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  • Plataforma Sompo Pay permite contratar o seguro Sompo Auto com pontos Livelo

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    Segurados podem resgatar até 100% do valor do prêmio de seguro para automóvel usando os pontos acumulados na Livelo, um dos principais programas de recompensas do Brasil

    A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de lançar a Sompo Pay, uma plataforma integrada que vai permitir aos clientes utilizar os pontos acumulados na Livelo no resgate do prêmio do Seguro Sompo Auto. Já na cotação, é disponibilizado ao corretor de seguros as propostas com os valores dos prêmios de seguro Sompo Auto. Estas propostas poderão ser apresentadas aos clientes nas versões integral e com desconto por meio da utilização dos pontos disponíveis na conta Livelo do segurado, caso tenha saldo de pontos a resgatar.

    “A plataforma Sompo Pay é inovadora e chegou para trazer muito mais facilidade para os clientes aproveitarem seus pontos, com um diferencial bastante relevante em sua proposta e negociação. O segurado tem a opção de utilizar os pontos Livelo para resgatar parte do prêmio de seguro e o restante por meio de cartão de crédito. Ou ainda, caso a pontuação cubra o valor total do prêmio, não será necessário dispender de qualquer desembolso”, observa Marco Aurélio dos Santos, superintendente financeiro da Sompo Seguros.

    A Livelo é um dos maiores programas de recompensas do Brasil e oferece aos seus mais de 20 milhões de clientes diferenciais como app e site intuitivos, o que torna a experiência de acúmulo e resgate descomplicada, portfólio de resgate com mais de 800 mil produtos, serviços e experiências, além de permitir acúmulo de pontos em compras em lojas físicas e resgate de recompensas via QR Code diretamente nos estabelecimentos comerciais. Em 2020, a empresa também expandiu seus negócios ao firmar importantes parcerias.

    “A Livelo oferece aos parceiros soluções que fortalecem a proposta de valor para os seus clientes. 2020 foi um ano intenso para nós na frente de negócios B2B e já iniciamos este ano a todo vapor junto da Sompo Pay. Essa ampliação de portfólio resulta em mais uma opção para o cliente usar seus pontos como quiser, até mesmo na proteção de seu patrimônio. Com essa oportunidade, é possível poupar gastos”, pontua Marcelino Cruz, diretor de Relações Comerciais e Trade Marketing da Livelo.

    Vale considerar que a opção de resgate por meio da plataforma Sompo Pay só é exibida caso o segurado tenha pontos disponíveis. “O lançamento da plataforma Sompo Pay é mais uma iniciativa da Sompo Seguros que viabiliza ferramentas que agregam ainda mais valor e economia ao segurado no momento da aquisição do seguro Sompo Auto ao mesmo tempo em que abre mais oportunidades de negócios para os corretores de seguros por meio de uma ferramenta prática e eficiente”, acrescenta Sven Robert Will, diretor Executivo Financeiro da Sompo Seguros. “As tecnologias recentes já nos trazem recursos para viabilizar maneiras diferenciadas em termos de meios de pagamento que incrementam a jornada do cliente junto à companhia e contribuem para que nossos parceiros corretores de seguros desenvolvam mais negócios de uma forma ainda mais dinâmica”, complementa.

    Sompo Pay

    A plataforma Sompo Pay foi desenvolvida pela Pay2B e já está integrada ao cotador Sompo Auto, que pode ser acessado via Portal do Corretor. Ao efetuar uma cotação, o sistema já verifica por meio do número do CPF digitado se o proponente conta com pontuação no programa de recompensas da Livelo. Em seguida são apresentadas as opções para utilização de pontos. Caso opte, será enviado um código via SMS para o segurado confirmar o uso dos pontos. A utilização dos pontos pode cobrir o valor total ou parcial do prêmio de seguro, que pode ser complementado com o pagamento via cartão de crédito.

    Livelo

    A Livelo é uma das principais empresas de recompensas do Brasil. Com apenas quatro anos de mercado, já possui mais de 20 milhões de clientes e dezenas de empresas parceiras em seu site para resgate de produtos com pontos ou acúmulo de pontos a partir de compras online. Tem uma agência de viagens online para resgate de passagens, hotéis, pacotes e outros com pontos ou para compras em reais, que somam mais pontos. Atua também na frente B2B, com soluções que auxiliam empresas de qualquer setor a potencializar seu negócio, seja com pontos para incentivar funcionários, fidelizar clientes ou vender mais. 

    Fonte: Sompo, em 18.01.2021

  • Alfredo Lalia Neto assume o cargo de CEO da Sompo Seguros no Brasil

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    Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, anuncia que Alfredo Lalia Neto, assumiu na segunda-feira, dia 4 de janeiro, o cargo de CEO da companhia no Brasil.

    O executivo passa a ocupar a cadeira após ter sido indicado para o cargo no último dia 24 de dezembro, quando declarou: “É uma honra ter a oportunidade de contribuir com o futuro da Sompo Seguros. A reconhecida cultura de inovação da empresa e colaboradores engajados fazem da companhia uma organização única e bem posicionada no mercado brasileiro. Estou ansioso para iniciar o trabalho com a equipe da Sompo Seguros, para que possamos impulsionar um crescimento sustentável e lucrativo juntos”.

    Alfredo Lalia Neto chega à Sompo Seguros após mais de 27 anos de experiência no setor de Seguros. Nesse período, ele ocupou diferentes cargos de liderança, entre os quais; Diretor de Gerenciamento de Riscos (CRO - Chief Risk Officer) e Diretor de Subscrição (CUO - Chief Underwriting Officer); além de CEO em duas grandes seguradoras do Brasil. Lalia Neto iniciou sua carreira em uma empresa predecessora da Sompo no Brasil.

    Fonte: Sompo Seguros, em 07.01.2021
    Foto: Patrícia Santos

  • Sompo Seguros lança Cartilha LGPD para auxiliar agentes do mercado sobre os pontos relevantes da nova legislação 

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    Guia rápido disponível para download se propõe a ser fonte de informação sobre os principais conceitos e bases de tratamento, glossário de termos, responsabilidades e sanções previstos na nova lei

    A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de lançar a Cartilha LGPD – Guia rápido para você conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados (https://bit.ly/SOMPOCartLGPD). Disponível para consulta e download, o documento tem como objetivo contribuir para que os agentes de mercado possam ter à mão dados relevantes sobre o tema. “A intenção é também de que o guia seja uma fonte para que os parceiros corretores, assessorias e plataformas de seguros possam conhecer e estar preparados para atender às exigências da nova lei”, observa Isabel Candido Willig, superintendente Jurídica da Sompo Seguros.

    Além de um glossário com as principais definições estabelecidas na lei, o guia aborda questões como os princípios gerais e as bases de tratamento de dados pessoais, a importância do consentimento, os direitos dos titulares dos dados, tratamento de dados sensíveis, de crianças e adolescentes; principais papéis e responsabilidades dos agentes envolvidos, segurança e sigilo de dados e as formas de responsabilidade, fiscalização, sanções e indenizações de danos. “A nova lei muda a condução dos negócios em relação à coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Ela é aplicável para todo tipo de atividade, inclusive no mercado de Seguros. Caso uma organização eventualmente não observe esses parâmetros, está sujeita a multas que podem chegar a R$ 50 milhões”, acrescenta Willig.

    “Um ponto importante é que a lei se propõe a trazer mais segurança jurídica e pode gerar mais tranquilidade para o consumidor com a padronização de normas e práticas em relação à obtenção, tratamento e guarda de seus dados pessoais”, analisa Celso Ricardo Mendes, diretor executivo da Sompo Seguros. “Outro fator que vale a pena destacar é que a aprovação da lei lançou ainda mais luz sobre a relevância das boas práticas de governança e do quanto é essencial trabalhar para que as relações sejam transparentes e seguras. Esses são princípios que a Sompo Seguros zela e mantém em suas práticas e condutas”, finaliza Mendes.

    A LGPD

    A LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18) entrou em vigor em 18/09/2020 e tem como função regular as atividades sobre o uso de dados pessoais por todo tipo de organização em operação no território brasileiro. A normativa estabelece os princípios, direitos e responsabilidades no tratamento de dados pessoais com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

    Fonte: William Parron, em 14.12.2020

  • Sompo Seguros e B3 firmam parceria para registro eletrônico de apólices e contratos 

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    Iniciativa visa atender às exigências estabelecidas pelo Sistema de Registro de Operações (SRO), desenvolvido pela Susep com o objetivo de implementar a apólice eletrônica no Brasil e aumentar a transparência, eficiência e segurança no registro de operações de seguros

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, e a B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, acabam de estabelecer uma parceria para implementar o serviço de registro eletrônico de contratos e apólices da seguradora.

    Por meio da iniciativa, a B3 passa a ser a registradora responsável pelo registro eletrônico dos contratos e apólices da Sompo Seguros. Com isso, a seguradora terá condições de atender às exigências do Sistema de Registro de Operações (SRO), plataforma desenvolvida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) neste ano com o objetivo de aumentar a transparência, a eficiência e a segurança no registro das operações de seguros, previdência complementar aberta, resseguros e capitalização.

