AIG Logo

Convidados discutiram oportunidades e inclusão de negros, pessoas com deficiência física e intelectual, e transgêneros em um dos 28 eventos que a AIG promoveu durante três dias do DIVE IN

imagem aig 02102018

Mariângela Morenghi, representante do WOW da AIG; Victor Martinez, da APAE SP; Márcia Rocha, da ONG Trasempregos; Pedro Jaime, da FEI; Deives Rezende, do Itaú Unibanco; Nélia Soares, Diretora de RH da AIG; Vinicius Mercado, representante do Diversitas da AIG; Adriana Zanni, da Aon; Fábio Oliveira, CEO da AIG Brasil; Patrícia Molino, da KPMG e Carolina Ignarra, da Talento Incluir

Pelo segundo ano consecutivo, a AIG, uma das organizações líderes no mercado securitário internacional, promoveu um painel local para discutir a diversidade e inclusão, como parte do DIVE IN - Festival Internacional de Diversidade e Inclusão no Setor de Seguros. Como patrocinadora global do evento, o painel "Os desafios do recrutamento da diversidade", que aconteceu na última quarta-feira (26), em São Paulo, foi um dos 28 eventos mundiais que a AIG promoveu durante o festival.

O debate contou com os painelistas convidados Carolina Ignarra, cadeirante há 18 anos e fundadora da Talento Incluir, consultoria de inclusão; Deives Rezende, superintendente de Ética e Ombudsman do Itaú Unibanco; Márcia Rocha, primeira transexual a ter direito ao uso do nome social no Cadastro Nacional dos Advogados da OAB e fundadora da ONG Trasempregos; Patrícia Molino, Líder de Inclusão e Diversidade na KPMG e vencedora da 1ª Edição do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina e Igualdade de Gênero; Pedro Jaime, professor do Departamento de Administração do Centro Universitário FEI e autor do livro vencedor do Prêmio Jabuti "Executivos Negros: racismo e diversidade no mundo empresarial"; e Victor Martinez, pedagogo do Serviço de Qualificação e Inclusão da APAE DE SÃO PAULO.

Durante a conversa, os convidados contaram suas histórias de vida, superação e como o recrutamento inclusivo pode colaborar para a quebra do preconceito inconsciente, experiências dos colaboradores em um ambiente diverso e o desenvolvimento da própria empresa. "Precisamos enxergar a inclusão também sob o ponto de vista de negócios. Perspectivas, ideias e experiências diferentes nos trazem outros olhares e, com isso, conseguimos oferecer o melhor para as pessoas e aos nossos clientes", ressaltou Fábio Oliveira, CEO da AIG Brasil, na abertura do evento.

Ainda no cenário empresarial, Carolina Ignarra falou sobre a importância de empresas selecionarem os funcionários pelo perfil profissional e aptidões e não apenas para preencher cota. "Sempre pergunto às companhias: se um bom funcionário sofresse um acidente, tivesse sequelas e fosse preciso se adaptar a essa deficiência para mantê-lo no trabalho, você o demitiria ou o manteria? Se o manteria, por que não dar a oportunidade para outra pessoa com deficiência, mesmo que ainda não a conheça?", exemplificou.

Victor Martinez, da APAE DE SÃO PAULO, disse que a rotatividade de profissionais com deficiência intelectual em companhias é baixa e que, muitas vezes, faltam oportunidades não apenas de emprego, mas de capacitação. "Costumamos dizer que a APAE de São Paulo está cada vez mais vazia e isso é muito bom! Acreditamos que a pessoa com deficiência pode se desenvolver nos mesmos ambientes. Precisamos mudar a cultura de olhar o outro com diferença por causa de algum tipo de dificuldade", explicou.

Segundo o professor da FEI, Pedro Jaime, o problema do racismo é político-institucional. "Um exemplo é que o número de negros ocupando postos de direção no Brasil é muito menor que nos Estados Unidos. Isso se deve ao fato deste país ter implementado ações afirmativas para a inclusão dos negros no mercado de trabalho desde o final de 1960 que resultaram com o fim do sistema de segregação racial. Já o Brasil tem sido visto como uma democracia racial, um paraíso da convivência entre negros e brancos, sendo um país em que não existiria o racismo. Só mais recentemente essa imagem da nação brasileira sofreu abalos e o país passou a adotar políticas de ação afirmativa em favor da população negra".

Prestes a completar 70 anos no Brasil, a AIG Seguros acredita na importância da inclusão e diversidade em todos os setores. No mundo, a AIG conta com mais de 100 grupos de diversidade e 8.000 funcionários focados nas mais variadas causas inclusivas, como os "Líderes Asiáticos", "Profissionais Negros na AIG", "Pessoas com Deficiência e Aliados", "Profissionais Veteranos de Guerra", entre outros. No Brasil, as principais iniciativas de diversidade são lideradas pelos grupos WOW (Women @ Work) e Diversitas LGBT & Aliados. Esses grupos, conhecidos como ERGs (Employees Resource Groups), são formados voluntariamente por funcionários e têm o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo.

Sobre o DIVE IN: Reunindo grandes empresas do setor de seguros em prol da causa, o evento nasceu em 2015, em Londres, na Inglaterra, por iniciativa da Inclusion@Lloyds. No ano seguinte, ganhou proporção, chegando a 10 países. Em 2018 foram atividades em 27 países espalhados pelo mundo. Para mais informações: www.diveinfestival.com

Fonte: CDI, em 02.10.2018.