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  • Seguro garantia estendida original proporciona tranquilidade nas compras de Natal

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    Com vendas aquecidas no fim de ano, cresce a importância do seguro para eletroeletrônicos e produtos de alto valor agregado. Especialista da MAPFRE dá dicas para consumidor avaliar quando vale a pena contratar o seguro

    Com a temporada de compras de fim de ano, o varejo brasileiro se prepara para um aumento nas vendas nos próximos dias, principalmente no setor de eletroeletrônicos, um dos mais lucrativos do setor. Diante dessa realidade, a atenção do consumidor deve se voltar não apenas para a empolgação das compras, mas também para a importância do seguro de garantia estendida original.

    É comum que, ao adquirir produtos eletroeletrônicos, o consumidor desfrute de uma garantia obrigatória oferecida pelo fabricante, por um período mínimo de 90 dias, podendo chegar em média a 12 meses. No entanto, para garantir tranquilidade além desse prazo convencional, a contratação de uma extensão de proteção por mais 12 ou 24 meses torna-se fundamental. Essa medida assegura o reparo ou a substituição do produto em caso de defeitos garantidos no manual do fabricante que comprometem seu uso

    Esse tipo de seguro é indicado para produtos essenciais no dia a dia das pessoas, como geladeiras, televisores, notebooks, celulares e equipamentos eletrônicos diversos. Ao investir um valor relativamente baixo, em média de 10% a 20% do produto conforme o período de extensão escolhido, o consumidor que opta por esse seguro desfruta de um custo-benefício atrativo. A cobertura elimina a preocupação com custos adicionais relacionados à assistência técnica, como peças e mão de obra, e na impossibilidade do reparo, há a substituição do produto.

    "Neste período de compras em alta, é importante que os consumidores estejam cientes da importância do seguro de garantia estendida. Muitos consumidores não levam em conta o peso de custos adicionais com assistência técnica ou mesmo o preço de um novo produto, caso haja algum problema. Esse investimento se traduz em tranquilidade e economia a longo prazo, evitando um prejuízo inesperado. Em geral, o preço do seguro é menor que o custo de um único reparo no produto", afirma Andrea Nogueira, superintendente de produtos massificados da MAPFRE.

    A MAPFRE, em parceria com alguns dos principais varejistas brasileiros, oferece cobertura de garantia estendida, permitindo que os consumidores façam suas compras de fim de ano com mais segurança, prolongando o tempo de uso funcional dos produtos adquiridos. “Ao optar pelo seguro oferecido pela MAPFRE, os clientes garantem proteção adicional para seus produtos eletroeletrônicos, assegurando uma experiência de compra tranquila e livre de preocupações”, afirma a executiva.

    A superintendente da MAPFRE também esclarece que, ao contratar esse tipo de seguro, é importante que o consumidor leia atentamente os termos e condições do seguro para estar ciente das condições de cobertura. Alguns pontos que devem ser observados são.

    Período de cobertura: verifique o prazo de vigência do seguro, que geralmente, pode ser de 12 ou 24 meses, que se iniciam após o término da garantia do fabricante;

    Cobertura: O seguro garante as mesmas coberturas e exclusões da garantia do fabricante ou do fornecedor do produto.

    Bilhete de Seguro: É o comprovante de contratação do seguro. Confirme se todos os dados estão corretos, inclusive do produto que foi adquirido.

    Procedimentos: verifique o procedimento para abertura de sinistro, incluindo os documentos necessários. Importante guardar a Nota Fiscal de compra do produto que, junto com o Bilhete de Seguro, será solicitada pela Seguradora

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 19.12.2023

  • MAPFRE anuncia mudanças na organização de suas regionais

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    Três diretores regionais passam a agregar novas sucursais em suas estruturas de atendimento

    A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, anuncia mudanças na estrutura regional de suas sucursais. As alterações visam aperfeiçoar a eficiência operacional da companhia e fortalecer a relação com gerentes, assessores comerciais e parceiros estratégicos locais, como corretores e escritórios de assessorias. As mudanças envolvem três diretores regionais da MAPFRE:

    Antonio Edmir Ribeiro da Silva Filho, Diretor Regional Interior de São Paulo, passa a responder também pelas Sucursais Campinas e Sorocaba.

    Diego Bifoni, Diretor Regional Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso, passa a responder também pelo estado de Mato Grosso do Sul, centralizado na Sucursal Campo Grande.

    Hamilton Sobrinho, Diretor Regional Norte, Nordeste e DF, agrega à estrutura de atendimento todo o estado de Goiás centralizado na Sucursal Goiânia.

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    Antonio Edmir Ribeiro da Silva Filho, Diego Bifoni e Hamilton Sobrinho

    “As mudanças visam dar mais eficiência na comunicação e na relação entre nossos comerciais e os corretores de cada região, para que possamos oferecer um atendimento ao cliente ainda mais ágil e assertivo, além de promover uma melhor experiência na rotina de todos os colaboradores e melhorar ainda mais o relacionamento com nossos parceiros”, destaca o diretor-geral comercial da MAPFRE, Raphael Bauer.

    As diretorias regionais são unidades estratégicas na estrutura organizacional da MAPFRE e desempenham um papel fundamental na gestão e na coordenação das operações regionais da empresa, incluindo a captação de parcerias e relacionamento com corretores. Cada diretoria regional atua como um elo entre a matriz e as sucursais, sendo liderada por profissionais altamente capacitados e experientes no mercado de seguros. Além de supervisionar as atividades operacionais, os diretores regionais têm a responsabilidade estratégica de alinhar as metas corporativas da companhia no país com as demandas específicas de cada região atendida.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 17.11.2023

  • MAPFRE Brasil avança 95% de lucro no 3º trimestre e anuncia Felipe Nascimento como novo CEO do Grupo no país

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    De janeiro a setembro, companhia teve lucro operacional de quase 182 milhões de euros no Brasil. Impulsionada pelos ramos de Vida e Rural, a arrecadação em prêmios cresceu 7%

    A unidade brasileira do Grupo MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, encerrou o terceiro trimestre de 2023 com resultados positivos em sua operação local. O lucro líquido da MAPFRE no Brasil evoluiu de forma significativa, passando de 93,1 milhões de euros para 181,7 milhões de euros no cálculo de janeiro a setembro deste ano, o que representa uma alta de 95,1%, a maior entre todas as operações da companhia no mundo em relação ao mesmo período no ano passado.

    Já os prêmios emitidos no país atingiram a marca de quase 4 bilhões de euros, alta de 7,3% no período. O resultado foi impulsionado, principalmente, pela evolução positiva dos negócios de seguros Rural e de Vida, que cresceram, respectivamente, 9,9% e 8,8% em arrecadação. Os prêmios arrecadados com seguros de Automóveis, ramo que segue se adaptando ao cenário de inflação, cresceu 2,5% no período.

    "Estamos muito satisfeitos com os resultados do terceiro trimestre de 2023, que refletem o planejamento estratégico da companhia na busca por uma operação rentável e com modelos de subscrição adequados à realidade do mercado nacional", afirma Fernando Pérez-Serrabona, CEO do Grupo MAPFRE no Brasil. "Apesar dos desafios econômicos enfrentados no período e de um mercado que ainda encontra espaço para crescer, alcançamos a manutenção de um crescimento sustentável e rentável, o que reforça a solidez de nosso negócio no Brasil”, comenta o executivo.

    Pérez-Serrabona destaca ainda o desempenho dos negócios de seguros Rural, que foi o principal impulsionador do crescimento da MAPFRE no terceiro trimestre. "O seguro Rural é um segmento estratégico para a MAPFRE no Brasil, um país líder na produção agropecuária mundial. Após as perdas sofridas em 2022, estamos observando uma incidência menor de safras catastróficas, o que favoreceu nosso balanço”, afirma o CEO.

    MAPFRE no mundo

    No cenário global, o Grupo MAPFRE registrou um crescimento de 10,9% em prêmios emitidos nos nove primeiros meses deste ano, totalizando 20,6 bilhões de euros. No mesmo período, o lucro líquido da companhia avançou 11,7%, considerando o total sem deterioração do ágio. Foram 545,6 milhões de euros no acumulado dos nove meses ante 488,4 milhões de euros na comparação com o mesmo período do ano anterior.

    A região Ibéria, que congrega Espanha e Portugal, obteve um lucro líquido de 245,5 milhões de euros. A América Latina, sem considerar o Brasil, alcançou um resultado de 101,8 milhões de euros, seguidos da Europa, África e Ásia (31 milhões de euros) e da América do Norte (18,8 milhões de euros).

