Funenseg logo

Futuros corretores já podem se inscrever em 64° Exame

Candidatos podem estudar por meio do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros na modalidade online

Para se tornar um profissional legalmente apto a atuar no segmento de intermediação de seguros é obrigatório ter o registro profissional fornecido pela Susep. Uma das maneiras de obter o certificado que possibilita dar entrada no registro é por meio dos Exames para Habilitação de Corretores de Seguros (EHCS), aplicados pela Escola Nacional de Seguros (ENS).

Com inscrições a partir da próxima segunda-feira, 12 de agosto, o 64° EHCS acontecerá entre 28 e 31 de outubro, nas cidades onde a ENS mantém Unidade ou parceria. As opções disponíveis são: Capitalização; Vida e Previdência; Capitalização e Vida e Previdência; Demais Ramos; e Todos os Ramos.

Curso online

Para auxiliar na preparação dos candidatos ao EHCS, a ENS oferece o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros na modalidade online. O programa contempla as mesmas modalidades disponíveis para a avaliação.

Ministrado integralmente em ambiente virtual e com material didático que pode ser acessado em qualquer plataforma, o curso conta com acompanhamento pedagógico realizado por corpo docente altamente capacitado. Ao final das aulas, os inscritos ganham isenção da taxa de inscrição do Exame.

Clique aqui para conhecer as localidades onde a Escola está presente. Para mais informações e inscrições no EHCS e curso online acesse o site ens.edu.br


 CPES mantém parcerias com instituições renomadas para disseminação de conhecimento

MBAs da ENS contam com a participação de pesquisadores que lecionam disciplinas de tópicos especiais nestes programas

Criado em 2014 pela Escola Nacional de Seguros (ENS), o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES) atua nas áreas de pesquisa, publicações e seminários, promovendo atividades ligadas ao conhecimento acadêmico.

Sob comando do diretor de Ensino Superior da ENS, Prof. Mario Pinto, o órgão tem como missão ser um polo de excelência e referência em pesquisa e ensino. Por isso, funciona nos moldes de núcleos bem-sucedidos instalados em universidades do Brasil e do exterior.

Como parte desse trabalho e com o objetivo de ampliar o alcance do conhecimento, o CPES realiza parcerias com renomadas instituições brasileiras de ensino superior. Dessa forma, os MBAs da ENS contam com a participação de pesquisadores que lecionam disciplinas de tópicos especiais nestes programas.

Além disso, o CPES oferece bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para profissionais do mercado e para estudantes e professores que estiverem produzindo teses sobre assuntos pertinentes à área de seguros em universidades brasileiras.

Atualmente, as entidades parceiras são a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (FACC/UFRJ); o Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da UFRJ (Coppead/UFRJ); a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP); e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).

Clique aqui para conhecer as atividades desenvolvidas pelo CPES.


Nova modalidade do MBA Executivo promove articulação entre teoria e prática

Inscrições abertas em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória da Conquista (BA)

Promover a flexibilidade, interdisciplinaridade e articulação entre questões teóricas e práticas. Foi com esse objetivo que a Escola Nacional de Seguros (ENS) decidiu lançar, na modalidade semipresencial, o MBA Executivo em Negócios de Seguros.

Em entrevista ao Acontece, o coordenador acadêmico executivo do curso, Gustavo Venda, afirmou que este formato privilegia dinâmicas acadêmicas presenciais com o aluno. “Cursos semipresenciais se beneficiam das tecnologias de comunicação para manter o contato entre alunos, professores e tutores, assim, os docentes podem acompanhar o processo de aprendizagem e tirar dúvidas sobre os conteúdos, em maior escala, e com maior grau de dedicação aos questionamentos e necessidades individuais”, explica.

De acordo com Venda, os conteúdos de nivelamento podem ser realizados a distância, conferindo mais agilidade ao curso e mobilidade aos alunos. Já os módulos específicos são ministrados presencialmente. “Desta forma, garantimos a troca imediata de informações e experiências, e asseguramos o network entre alunos e professores”, destaca.

O programa é focado no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de gestão, finanças, processos, pessoas e produtos. Por isso, é destinado a profissionais com ensino superior que ocupem posição gerencial, de coordenação ou que atuem como líderes de equipes no segmento de seguros.

