AIG Logo

Uma força de trabalho diversificada promove a criatividade, que leva à inovação e ao crescimento. É partindo dessa premissa que a AIG Seguros divulga seu Relatório Global de Diversidade & Inclusão, com as iniciativas, realizações da companhia ao redor do mundo. O documento está disponível online (acesse aqui).

A empresa acredita que diferentes experiências contribuem para a construção de um melhor entendimento das demandas do mercado, aumentando seu leque de atuação e reduzindo os riscos. “Estimulamos nosso time para que criem discussões sobre pluralidade na companhia, inclusive sobre a minoria dentro das minorias”, comenta Nélia Soares, Diretora de Recursos Humanos da AIG Brasil. A Seguradora apoia grupos voluntários de funcionários criados com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, os chamados ERG (Employee Resource Group).

A formação desses grupos voluntários partem dos próprios funcionários, que enxergam nesta cultura da AIG uma oportunidade de disseminar na companhia discussões que eram tabus em algum momento. É o caso do grupo Diversitas & Aliados, criado em 2016 em apoio à diversidade LGBT. Outro grupo que ganha corpo ano após ano é o Todos Pelas Mulheres & Aliados, que foi o pioneiro na AIG Brasil, em 2014, e que visa promover o desenvolvimento profissional das mulheres na companhia, proporcionando visibilidade e benefícios de uma rede forte e comprometida.

imagem aig 11082017

Atualmente, a AIG conta com mais de 90 Employee Resource Groups em todo o mundo, focados nas mais variadas causas inclusivas, como os “Líderes Asiáticos”, “Profissionais Negros na AIG”, “Deficientes e Aliados”, “Profissionais Veteranos de Guerra”, entre outros. Todos esses grupos contam com um “padrinho” na liderança do país de origem, que incentiva, junto aos demais executivos, o fortalecimento das discussões.

De dentro para fora. Entre outras atividades, os grupos de diversidade trazem consigo a preocupação em ampliar o debate para além do ambiente interno apenas, promovendo regularmente encontros com formadores de opinião de diversos temas. Recentemente, por exemplo, foi realizado em São Paulo o “Fórum sobre Respeito à Mulher e à Diversidade LGBT”, que recebeu palestrantes para discutir sobre violência contra a mulher, homossexualidade na família, igualdade racial, entre outros pontos.

A AIG é signatária de diversos programas empresariais e de discussão de diversidade e inclusão. Um deles é o “Fórum de Empresas e Direitos LGBT”, que fomenta companhias para a discussão e promoção de temas ligados à pluralidade sexual e de gênero dentro e fora das corporações.

Em 2016, a empresa firmou também um compromisso com o programa “Pró-Equidade de Gênero e Raça”, uma iniciativa do então Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que busca adesão de empresas em prol da igualdade de direitos entre raças e entre mulheres e homens no ambiente de trabalho. Além disso, a companhia é signatária também dos “Sete Princípios de Empoderamento da Mulher”, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Celebrando o sucesso. Como sinal desses esforços coletivos, a AIG recebe o reconhecimento global de apoiadora da inclusão e da diversidade. Alguns exemplos recentes pelo mundo:

  • No Reino Unido, a AIG figura na posição nº 109, entre mais de 400 empresas, no Ranking Stonewall de Igualdade Corporativa.
  • Ainda no Reino Unido, a companhia recebeu o Prêmio Inclusão & Diversidade.
  • Nos EUA, o apoio à diversidade rendeu reconhecimentos da Associação Nacional de Negócios Veteranos, da Câmara de Comércio Hispânica e da Women's Enterprise Magazine.
  • Na Ásia, a AIG foi destaque na “Diversity and Inclusion in Asia Network (DIAN)” como um case de sucesso no programa de desenvolvimento de mulheres.
  • A AIG Japão ganhou o Prêmio de Ouro pelo Índice LGBT, um reconhecimento que se concentra na excelência das iniciativas LGBT relacionadas à política, representação, inspiração, desenvolvimento, engajamento e meio ambiente.
  • Em 2016, a AIG Hong Kong também recebeu o Prêmio de Ouro em Inovação e RH, concedido pela Human Resources Magazine, pela excelência em estratégias de diversidade e inclusão.

É com base nesses princípios inclusivos que a AIG vai fortalecendo suas linhas de negócios e aproveitando os melhores talentos do mercado. “O mundo se transforma diariamente e precisamos atrair talentos com percepções e opiniões múltiplas para estimularmos ainda mais a criatividade, visando a obtenção de novas ideias”, completa Nélia.

Assista ao vídeo institucional da AIG Brasil sobre diversidade para conhecer melhor a iniciativa.

Fonte: Press à Porter, em 11.08.2017.