    Novo CEO do Grupo MAPFRE no Brasil

    A partir de janeiro de 2024, Felipe Nascimento assumirá a posição de CEO da unidade brasileira do Grupo MAPFRE, sucedendo a Fernando Pérez-Serrabona, que retornará à Espanha após cinco anos no Brasil e deixa um legado relevante para o negócio local, marcado por crescimento e resultados exponenciais. O movimento segue um planejamento estruturado de sucessão previamente mapeado.

    A empresa também anunciou a incorporação de dois novos executivos nas posições de CEO de Negócios e CEO Financeiro e de Operações. Esses profissionais, que responderão ao novo CEO Regional, irão trabalhar em conjunto na liderança da operação da MAPFRE Seguros, com o objetivo de impulsionar continuamente a oferta de serviços e inovação.

    Felipe Nascimento, executivo que atua há mais de 15 anos na MAPFRE, assumiu a posição de CEO de Seguros no Brasil em 2021, e, desde então vem promovendo transformações significativas e consistentes na cultura e na performance da empresa. O executivo também acumula em sua jornada experiências em distintas áreas na organização, sendo que uma delas é internacional, tendo atuado como diretor Corporativo de Tecnologia e Processos da MAPFRE na Espanha.

    A missão de Nascimento será dar continuidade às iniciativas de expansão da MAPFRE no mercado nacional de forma sustentável. "O Brasil é um mercado estratégico para a MAPFRE, e estou muito honrado pela oportunidade. Também me sinto desafiado a avançar no plano da companhia de ser cada vez mais próxima dos nossos clientes e distribuidores, sempre amparados por uma forte gestão técnica em todas as suas linhas de negócios", completa.

    Sobre a MAPFRE - No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. No primeiro semestre de 2023, suas receitas globais atingiram 17 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos.

    Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social. Para mais informações sobre a companhia acesse este link.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 27.10.2023

  • MAPFRE auxilia segurados da região Sul atingidos por ciclone

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    A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, implementou um plano de ação para garantir atendimento prioritário aos segurados afetados pelo ciclone extratropical que impacta diversos municípios nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

    A empresa monitora a situação com equipes especializadas e organizou uma estratégia integrada para lidar com o aumento no volume de aberturas de sinistros e acionamento de assistências. Entre as medidas adotadas estão o atendimento prioritário aos clientes atingidos, agilidade no processo de regulação de sinistro por meio de fotos e imagens, reforço da equipe de prestadores na região e canais de comunicação dedicados para que os segurados possam entrar em contato facilmente e obter o suporte necessário.

    Os canais de atendimento telefônico, plataformas online e redes sociais estão preparados para receber uma demanda superior ao usual e direcionar as solicitações de forma ágil. Os clientes impactados podem contatar a MAPFRE pela Central de Atendimento através do número 0800 775 4545 ou pelo WhatsApp pelo contato (11) 4004 0101.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 06.09.2023

  • Elas Que Lucrem e MAPFRE lançam o primeiro seguro da América Latina com ampla assistência para mulheres

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    EQL Protege proporciona segurança emocional, física e financeira para mulheres cisgênero e transgênero de todo o Brasil, inclusive contra atos violentos 

    A Elas Que Lucrem (EQL), plataforma de conteúdo com foco no desenvolvimento emocional e saúde financeira do público feminino e a MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, lançam a EQL Protege, primeira insurtech com foco na proteção de todas as mulheres cisgênero e transgênero do Brasil.

    O novo produto disponibiliza 14 tipos de proteção com 39 possibilidades de contratação e planos a partir de 1 real ao dia. A solução traz, com ineditismo, uma proteção pouco comum no segmento: a assistência contra atos violentos, que pode ser contratada concomitantemente com outros auxílios, como assistência psicológica, jurídica, trabalhista, entre outras.

    O objetivo foi abranger as necessidades das mulheres brasileiras de todas as classes sociais, proporcionando segurança emocional, física e financeira. "Essa parceria reúne a inovação de uma insurtech com a tradição da MAPFRE, uma das maiores seguradoras do mundo, uma empresa alinhada com os valores da EQL e que preza pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino", afirma Francine Mendes Gregori, fundadora e CEO da EQL.

    "Essa iniciativa é muito importante para a MAPFRE por reforçar nosso compromisso com a equidade e propulsão social e de oportunidades às mulheres. Ela não apenas atende às demandas do mercado, mas tem um impacto social positivo que vai além do setor de seguros. Com esse produto, podemos contribuir para a independência financeira e a segurança de todas as mulheres, inclusive como um investimento que esteja disponível para momentos difíceis", afirma a diretora técnica de vida e previdência da MAPFRE, Hilca Vaz.

    Assistência psicológica e jurídica 

    A EQL Protege oferece também assistência psicológica, jurídica (com orientações sobre assuntos no âmbito civil, trabalhista e penal, o que permitiria à pessoa segurada consultas sobre acordos pré-nupciais e divórcio, por exemplo), financeira, profissional e funeral. Também contempla consultas médicas por telemedicina, exames, atenção nutricional e direito em buscar outro profissional especialista, caso tenha dúvidas sobre um caso analisado anteriormente com especialistas de grandes centros, como Hospital Albert Einstein e Sírio-Libanês. "São ferramentas para a mulher se cuidar e se prevenir sempre", pontua Francine.
     
    Além da comercialização direta para as consumidoras (B2C) pelo site, também haverá venda corporativa da EQL Protege para empresas (B2B),(como benefício corporativo), e parcerias (B2B2C) com empresas do universo feminino, corretoras e influenciadoras. Apesar de ter sido pensado para mulheres, o seguro pode ser contratado por qualquer pessoa. 

    "Estamos orgulhosos de ser parte dessa iniciativa transformadora, que coloca as necessidades e os desafios enfrentados pelas mulheres no centro da estratégia de desenvolvimento de um produto inovador, especialmente pela crescente conscientização sobre a importância da proteção financeira e pessoal", afirma Raphael Bauer, diretor-geral comercial da MAPFRE.

    Proteção periódica contra a violência 

    A proteção para atos violentos é uma forma de dar suporte para a mulher que passa por uma situação crítica como roubo, agressões físicas e/ou verbais, sequestro ou tentativa de sequestro. A segurada terá direito a transporte para a delegacia e para um hotel com diárias pagas, para ela e filhos, se houver. Ela também tem a opção de contar com assistência psicológica e jurídica nesses casos.
     
    "Os números de violência contra a mulher crescem ano a ano, como nos mostrou o Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública recentemente. De 2021 para 2022, casos de violência doméstica cresceram 2,9%; os de feminicídio, 6,1%; e as tentativas de feminicídio, 16,9%. É imprescindível termos uma proteção específica", ressalta Francine.

    Sobre a EQL - A Elas Que Lucram é um ecossistema com soluções integradas para o desenvolvimento emocional, social e financeiro da mulher e sua família. Fundada pela economista e escritora Francine Mendes Gregori, a EQL tem o propósito de mudar a perspectiva de entendimento sobre dinheiro das mulheres do Brasil. Entre as iniciativas da Elas Que Lucram estão a EQL Protege, primeira insurtech voltada para mulheres cisgênero e transgênero da América Latina, e a plataforma de cursos EQL Educar.

    Uma das maiores empreendedoras do Brasil no mercado financeiro, Francine é autora de Mulheres Que Lucram, publicação voltada para educação emocional e financeira para mulheres e que teve prefácio da empresária Luiza Trajano. O livro, lançado em 2021, está em sua quinta edição e alcançou o patamar de mais vendido do tema. Francine já prepara o segundo livro para o mesmo público, com previsão de publicação em 2024.

    Sobre a MAPFRE - No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2022, suas receitas globais atingiram 29,5 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos.

    Com o propósito "Cuidamos do que é importante para você", a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social.

    Para mais informações sobre a companhia acesse este link

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 23.08.2023

  • Lucro da MAPFRE no 1º semestre cresce 172% no Brasil e alcança 120 milhões de euros

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    Emissão de prêmios supera 2,4 bilhões no Brasil, uma alta de 9,4%. Lucro global da companhia foi de 317 milhões de euros no semestre

    mapfre 28072023

    A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, encerrou o primeiro semestre de 2023 com resultados expressivos na operação brasileira. Durante esse período, a unidade do Grupo no país obteve um lucro líquido de 120 milhões de euros, superando em quase três vezes (172%) a cifra alcançada no mesmo período do ano anterior, que foi de 44,2 milhões de euros.

