale da culinária e da comunicação (sua área de formação acadêmica) para trabalhar com a educação sob a perspectiva de um novo olhar sobre o alimento e sobre como se aproximar da cozinha de uma forma prática, prazerosa e saudável.

    Já Sônia Regina de Aquino Rocha, de 54 anos, desenvolve uma ação de educação ambiental com outros voluntários junto a alunos das comunidades indígenas da etnia Guarani, moradores das aldeias vizinhas ao Parque Estadual do Jaraguá, na zona norte da capital paulista. O trabalho desenvolvido aborda plantios de horta, plantas medicinais, Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), como fazer mudas etc, sempre com respeito à forma tradicional de plantio na cultura indígena.

    Nas próximas semanas, serão conhecidas as histórias de outros agentes de mudança. “A Sompo sempre defendeu causas e deu voz a pessoas que fazem a diferença por meio de suas atitudes. Em 2019 intensificamos nossas ações de Responsabilidade Social, por meio de causas que estão alinhadas com nossos principais pilares de atuação, que são Direitos Humanos e Meio Ambiente. Ao trazer a público o exemplo das pessoas retratadas na campanha Anônimos do Bem, trazemos a reflexão sobre o quando cada um pode contribuir individualmente com um mundo melhor”, observa Celso Ricardo Mendes, diretor Administrativo da Sompo Seguros.

    Narrativas que empoderam

    Anônimos do Bem é mais uma iniciativa da Sompo Seguros, que trabalha com novas ferramentas narrativas em seus canais de comunicação a fim de estabelecer um ciclo de comunicação com o consumidor, traduzindo o conceito “Você Sempre Bem” por meio de histórias de empoderamento, que estimulem atitudes positivas que mudam o mundo. Esta é a primeira campanha do gênero no Instagram. A companhia já conta com três webséries (disponíveis no canal do Youtube da Sompo Seguros).

    A primeira Websérie de oito episódios, lançados entre novembro e dezembro de 2015, apresentou histórias reais de seis pessoas que fazem a diferença na vida do próximo com atitudes simples, mas essenciais. Os seis personagens são pessoas comuns que decidiram realizar ações voluntárias em prol de uma causa. Estimulados por diferentes motivações, mas tendo em comum a ideia de que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações, os personagens são exemplos de que uma pessoa com vontade e iniciativa para se dedicar parte de seu tempo em benefício do próximo pode influenciar seu entorno e contribuir com mudanças fundamentais na sociedade e na vida de outras pessoas.

    Já a segunda Websérie, também apresentou em seis episódios veiculados entre 25 de janeiro e 1 de março de 2017, relatos de seis pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação.

    A terceira Websérie, Todos Diferentes e Todos Iguais, lançada em setembro de 2017, trouxe a público o debate sobre a relação da coletividade com a Pessoa com Deficiência (PcD). Por meio de trechos intercalados de entrevistas concedidas por quatro Pessoas com Deficiência, são apresentadas as percepções dos convidados sobre temas como Sociedade, Lazer, Trabalho e Amor & Sexo. O resultado é a construção de uma narrativa que busca mostrar que a deficiência física é uma condição, mas não é o que determina quem a pessoa é enquanto indivíduo e cidadão ativo na sociedade.

    Fonte: William Parron, em 02.07.2019

  • Sompo apresenta na Reatech seguro inédito no Brasil para Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida

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    Única seguradora a contar com estande no evento apresenta produto inovador que indeniza o segurado em caso de ocorrências, a exemplo dos custos com reparo ou reposição de próteses e cadeiras de rodas

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – leva à Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, o único seguro desenvolvido no Brasil que tem como objetivo atender a Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, a exemplo de idosos, que necessitam de equipamentos de tecnologia assistiva. A companhia, única seguradora entre os expositores do evento, vai receber os visitantes em seu estande (localizado na Rua 200, nº 217 A) para apresentar o Seguro Equipamentos de Mobilidade, que indeniza o custo com reparos ou reposição de equipamentos tais como cadeiras de rodas, triciclos com propulsão pelas mãos e próteses em caso de ocorrências de causa externa, a exemplo de quedas, impactos, colisões, atropelamentos, assaltos à mão armada etc.

    A Sompo tem como Missão ‘Gerar bem-estar e proteção à sociedade provendo serviços da mais alta qualidade’. Com base nessa premissa, nossa área de Inovação desenvolveu o produto, que já foi reconhecido com premiações em nosso segmento de atuação”, lembra Marcio Martinati, superintendente da Sompo Seguros responsável pela área de Equipamentos de Mobilidade.

    Além de ser o primeiro seguro com esse tipo de cobertura no Brasil, o seguro Equipamentos de Mobilidade também é o primeiro produto da Sompo em todo o mundo com essas características. Com o lançamento do produto, a Sompo também estabeleceu uma parceria com a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, que conferiu à seguradora o selo Empresa Parceira da AACD.

    Além das coberturas, o produto conta com um Plano de Assistência 24 horas com serviços voltados a atender às necessidades específicas de PcDs ou com mobilidade reduzida. Entre os serviços estão: Taxi Emergencial, Despesas Médicas por Acidente, Rede de Cuidadores, Recolocação Profissional, Concierge especializado no atendimento de PcD, Courrier, entre outros. O Plano de Assistência 24 horas conta ainda com serviços como Chaveiro, Conserto de Linha Branca, Reparos Elétricos, Reparos Hidráulicos, Consultoria de Marceneiro, Consultoria de Serralheiro, Troca de Chuveiro, Check-up do Lar e até Apoio Emocional

    O Sompo Equipamentos de Mobilidade

    O Sompo Equipamentos de Mobilidade foi criado a partir do trabalho desenvolvido pela área de Inovação da Sompo. Os agentes de inovação da companhia mapearam que não havia no mercado um seguro que atendesse as reais necessidades de Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida. Com isso, a companhia lançou o Sompo Equipamentos de Mobilidade, que teve seu reconhecimento por meio do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, conferido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg, na categoria “Produtos e Serviços”.

    Serviço

    Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
    Data: de 13 a 16 de junho de 2019
    Horários: 13 e 14, das 13h às 20h | 15 e 16, das 10h às 19h00
    Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
    Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo

    Sobre a Reatech

    Organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano, a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade é considerada a principal feira do setor na América Latina. A cada edição, reúne cerca de 300 expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados para deficientes físicos (carros, ônibus, vans), fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.

    Fonte: Sompo, em 13.06.2019.