    Além de implementar a apólice eletrônica no Brasil, o SRO também tem como objetivo acelerar o processo de digitalização dos contratos de seguros, tornando o processo mais ágil, transparente e com custos menores. A B3 é uma das registradoras homologadas pela Susep a atuar dentro do SRO.

    “A Sompo é um player com uma presença muito relevante, com um volume expressivo de apólices e contratos e significativa tradição no mercado de seguros brasileiro. A escolha da companhia em confiar na infraestrutura da B3 para atender a nova demanda regulatória é um reconhecimento importante para a nossa solidez e resiliência operacional”, comenta Ícaro Demarchi Araújo Leite, superintendente de Seguros da B3.

    “Esse é um projeto desenvolvido a partir da estratégia da Sompo Seguros de implementar recursos de gestão da informação totalmente digitalizadas com tecnologia de ponta, que garantam a disponibilização de ferramentas seguras e de forma prática e sustentável. Esse é um processo que envolve a atuação multidisciplinar de equipes de diferentes áreas e especialistas da companhia, além da parceria da equipe da B3”, destaca Ivan Fernando dos Santos, Controller da Sompo Seguros.

    Com esse anúncio, a Sompo Seguros passa a integrar a lista de companhias que utilizam a infraestrutura da B3 para atender as demandas do SRO. Além do registro de apólices, a B3 está trabalhando junto ao mercado segurador para entregar uma plataforma completa de produtos e serviços que auxiliem os participantes no cumprimento de demandas regulatórias e que, do lado do regulador, auxiliem o processo de supervisão e diminuam os custos de observância para o mercado como um todo.

    “Estamos confiantes que nossa expertise no registro de ativos para o mercado financeiro e de capitais e a nossa capacidade tecnológica e operacional serão diferenciais para a nossa atuação nesse mercado”, finaliza Ícaro Leite.

    “Desenvolver recursos de digitalização de processos, serviços e documentos já faz parte da estratégia da Sompo Seguros há anos. Os investimentos em Compliance, infraestrutura de TI e segurança da informação facilitaram bastante para que pudéssemos contar com um ambiente propício para a implementação do SRO”, avalia Sven Robert Will, diretor Executivo Financeiro da Sompo Seguros.

    Fonte: Sompo Seguros, em 18.11.2020

  • Sompo Seguros destaca crescimento de 46% em Grandes Riscos durante Expo ABGR 2019

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    Além dos índices de crescimento acima da média de mercado em diversos ramos, a companhia apresentou a relevância da diversidade e do gerenciamento de riscos para a sustentabilidade dos negócios e da organização

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    Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros, debate sobre a diversidade no ambiente de negócios durante o XIII Seminário Internacional da ABGR

    A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, aproveitou a participação na EXPO ABGR 2019 e no XIII Seminário Internacional da ABGR, realizado nos dias 12 e 13 de novembro na capital paulista, para destacar o crescimento da companhia na área de seguros para Grandes Riscos. Durante o evento organizado pela Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR), executivos apresentaram as soluções e o desempenho da companhia, apresentou um crescimento exponencial de 46% até o mês de agosto deste ano na área de Grandes Riscos perante um mercado que apresentou um crescimento de 17%. Com isso, a companhia se posiciona entre as mais expressivas nesse segmento.

    Crescimento Exponencial

    A estratégia desenvolvida no ano de 2019 contribuiu para a Sompo Seguros alcançar um crescimento exponencial na área de Grandes Riscos. Com perfil multiproduto, dentro desse segmento a companhia contempla ramos como: Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Petróleo, Reponsabilidade Civil Geral, Riscos de Engenharia, Seguro Garantia Público e Privado, Responsabilidade Civil Profissional, D&O, Penhor Rural, Benfeitorias, Seguro Agrícola e Riscos Diversos.

    Só para se ter uma ideia, a carteira de Riscos Nomeados e Operacionais atingiu um crescimento de 78% até agosto deste ano. Isso alçou a companhia ao 2º lugar no ranking. A carteira de Responsabilidade Civil Geral, RC Profissional e D&O, por exemplo, alcançou um crescimento de 27% no mesmo período. Já a carteira de Penhor Rural e Benfeitorias também atingiu dois dígitos, com crescimento de 32% e ocupa a 3ª posição no ranking de mercado. Outra carteira com bom desempenho é a de Riscos de Engenharia, que apresentou evolução de 29%, nos posicionando em 2º lugar no ranking.

    Diversidade e Gestão de Riscos

    Além da ampla visitação ao estande durante a EXPO ABGR 2019, a Sompo Seguros também foi um dos destaques no XIII Seminário Internacional da ABGR, que aconteceu em paralelo à feira. Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da companhia foi um dos palestrantes do painel “O poder da Diversidade nos negócios”. Na oportunidade, o executivo apresentou as iniciativas da Sompo para desenvolver políticas de promoção da diversidade no ambiente corporativo.

    Uma das iniciativas foi que a Sompo Seguros estabeleceu as Comissões de Diversidade, que são grupos multidisciplinares formadas na companhia em 2018 por colaboradores com o objetivo de instituir ações, práticas e políticas que promovam a igualdade de oportunidades, além da integração e respeito no ambiente corporativo. A Sompo Seguros conta atualmente com cinco pilares: Gênero, Gerações, Raças & Etnias, Pessoas com Deficiência e LGBTI+. Cerca de 50 profissionais da companhia dedicam parte de seu tempo às comissões, que organizam iniciativas para garantir a equidade, respeito mútuo, a promoção de um ambiente de trabalho amigável e, com isso, a melhora da qualidade de vida dos colaboradores.

    A promoção da diversidade é um trabalho que necessita do engajamento de toda a companhia. Além de fazer com que os profissionais da organização repensem conceitos e procedimentos, criar mecanismos para que haja igualdade de oportunidades estimula a criatividade da equipe, faz com que o ambiente fique mais dinâmico e isso impacta positivamente nos negócios e no clima organizacional”, afirma Vidigal. “Por fim, isso se trata de um princípio básico, que é o de atuar de forma responsável no mercado, com sustentabilidade e visando contribuir com uma sociedade mais justa”, pondera o executivo.

    Já durante o painel “Strategic Risk Management”, Cesar Cassio de Rienzo, superintendente de Riscos e Compliance da Sompo Seguros, destacou a relevância de um Programa de Gerenciamento de Riscos Empresariais (ERM, Enterprise Risk Management, na sigla em inglês)  para uma governança que contribua para manter a solidez financeira da organização ao mesmo tempo em que melhora a eficiência de capital e a lucratividade sobre o risco. “Nosso trabalho de governança de riscos conta um ciclo contínuo de acompanhamento que nos permite aumentar a previsibilidade de riscos e consumo de capital, promover melhorias no monitoramento dos indicadores de risco que ajudam a evitar perdas inesperadas e avaliar questões estratégicas sobre o apetite por riscos em relação às estratégias de negócios”, destaca.

    Sobre a SOMPO Seguros S.A

    A Sompo Seguros S.A. é uma empresa da Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, fundada no Brasil em 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

    O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes

    Fonte: Sompo Seguros, em 19.11.2019

  • Sompo Seguros é a mais inovadora do Brasil entre as Empresas de Capital Fechado

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    Sven Robert Will (diretor executivo financeiro) e Francisco Vidigal Filho (presidente), que recebem troféu que confere à Sompo Seguros o reconhecimento como a mais inovadora do Brasil entre as Empresas de Capital Fechado, no ranking Estadão Empresas Mais

    Ranking que avalia atuação das 1.500 maiores empresas do País nas áreas de Governança Corporativa e Inovação reconheceu as práticas desenvolvidas pela companhia, que já resultaram em produtos e serviços que tiveram impacto positivo no mercado e na forma como as pessoas utilizam serviços de seguros

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – foi reconhecida como a empresa mais inovadora do País na categoria "Capital Fechado" segundo o ranking Estadão Empresas Mais. Em sua 5ª edição, o levantamento feito pelo Estadão em parceria com FIA - Fundação Instituto de Administração e a Austin Rating avalia os critérios econômicos e a atuação das 1.500 maiores companhias do Brasil nas áreas de Governança Corporativa e Inovação. A premiação aconteceu durante evento realizado na manhã desta terça-feira, dia 15/10, na Casa Petra, em São Paulo (SP), e a companhia foi representada por Francisco Caiuby Vidigal Filho (presidente) e Sven Robert Will (diretor executivo financeiro).

     “Investimos em inovação para disponibilizar soluções diferenciadas que possam trazer novas experiências no relacionamento com a seguradora, que incrementem ainda mais a percepção da qualidade do serviço e que, por fim, contribuam com o bem-estar das pessoas”, avalia Francisco Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros. “Esse reconhecimento é um importante aval para um trabalho de melhoria contínua que nossa equipe desenvolve na companhia”, afirma.