    A emissão total de prêmios também registrou crescimento, na ordem de 9,4%, chegando a 2,4 bilhões de euros nos seis primeiros meses do ano. Apesar da leve desvalorização do Real no semestre (-0,4%), o crescimento na emissão de prêmios se deve, principalmente, à evolução positiva dos negócios de Seguro Rural e de Vida, que cresceram 10% e 14%, respectivamente. Com uma rápida adaptação das tarifas em função da inflação, o segmento de automóveis cresceu 1,5% em prêmios no Brasil.

    O CEO da MAPFRE no Brasil, Fernando Pérez-Serrabona, explica que a companhia está confiante em seu potencial de crescimento no país. "Estamos otimistas em nossa capacidade de continuar crescendo de forma sustentável no Brasil, com solidez e direcionamento estratégico, mesmo diante de um cenário que ainda impõe desafios econômicos. Nos últimos anos, temos implementado uma série de iniciativas para aperfeiçoar e dar mais eficiência aos nossos processos operacionais, melhorando a experiência do cliente e adaptando os modelos de tarifação e subscrição de riscos", explica o executivo. "Continuaremos investindo em inovação e tecnologia para seguirmos competitivos nos nossos diversos ramos de atividade. O Brasil é um mercado estratégico para a MAPFRE”, afirma.

    MAPFRE no mundo

    Globalmente, os prêmios da MAPFRE cresceram quase 15% no 1º semestre, atingindo 14,3 bilhões de euros, com aumento significativo em todos os mercados e suas operações. O crescimento reflete uma melhoria generalizada do negócio, com elevação de 11% no segmento Não Vida e de 29% em Vida, principalmente devido ao desempenho da Espanha e do Brasil.

    A receita do Grupo entre janeiro e junho deste ano foi de 17 bilhões de euros, representando um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2022. Já o lucro líquido foi de 317 milhões de euros (-6%).

    Sobre a MAPFRE

    No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2022, suas receitas globais atingiram 29,5 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos.

    Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social. Para mais informações sobre a companhia acesse este link.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 28.07.2023

  • MAPFRE divulga Relatório de Sustentabilidade com ações e metas atingidas no Brasil

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    Documento apresenta os temas materiais para a empresa, bem como objetivos, metas e resultados de 2022 e seus impactos mais significativos para o negócio

    A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, divulga nesta semana a edição 2022 do seu Relatório de Sustentabilidade. Produzido em linha com diretrizes internacionais, o documento apresenta, de forma clara e transparente, o desempenho da companhia de forma integrada às iniciativas ESG (do português: ambientais, sociais e de governança).

    Além de dar transparência para as iniciativas ESG promovidas pela empresa, o relatório é um dos principais documentos de comunicação com os stakeholders, funcionando como uma ferramenta de divulgação de metas, resultados e indicadores ambientais, sociais e de governança.

    Dentre os resultados ambientais atingidos pela MAPFRE no Brasil em 2022 estão a redução da pegada de carbono em 45%; redução do consumo de energia em 17%; substituição de 50% da frota para veículos híbridos e utilização de 77% do consumo elétrico com origem de fontes renováveis. Na área social, a companhia demonstrou seu compromisso com a equidade e a inclusão, atingindo 52% de promoções no ano. Além disso, ampliou a contratação de pessoas com deficiência, totalizando 5% da força de trabalho e desenvolveu cursos de formação em educação financeira para os colaboradores.

    Já nos segmentos de governança e negócio, a MAPFRE realizou uma série de ações com foco na transparência para incrementar o conhecimento da companhia e seu marco ético. Durante o ano, realizou, ainda, uma análise diagnóstica para identificar os produtos com características sustentáveis em seu portfólio e consolidou o modelo de análise ESG para Grandes Riscos.

    fernando 22062023

    Nossa estratégia de sustentabilidade está cada vez mais integrada ao modelo de negócio, o que nos permite enfrentar os grandes desafios globais, gerindo riscos e oportunidades ESG e, ao mesmo tempo, inovando no desenvolvimento de produtos e soluções de seguros, resseguros e serviços que beneficiam os clientes e, em conjunto, a sociedade como um todo”, afirma o CEO da MAPFRE no Brasil, Fernando Pérez-Serrabona.

    As ações da companhia vão ao encontro da Estratégia Global de Sustentabilidade lançada no ano passado, e que resultou na criação do Plano de Sustentabilidade 2022-2024. O documento define o posicionamento estratégico da companhia em relação às questões ESG e de negócios para os próximos anos, contemplando os compromissos globais de sustentabilidade assumidos pela empresa, com foco nos grandes desafios enfrentados atualmente pelo mundo.

    Dentre os compromissos globais com a sustentabilidade assumidos no Plano de Sustentabilidade estão alcançar a neutralidade de carbono em países estratégicos - entre eles o Brasil, até 2024 - promover a economia circular e a inclusão, investir na transparência, promover produtos e serviços com critérios ESG no portfólio do Grupo, expandir o modelo de análise de subscrição considerando aspectos ESG e garantir que até 2024, 90% do portfólio global de investimentos seja avaliado a partir de critérios ESG.

    fatima 22062023

    Em seu primeiro ano de implementação, o Plano de Sustentabilidade registrou índice de 99% de cumprimento dos objetivos e metas propostos para o período. “A companhia está empenhada em ampliar a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa, por meio de uma série de ações efetivas colocadas em prática. A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia e estamos orgulhosos em alcançar um índice tão alto de cumprimento de nossos objetivos no primeiro ano de implementação do plano. Isso nos motiva a continuar avançando e aprimorando nossas práticas para construir um futuro mais sustentável no mercado de seguros”, comemora a diretora de Sustentabilidade da MAPFRE, Fátima Lima.

    O relatório pode ser acessado neste link.

    Sobre a MAPFRE

    No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2022, suas receitas globais atingiram 29,5 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos.

    Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social.

    Para mais informações sobre a companhia acesse este link.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 22.06.2023

  • MAPFRE promove Semana de Sustentabilidade com ações voltadas aos colaboradores

     mapfre

    Companhia realiza entre hoje e sexta-feira, uma série de atividades para debater o tema e reforçar o seu compromisso com as práticas sustentáveis

     mapfre 12062023

    A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, promove entre hoje (12/06) e 16 de junho, a “Semana MAPFRE de Sustentabilidade”. Durante cinco dias, a companhia vai oferecer aos seus quase três mil colaboradores em todo o Brasil uma jornada ASG que inclui atividades ligadas à nutrição, educação financeira, saúde, bem-estar e diversidade como palestras, exposições, plantio de mudas, workshops de aprendizado ASG, doação de sangue, dentre outras.

    Em sua 3ª edição, o objetivo da Semana MAPFRE de Sustentabilidade é disseminar e fortalecer a cultura de sustentabilidade entre as equipes, para que todos se sintam parte atuante desse processo dentro da empresa. “Na MAPFRE, estamos comprometidos com a sustentabilidade, que é um diferencial competitivo de nossa estratégia de negócio e da gestão de pessoas. Queremos viver juntos essa experiência, promovendo comportamentos e hábitos sustentáveis entre os colaboradores e contribuir para uma sociedade mais sustentável”, destaca Francisco Labourt, diretor de Recursos Humanos da MAPFRE.

    Para isso, foram priorizados os temas ASG considerados mais importantes dentro da estratégia de sustentabilidade da MAPFRE e, a partir deles, foi desenvolvida uma programação consistente, informativa e participativa. A agenda da Semana MAPFRE de Sustentabilidade oferece diferentes opções de atividades, presenciais e online, que podem ser acessadas em momentos diferentes para facilitar a participação do maior número possível de colaboradores durante o expediente de trabalho.

    Uma das novidades desta edição é a realização de um censo de diversidade, que vai guiar a companhia na construção de uma cultura organizacional ainda mais inclusiva. A acessibilidade também foi pensada: todas as palestras e conteúdos online serão disponibilizados com legenda e linguagem de libras. 

    fatima 12062023

    A diretora de Sustentabilidade da MAPFRE, Fátima Lima (foto), explica que as atividades têm como objetivo dar visibilidade às ações de sustentabilidade realizadas pela companhia e mostrar aos colaboradores as mudanças implementadas e as metas que precisam ser alcançadas para fortalecer o compromisso da MAPFRE com as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. 

