Funenseg logo

Chile, Índia e Israel entram na rota de treinamentos no exterior em 2020

Primeiro programa a ser ministrado será o de Mumbai, em março

Colocar os profissionais brasileiros em contato com as melhores práticas e com renomados especialistas dos mercados de seguros mais desenvolvidos do mundo. Esse é o principal objetivo dos Programas de Treinamento no Exterior realizados pela Escola Nacional de Seguros (ENS).

Em junho e agosto desse ano, a Instituição promoveu dois cursos bem-sucedidos, um em Lisboa e outro em Londres. Agora, acaba de anunciar a agenda para 2020, que inclui o lançamento de programas inéditos em três novos países.

O destaque fica por conta das recentes parcerias firmadas com instituições de Mumbai (Índia), Santiago (Chile) e Tel Aviv (Israel). Os temas dos cursos já estão definidos: “Dinâmicas do Crescimento na Índia – Um Mercado de Seguros em Rápida Evolução”, “Inovação e Transformação Digital em Seguros” (Chile) e “Inovação e Tecnologias Financeiras – o Modelo Israelense”.

Para o próximo ano, serão mantidas as parcerias com o Chartered Insurance Institute (CII), de Londres (Inglaterra), e com a Universidade NOVA (Jurisnova), de Lisboa (Portugal). Nesses países, os temas também estão confirmados: “Gerenciamento de Riscos e Seguros” (CII), “Os Processos Técnicos do Resseguro” (CII) e “Inovação em Seguros – A Indústria em Transição” (Jurisnova).

O primeiro programa a ser ministrado será o de Mumbai, em março, seguido dos cursos em Tel Aviv (maio), Lisboa (junho), Londres (setembro) e Santiago (outubro). Os demais acontecerão a partir do segundo semestre.

Todos os detalhes sobre os Programas de Treinamento no Exterior da ENS para 2020 podem ser obtidos no site ens.edu.br, onde também é possível se inscrever nos processos seletivos.


Nova modalidade flexibiliza estudos de futuros gestores

Programa garante, em apenas um ano, certificação em área específica do setor escolhida pelo próprio aluno

Sempre buscando oferecer mais opções aos profissionais que desejam atualização, a Escola Nacional de Seguros (ENS) lançou o MBA Executivo em Negócios de Seguros na modalidade semipresencial. O programa, que nas modalidades presencial e online já permitia obter conhecimentos específicos no setor securitário, agora combina o melhor das duas opções em apenas uma.

A modalidade semipresencial privilegia dinâmicas acadêmicas presenciais com o aluno, com o objetivo de promover flexibilidade, interdisciplinaridade e articulação entre teoria e prática. Conteúdos de nivelamento são realizados a distância, conferindo mais agilidade ao curso e mobilidade aos alunos, enquanto os módulos específicos são ministrados presencialmente, o que garante a troca imediata de informações e experiências, e assegura o network entre alunos e professores.

Sob o ponto de vista do conteúdo, o MBA se diferencia de outros programas executivos por permitir a personalização da especialização no último módulo, formando gestores em segmentos específicos do Seguro de acordo com a escolha do próprio aluno. Assim, além de garantir uma certificação de especialista, muito valorizada no mercado de trabalho, o profissional ainda é elevado a outros patamares em um setor com grande competitividade.

Atualmente, o curso tem vagas disponíveis em quatro cidades: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória da Conquista (BA). O início do período letivo está marcado para o mês de outubro, em todas as localidades.

Informações sobre política de descontos, corpo docente e grade curricular podem ser acessadas no endereço ens.edu.br/mbas, onde também é possível efetuar matrículas.


Expansão da Previdência Aberta gera oportunidades

Curso terá início em 21 de setembro

“Tudo indica que, com as mudanças impostas pela Reforma da Previdência Social, a Previdência Complementar terá uma grande alavancagem de vendas. Para tanto, será necessário qualificar profissionais com aptidões específicas para operar no segmento”. A declaração é de Luiz Macoto Sakamoto, docente e coordenador acadêmico da pós-graduação Previdência Complementar Aberta, criada pela Escola Nacional de Seguros (ENS).