    A Sompo Seguros conta com uma área de Inovação estruturada, equipe dedicada e projetos que já resultaram em soluções e conferiram à companhia o destaque em termos de melhores práticas em Inovação. “Nosso time de Inovação efetua a gestão e acompanhamento de projetos que são desenvolvidos por equipes de Agentes de Inovação, compostas por profissionais de diferentes áreas. Nesse processo, os profissionais envolvidos são responsáveis por disseminar a cultura de inovação por toda a companhia”, considera Sven Robert Will, diretor executivo financeiro da Sompo Seguros. “O conceito que implementamos e os projetos desenvolvidos já foram reconhecidos em premiações e levantamentos criteriosos feitos por consultorias independentes amplamente reconhecidas, como é o caso do Estadão Empresas Mais. Ficamos felizes que, além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, contribuímos com soluções que têm um impacto positivo no mercado e na vida das pessoas”, conclui.

    A revista com todos os resultados circula no próximo dia 25 de outubro. 

    Área de Inovação da Sompo

    A área de Inovação da Sompo foi criada em 2017, quando foi desenvolvido um canal para que ideias de colaboradores pudessem ser convertidas em projetos que tivessem como objetivo criar oportunidades de negócios ou melhorar a experiência do cliente junto à seguradora. A priorização dessas ideias é definida por meio de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial. Essa ferramenta também é utilizada para apoiar no recrutamento dos agentes de inovação, que são os responsáveis por difundir a cultura e desenvolver projetos, logo depois de passarem por um treinamento específico para essa finalidade.

    Uma das soluções desenvolvidas por meio dessa iniciativa foi o Sompo Equipamentos de Mobilidade, lançado em 2017, que é o primeiro seguro no Brasil que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, tais como próteses e cadeiras de rodas. Outras soluções desenvolvidas pela companhia com o uso de chatbots, Inteligência Artificial e outros recursos também viabilizaram a implementação de processos e recursos que agilizaram as formas de realizar negócios e prestar serviços aos corretores de seguros e segurados. 

    Internacionalmente, a Sompo conta com o SOMPO Digital Lab, que são laboratórios digitais distribuídos pelos principais polos de inovação do mundo, tais como Silicon Valey (EUA), Tell Aviv (Israel), Tokio (Japão), além das áreas de Inovação das demais subsidiárias da Sompo Holdings pelo mundo.

    Fonte: Sompo, em 15.10.2019

  • Sompo Seguros aumenta em 100% o desempenho de aplicações com Qlik Sense

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    Com a ferramenta, companhia consegue analisar grandes bases de dados e entrega resultados consistentes para seus clientes

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo –, aumentou sua produtividade com a solução de BI Qlik Sense. A implementação da ferramenta foi realizada pela Nordica, empresa de consultoria e distribuição de software que projeta e implementa soluções de Business Intelligence, Advanced Analytics, Planejamento e Gerenciamento de Desempenho.

    O Grupo Sompo Holdings conta em todo o mundo, com U$ 112,3 bilhões em ativos, presença em 30 países, mais de 20 milhões de clientes e mais 80 mil colaboradores. Só no Brasil, a Sompo Seguros alcançou em 2018, R$ 3,5 bilhões em Prêmios Emitidos e R$ 4,8 bilhões em ativos. A companhia conta com 43 filiais, quase dois mil colaboradores e mais de 26 mil corretores cadastrados. Além disso, ocupa o 1º lugar no ranking brasileiro de Seguros de Transporte e está entre as cinco primeiras em seguros Empresariais, Saúde, Condomínio, Penhor Rural, Benfeitorias, Riscos de Engenharia, entre outros.

    De acordo com Vagner Shindi Kambala, coordenador da área de TI - Inteligência de Negócios da Sompo Seguros no Brasil, o objetivo do projeto era homogeneizar os relatórios na companhia e reestruturar a plataforma que viabiliza a governança da solução. Com isso, há um maior controle por parte da área de Tecnologia da informação dos sistemas implementados, o que também reduz significativamente o risco operacional de instalações de sistemas por diferentes áreas com base em seus próprios orçamentos (Shadow IT).

     “Escolhemos o Qlik Sense em função do dinamismo proporcionado pelas extensões, sendo uma ferramenta analítica de fácil assimilação. Foi organizada uma parceria com a Nordica com planejamento colaborativo, o que auxiliou muito no processo de ambientação e tornou ágil a adaptação junto a nossa cultura organizacional”, salienta Kambala. A flexibilidade promovida pelo mashup (aplicação web que utiliza conteúdos de diferentes fontes para criar um novo serviço) é outro ponto destacado pelo especialista.

    A Sompo conta com um laboratório focado em inovação, que mantém a companhia atualizada e gera valor e experiência aos clientes. Foram 167 aplicações desenvolvidas com Qlik Sense, com 855 licenças profissionais em 7,5 meses de implementação do projeto.

     “A otimização de recursos e redução de custos motivaram a convergência de três soluções de BI (SAS VA, QlikView e Power BI) em uma única. Ganhamos muito em User eXperience (UX), Self Service BI, além de controle e governança sobre as aplicações. Hoje, as aplicações estão 100% mais rápidas e as cargas da malha melhoraram em no mínimo 200%”, revela Kambala.

    Sobre a SOMPO Seguros S.A

    A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

    O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

    Sobre a NORDICA

    A Nordica é uma empresa de consultoria e distribuição de software que, em conjunto com sua rede de parceiros especializados, projeta e implementa soluções para ajudar organizações a terem sucesso em seus projetos de Business Intelligence, Advanced Analytics, Planejamento e Gerenciamento de Desempenho. Fazendo parte do Grupo ITG, criado em 1986, e sediada na cidade de São Paulo, a Nordica atua há 14 anos no mercado com foco no fornecimento de soluções de BI, Analytics e Planning.

    Fonte: Sompo, em 04.10.2019

  • Sompo Seguros promove feira de adoção de animais aberta ao público no dia 5 de outubro

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    Evento visa garantir um novo lar para cães, além de garantir um dia de lazer com atrações como feirinha de novidades pet, moda para tutores e guloseimas como food trucks, empanadas e gelato italiano artesanal. Parte dos valores arrecadados pelos expositores será doado a entidades voltadas à causa de defesa e bem-estar animal

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – realiza no próximo sábado, dia 5 de outubro, das 10h00 às 15h00, em sua sede na capital paulista (Rua Cubatão, 320), a #PetLovers Sompo, evento que reúne doação de cães, foodtrucks e lojinhas de produtos para bichinhos de estimação. Aberto à população, a iniciativa tem como objetivo viabilizar a adoção responsável de cães, promover a conscientização sobre a questão do abandono de animais e arrecadar fundos para entidades de assistência aos animais.

    Para a iniciativa, a companhia convidou instituições especializadas no assunto. Os animais para doação serão trazidos pela Cão Sem Dono (http://www.caosemdono.com.br/), ONG – Organização não Governamental que mantém mais de 300 animais em seus abrigos. Além disso, uma feira com produtos como roupinhas pet, enfeites, guloseimas pet, moda para tutores, artes e outras novidades trazidas por parceiros como AnimAu, Catland, Desabandone, Doggie Bag, Dog Hero, Dololô Boutique Pet, Doo Dog, Flor de Goiaba, MRSC – Moradores de Rua e Seus Cães, Nature Dog House, Parque dos Cães, Patas Therapeutas, Pet Delícia, Rabiscada de Flor, The Rock Dog Pet, Trapinhos & Afins e Via 4 Patas. Parte dos valores arrecadados pelas empresas durante o evento será doado a entidades voltadas à causa de defesa e bem-estar animal.

    Já para quem sentir fome, o cardápio vai ficar por conta dos food trucks Brazukas Food e Papitus Food, além das empanadas da Mil Folhas Eventos. Já a Di'Mama Gelato Italiano Artesanal traz seus gelatos italianos artesanais.

    Serviço:

    Evento: #PetLovers Sompo
    O que é: Feira de adoção de cães e de novidades do universo pet com fundos revertidos às entidades voltadas à causa de defesa e bem-estar animal
    Quando: 5 de outubro (Sábado)
    Horário: das 10h00 às 15h00
    Onde: Sompo Seguros
    Endereço: Rua Cubatão, 320 (próximo à Estação Paraíso do Metrô)
    Instituições e marcas: Cão Sem Dono, Catland, Desabandone, Doggie Bag, Dog Hero, Dololô Boutique Pet, Doo Dog, Flor de Goiaba, MRSC – Moradores de Rua e Seus Cães, Nature Dog House, Parque dos Cães, Patas Therapeutas, Pet Delícia, Rabiscada de Flor, The Rock Dog Pet, Trapinhos & Afins e Via 4 Patas
    Alimentação: Brazukas Food, Papitus Food, Mil Folhas Eventos e Di'Mama Gelato Italiano Artesanal

    Fonte: Sompo, em 02.10.2019

  • Sompo lança novo Portal de Sinistro que permite acompanhamento das ocorrências em tempo real

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    Novas funcionalidades disponibilizadas pela seguradora para seguros de Automóvel, Residencial, Condomínio e Empresarial traz “linha do tempo” em que segurado e corretor de seguros acompanham as fases do processo do início ao fim

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    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo –, para incrementar os serviços e melhorar ainda mais a experiência do cliente, acaba de lançar o novo Portal de Sinistro da companhia. A partir de agora, corretores de seguros e segurados dos ramos Automóvel e Ramos Elementares (Residencial, Condomínio e Empresarial) contam com uma série de novas funcionalidades que tornam a comunicação, acompanhamento e conclusão de um sinistro mais dinâmico e ágil. “Com a tecnologia, ao mesmo tempo em que implementamos novas funcionalidades que otimizam os processos, garantimos mais eficiência além de uma melhora substancial na experiência do cliente. Além disso, como o portal é totalmente responsivo, o usuário pode efetuar o acompanhamento dos procedimentos pela tela do computador, tablet ou smartphone”, destaca Andreia Paterniani, diretora de Sinistros da Sompo Seguros.