    “A Semana MAPFRE de Sustentabilidade é uma grande oportunidade para envolver, inspirar e engajar nossos milhares de colaboradores com a agenda ASG. Por isso, todas as ações promovidas nesse período estarão alinhadas ao nosso Plano de Sustentabilidade. Na MAPFRE, temos o compromisso com esse tema, porque disso depende o futuro da nossa sociedade. Se queremos ter um futuro mais justo, ético e igualitário, precisamos construir uma nova cultura de sustentabilidade. E esse movimento começa dentro de casa, com nossos colaboradores”, afirma a executiva.

    Plano de Sustentabilidade
    No final do ano passado, a MAPFRE deu início ao novo ciclo do Plano de Sustentabilidade para o período 2022-2024. O documento traz as diretrizes e estratégias de atuação da companhia, ancoradas nos pilares ambiental, social e de governança. Os princípios devem ser colocados em prática em todas as áreas de atuação da companhia no relacionamento com colaboradores, clientes e segurados, fornecedores, distribuidores e investidores.

    Dentre os compromissos globais com a sustentabilidade assumidos pelo Plano de Sustentabilidade estão:

    • Alcançar a neutralidade de carbono em países estratégicos, entre eles o Brasil, até 2024.
    • Promover a economia circular e a inclusão.
    • Investir na transparência.
    • Promover produtos e serviços com critérios ASG no portfólio do Grupo.
    • Expandir o modelo de análise de subscrição considerando aspectos ASG.
    • Garantir que até 2024, 90% do portfólio global de investimentos seja avaliado a partir de critérios ASG.

    Sobre a MAPFRE

    No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2022, suas receitas globais atingiram 29,5 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos.
    Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social. Para mais informações sobre a companhia acesse este link

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 12.06.2023

  • MAPFRE lança campanha para corretores do Brasil e América Latina

    mapfre

    Iniciativa oferece vagas no Club Milla, criado pela companhia para auxiliar profissionais especializados no produto Vida

    mapfre 17042023

    A MAPFRE lançou esta semana a campanha Club Milla 2023, que tem como objetivo incentivar a produtividade de corretores nacionais e internacionais que trabalham com Vida. A ação ocorre simultaneamente em 10 países da América Latina, incluindo o Brasil, e premiará profissionais com vagas no Club Milla, grupo de caráter internacional, criado pela MAPFRE, que auxilia na profissionalização dos corretores especializados no segmento.

    O seguro de Vida ganhou muita relevância no cenário econômico global nos últimos anos, impactado pela pandemia e pela preocupação da sociedade com seu futuro e de seus familiares. Com essa campanha, pretendemos não apenas aumentar a oferta dos nossos produtos, mas também celebrar os nossos corretores, que desempenham um importante papel consultivo e estratégico junto aos clientes.”, conta Jonson Souza, diretor comercial do Canal Corretor. 

    Com duração de um ano, o “Club Milla 2023” vai premiar as corretoras que mais acumularem millas no período. Na ação, 1 milla equivale a R$ 1,30 vendido no produto MAPFRE Vida Você Multiflex e R$ 11,00 vendidos no produto MAPFRE Bien Vivir. Os resultados serão divulgados mensalmente e podem participar todos os profissionais cadastrados, ativos e regularizados no Canal Corretor da MAPFRE. 

    Ao término da campanha, os profissionais que acumularem mais de 20.000 millas passarão a fazer parte do Club Milla e terão acesso a conteúdos exclusivos de tendências de mercado, encontros virtuais, formação internacional e mentoria com grandes parceiros. Já os corretores que ultrapassarem a marca de 100.000 millas, se tornarão membros seletos do Club Milla -- com os três primeiros conquistando a oportunidade de viajar para o encontro anual do grupo, na Riviera Maya, no México.

    No Club Milla, os corretores especializados vão ter acesso às principais informações, tendências e ferramentas do segmento, possibilitando que eles entreguem uma proposta de valor cada vez mais atrativa e diferenciada aos seus clientes.”, explica Jonson. 

    Em 2022, campanha reuniu mais de 2.500 corretores brasileiros

    No ano passado, a ação - chamada de “Jornada MAPFRE” - registrou a participação de mais de 2.500 corretores brasileiros, com 65 deles sendo premiados ao longo do ano. Ao término da campanha, 17 profissionais se tornaram membros do Club Milla e, ainda este mês, dois parceiros comerciais viajarão para Cartagena, na Colômbia, e participarão da convenção anual do grupo. Além disso, 62 corretores conquistaram o direito de ter formação internacional LOMA (Life Office Management Association) e LIMRA (Life Insurance Marketing and Research Association), instituições internacionais referências em seguro. “Fizemos melhorias no formato de conversão este ano para tornar a campanha ainda mais atrativa para os corretores. A expectativa é de excedermos os números do ano passado.”, conclui Jonson.

    Sobre a MAPFRE

    No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2022, suas receitas globais atingiram 29,5 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos.

    Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social.

    Para mais informações sobre a companhia acesse este link.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 17.04.2023

  • MAPFRE adere à Hora do Planeta e apaga as luzes de edifícios no Brasil e em outros países

    mapfre

    Ato simbólico, que acontece neste sábado, dia 25 de março, tem como objetivo reforçar o compromisso da companhia com a sustentabilidade; Seguradora pretende alcançar a neutralidade de carbono até 2030

    mapfre 24032023

    A MAPFRE, uma das principais companhias do mercado segurador e financeiro do mundo, aderiu mais uma vez ao movimento conhecido globalmente como ‘Hora do Planeta’ (Earth Hour), promovido pela organização não-governamental WWF (World Wide Fund for Nature). Neste sábado, dia 25 de março, as luzes de todos os edifícios da companhia no Brasil, e em cerca de outros 40 países, se apagarão, entre 20h30 e 21h30, para demonstrar preocupação com os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas.

    Desde 2009, a MAPFRE participa voluntariamente do movimento para sensibilizar colaboradores, clientes, corretores e demais parceiros de negócios sobre o impacto da ação humana no clima. Em linha com essa tendência, a empresa tem implementado medidas práticas para contribuir com o planeta e está comprometida com a redução de sua pegada de carbono, tendo diminuído o consumo de energia em 12% no ano passado na comparação com 2019.

    Essa queda foi possível graças a diversas medidas como a implementação de modelos de trabalho híbridos, otimização de espaços de trabalho, investimento em eficiência energética, ajuste das temperaturas de climatização e instalação de painéis solares fotovoltaicos em suas unidades. Na Espanha e em outros países, a MAPFRE também utiliza 100% de energia renovável. Somadas, essas ações evitaram a emissão de 4.095 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

    Para a MAPFRE, a sustentabilidade é um componente essencial para a gestão de seus resultados corporativos. Por isso, estamos comprometidos com a eficiência energética como elemento-chave em nossa estratégia de descarbonização, que busca alcançar a neutralidade global até 2030 em todos os países em que estamos presentes, incluindo o Brasil”, conta Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da MAPFRE.

    Negócio responsável

    Todas essas ações fazem parte do Plano de Sustentabilidade 2022-2024 da companhia, que inclui mais de 20 objetivos para enfrentar os desafios sociais e ambientais, com compromissos, serviços e produtos ESG, além de uma governança corporativa que atua de forma ética e transparente. O plano se conecta ao mote de sustentabilidade #AParteQueNosToca, voltado às pessoas e baseado em ações, que representa os milhares de gestos que contribuem para o objetivo comum de um mundo mais justo, próspero e inclusivo.

    Sobre a MAPFRE

    No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2022, suas receitas globais atingiram 29,5 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos. 

    Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social. Para mais informações sobre a companhia acesse este link.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 24.03.2023

  • MAPFRE anuncia Afonso Arinos como novo Head Comercial de Agronegócio

    Com 20 anos de experiência em posições de liderança comercial, novo executivo irá liderar estratégias comerciais para a companhia, que superou R$1 bilhão em prêmios emitidos no segmento no último ano

    São Paulo, 13 de março de 2023 -- A MAPFRE, líder no mercado de seguros rurais no Brasil, anuncia a chegada do executivo Afonso Arinos para liderar o departamento Comercial da divisão de seguros agrícola e patrimonial rural da companhia. Com essa contratação, a MAPFRE reforça seu compromisso em oferecer soluções inovadoras e sob medida para atender às necessidades dos produtores de diferentes portes, contribuindo para a proteção e crescimento do setor, que responde por 27% do PIB nacional e é um dos motores da economia do país, sobretudo na geração de empregos, exportação de produtos e consumo interno de alimentos.

