inpao dental

Corrigir a posição dos dentes, dos ossos do maxilar, correções na fala, melhoria na estética, efetividade mastigatória (evitando problemas gástricos). Essa é a função da Ortodontia, uma das especialidades da Odontologia que trata a má oclusão (mordida), problemas de articulação temporomandibular (ATM - dor e estalidos na região do ouvido), problemas digestivos por má mastigação e problemas de fala.

O Dr. José Henrique de Oliveira, cirurgião-dentista e diretor do INPAO Dental - Instituto de Previdência e Assistência Odontológica, explica que os aparelhos ortodônticos são a solução para a maioria das disfunções citadas acima. “No início do uso do aparelho, é provável que haja um desconforto, já que os braquetes (as partes metálicas do aparelho) machucam as bochechas causando aftas, pressão entre os dentes com a ativação do aparelho. Pode ocorrer também o aumento da salivação, já que o organismo entende o aparelho como um corpo estranho”, comenta Dr. Oliveira.

Sinais de alerta – Os pais devem procurar um especialista quando perceberem que o alinhamento dental não está correto (“dentes encavalados”), quando o paciente sentir estalos e dor na região dos ouvidos. Pessoas que respiram pela boca também podem ter indicação de uso do aparelho.

Diferença de aparelho móvel e fixo - O móvel é utilizado com função ortopédica (ação direta na musculatura e óssea). Já o fixo é indicado para corrigir inclinação e alinhamento dos dentes.

Como deve ser feita a limpeza dos aparelhos móvel e fixo:

Móvel - Remover o aparelho e fazer a higienização normal dos dentes. O aparelho móvel pode ser escovado sem nenhuma pasta e em água corrente. Existe também produtos próprios para a higienização dos aparelhos móveis.

Fixo – Pela escovação dos dentes (escovas comuns, a interdental e unitufo), além do fio dental com auxílio do passador de fio, usos de enxaguatórios sem álcool em sua composição.

Sobre INPAO Dental - Fundado em 1964, o Instituto de Previdência e Assistência Odontológica - INPAO Dental - é um dos principais planos odontológicos do Brasil e conta com mais de 20 mil opções de atendimento na sua rede credenciada, presente em todos os estados do País. A rede INPAO Dental realiza quase 1 milhão de procedimentos por ano. Possui uma carteira com mais de 1.500 clientes, que representa cerca de 350 mil beneficiários.

28.02.2020