    O novo Portal de Sinistro da Sompo Seguros pode ser acessado por corretores de seguros e segurados meio dos aplicativos e portais do Corretor e do Segurado. Com uma linguagem simples e de fácil entendimento, um novo design também propicia uma melhor disposição das informações disponibilizadas e dos campos para preenchimento.

    Funcionalidades

    Agora, caso aconteça algo com algum veículo, imóvel residencial, condomínio ou empresa segurados, tanto o corretor de seguros quanto o segurado contam com recursos que facilitam os trâmites juntos à seguradora. Alguns deles são:

    • Abertura de sinistro e possibilidade de abrir mais de um sinistro para terceiros. Caso o cliente não tenha todas as informações em mãos, poderá seguir com o aviso e comunicar os dados do terceiro posteriormente;
    • Acompanhamento do andamento do processo por meio de uma “linha do tempo” atualizada em tempo real;
    • Acesso a todas as informações do processo. Ex.: SMS, correspondências enviadas, liberação de reparos, demonstrativo de indenização, orçamento, pedido de entrega de peças etc.;
    • Possibilidade de baixar e efetuar o envio de documentos;
    • Agendamento de vistoria e escolha da oficina referenciada para o segurado e terceiro, inclusive em casos de seguros Residencial, Condomínio ou Empresarial com danos a veículos (por exemplo, quando o manobrista atinge carros de clientes no estacionamento da empresa);
    • Resumo da apólice e Condições Gerais.

     “Por meio do Portal de Sinistro, o corretor de seguros e o segurado acompanham em tempo real cada etapa do processo. Ao ter informação do seu sinistro de forma objetiva e simples, o cliente tem a real compreensão sobre tudo o que é necessário para que seu atendimento seja concluído rapidamente, fazendo com que sua experiência seja a melhor possível.”, conclui Andreia.

    Dicas

    A ocorrência de um sinistro é sempre um momento delicado na vida das pessoas. Por isso, vale observar algumas dicas simples para agilizar o atendimento ao sinistro:

    Contatos – Procure ter sempre em mãos os dados de sua apólice, os contatos de seu corretor de seguros e da seguradora. Na Sompo Seguros, todas essas informações estão reunidas no app Sompo Segurado;

    Consulte sua apólice - Todas as informações referentes ao seu seguro, tais como coberturas e limites, estão disponíveis na sua apólice para auxiliá-lo no entendimento do processo de sinistro;

    Peça ajuda ao corretor - O corretor é o representante que pode auxiliar o segurado durante todo o processo de sinistro. Por isso, faça contato com ele sempre que necessário;

    Informe o que aconteceu - No caso de sinistro é importante a comunicação à Seguradora imediatamente após a sua ocorrência.  Forneça o máximo de informações durante o Aviso de Sinistro. Isso pode agilizar o andamento do processo e nos permite lhe atender com mais eficiência.

    Fonte: Sompo, em 16.09.2019

  • Sompo leva conceitos de Compliance à cadeia produtiva do mercado de Seguros

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    Parceiros como corretoras de seguros e oficinas de reparação automotiva de todo o Brasil participam de eventos que tratam da importância da governança e conformidade para garantir a manutenção da ética e integridade, bem como para minimizar riscos de exposição à danos de imagem e de responsabilização jurídica

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    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo –, como parte de seu Programa de Ética e Compliance, estabeleceu um cronograma com uma série de palestras e treinamentos voltados tanto à atualização de colaboradores, quanto para disseminar a cultura do compliance entre fornecedores e parceiros de negócios em diversas localidades do Brasil, a exemplo de corretores de seguros, oficinas parceiras de reparo automotivo etc.

    A Sompo conta com um programa estruturado de Ética & Compliance, bem como com procedimentos de comunicação e disseminação da cultura de compliance, o que inclui procedimentos e valores éticos esperados de nossos colaboradores e parceiros de negócios”, afirma Cesar Cassio de Rienzo, superintendente de Compliance da Sompo Seguros. “As atualizações voltadas aos colaboradores por meio de e-learning, treinamentos presenciais e eventos internos ou encontros periódicos dos agentes de compliance já fazem parte da rotina da equipe da área e são atualizadas e incrementadas anualmente. Já a intensificação das ações voltadas a corretores de seguros e fornecedores integra nossa estratégia de atuação ética e responsável, que também nos permite estar cada vez mais próximo dos parceiros de negócios, compartilhando valores e esclarecendo diretrizes com transparência”, destaca o executivo.

    Com a demonstração de ferramentas e iniciativas para prevenção a fraude e corrupção, a Companhia destaca a relevância dos profissionais da cadeia produtiva do mercado de Seguros estarem cientes sobre como a condução dos negócios podem expor tanto a própria empresa como seus parceiros de negócios a riscos de responsabilidade legal ou de imagem. Os programas de Compliance, quando devidamente instituídos, viabilizam a identificação antecipada de eventuais problemas de conduta, o que permite prevenir riscos e até constatar situações de não-conformidade em outras organizações, por exemplo. Isso resulta numa redução substancial de custos e contingências, além de trazer mais eficiência e conscientização entre funcionários. Como resultado, a empresa tende a registrar uma melhora nos índices de governança e percepção positiva da reputação da organização.

    O principal objetivo das iniciativas voltadas aos parceiros é disseminar a cultura do compliance, estabelecer um alinhamento e aproximação maior com essas empresas e profissionais, e garantir a transparência e conhecimento dos valores da Sompo enquanto companhia. Também sempre salientamos a importância das práticas relacionadas a Ética e Integridade que devem ser observadas. Afinal, esses parceiros nos representam e precisam estar em linha com o que realmente acreditamos”, conclui Rienzo.

    Na agenda de eventos a serem promovidos pela Sompo até o final do ano estão palestras sobre Prevenção e Combate à Fraude em Sinistros, impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Controles Internos, Canais de Denúncia, O valor de estar em Compliance no mercado de Seguros, Compliance voltado a prestadores de serviços na área de Sinistro Automotivo, entre outros.

    Vale ressaltar que o Programa de Ética & Compliance da Sompo foi desenvolvido segundo as mais atualizadas práticas internacionais e em respeito à legislação vigente, à exemplo da Lei nº 12.846/2013 (também conhecida como Lei Anticorrupção), do Decreto 8.420/15 e da Circular 249/2004 da SUSEP - Superintendência de Seguros Privados. Segundo a Pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil, feito pela consultoria KPMG, 61% dos respondentes afirmaram que os terceiros não receberam treinamentos de Compliance e Anticorrupção nos 12 meses anteriores. Foram consultados diretores da área de Compliance de 450 empresas de diversas indústrias, capturando suas percepções quanto à maturidade do Programa de Ética e Compliance em suas companhias.

    Fonte: William Parron, em 08.08.2019

  • Sompo Seguros patrocina ONG que leva voluntariado e arte a hospitais públicos

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    Como parte de seu programa de Responsabilidade Social, que visa apoiar projetos que estimulem a educação, saúde e bem-estar, seguradora apoia ações do Canto Cidadão, que pretende superar a meta de 60 mil pessoas beneficiadas em 2018 

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    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – é uma das patrocinadoras do Plano Anual Canto Cidadão, projeto da Organização Não-Governamental (ONG) Canto Cidadão, que prepara e coordena voluntárias (os) em programas de arte em hospital, na Grande São Paulo. Essa medida integra o planejamento da seguradora na área de Responsabilidade Social que visa contribuir com ações de impacto social nas áreas de educação, saúde e qualidade de vida. “O estímulo ao bem-estar e à qualidade de vida está no DNA da Sompo. Estabelecemos uma estratégia de integrar iniciativas com propósitos claros de impacto social sob os pilares de Direitos Humanos e Meio Ambiente. E as iniciativas do Canto Cidadão, voltadas à educação, cultura e bem-estar estão contempladas dentro do que consideramos Direitos Humanos”, observa Celso Ricardo Mendes, Diretor Administrativo da Sompo Seguros.

    O Canto Cidadão tem a meta de superar o índice de 60 mil pessoas beneficiadas em 2018. Estamos felizes em contribuir de alguma forma para que esse objetivo seja alcançado”, completa Andre Gouw, gerente de Comunicação e Marketing da Sompo Seguros. 

    Anualmente, o Canto Cidadão realiza uma chamada especial para interessadas (os) em participar dos seus programas socioculturais de voluntariado em hospitais. O objetivo é encontrar novas(os) voluntárias(os) para o Arte em Todo Canto – Hospitais (teatro), CantoRia (música), Doutores Cidadãos (palhaçaria) e o EnCanta (atividades em brinquedotecas), preparando-as (os) para que a atividade seja positiva para todas as pessoas envolvidas. 