    Engenheiro de formação, com especialização em marketing e serviços pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Arinos acumula mais de 20 anos de experiência em posições de liderança na área comercial e de relacionamento, estruturando canais de vendas de grandes multinacionais e startups. Nos últimos seis anos, teve atuação destacada como superintendente de Operações e diretor de Negócios e Soluções de Seguros, com foco no segmento Agro.

    Com uma vasta experiência no atendimento às demandas do agronegócio e conhecimento aprofundado sobre as particularidades do mercado segurador, Arinos terá na MAPFRE a importante responsabilidade de gerenciar em conjunto com a equipe especialista de agro, toda estratégia comercial de distribuição dos produtos de seguros agrícola e patrimonial rural em todos canais como cooperativas, corretores, bancos assim como a estratégia conjunta de formação especializada, eventos agro e apoio a mais de 400 comerciais em todo o país. Com um processo de subscrição preciso, a MAPFRE possui coberturas para mais de 70 tipos de culturas e para o patrimônio do agricultor, tendo superado recentemente o montante de R$ 1 bilhão em prêmios emitidos no setor.

    “Estamos muito felizes em dar as boas-vindas ao Afonso Arinos, que é um líder experiente e altamente qualificado para comandar a frente comercial de Agro da MAPFRE a partir do seu histórico bem-sucedido na área de negócios. Ele tem um profundo conhecimento do mercado de seguros agrícola e está comprometido em oferecer soluções inovadoras para ajudar nossos clientes a proteger suas propriedades e ativos”, afirma o diretor geral Comercial da MAPFRE, Raphael Bauer.

    InPress Porter Novelli, em 13.03.2023

  • MAPFRE Economics eleva previsão de crescimento real do PIB do Brasil para 1,1% em 2022

    mapfre economics

    Em maio, área de pesquisas da seguradora havia ajustado o crescimento para 0,7%, mas indicadores econômicos do primeiro semestre geraram novas estimativas para o País

    A MAPFRE Economics -- área do Grupo MAPFRE dedicada a pesquisas e análises sobre seguros, previdência, macroeconomia e finanças - elevou, em sua atualização da pesquisa “Panorama Econômico e Setorial: Perspectivas para o 3º Trimestre 2022”, a previsão para o crescimento real do PIB do Brasil. A partir de indicadores econômicos do primeiro semestre, o levantamento aponta que a economia brasileira crescerá 1,1% este ano - em maio, a área de pesquisas da seguradora havia previsto crescimento de 0,7%.

    De acordo com o estudo, o consumo interno está se comportando bem, assim como as exportações, beneficiadas pelos maiores preços das matérias-primas. “Alguns indicadores de atividade ainda surpreendem pelo lado positivo, como as vendas no varejo. Esse efeito é estimado pela demanda que não pôde ser atendida durante a pandemia e que acumulou capital”, comenta Manuel Aguilera, diretor-geral da MAPFRE Economics.
    Ainda segundo o levantamento, a economia brasileira desacelera no segundo semestre do ano devido à inflação mais alta e às taxas de juros oficiais ainda em patamares mais altos. “Para 2023, esperamos um crescimento do PIB de 1,0%, que dependerá da evolução da inflação doméstica e dos preços das matérias-primas nos mercados internacionais”, prevê Aguilera.

    Para a MAPFRE Economics, mesmo com o anúncio do governo brasileiro em reduzir impostos, os itens mais afetados pela inflação são combustíveis automotivos, gás e alimentos. Na avaliação da área de pesquisas, a inflação futura pode subir, principalmente, porque os preços dos combustíveis ainda estão em patamares mais baixos em relação aos mercados internacionais. “Os altos preços do petróleo e de outras matérias-primas beneficiam as exportações, embora, devido à limitada capacidade de refino, o Brasil seja um importador líquido de combustíveis refinados. Acreditamos que a contenção de preços em 2022, por meio de auxílios governamentais está subvalorizando a inflação de 2022 em detrimento de 2023”, avalia o executivo.

    Na análise da MAPFRE Economics, a política monetária do Banco Central de aumento da taxa de juros (Selic) terá um efeito defasado e, por enquanto, não está conseguindo limitar a inflação, porque enfrenta um efeito global de compressão da oferta. Assim, um aperto excessivo da política monetária poderia agravar ainda mais a desaceleração. “Ao nível dos riscos para a economia brasileira, a inflação agrava a possibilidade de desaceleração econômica e desvalorização da moeda. Os cortes de impostos planejados e a ajuda em curso para combater a inflação continuarão a pressionar o déficit e a dívida pública”, comenta Manuel Aguilera.

    Previsões para o mercado segurador brasileiro

    Como apontado pela área de estudos da MAPFRE, mantêm-se as previsões para um abrandamento da economia como consequência do aperto da política monetária, embora as expectativas melhorem ligeiramente com uma previsão de crescimento real do PIB de 1,1% em 2022. A fragilidade do crescimento econômico num contexto de restrições das condições de financiamento poderá atenuar o crescimento do mercado brasileiro de seguros Não Vida, após a recuperação registada no ano anterior. Os problemas nas cadeias de suprimentos globais continuam afetando a produção de automóveis e os novos registros de veículos, que continuarão a pesar no negócio de seguros de automóveis.

    A inflação, por sua vez, não está completamente sob controle, o que obrigou o Banco Central a apertar sua política monetária com novos aumentos das taxas de juros. Este ambiente de taxas de juros é favorável ao desenvolvimento do negócio Vida e rendas vitalícias enquanto instrumento utilizado pelas famílias para se protegerem da subida da inflação, embora o seu baixo rendimento disponível possa reduzir a sua capacidade de poupança. Nas curvas de taxas de juros sem risco, o estudo da MAPFRE Economics observa um achatamento da curva em junho, apresentando uma ligeira inclinação negativa nas suas primeiras divisões, o que poderá favorecer o desenvolvimento de produtos lastreados em títulos soberanos de curto prazo (VGBL e PGBL), muito comuns neste mercado.

    Perspectivas para a economia mundial

    O relatório “Panorama Econômico e Setorial: Perspectivas para o 3º Trimestre 2022” aponta que, ao longo do segundo trimestre de 2022, a economia global continuou caminhando para um cenário de deterioração da atividade e taxas de inflação mais altas. Isso levou a MAPFRE Economics a aplicar uma redução em suas previsões para o ano inteiro em seu cenário base, de 3,6% para 3%, e "com um aumento de sinais sobre uma possível recessão".

    Para traçar este cenário, a MAPFRE Economics contabilizou uma confluência de eventos: tensões nas cadeias de suprimentos, cujo principal componente está na China após a continuação de políticas de tolerância zero contra o Covid-19; o consequente contágio à cadeia de valor global, que deixa a recuperação de uma oferta ainda mais limitada; o alongamento do componente geopolítico, que aprofunda a crise alimentar e energética; e os bancos centrais apertando suas políticas monetárias em resposta a um ambiente inflacionário de persistência incerta, que começa a permear as expectativas dos agentes, por meio de uma contração de rendimentos reais, e que estabelecem as bases "para que certas vulnerabilidades sejam integradas a um regime inflacionário estruturalmente mais elevado".

    Esses fatores terão, segundo os analistas da MAPFRE Economics, um impacto maior na zona do euro do que nos EUA. Na região do euro, permanece a expectativa de crescimento, no cenário base, de 2,7% e 1,8% para 2022 e 2023, respectivamente (ante 2,9% e 2,7% anteriormente). "As restrições continuam sendo seus altos problemas de dependência energética e acessibilidade, bem como pressões de preços. Acrescenta-se a essa política monetária desfavorável que reequilibra a demanda agregada e reativa o risco de fragmentação, levando a uma influência negativa no comportamento dos gastos públicos com assimetrias por país”, explica Manuel Aguilera.

    Impacto no setor de seguros mundial

    O relatório da MAPFRE Economics, como de costume, inclui uma análise de como as previsões afetam o desempenho do setor de seguros. Os analistas reconhecem que o aperto da política monetária reduzirá a demanda agregada, esfriando a economia em um ambiente de inflação mais alta e duradoura do que o esperado, que diminui o poder de compra das famílias e as margens corporativas. No entanto, e embora o ambiente seja complexo para o setor de seguros, dada a sua correlação do negócio com o futuro econômico, a MAPFRE Economics considera que surgem oportunidades de negócios em seguros tradicionais de poupança de vida e anuidades com garantias de taxa de juros, e algumas linhas de negócios, como seguros de saúde, podem continuar a ter um bom desempenho diante do estado de saturação em que os sistemas públicos de saúde estão.