 “O MBA também é ideal para quem deseja pôr em prática, de imediato, os conhecimentos adquiridos, já que tem como um dos grandes diferenciais o tempo reduzido de realização, apenas um ano”, explica Venda.

O curso está com inscrições abertas em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória da Conquista (BA), e as aulas terão início em outubro.

Para mais informações os interessados devem acessar o endereço ens.edu.br/mbas, que também é o canal para matrículas.


Curso ensina a lidar com danos não intencionais a terceiros

Período letivo tem início marcado para 2 de outubro

O Seguro de Responsabilidade Civil garante indenização a segurados em caso de dados não intencionais, sejam eles corporais ou materiais, causados a terceiros. Para profissionais que buscam desenvolver conhecimentos sobre os fundamentos legais, as características específicas de contratação e as rotinas técnicas e operacionais da carteira desta modalidade, a Escola Nacional de Seguros (ENS) oferece o curso técnico Seguro de Responsabilidade Civil Geral.

Atualmente com oferta em Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP), o programa é composto por disciplinas como RC Estabelecimentos Comerciais e/ou Industriais, Análise das Condições Gerais de uma Apólice Padrão, RC Riscos Profissionais, Serviços Públicos, entre outras. O período letivo tem início marcado para 2 de outubro.

Para participar das 42 horas/aula do curso é necessário conhecimento prévio sobre seguros, seja por dois anos de experiência na área ou por meio do Curso Básico de Seguros. O investimento varia de acordo com a cidade.

Outras informações e inscrições podem ser acessadas no site ens.edu.br


Reforma da Previdência trará novas oportunidades de negócio

Luiz Macoto Sakamoto é um dos profissionais de excelência que compõem o corpo docente do curso

Tramita no governo federal o projeto de lei que irá promover a Reforma da Previdência Social. As mudanças terão reflexos diretos no mercado de seguros, com o surgimento de novas demandas por produtos. Para aqueles que desejam identificar e aproveitar as novas oportunidades de negócios, a Escola Nacional de Seguros (ENS) oferece a pós-graduação Previdência Complementar Aberta.

O programa irá explorar o segmento de Previdência Privada Aberta com foco especial na operação, nos aspectos jurídicos e nos riscos. Serão apresentadas ferramentas para gestão de ativos nos períodos de acumulação e desacumulação, os princípios da economia comportamental e o processo de tomada de decisão das pessoas.

Com vagas disponíveis no Rio de Janeiro (RJ), o curso tem corpo docente composto por profissionais experientes e atuantes do mercado, como o coordenador acadêmico, Luiz Macoto Sakamoto.

As aulas estão marcadas para começar em setembro e o investimento é de cinco parcelas de R$ 700,54. Mais informações estão disponíveis no site ens.edu.br, onde é possível realizar matrículas.


Novos corretores conheceram visão prática da profissão

Aproximadamente 180 pessoas compareceram à Oficina

Na última semana, a Escola Nacional de Seguros (ENS) promoveu mais uma edição da Oficina do Corretor de Seguros, iniciativa voltada aos alunos que concluíram ou estão na fase final do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros. O objetivo é apresentar uma visão prática do mercado e aproximá-los das seguradoras, que, por sua vez, têm a oportunidade de mostrar seus produtos e modo de operação.

O evento aconteceu na Unidade São Paulo, localizada no centro da capital paulista, e contou com a palestra “Storytelling – uma ferramenta eficaz para vendas”, ministrada pelo professor André Rezende. Os participantes também puderam assistir à apresentação do Sincor-SP, conduzida pelo diretor de Benefícios e Social do sindicato, José Alvaro Fonseca.

Os 182 presentes também interagiram com os profissionais de 10 grandes seguradoras: Bradesco, Capemisa, HDI, Liberty, Mongeral, Omint, Porto Seguro, Sompo, SulAmérica e Unimed.

O gerente da Unidade São Paulo, Ronny Martins, destaca que houve aumento de 20% na adesão dos alunos, em comparação ao mesmo período do ano passado. “Isso comprova o interesse dos novos corretores sobre as práticas e o funcionamento do mercado, e nos dá a certeza de que estamos entregando ao setor profissionais preparados e prontos para atuar”.