    Essas pessoas são submetidas ao PIP, o Programa de Identificação de Perfil, que busca identificar por meio de palestras, questionários comportamentais, dinâmicas e entrevistas, as competências essenciais para as atividades pretendidas, notadamente comunicação empática, comprometimento e compreensão de direitos humanos. O processo de preparação das turmas de 2019 já está em fase de conclusão, com cerca de 90 novos (as) voluntários (as) se integrando aos elencos, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento da ONG. 

    Além disso, o Canto Cidadão também conta com uma agenda mensal de palestras e oficinas gratuitas de desenvolvimento por meio de expressões artísticas e abordagens relacionadas ao comportamento humano. “Ao investir em um projeto que democratiza a cultura com iniciativas gratuitas e leva arte e cultura a hospitais e escolas públicas, a Sompo integrou o verdadeiro sentido de olhar pelo bem-estar do próximo. Afinal, esses são espaços sem muita visibilidade pública para a marca num primeiro momento. Porém o efeito transformador e os resultados ao longo do tempo são inestimáveis”, afirma Felipe Mello, diretor-fundador do Canto Cidadão. Entre as atividades previstas estão oficinas gratuitas sobre contação de histórias, investigações cênico-lúdicas de objetos do cotidiano por meio de expressões artísticas, oficinas voltadas à musicalidade e conhecimento de repertórios etc. A agenda completa de eventos está disponível no site da organização. 

    Sobre o Canto Cidadão 

    Canto Cidadão é uma ONG – Organização Não Governamental que desde 2002 utiliza a arte, a comunicação e o protagonismo para sensibilizar e agir por meio de programas sociais nas áreas da saúde, educação e cultura. Somente em 2018, suas atividades beneficiaram diretamente mais de 60 mil pessoas, especialmente por meio do voluntariado. Desde a sua fundação, já foram mais de três milhões de pessoas beneficiadas pelas atividades. www.cantocidadao.org.br

    Fonte: Sompo, em 16.07.2019

  • Sompo Seguros lança Anônimos do Bem para destacar importância de ações de consciência ambiental e cidadania

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    Série no Instagram se vale do exemplo de pessoas com atitudes e projetos voltados à cidadania, educação e meio ambiente para destacar a importância da atitude individual para conscientização e melhoria da qualidade de vida da coletividade

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo - como parte de sua política de incentivo às causas sociais e ambientais, lançou a série Anônimos do Bem. Por meio de postagens quinzenais no Instagram, a seguradora apresenta pessoas que, mesmo sem grandes holofotes, desenvolvem atividades voltadas à cidadania, educação e meio ambiente para contribuir com uma sociedade mais justa, consciente e igualitária. “Mahatma Gandhi, uma vez disse ‘seja a mudança que você quer ver no mundo’. Esse pensamento encontra voz em pessoas que se empenham em ter uma atitude propositiva em relação à vida e à sociedade. Ao trazer à luz essas histórias, a Sompo busca empoderar as pessoas que, com o seu exemplo, contribuem para que a população tenha mais qualidadede vida”, destaca Andre Gouw, gerente de Comunicação e Marketing da Sompo Seguros.

    Desenvolvida em parceria com a agência REF+, a série Anônimos do Bem conta com histórias de seis pessoas engajadas em causas relacionadas à sustentabilidade, educação e conscientização ambiental, consumo consciente, entre outros. Iniciadas em maio, quinzenalmente, novos exemplos de cidadania e preocupação com a coletividade são compartilhados no Instagram da Sompo Seguros (@sompo.seguros).

    Já estão disponíveis histórias como a de Roger Peek, advogado de 44 anos que, após visitar ilhas e praias ao redor do mundo poluídas com lixo (sobretudo plástico) durante seu Mestrado em Sustentabilidade em 2012, passou a fazer coleta voluntária de materiais recicláveis que encontram destinação na Molécoola. Ou da bióloga Larissa Sanches, que é produtora de cosméticos naturais e educadora ambiental com foco em plantio agroecológico e criação de produtos não poluentes. Larissa já atuou em diversos projetos sociais nos quais ensina pessoas a produzir cosméticos não tóxicos, que não agridem as águas e o meio ambiente; que podem se tornar uma fonte de renda sem agredir aos oceanos.

    Outro exemplo é o de Katharine Esteves Rodrigues, 27 anos, que venceu uma conturbação alimentar para se tornar culinarista sustentável e consultora de eventos voltados à conscientização alimentar. Atualmente ela se vale da culinária e da comunicação (sua área de formação acadêmica) para trabalhar com a educação sob a perspectiva de um novo olhar sobre o alimento e sobre como se aproximar da cozinha de uma forma prática, prazerosa e saudável.

    Já Sônia Regina de Aquino Rocha, de 54 anos, desenvolve uma ação de educação ambiental com outros voluntários junto a alunos das comunidades indígenas da etnia Guarani, moradores das aldeias vizinhas ao Parque Estadual do Jaraguá, na zona norte da capital paulista. O trabalho desenvolvido aborda plantios de horta, plantas medicinais, Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), como fazer mudas etc, sempre com respeito à forma tradicional de plantio na cultura indígena.

    Nas próximas semanas, serão conhecidas as histórias de outros agentes de mudança. “A Sompo sempre defendeu causas e deu voz a pessoas que fazem a diferença por meio de suas atitudes. Em 2019 intensificamos nossas ações de Responsabilidade Social, por meio de causas que estão alinhadas com nossos principais pilares de atuação, que são Direitos Humanos e Meio Ambiente. Ao trazer a público o exemplo das pessoas retratadas na campanha Anônimos do Bem, trazemos a reflexão sobre o quando cada um pode contribuir individualmente com um mundo melhor”, observa Celso Ricardo Mendes, diretor Administrativo da Sompo Seguros.

    Narrativas que empoderam

    Anônimos do Bem é mais uma iniciativa da Sompo Seguros, que trabalha com novas ferramentas narrativas em seus canais de comunicação a fim de estabelecer um ciclo de comunicação com o consumidor, traduzindo o conceito “Você Sempre Bem” por meio de histórias de empoderamento, que estimulem atitudes positivas que mudam o mundo. Esta é a primeira campanha do gênero no Instagram. A companhia já conta com três webséries (disponíveis no canal do Youtube da Sompo Seguros).

    A primeira Websérie de oito episódios, lançados entre novembro e dezembro de 2015, apresentou histórias reais de seis pessoas que fazem a diferença na vida do próximo com atitudes simples, mas essenciais. Os seis personagens são pessoas comuns que decidiram realizar ações voluntárias em prol de uma causa. Estimulados por diferentes motivações, mas tendo em comum a ideia de que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações, os personagens são exemplos de que uma pessoa com vontade e iniciativa para se dedicar parte de seu tempo em benefício do próximo pode influenciar seu entorno e contribuir com mudanças fundamentais na sociedade e na vida de outras pessoas.

    Já a segunda Websérie, também apresentou em seis episódios veiculados entre 25 de janeiro e 1 de março de 2017, relatos de seis pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação.

    A terceira Websérie, Todos Diferentes e Todos Iguais, lançada em setembro de 2017, trouxe a público o debate sobre a relação da coletividade com a Pessoa com Deficiência (PcD). Por meio de trechos intercalados de entrevistas concedidas por quatro Pessoas com Deficiência, são apresentadas as percepções dos convidados sobre temas como Sociedade, Lazer, Trabalho e Amor & Sexo. O resultado é a construção de uma narrativa que busca mostrar que a deficiência física é uma condição, mas não é o que determina quem a pessoa é enquanto indivíduo e cidadão ativo na sociedade.

    Fonte: William Parron, em 02.07.2019

  • Sompo apresenta na Reatech seguro inédito no Brasil para Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida

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    Única seguradora a contar com estande no evento apresenta produto inovador que indeniza o segurado em caso de ocorrências, a exemplo dos custos com reparo ou reposição de próteses e cadeiras de rodas

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – leva à Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, o único seguro desenvolvido no Brasil que tem como objetivo atender a Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, a exemplo de idosos, que necessitam de equipamentos de tecnologia assistiva. A companhia, única seguradora entre os expositores do evento, vai receber os visitantes em seu estande (localizado na Rua 200, nº 217 A) para apresentar o Seguro Equipamentos de Mobilidade, que indeniza o custo com reparos ou reposição de equipamentos tais como cadeiras de rodas, triciclos com propulsão pelas mãos e próteses em caso de ocorrências de causa externa, a exemplo de quedas, impactos, colisões, atropelamentos, assaltos à mão armada etc.

    A Sompo tem como Missão ‘Gerar bem-estar e proteção à sociedade provendo serviços da mais alta qualidade’. Com base nessa premissa, nossa área de Inovação desenvolveu o produto, que já foi reconhecido com premiações em nosso segmento de atuação”, lembra Marcio Martinati, superintendente da Sompo Seguros responsável pela área de Equipamentos de Mobilidade.

    Além de ser o primeiro seguro com esse tipo de cobertura no Brasil, o seguro Equipamentos de Mobilidade também é o primeiro produto da Sompo em todo o mundo com essas características. Com o lançamento do produto, a Sompo também estabeleceu uma parceria com a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, que conferiu à seguradora o selo Empresa Parceira da AACD.