    Para conferir o relatório completo da MAPFRE Economics (em espanhol), acesse aqui.

    Sobre a MAPFRE

    No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2021, suas receitas globais atingiram 27,2 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos.

    Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social.

    Para mais informações sobre a companhia acesse este link.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 22.08.2022

  • MAPFRE abre inscrições para patrocínios incentivados

    mapfre

    Até 31 de outubro, projetos de todo o Brasil voltados para promoção da cultura, esporte, saúde, meio-ambiente e diversidade podem participar do processo de seleção

    A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, abriu esta semana as inscrições para o seu processo de seleção de patrocínios incentivados. A ação faz parte do objetivo da companhia de fortalecer iniciativas que promovam o desenvolvimento socioeconômico do País. Os interessados em participar devem inscrever seus projetos até o dia 31 de outubro.

    “Na MAPFRE, buscamos contribuir continuamente com a sociedade por meio do incentivo a projetos que promovam a cultura, a educação, a preservação do meio ambiente, a proteção aos direitos humanos, a igualdade de gênero e as diversidades étnica e cultural, o esporte, a saúde e a qualidade de vida em todas as regiões em que atuamos.”, explica Tatiana Cerezer, superintendente de Marketing da companhia. 

    Para participar do processo de 2022, os projetos precisam -- até a sua data de inscrição -- estar aprovados dentro de alguma das Leis de Incentivo listadas no edital e terem realização prevista para 2023. Podem se inscrever na seleção pessoas jurídicas, cujo objeto social ou finalidade institucional envolvam atividades de natureza cultural ou artística, esportiva ou social, com ou sem fins lucrativos (instituições, sociedades, fundações ou associações). 

    As inscrições devem ser feitas neste endereço e os projetos serão avaliados pelo Comitê de Patrocínios da MAPFRE. Os selecionados serão anunciados em janeiro de 2023.

    Sobre a MAPFRE

    No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2021, suas receitas globais atingiram 27,2 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos.

    Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social.  

    Para mais informações sobre a companhia acesse este link

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 18.08.2022

  • MAPFRE lança campanha no Brasil para reforçar propósito global

     Com o mote “Cuidamos do que é importante para você”, ação pretende mostrar para os consumidores que ter um bom seguro traz tranquilidade

    mapfre 11072022

    O seguro é um instrumento essencial para dar tranquilidade para que as pessoas possam encontrar o que as move e conquistar o que desejam. Foi com esse conceito que a MAPFRE criou o seu propósito global “Cuidamos do que é importante para você.”, que norteia a nova campanha de comunicação da companhia, desenvolvida pela Talent Marcel. Com o direcionamento voltado para o consumidor final, a ação tem o objetivo de mostrar que é o cliente que determina o que é valioso para ele e que a MAPFRE entra para ajudá-lo nessa missão.

    “Somos uma seguradora de confiança e queremos estar ao lado dos nossos clientes, cuidando de suas famílias, seus negócios, seus bens e seus sonhos. Essa campanha tem o objetivo de comunicar o quanto atuamos para que as pessoas possam seguir suas vidas com tranquilidade”, conta Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE Brasil.

    Com produção da 02 filmes e Comando S, a campanha conta com filmes para os produtos auto e vida que serão veiculados em pay tv nacional. Eles mostram situações inusitadas que ressaltam a importância do seguro. No digital, a ação terá o ator e influenciador Cassio Reis, além de outros nomes. “Optamos por um caminho diferente do que costumamos ver nas campanhas de seguros, traduzindo o propósito da MAPFRE por meio de filmes muito bem-humorados, mas comprovando que quando se tem um seguro que cuida daquilo que é importante, a vida fica mais leve e completa”, comenta Rafael Campello, diretor de Criação da Talent Marcel.

    A campanha, que entrou no ar no último sábado, dia 9 de julho, conta ainda com publicidade externa, spots nas principais rádios do país, anúncios em revistas do setor e mídias alternativas para os seguros residencial e agro.

    Os filmes da campanha estão disponíveis em: Campanha MAPFRE Vida e Campanha MAPFRE Auto.


    Sobre a MAPFRE

    No País desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Em 2021, suas receitas globais atingiram 27,2 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos.

    Com o propósito “Cuidamos do que é importante para você”, a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social.  

    Para mais informações sobre a companhia acesse este link

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 11.07.2022

  • MAPFRE apoia a inovação na gestão de riscos rurais com patrocínio ao Agrohackaton 2022

    mapfre

    Maratona começa nesta terça-feira (29) no Paraná, terá três etapas e é voltada aos estudantes universitários interessados em desenvolver novas tecnologias ao Agronegócio

    A MAPFRE, uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro do mundo, vai patrocinar o Agrohackaton 2022, que tem por objetivo fomentar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à gestão de riscos rurais no Brasil. A maratona ocorre no Paraná a partir desta terça-feira (29), vai até o dia 10 de abril em diferentes etapas e é voltada aos estudantes universitários.

    Para Vanderlei Scarpanti, diretor Territorial da MAPFRE no estado do Paraná, o incentivo a ferramentas de gestão de riscos representa um importante instrumento para reduzir os prejuízos nos negócios e proporcionar maior estabilidade de renda ao produtor rural. “Por sermos líderes absolutos em seguros para o Agronegócio no País e, principalmente, no estado do Paraná, com ampla atuação e conhecimento de mercado, sabemos que a produção rural é uma atividade fundamental, mas de elevada incerteza em decorrência das oscilações de mercado, intempéries climáticas e impactos sanitários. Achamos fundamental fomentar o desenvolvimento de novos instrumentos para a mitigação de riscos rurais”, afirma.

    As etapas

    A fase de treinamento do Agrohackaton ocorrerá nos dias 29 e 31 de março de forma online, com apresentações ministradas por técnicos da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de palestras de representantes de empresas especializadas do setor de seguro. Catia Rucco Rivelles, superintendente de Agronegócios da MAPFRE, será uma das principais convidadas a se apresentar no evento.

    De 8 a 10 de abril, ocorrem as etapas tecnológicas presenciais em áreas rurais de Lapa e Assis Chateaubriand, com os estudantes se debruçando sobre um problema real. A intenção é que alunos de diferentes áreas compartilhem conhecimentos, propondo ações práticas e inovadoras que possam resolver as questões apresentadas.

    Os vencedores do Agrohackaton 2022 serão anunciados no dia 13 de abril. Mais informações sobre a maratona podem ser obtidas neste link.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 28.03.2022

  • MAPFRE já possui 41% de suas colaboradoras do Brasil em cargos de liderança

    mapfre

    Estratégia faz parte do compromisso global da companhia com a equidade de gênero

    mapfre 08032022

    A igualdade de gênero é um direito fundamental e considerado essencial para construir um mundo mais pacífico, próspero e sustentável. Segundo dados da ONU, mulheres e meninas representam metade da população mundial e proporcionar trabalho e direitos básicos de educação e saúde são primordiais para melhorar a qualidade de vida delas - o que impacta em toda a sociedade. Por isso, em 2015, ficou definido que “alcançar a igualdade entre os gêneros e empoderar todas as mulheres e meninas” seria o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dentro da Agenda 2030 -- meta da ONU para tornar o mundo mais sustentável.

    A MAPFRE vem atuando em prol desse compromisso nos últimos anos com uma série de iniciativas alinhadas a ele. Em 2020, a companhia assinou um pacto com a ONU Mulheres e se comprometeu globalmente a assegurar que 45% das vagas em postos de responsabilidade sejam ocupadas por mulheres. Em janeiro de 2022, a MAPFRE já havia chegado a 41% de profissionais no Brasil.

    Uma das principais iniciativas desse compromisso é o Programa de Liderança Feminina, criado para capacitar e preparar mulheres para uma evolução de carreira. Em sua primeira edição, em 2020, o projeto capacitou 34 mulheres por seis módulos que envolveram temas como jornada de desenvolvimento, conexões estratégicas e lideranças em rede. Três colaboradoras já foram promovidas e uma nova turma de 30 mulheres está prevista para começar em abril de 2022.

    A MAPFRE conta com uma Política de Diversidade e Igualdade de Oportunidades, que pretende consolidar a cultura do respeito às pessoas, comportamentos favoráveis e abertos à diversidade, assim como garantir a igualdade efetiva de oportunidades. Hoje, aqui no Brasil, temos 1.821 colaboradoras, o que representa 59,59% do total de funcionários da MAPFRE.”, conta Simone Negrão, líder da Comissão de Equidade de Gênero da companhia.