Segundo Macoto, o curso foi idealizado justamente para auxiliar na capacitação desses profissionais. “Nesse novo cenário, será fundamental adquirir conhecimentos atualizados e alinhados com a conjuntura de momento”, reforça o docente.

Com início previsto para 21 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ), a pós instruirá os alunos sobre todo o trâmite relacionado à Previdência Complementar Aberta, tratando desde temas específicos, como funcionamento, aspectos jurídicos e gestão de ativos nos períodos de acumulação e desacumulação, até assuntos mais genéricos, como princípios da economia comportamental e processos de tomada de decisão das pessoas.

Para participar do programa, composto por 88 horas/aula, é necessário ensino superior completo ou graduação incompleta, com atuação comprovada no mercado de seguros a ser avaliada mediante análise curricular e entrevista com a coordenação do curso.

Investimento, corpo docente, conteúdo programático e outros detalhes podem ser encontrados no site ens.edu.br, onde também é possível efetuar matrículas.


Programa Amigo do Seguro abre 60 vagas em São Paulo

Inscrições devem ser realizadas até 13 de setembro

A Escola Nacional de Seguros (ENS) acaba de abrir inscrições para formação de duas novas turmas, em São Paulo (SP), do Curso de Iniciação ao Trabalho, primeira etapa do programa Amigo do Seguro. O prazo para concorrer a uma das 60 vagas é até 13 de setembro.

Criado há 17 anos, o Amigo do Seguro é um programa de responsabilidade social que capacita jovens entre 16 e 20 anos matriculados no Ensino Médio em escolas públicas, para estágio em empresas do setor de seguros.

O programa oferece qualificação na área de seguros, além de conhecimentos sobre rotinas administrativas, informática, matemática financeira, língua portuguesa, atendimento e orientação profissional.

O curso é totalmente gratuito e os participantes recebem material didático, vale-transporte e lanche. Ao final das aulas, marcadas para começar no dia 7 de outubro, na Unidade São Paulo da ENS, os aprovados serão cadastrados em um Banco de Talentos e poderão ser recrutados por empresas do setor.

Em São Paulo, o Amigo do Seguro tem a parceria do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e da EC Consultoria. Os interessados devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome completo e telefone.

Ao término do período de inscrição, a ENS entrará em contato para informar data e horário do processo seletivo. As aulas começam no dia 7 de outubro.


Nova metodologia aumenta vendas e lucratividade

Aulas serão conduzidas pelo business influencer, Rodrigo Maia

Pensando em atualizar corretores de seguros e empreendedores diante das mudanças tecnológicas e comerciais que vêm ocorrendo no mercado, a Escola Nacional de Seguros (ENS) lançou o curso técnico “Megavendas – uma metodologia para você alavancar os seus resultados de forma estruturada e contínua”. Atualmente, há vagas disponíveis em seis cidades: Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP) e São Paulo (SP).

Com uma metodologia desenvolvida exclusivamente para auxiliar na fidelização e expansão da carteira de clientes, o programa ensina técnicas inovadoras na condução do processo de vendas. A mudança nas relações comerciais, comunicação persuasiva em vendas e metodologia Spin Selling são alguns dos temas abordados ao longo das 18 horas/aula.

O curso foi idealizado e é lecionado pelo business influencer Rodrigo Maia, que tem mais de 20 anos de experiência na formação de profissionais de alta performance.

Para participar é necessário investimento de R$ 737,00, que pode ser parcelado em até quatro vezes no boleto. Pagamento à vista no boleto bancário garante desconto de 5%.

O início das aulas varia de acordo com a localidade. Para conferir a programação de cada cidade e realizar matrículas, os interessados devem acessar o hotsite ens.edu.br/mega-vendas