    Além das coberturas, o produto conta com um Plano de Assistência 24 horas com serviços voltados a atender às necessidades específicas de PcDs ou com mobilidade reduzida. Entre os serviços estão: Taxi Emergencial, Despesas Médicas por Acidente, Rede de Cuidadores, Recolocação Profissional, Concierge especializado no atendimento de PcD, Courrier, entre outros. O Plano de Assistência 24 horas conta ainda com serviços como Chaveiro, Conserto de Linha Branca, Reparos Elétricos, Reparos Hidráulicos, Consultoria de Marceneiro, Consultoria de Serralheiro, Troca de Chuveiro, Check-up do Lar e até Apoio Emocional

    O Sompo Equipamentos de Mobilidade

    O Sompo Equipamentos de Mobilidade foi criado a partir do trabalho desenvolvido pela área de Inovação da Sompo. Os agentes de inovação da companhia mapearam que não havia no mercado um seguro que atendesse as reais necessidades de Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida. Com isso, a companhia lançou o Sompo Equipamentos de Mobilidade, que teve seu reconhecimento por meio do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, conferido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg, na categoria “Produtos e Serviços”.

    Serviço

    Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
    Data: de 13 a 16 de junho de 2019
    Horários: 13 e 14, das 13h às 20h | 15 e 16, das 10h às 19h00
    Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
    Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo

    Sobre a Reatech

    Organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano, a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade é considerada a principal feira do setor na América Latina. A cada edição, reúne cerca de 300 expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados para deficientes físicos (carros, ônibus, vans), fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.

    Fonte: Sompo, em 13.06.2019.

  • Sompo apresenta experiência em inovação durante CQCS Insurtech & Inovação

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    Companhia apresenta resultados alcançados com investimentos no processo de implementação de uma cultura de inovação na prática

    A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – como parte de seus investimentos em inovação, marca presença durante a segunda edição do CQCS Insurtech & Inovação, que acontece nos dias 12 e 13 de junho, no Centro de Eventos Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo/SP. “A Sompo vem investindo substancialmente em inovação para trazer novos produtos e serviços que contribuam para transformar positivamente a maneira como as pessoas se relacionam com o seguro. Vamos compartilhar um pouco da nossa experiência com os participantes do evento, que já nasceu como o maior em sua categoria na América Latina”, ressalta Fernando Grossi, diretor executivo Comercial da Sompo Seguros.

    Para nós, Inovação é toda ação que contribua para a criação de um novo negócio ou transforme um modelo existente, trazendo vantagem competitiva”, considera Claudio Quaglia, gerente de Inovação da Sompo Seguros, que vai apresentar a palestra O jeito Sompo de Inovar, como parte do painel Inovação como Cultura da Organização do Futuro, que acontece às 17h00 do dia 13 de junho.

    Na palestra, o executivo apresenta a experiência da Sompo em implementar uma cultura e a cadeia de processos para aplicabilidade prática da inovação. “Temos atuado com inovação aberta. Interagimos constantemente com Startups e universidades para nos apoiar em nossos desafios. Além disso, trocamos experiências e aprendizados com nossos laboratórios digitais distribuídos pelo mundo - Silicon Valley (EUA), Tokio (Japão) e Tell Aviv (Israel) -, que também atuam com inovação aberta em seus países, e com quem fazemos intercâmbio de soluções diferenciadas considerando o ecossistema internacional de inovação”, observa Quaglia.

    Na ocasião, a Sompo também vai contar com um stand na ExpoInsurtech, a feira de exposições do evento. Executivos da companhia estarão no local para recepcionar os visitantes e apresentar as mais recentes novidades da companhia em termos de produtos e serviços.

    Área de Inovação da Sompo

    A área de Inovação da Sompo foi criada em 2017, quando foi desenvolvido um canal para que ideias de colaboradores pudessem contribuir com projetos que tivessem como objetivo criar oportunidades de negócios e melhorar a experiência do cliente junto à seguradora. A priorização das ideias é definida por meio de uma plataforma de Inteligência Artificial. Essa ferramenta também é utilizada para recrutar os agentes de inovação, que são responsáveis por difundir a cultura e desenvolver projetos, logo depois de passarem por um treinamento específico para essa finalidade.

    O objetivo da área é fomentar o mindset de Inovação por todos os setores da companhia. A ideia é que a inovação permeie toda a cadeia de valor da Sompo sem a necessidade de que o desenvolvimento de projetos diferenciados esteja “centralizado” numa única área. “Para isso, questionamos os padrões existentes, provocando as áreas a saírem de sua zona de conforto para buscarem alternativas que melhorem sua forma de atuação. Afinal, o caminho que nos trouxe até aqui não é exatamente o que nos conduzirá ao futuro”, conclui Quaglia.

    Uma das soluções desenvolvidas por meio dessa iniciativa recebeu o reconhecimento ainda no ano de criação da área de Inovação. O Sompo Equipamentos de Mobilidade foi criado a partir dos trabalhos dos agentes de inovação, que mapearam as reais necessidades de um público específico e partiram para o desenvolvimento do projeto. Com isso, a companhia lançou o Sompo Equipamentos de Mobilidade, produto inédito no Brasil que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida. O reconhecimento veio por meio do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, conferido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg, na categoria “Produtos e Serviços”.

    Internacionalmente, a Sompo conta com o SOMPO Digital Lab, que são laboratórios digitais distribuídos pelos principais polos de inovação do mundo, tais como Silicon Valey (EUA), Tell Aviv (Israel), Tokio (Japão), além das áreas de Inovação das demais subsidiárias da Sompo Holdings pelo mundo.

    Fonte: Sompo, em 12.06.2019.

  • Sompo Seguros internaliza serviço de Assistência 24 Horas e incrementa atendimento a segurado

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    Companhia investiu em tecnologia, infraestrutura e capital humano no desenvolvimento do novo sistema por meio do qual profissionais dedicados fazem o atendimento personalizado e exclusivo dos segurados e corretores de seguros no segmento Automóvel. Medida estratégica visa garantir mais assertividade e uma melhor experiência do cliente em seu dia a dia junto à seguradora

    A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de internalizar a gestão do serviço de Assistência 24 Horas, que deve dinamizar o atendimento de demandas de clientes do ramo de Seguro Automóvel. Por meio da iniciativa, a seguradora investiu em recursos para disponibilizar uma infraestrutura própria em um de seus prédios, na qual uma equipe dos parceiros responsáveis pelo serviço de Assistência 24 Horas vai trabalhar com dedicação exclusiva aos clientes do seguro Automóvel da Sompo.

    Adotamos na área de Assistência 24 Horas um conceito semelhante ao que aplicamos no serviço de monitoramento de cargas, que deu muito certo, foi percebido como um diferencial competitivo pelos clientes e contribuiu para que chegássemos à liderança no segmento de Transporte”, observa Adailton Dias, diretor executivo de Produtos, Resseguro e Sinistros da Sompo Seguros. “Investimos em tecnologia, infraestrutura e capital humano para garantir um atendimento exclusivo e personalizado aos segurados. A companhia acaba de lançar um seguro Automóvel inovador e competitivo e precisávamos garantir que os serviços relacionados estivessem à altura do produto. Nosso objetivo é fazer com que o segurado tenha a melhor experiência desde a contratação da apólice até uma eventual necessidade de acionamento por uma assistência ou sinistro”, ressalta.

    Por meio de uma parceria estratégica, a Sompo investiu em toda a infraestrutura necessária para que o atendimento ao cliente do serviço de Assistência 24 Horas seja desenvolvido dentro suas instalações. Todo o trabalho dos profissionais (operadores, coordenadores, supervisores, back office e suportes operacionais) tem o acompanhamento de uma equipe da Sompo formada por um gestor da operação, além de executivos responsáveis pela área de Experiência do Cliente e área Técnica do Produto Automóvel. “Essa medida faz com que nossos parceiros se conectem com a nossa Missão, que é ‘gerar bem-estar e proteção à sociedade provendo serviços da mais alta qualidade’”, acrescenta Priscila Guelfi, superintendente da área de Experiência do Cliente da Sompo Seguros. “Além disso, o acompanhamento, direcionamento e apontamento constante de melhorias faz com que esse trabalho atenda plenamente as necessidades dos clientes, agregue valor ao segurado ao estar presente em seu dia a dia e possibilite a identificação de oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e serviços que venham atender às demandas dos segurados e corretores de seguros”, conclui.  

    A ideia é que esse serviço seja expandido num futuro próximo para os demais ramos qme que a companhia atua. Desde o início do projeto tínhamos um objetivo principal já estabelecido: o de fazer com que o segurado fosse atendido de forma mais célere, com mais qualidade e de maneira personalizada. Estabelecer uma estratégia de ação para fazer com que corretores de seguros e segurados tenham a percepção da dedicação exclusiva no atendimento que recebem demandou uma série de estudos de viabilidade operacional e logística, que contou com especialistas de diferentes áreas da companhia”, destaca Celso Ricardo Mendes, diretor de Operações da Sompo Seguros. “A Sompo já vem investindo em novas tecnologias e processos para tornar a jornada do cliente junto à seguradora um diferencial competitivo. E essa iniciativa é mais um passo importante nesse sentido”, finaliza o executivo.