    A Comissão de Gênero, liderada por Simone, também conta com a presença do CEO, Diretor de RH e executivas das mais diversas áreas da empresa. O grupo é responsável por analisar, criticar e aprovar as propostas sugeridas, além de garantir a manutenção da cultura de equidade de gênero na empresa.

    Também estamos atuando em treinamentos e workshops voltados para toda a companhia -- com a proposta de trazer um olhar mais atento à diversidade para os funcionários. Enquanto os gestores participam de uma capacitação, os colaboradores estão tendo a oportunidade de participar de um e-learning de viés inconsciente.”, explica Simone.

    Em 2022, as políticas de igualdade de oportunidades da MAPFRE foram celebradas pelo Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero (Gender Equality Index), que a colocou ao lado de outras 417 empresas como uma companhia que obteve uma pontuação dentro do limiar global estabelecido e que reflete a divulgação e o sucesso dessas iniciativas. Além disso, no final de 2021, a MAPFRE também foi reconhecida pela Women on Board (WOB) pela participação de mulheres em seu conselho de administração.

    Além das iniciativas citadas, a MAPFRE também desenvolve ações que visam a facilitação da vida profissional e pessoal das colaboradoras, a igualdade salarial entre homens e mulheres e ações de voluntariado dirigidas a mulheres e meninas em risco de exclusão.

    O processo rumo à equidade de gênero é contínuo e nós, na MAPFRE, seguiremos promovendo iniciativas em prol da causa pelo tempo que for necessário. Mas tenho certeza de que estamos caminhando para um mundo mais igualitário e diverso.”, conclui a executiva.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 08.03.2022

  • Clube Agro e MAPFRE promovem Live que discute importância do seguro rural

    mapfre

    Evento acontece nesta quinta-feira, dia 20, às 15h, e contará também com a participação de profissionais dos ministérios da Economia e Agricultura

    Instrumento fundamental da política agrícola brasileira, o seguro rural será o tema central da Live “Soluções Agro: a importância e as oportunidades do seguro para o setor”. O evento, promovido pelo Clube Agro e pela MAPFRE, acontece nesta quinta (20/1), às 15h, e contará com as participações especiais do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Economia, Rogerio Bouerie Miranda e do diretor do departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pedro Augusto Loyola Jr..

    Boueri vai falar sobre a importância do seguro agrícola, enquanto Loyola abordará a evolução do programa de subvenção e expectativas para 2022. Completam os participantes a Superintendente Técnica de Seguros Agrícolas da MAPFRE, Catia Rucco Rivelles, a idealizadora do Clube Agro, Simone Rodrigues, e o diretor Comercial do Clube Agro, Eric Chinen.

    Segundo Eric Chinen, esse é um evento obrigatório para os empreendedores rurais, pois trará esclarecimentos sobre um tema de importância fundamental. “Com o seguro rural o produtor se protege contra perdas decorrentes de fenômenos climáticos. É absolutamente indispensável que o empreendedor rural tenha acesso a essa cobertura. O Clube Agro ajudará a fazer com que cada vez mais produtores contem com essa facilidade”, argumenta.

    Já para a Superintendente Técnica de Seguros Agrícolas da MAPFRE, Catia Rucco Rivelles, contar com o seguro rural é essencial para toda a cadeia produtiva do ambiente rural. “Levamos segurança não somente ao produtor, mas também à sua família, a seus financiadores, investidores, parceiros de negócios e à produção rural como um todo. A contratação do seguro rural se tornou obrigatória para o produtor que deseja ter linha de crédito com instituições financeiras e a MAPFRE tem as melhores soluções”, garante Catia.

    O evento. Durante a Live, o público que estiver acompanhando o evento poderá fazer perguntas e esclarecer dúvidas diretamente com os participantes.

    Serviço

    LIVE Soluções Agro: a importância e as oportunidades do seguro para o setor

    Dia 20/1 (quinta-feira) às 15h

    Participantes: Executivos das empresas Clube Agro e MAPFRE, além do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Economia, Rogerio Boueri e do diretor do departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pedro Loyola.

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 17.01.2022

  • Lançamento oficial do Índice Global de Potencial de Seguros – GIP-MAPFRE 2021

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  • Fundación MAPFRE lança campanha de segurança no trânsito para entregadores de delivery

    GR4U na Segurança tem início no dia 25 de setembro

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    Pautada pela Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, a Fundación MAPFRE lança a campanha de segurança viária GR4U NA SEGURANÇA, voltada para os entregadores autônomos e de delivery de aplicativos. Trabalhadores do setor e que fazem sucesso como influenciadores foram convidados pela Fundación para traduzirem dicas de segurança para a linguagem das ruas. Jefferson Fernandes (Instagram, Youtube) Fabricia Souza Félix (Instagram, Youtube) e Thiago Entregas (Instagram, Youtube) são os protagonistas da ação.

    Transformação social, condições de trabalho seguras, educação, autorresponsabilidade e coletividade serão temas abordados na campanha, a fim de impactar uma mudança no alarmante cenário atual, que foi reafirmado através de pesquisa encomendada pela Fundación Mapfre à Agência Purpose. Atualmente, o Brasil registra 1 milhão de entregadores. Deste total, 95% são homens e 67% negros, que recebem uma remuneração 40% inferior aos demais trabalhadores.

    Os números dos acidentes de trânsito envolvendo a categoria também são alarmantes. Atualmente, 40% dos óbitos no trânsito em SP são de motociclistas*. Nos últimos anos, houve um aumento de 64% de mortes de ciclistas na capital, enquanto 54% dos acidentes no trânsito no RJ são dessa classe*.

    "Com o constante crescimento da população urbana no Brasil, a mobilidade e a segurança viária têm se tornado questões cada vez mais relevantes tanto no desenvolvimento de políticas públicas quanto na promoção de campanhas focadas em diferentes tipos de veículos e condutores. Atualmente, quando abordamos a segurança no trânsito, estão inseridas as questões de educação, autorresponsabilidade e coletividade. Por meio desta ação, queremos ir além de uma campanha de conscientização, contribuindo para uma transformação social. Nosso objetivo é ajudar na construção de um trânsito mais seguro, sustentável e inclusivo.", explica Fátima Lima, Representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

    Cenário em meio à pandemia da Covid-2019

    Com a pandemia, 1,4 milhão de vagas formais foram fechadas, gerando um aumento do número de entregadores sem capacitação técnica*. 62% dos entregadores afirmaram trabalhar mais do que nove horas por dia*. 70% disseram que trabalham para duas ou mais plataformas*. Os motociclistas passaram a usar a moto para trabalhar.

    Mais entregadores, mais acidentes!

    40% de crescimento do número de entregadores em SP durante a pandemia*.

    47% de crescimento do número de acidentes com motofretistas no estado de SP no 1º semestre de 2021*.

    39 mil é o número de acidentes com motofretistas no estado de SP no 1º semestre de 2021*.

    A Campanha

    Os entregadores foram convidados pela Fundación MAPFRE para traduzirem dicas de segurança para a linguagem das ruas, para aqueles que mais sofrem com as inseguranças do trânsito: os próprios entregadores. A participação dos influenciadores será por meio de vídeos curtos com dicas de trânsito e com compartilhamento nos seus grupos de entregadores. Serão abordadas dicas dos principais tópicos de segurança no trânsito, distribuídas em diferentes formatos e canais que alcançam diretamente este público.

    GR4U na Segurança conta com apoio institucional do Observatório Nacional de Segurança Viária para a amplificação do diálogo e na conexão da Fundación Mapfre com o público.

    Durante a campanha, vídeos de até 15 segundos serão distribuídos via WhatsApp e Telegram, a partir das listas de contatos dos próprios influenciadores. Será produzida também uma série de 7 áudios, um por dia, misturando a linguagem descontraída dos entregadores e dando "graus de segurança" para reforçar a mensagem. Também serão distribuídos adesivos refletores com dicas para que os entregadores possam colocar nas Bags, ajudando na sua proteção enquanto circulam pela cidade.

    Além disso, até o final de outubro, a Fundación MAPFRE disponibilizará vídeos com dicas dos entregadores influenciadores em suas redes sociais.