    Fonte: William Parron, em 05.06.2019.

  • Sompo Seguros alcança 18,3% de market share em Seguro de Transportes com R$ 579,4 milhões em Prêmios Emitidos

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    A Sompo Seguros atingiu 18,3% de market share na carteira de Seguro de Transportes, índice cerca de 8% acima do segundo no ranking do segmento. A companhia, que já havia alcançado a liderança desse mercado em 2017, consolidou essa posição no ano passado, quando registrou um crescimento de 71,9% e R$ 579,4 milhões em Prêmios Emitidos, ante R$ 337,1 milhões de 2017. O resultado vem de uma estratégia de investimento em soluções tailor made de gerenciamento de risco, que além de prevenir sinistros, contribui com a melhora nos índices de eficiência operacional do cliente. "Nossa solução encontrou o reconhecimento do mercado, que entendeu que o acompanhamento constante e a implementação de ferramentas que ajudem a evitar sinistros tem um impacto positivo relevante no resultado financeiro do segurado”, comenta Adriano Yonamine, diretor de Transportes e Auto Frota da Sompo Seguros.

    Segundo dados da SUSEP - Superintendência de Seguros Privados, o segmento de Seguro de Transportes registrou crescimento de 15,3% e passou de R$ 2,7 bilhões em Prêmios Emitidos em 2017 para R$ 3,2 bilhões em 2018. “O setor apresentou um bom crescimento, mesmo diante da situação desfavorável da economia no ano passado. Com as perspectivas de elevação do PIB e de aquecimento do mercado em 2019, as perspectivas são de que o setor vai continuar a seguir seu histórico de crescimento”, conclui o executivo.

    Fonte: William Parron, em 01.04.2019.

  • Novo Auto Sompo chegou como um produto completo e um processo de venda simplificados

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    A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de lançar, numa apresentação para corretores de seguros na sede da companhia em São Paulo, realizada hoje (terça-feira, 26 de março), o novo Auto Sompo, a mais recente solução em termos de seguro de veículos da companhia. Desenvolvido para atender a um aumento na demanda por produtos de fácil contratação, que atendam a diferentes necessidades, o Auto Sompo é um produto moderno e flexível, de aceitação simples, que traz um processo ágil para a cotação e emissão de apólice.

    Investimos em tecnologia e capital humano para trazer um seguro simples, com ofertas customizadas por perfil de cliente e totalmente desburocratizado em sua contratação”, considera Rogério Santos, diretor técnico do Produto Automóvel. “Com alguns cliques, o corretor de seguros tem sua cotação personalizada, e ainda, conta com as opções do auto mensal e uma sugestão Sompo. Já o segurado, por sua vez, tem o conforto de ter as melhores opções de coberturas e serviços sob medida”, observa o executivo.

    Coberturas

    O produto vem com mais amplitude na aceitação de veículos de passeio e carga (nacionais e importados), limites de coberturas, flexibilização dos percentuais da FIPE e adequação e simplificação das franquias.

    Além disso, o segurado conta ainda com uma série de serviços agregados, que podem ser contratados em três categorias: Essencial, Superior e Premium.

    Conforme a categoria de serviços, em relação a Assistência 24 horas, o segurado conta com limite de quilometragem para sinistro ou pane (que pode ser até ilimitado para carros de passeio no Pacote Premium), guincho, reparo no local, troca de pneus, motorista profissional, retorno de passageiros após acidente, remoção hospitalar após acidente, retorno seguro, 2o. guincho para mesma pane, chave codificada ou pantográfica e leva-e-traz para a primeira revisão, higienização do veículo em caso de alagamento, entre outros serviços.

    Já no serviço de Assistência a Vidros, a Sompo garante o conserto ou a troca, seja do para-brisas, dos vidros laterais ou do vidro traseiro em caso de trinca ou quebra. Na categoria Premium estão contemplados ainda acessórios, como faróis, lanternas e retrovisores, além do serviço de Martelinho de Ouro.

    Crescimento

    O lançamento do novo Auto Sompo acontece como parte das perspectivas da Sompo de incrementar sua participação no mercado, que começou com um plano de investimento em tecnologia e equipe de profissionais renomados no mercado. O ponto inicial dessa ação se deu quando Rogério Santos, que está na companhia desde 2016, quando veio para ser responsável pela área comercial no Interior de São Paulo, aceitou assumir a diretoria da área de Automóvel.

    Para integrar a iniciativa de dinamizar essa carteira, o executivo contratou Christina Carneiro Said, como gerente técnica da área de Automóvel. Formada em Administração de Empresas, pela Universidade Paulista, e Pós-Graduação em Banking, pela Universidade Mackenzie, Christina atua há mais de 20 anos em área de produtos de todo ciclo de produtos Automóvel e Massificados, com experiência na gestão de carteira vigente, no desenvolvimento e reconstrução de novos produtos até a gestão de carteira.

    Outro ponto foi o investimento em tecnologia. Para o novo Auto Sompo, a companhia implementou um novo cotador, por meio do qual o corretor de seguros conta com um ambiente em que, com poucos cliques, efetua todo o processo de cotação com as opções mais adequadas de coberturas e serviços para o segurado.

    Agora, os executivos da companhia estabeleceram um planejamento de eventos em que vão apresentar pessoalmente o novo Auto Sompo aos representantes de entidades do segmento e aos parceiros corretores de seguros. “Já na última semana de março e todo o mês de abril temos roadshows programados em onze estados brasileiros. Estamos felizes em compartilhar o resultado de um trabalho conjunto, no qual tivemos a participação ativa dos corretores, com ideias e alinhamento das necessidades. Somos uma companhia tradicional no segmento de Automóvel e a perspectiva com o novo Auto Sompo é de consolidarmos a nossa posição e realizarmos a uma evolução com perenidade”, comenta Santos.

    Fonte: William Parron, em 26.03.2019.

  • Sompo explora bom humor e múltipla escolha para ressaltar benefícios do seguro em nova campanha de abrangência nacional

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    Criada pela REF+, campanha publicitária Opção Certa utiliza situações de múltipla escolha para levar audiência a refletir sobre a relevância do seguro no dia a dia das pessoas

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    A Sompo Seguros S.A, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, como parte de sua estratégia de comunicação com seus diversos públicos, investe em uma nova campanha publicitária. Sob o conceito de que o seguro permeia todos os aspectos do dia-a-dia, a ação “Opção Certa”, criada pela REF+, busca retratar com bom humor algumas situações de apreensão e dúvida para reforçar as características que as pessoas buscam no produto: segurança e tranquilidade. “Mais do que um serviço para se utilizar somente quando acontece algum dano, a contratação do seguro é uma questão preventiva e de planejamento financeiro, essencial para que o segurado tenha a tranquilidade de saber que pode contar com a Sompo para ajudá-lo a restabelecer seu patrimônio caso seja surpreendido por uma situação inesperada”, destaca André Gouw (foto), gerente de marketing da Sompo Seguros.  

    A campanha está no ar e conta com seis filmes e peças de mídia impressa e online nas quais a audiência é levada a refletir sobre as cenas apresentadas. A marca explora situações de múltipla escolha que provocam reflexões e demonstram que seguro não é usado apenas em casos de acidentes. Cada momento pode representar tanto uma atividade simples e relaxada do dia a dia, como uma corrida no parque - para quem conta com um seguro Sompo -, quanto de preocupação, quando a pessoa precisa voltar às pressas para checar se trancou a casa - caso de quem não tem um seguro Sompo. Ou ainda, a pessoa pode estar comemorando o gol do time de coração ou torcendo para que a rua em que estacionou o carro não alagar. Em cada peça, é apresentada a assinatura “Escolha a opção certa. Escolha o seguro faixa preta”.

    Um seguro é usufruído todos dias, o tempo todo, e quisemos trazer essa mensagem para a campanha ilustrando com situações que acontecem no nosso dia a dia. Quando você tem um seguro faixa preta da Sompo Seguros, com 130 anos de tradição, não precisa se preocupar, pode ficar tranquilo para curtir os bons momentos da vida, relaxar, praticar exercícios físicos”, afirma Renato Pereira, sócio e CCO da REF+, consolidada entre as cinco maiores agências independentes no mercado brasileiro.

    A estratégia de plano de mídia conta com veiculação nacional e mais de 12 mil inserções em canais de TV fechada, além de mídia impressa em revistas segmentadas. Também estão contempladas linguagens contemporâneas, como GIFs e Boomerangs, para impulsionar o engajamento da campanha com o público em canais como o IG Stories, Facebook e YouTube. Para assistir aos filmes, clique em bit.ly/SOMPOCAMPTC e bit.ly/SOMPOCAMPAD.

    O Seguro Faixa Preta

    A campanha Opção Certa chega ao mercado como uma continuidade do trabalho de comunicação desenvolvido ao longo de 2018, quando foi lançado o mote “seguro faixa preta” na primeira campanha de abrangência nacional criada pela REF+ para a Sompo, que teve foco institucional e trazia o lutador brasileiro Lyoto Machida como protagonista. “Apesar de ser uma companhia com 130 anos de tradição no mundo, no Brasil, a marca Sompo começou a operar no mercado em 2016 pela integração de duas outras marcas da companhia. Por isso, vínhamos de um trabalho com foco no conhecimento da marca, que resultou em um aumento de awareness no ano passado. Já para 2019, começamos a apresentar os benefícios do seguro, já que o Brasil ainda é considerado um mercado com grande potencial de expansão e ainda existe uma parcela significativa da população que não conhece as diferentes modalidades de seguro existentes”, conclui Gouw.  