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    Para saber mais:

    Site: https://www.fundacionmapfre.com.br/

    Instagram: https://www.instagram.com/fundacionmapfrebrasil/

    Facebook: https://www.facebook.com/FundacionMAPFREbr

    Fundación MAPFRE e Segurança Viária

    Há 30 anos, a Fundación MAPFRE busca promover o debate em torno da formação do cidadão e da segurança viária, atuando para disseminar valores, promover acesso à informação e contribuir com os públicos mais vulneráveis. Para isso, estabeleceu três objetivos estratégicos: educar crianças e jovens na prevenção de lesões causadas por acidentes; conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e da segurança viária, e desenvolver pesquisas sobre prevenção de lesões para desenhar ações que alcancem toda a sociedade.

    Com uma série de ações desenvolvidas nos últimos anos, a Fundación MAPFRE é, atualmente, uma referência internacional em prevenção de acidentes - com programas realizados em 23 países, além da colaboração ativa com entidades governamentais e organizações internacionais em políticas de segurança viária.

    Sobre a Fundación MAPFRE

    Com sede na Espanha e atuação em 31 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover, fomentar e investir em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. No Brasil atua para disseminar valores, promover o acesso à informação, cultura e visa contribuir com o bem-estar da sociedade, apoiando e desenvolvendo iniciativas nas áreas de Ação Social, Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social, Promoção da Saúde e Cultura.

    Fontes:

    • 1 milhão de entregadores, sendo 200 mil deles dedicados a um único aplicativo: Ministério da Economia, ifood, Projeto Caminhos do Trabalho - Núcleo de Estudos Conjunturais UFBA

    https://www.cut.org.br/noticias/brasil-ja-tem-quase-um-milhao-de-motoboys-e-maioria-e-informal-diz-dieese-1011

    https://abet-trabalho.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Relato%CC%81rio-de-Levantamento-sobre-Entregadores-por-Aplicativos-no-Brasil.pdf

    https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/11/12/pandemia-faz-numero-de-entregadores-de-moto-e-bicicleta-crescer-32percent-em-campinas.ghtml

    • Desse total, 95% são homens e 67% negros, que recebem uma remuneração 40% menor que a média da categoria, que é de R$ 1.325.

    https://www.cut.org.br/noticias/brasil-ja-tem-quase-um-milhao-de-motoboys-e-maioria-e-informal-diz-dieese-1011

    https://abet-trabalho.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Relato%CC%81rio-de-Levantamento-sobre-Entregadores-por-Aplicativos-no-Brasil.pdf

    https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/11/12/pandemia-faz-numero-de-entregadores-de-moto-e-bicicleta-crescer-32percent-em-campinas.ghtml

    • Desse total, 95% são homens e 67% negros, que recebem uma remuneração 40% menor que a média da categoria, que é de R$ 1.325.

    Perfil dos motoboys e entregadores de mercadorias", elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

    https://www.cut.org.br/noticias/brasil-ja-tem-quase-um-milhao-de-motoboys-e-maioria-e-informal-diz-dieese-1011

    • 40% dos óbitos decorrentes de acidentes no trânsito em SP são de motociclistas. Nos últimos anos, houve 64% de crescimento de mortes de ciclistas em SP, enquanto 54% dos acidentes no trânsito no RJ são dessa classe.

    MobiAuto (2021); IstoÉ Dinheiro (2020); R7 (2021)

    https://www.mobiauto.com.br/revista/como-apps-de-delivery-fizeram-moto-virar-o-transporte-mais-letal-de-sp/623

    https://www.istoedinheiro.com.br/mortes-de-ciclistas-sobem-64-em-sp/

    https://noticias.r7.com/sao-paulo/motos-estao-envolvidas-em-3-a-cada-4-acidentes-de-transito-em-sp-07032021

    • 1,4 milhões de vagas formais foram fechadas, gerando um aumento do número de entregadores sem capacitação. Ministério da Economia.

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/06/crise-do-coronavirus-fechar-14-milhao-de-vagas-formais-diz-governo.shtml

    • 62% dos entregadores afirmaram trabalhar mais do que nove horas por dia. 70% disseram que trabalham para duas ou mais plataformas. Condições de trabalho de entregadores via plataforma digital durante a Covid, Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (Remir Trabalho) da Unicamp, 2020.

    https://revistatdh.org/index.php/Revista-TDH/article/view/74/37

    • 40% de crescimento do número de entregadores em SP durante a pandemia./47% de crescimento do número de acidentes com motofretistas no estado de SP no 1º semestre de 2021./39 mil é o número de acidentes com motofretistas no estado de SP no 1º semestre de 2021.

    G1 (2021); Detran (2021).

    https://www.cut.org.br/noticias/brasil-ja-tem-quase-um-milhao-de-motoboys-e-maioria-e-informal-diz-dieese-1011

    • 40% dos óbitos decorrentes de acidentes no trânsito em SP são de motociclistas. Nos últimos anos, houve 64% de crescimento de mortes de ciclistas em SP, enquanto 54% dos acidentes no trânsito no RJ são dessa classe.

    MobiAuto (2021); IstoÉ Dinheiro (2020); R7 (2021).

    https://www.mobiauto.com.br/revista/como-apps-de-delivery-fizeram-moto-virar-o-transporte-mais-letal-de-sp/623

    https://www.istoedinheiro.com.br/mortes-de-ciclistas-sobem-64-em-sp/

    https://noticias.r7.com/sao-paulo/motos-estao-envolvidas-em-3-a-cada-4-acidentes-de-transito-em-sp-07032021

    • 1,4 milhões de vagas formais foram fechadas, gerando um aumento do número de entregadores sem capacitação.

    Ministério da Economia.

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/06/crise-do-coronavirus-fechar-14-milhao-de-vagas-formais-diz-governo.shtml

    • 62% dos entregadores afirmaram trabalhar mais do que nove horas por dia. 70% disseram que trabalham para duas ou mais plataformas. Condições de trabalho de entregadores via plataforma digital durante a Covid, Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (Remir Trabalho) da Unicamp, 2020.

    https://revistatdh.org/index.php/Revista-TDH/article/view/74/37

    • 40% de crescimento do número de entregadores em SP durante a pandemia./47% de crescimento do número de acidentes com motofretistas no estado de SP no 1º semestre de 2021./39 mil é o número de acidentes com motofretistas no estado de SP no 1º semestre de 2021.

    G1 (2021); Detran (2021).

    https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/03/07/apos-um-ano-de-pandemia-numero-de-profissionais-de-motofrete-cresce-40percent-em-um-ano-na-cidade-de-sp.ghtml

    https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/27/numero-de-acidentes-com-motociclistas-aumentou-47percent-em-sp-no-1o-semestre-de-2021-diz-detran.ghtml

    Fonte: InPress Porter Novelli, em 24.09.2021

  • Cebrap e Mapfre lançam estudo sobre segurança viária e veículos elétricos no Brasil

    YouTube Cebrap

    A Fundación Mapfre e o Cebrap irão realizar o evento de lançamento do estudo “Segurança viária e veículos elétricos para mobilidade pessoal no Brasil: contexto, percepções e perspectivas”, dia 14/9, às 10h, nas redes do Cebrap.

    Veículos de Mobilidade Pessoal (VMPs) elétricos têm sido cada vez mais comuns na mobilidade urbana das cidades brasileiras. Representados principalmente pela bicicleta e pelo patinete elétricos, estes modos de transporte têm apresentado ampliação de uso nos últimos anos, seja pela compra individualizada, seja pelos serviços de compartilhamento oferecidos por empresas do setor de micromobilidade. O estudo buscou entender o contexto no qual esses veículos vêm sendo adotados na sociedade brasileira e suas implicações a respeito da segurança viária.

    O evento de lançamento contará com a apresentação do trabalho e com a participação de quatro convidados que discutirão temas abordados no trabalho:

    Apresentação da pesquisa - Victor Callil – Coordenador de pesquisas em mobilidade urbana no Núcleo de Desenvolvimento do CERBAP.

    Segurança Viária: Luis Fernando Villaça Meyer – Co-fundador e Diretor de Operações do Instituto Cordial.

    Bicicleta elétrica na mobilidade urbana: Victor Andrade – É coordenador do LABMOB e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ).

    VMPs elétricos e sistemas de compartilhamento- Renata Rabello – Arquiteta e urbanista é Gerente de planejamento urbano da Tembici, coordena a equipe de urbanistas e engenheiros desde 2016, responsável pelo projeto dos sistemas de bicicleta compartilhada de cidades brasileiras e outras cidades da América Latina.

    Patinetes elétricos na mobilidade urbana - Luiz Marcelo Teixeira Alves (USP/Compasso Mobilidade) – Engenheiro civil pela USP, com mestrado em Transportes pela UNICAMP. É doutorando em transportes na USP.

    Fonte: STRADA, em 10.09.2021