    Ficha técnica

    Anunciante: Sompo Seguros

    Título: Opção Certa

    Agência: REF+

    CCO: Renato Pereira

    Diretor Criativo: Tiago Lucci

    Diretor de Arte: Carlos Mazanek

    Redator: Ricardo Frezza

    Assistente de Arte: Diego Tavares

    CMO: Fernando Calfat

    Diretora de Mídia: Fernanda Gallo

    Diretora de Planejamento: Paula Thofehrn

    Planejamento: Juliana Jabra

    COO: Ricardo Calfat

    Executivo de Contas: Heitor Camenale

    Executivo de Contas: João Lentcsh

    RTV: Gabriela Garotti

    Produtora de Vídeo: Black Door Filmes

    Produtora de Áudio: Animal Estudios

    Fotógrafo: Egon Jais

    Aprovação no cliente: André Gouw / Aline Telis / Juliana Montilha

    Fonte: William Parron, em 25.03.2019.

  • Sompo alerta para cuidados a serem tomados para evitar danos decorrentes de enchentes e alagamentos

    sompo

    Seguradora já conta com equipe especializada para atender ocorrências decorrentes das fortes chuvas que atingiram São Paulo na noite de domingo. Período do verão é quando mais acontecem indenizações por conta de alagamentos no Brasil

    A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, criou uma estrutura especial para atender às ocorrências relacionadas aos sinistros que venham a ser registrados por conta das fortes chuvas que atingiram a região da Grande São Paulo desde a noite deste domingo (10 de março). Segundo dados do Governo do Estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros atendeu 1.267 ocorrências relacionadas às chuvas na Região Metropolitana de São Paulo entre domingo e às 20h00 de segunda-feira (11 de março). “No período entre outubro e março há um aumento das ocorrências de sinistros por alagamentos que afetam segurados principalmente dos ramos Automóvel, Residencial, Condomínio e Empresarial. Nossa equipe já conta com uma infraestrutura para dar suporte ao aumento na demanda em casos dessa natureza a fim de agilizar o processo de indenização”, observa Andreia Paterniani, diretora da área de Sinistros da Sompo Seguros.

    A seguradora mobilizou uma equipe técnica com objetivo de viabilizar imediato atendimento às ocorrências. “Nessas situações trabalhamos com prioridade máxima ao atendimento com o único propósito de indenizarmos os prejuízos no menor prazo possível”, lembra Andreia.

    Desde a noite deste domingo, dia 10 de março, as fortes chuvas atingiram várias regiões do Estado de São Paulo. Vários pontos da capital paulista e do ABC estão entre as áreas mais afetadas, o que resultou na interrupção total ou parcial do transporte público, a exemplo do transporte sobre trilhos e linhas de ônibus. A cidade de São Bernardo do Campo decretou situação de calamidade pública (Decreto Municipal nº. 20.696/2019). Foram noticiados e circularam nas redes sociais diversos vídeos sobre pontos de alagamentos que arrastaram veículos, alagaram casas, comércios e shopping centers. Rodovias como a Rio-Santos (São Sebastião), Tamoios (Caraguatatuba), Anchieta, Imigrantes e Mogi-Bertioga registraram trânsito lento, congestionamento, pontos de alagamentos ou deslizamentos de terra.

    Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo, as medições pluviométricas no início deste mês mostram índices muito acima das médias históricas de chuva. Em Santo André, por exemplo, choveu 182 mm até o final da manhã desta segunda-feira, dia 11, o equivalente a 80% da média para todo o mês de março. Em São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires, o registro do mesmo período correspondeu a 78% e a 74% das médias mensais, respectivamente.

    Coberturas

    A cobertura de alagamentos é, atualmente, contemplada em diversos ramos de seguro.

    No seguro Automóvel, a cobertura básica já contempla sinistros em que há submersão parcial ou total do veículo em água doce proveniente de enchentes ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados no subsolo. Um incremento implementado na Assistência 24 Horas é que, ocorrendo eventos em decorrência de enchente e inundação, a Sompo Seguros providencia a remoção e, para os clientes do plano Vip, a limpeza e higienização das partes afetadas do veículo.

    Já nos seguros Residencial, Condomínio e Empresarial, esta é uma cobertura adicional que garante ao segurado a indenização até o Limite Máximo de Indenização (ou LMI, que é o valor máximo de indenização estipulado na apólice) por perdas e danos materiais causados pela entrada de água no imóvel proveniente de aguaceiro, tromba d’água ou chuva; enchentes; água proveniente de ruptura de encanamentos, canalizações, adutoras e reservatórios (desde que não pertençam ao imóvel segurado, nem ao edifício do qual faça parte integrante) e alagamentos ou inundações causadas pelo aumento de volume de águas de rios e canais.

    Cuidados

    Andreia alerta que a melhor saída em situações de enchente é evitar o deslocamento, caso esteja em local seguro. “É importante que as pessoas compreendam que jamais se deve passar por áreas alagadas. Não há como prever se há buracos, madeira ou material cortante submersos que possam ferir. Além disso, a força da água, geralmente, é maior do que se estima. Todos esses são fatores que colocam a vida em risco. E a principal preocupação em momento de enchente é com a integridade humana”, observa Andreia

    Mas, caso não haja outra alternativa, algumas medidas de segurança podem ajudar. Veja algumas delas:

    Veículo:

    • Procure estacionar o veículo em local elevado e estacionamento fechado;
    • Caso não tenha estacionamento por perto, procure estacionar em ruas que não sejam aclives (subidas) ou declives (descidas), nem tampouco em ruas que ficam em regiões baixas, perto de declives;
    • Procure sempre tomar conhecimento das ruas e regiões com maior incidência de alagamentos e mude sua rota para não passar por elas;
    • Não enfrente a enchente. Essa é uma atitude que pode colocar sua vida em risco, além de provocar danos ao seu veículo;
    • Caso o nível de água esteja abaixo da metade da roda, procure acessar uma via próxima, sem avançar mais ainda na via alagada. Como não é possível observar o caminho em que está dirigindo, fica impossível saber dos obstáculos à sua frente (buracos, pedaços de madeira etc);
    • Caso seja apanhado pela enchente, abandone o carro caso a água atinja a altura do batente. A partir desse nível, o veículo pode começar a boiar, o que coloca sua vida em risco;
    • Em caso de enchente procure se abrigar em local seguro e coberto, longe da correnteza, de árvores ou correntes elétricas.

    Imóveis:

    • Caso a água invada sua casa, prédio ou empresa; procure um local seguro e elevado, de preferência longe do alagamento;
    • Mantenha sempre água potável, roupas e remédios à mão, caso tenha que sair rápido de sua casa;
    • Desconecte aparelhos elétricos das tomadas e feche os registros de entrada de água e gás;
    • Evite contato com água ou lama de enchentes e não deixe que crianças brinquem no local, já que a água contaminada traz risco de doenças como hepatite e leptospirose;
    • Jogue fora alimentos e medicamentos que tiveram contato com água de alagamentos;
    • Caso tenha que efetuar limpeza no imóvel atingido por alagamento, use botas e luvas de borracha para evitar contato da pele com água contaminada;
    • Utilize água sanitária na proporção de dois copos (400 ml) do produto para um balde de 20 litros de água para limpeza do chão, paredes e objetos atingidos por enchente;
    • Não utilize nem efetue teste em equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais que foram inundados, devido às chances de choque elétrico ou curto circuito;
    • Caso você more ou trabalhe em áreas com histórico de alagamentos, consulte sempre a previsão do tempo para saber do risco de alagamentos nos locais em que frequenta.

    Fonte: William Parron, em 12.03.2019.

  • Nota de Pesar - Sompo Seguros - Osmar Bertacini

    É com imenso pesar que a Sompo Seguros recebe a notícia do falecimento do corretor de seguros Osmar Bertacini. Com quase seis décadas dedicadas ao mercado de Seguros, Bertacini foi um profissional que contribuiu sobremaneira com o desenvolvimento do setor.

    Profundo conhecedor do mercado, contribuiu com a formação de gerações de profissionais como acadêmico da ANSP - Academia Nacional de Seguros e Previdência e como professor da Funenseg. Também atuou para o fortalecimento e melhor articulação do setor por meio de diversas entidades. Entre outras funções, recentemente ocupava os cargos de Presidente da APTS - Associação Paulista dos Técnicos de Seguros, 2º Secretário do Sincor-SP e de Secretário do Conselho Consultivo do CVG-SP, entidade da qual foi um dos fundadores.

    O presidente da Sompo Seguros, Francisco Caiuby Vidigal Filho, toda a diretoria e colaboradores da companhia prestam condolências e se solidarizam com familiares e amigos por essa inestimável perda.

    Sompo Seguros, em 09.01.2019