ens

Tarcísio Godoy é nomeado Acadêmico da ANSP

Coordenador de MBAs da ENS em São Paulo, Luiz Macoto Sakamoto, também foi empossado na solenidade

 imagem ens 25102019 1

O diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, foi nomeado Acadêmico da ANSP, a Academia Nacional de Seguros e Previdência. A Noite Acadêmica, tradicional cerimônia de entrega de comendas e posse de novos acadêmicos, aconteceu na última quinta-feira, 24 de outubro, no Espaço Traffô, em São Paulo (SP).

A partir de agora, Tarcísio Godoy faz parte do seleto grupo de personalidades do setor que atua na geração e difusão de conhecimentos científicos visando ao desenvolvimento da indústria brasileira de seguros.

Para o executivo, a nomeação representa uma oportunidade de disseminar a cultura do seguro pelo Brasil e fortalecer a sinergia entre as duas entidades. “Como dirigente da principal instituição de ensino do mercado de seguros, uma das minhas missões é ajudar a difundir conhecimento científico de forma ética e responsável. Agora, reforçamos esse compromisso com a sociedade e com o setor, junto a essa instituição tão conceituada que é a ANSP”.

Outro profissional da ENS que foi empossado na solenidade como Acadêmico da ANSP foi Luiz Macoto Sakamoto, coordenador de MBAs em São Paulo (SP).

Além deles, também são Acadêmicos da ANSP os executivos da ENS Robert Bittar (presidente), Maria Helena Monteiro (diretora de Ensino Técnico) e Mario Pinto (diretor de Ensino Superior).

O evento marcou a nomeação de outros 29 Acadêmicos, confira abaixo a relação completa:

Álvaro Luiz Soares Trilho
Anderson Gomes Ferreira da Silva
Antonio Americo de Aquino
Antônio Carlos Camano
Carlos André Meyer Sabóia Cordeiro
Carlos Eduardo de Mori Luporini
Carlos Otávio Limongi França
Cristina dos Santos Domingues
Edgar Silva Grassi
Ellen Mary de Oliveira
Fabrízio Krapf Costa
Flávio Bevilácqua Bosisio
Giancarlo Giacomini Germany
Inaldo Bezerra Silva Júnior
Jacó Carlos Silva Coelho
Landulfo de Oliveira Ferreira Júnior
Luiz Macoto Sakamoto
Marcele Lemos
Marcelo Blay
Marcelo Rodrigues Elias
Márcio João Guerrero
Paulo Henrique Cremonezze
Paulo Rogério Haüptli
Pedro Guilherme Gonçalves de Souza
Reinaldo Antonio Gomes Marques
Sandra Regina Odeli
Simone Vizani
Tarcísio Jose Massote de Godoy
Wagner Sérgio Zaveri Jr.
Wilma Gomes Torres


ENS é contemplada com selo socialmente responsável da ABMES

Instituição representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional

imagem ens 25102019 2

A ENS acaba de ser reconhecida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o Selo Instituição Socialmente Responsável. A certificação foi concedida pela participação da Instituição na 15ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, realizada entre 23 e 28 de setembro.

O projeto acontece desde 2005 e tem como objetivo estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias e gratuitas realizadas por Instituições de Ensino Superior (IES), nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras.

A ENS participou da iniciativa promovendo a oficina pedagógica “Educar para Proteger”, em parceria com o Sindseg-RJ/ES. O encontro aconteceu no dia 23 de setembro, na Matriz da ENS, no Rio de Janeiro (RJ), e contou com a presença de 35 alunos da Associação Origem Amorim. Fundada por moradores da Comunidade Amorim, no Parque Oswaldo Cruz, em Manguinhos, comunidade do Rio de Janeiro (RJ), a Associação Origem Amorim presta serviços comunitários em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cultura e arte.

As crianças realizaram atividades lúdicas e produziram histórias em quadrinhos sobre o tema “É preciso saber viver com atitudes seguras”. O objetivo foi gerar reflexão sobre condutas de risco para que elas se tornem adultos seguros e responsáveis.

Além de promover a oficina, a ENS também doou, por meio do seu projeto Asas para Voar, 150 livros infantojuvenis e uma estante para compor a biblioteca da Associação. O Asas para Voar foi criado em 2007 para estimular o hábito da leitura e desenvolver o senso crítico entre crianças e adolescentes.

Sobre a ABMES

Fundada em 1982, a ABMES representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional, e tem como objetivos engajá-las nas mais diversas instâncias e atuar na consolidação efetiva de seus pares.

Com expressiva atuação, a Instituição certifica seus valores e tradição com a oferta de assessoria pedagógica, administrativa, técnica e jurídica às entidades associadas. Além disso, promove seminários, workshops e ações de capacitação. A ABMES se destaca ainda pela produção de matérias jornalísticas, desenvolvimento de pesquisas e elaboração de publicações.

No âmbito político, a Associação ocupa posição em frentes importantes junto aos órgãos governamentais para formulação de políticas públicas. Tem presença fundamental na construção e revisão de normas legais, buscando aproximá-las da realidade das instituições de educação superior e garantindo os direitos e conquistas do setor.

Na área acadêmica, elabora estudos sistemáticos sobre o cenário da educação superior no Brasil e realiza eventos mensais, transmitidos para todo o mundo por meio da ABMES TV.


Graduação tem isenção da 1ª mensalidade

Próximo processo seletivo será no dia 31 de outubro

O mercado de seguros passa, constantemente, por grandes transformações. Com isso, vem aumentando a demanda por profissionais especializados para cargos de gestão no setor. A fim de preparar aqueles que desejam atuar nessa indústria, a ENS oferece a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, que segue com inscrições abertas para turmas do primeiro semestre de 2020.

Além de vagas na modalidade presencial, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), o curso também está com inscrições para a modalidade online. O próximo processo seletivo será no dia 31 de outubro. Candidatos aprovados no vestibular e matriculados até 6 de dezembro garantem 100% de desconto na primeira mensalidade.

A Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros pode ser concluída em dois anos e, por isso, possibilita acesso mais rápido ao mercado de seguros, fornecendo aptidões práticas e instrumentais da Administração. O programa tem como objetivo estimular a criatividade, o exercício do raciocínio crítico e analítico, permitindo o desenvolvimento de habilidades específicas para a criação de soluções.

Além disso, auxilia na compreensão das diversas etapas que compõem processos técnico, comercial e de sinistro, por meio de ferramentas como Internet, Técnicas de Vendas e Marketing, Planejamento Estratégico de Seguradoras e Gerenciamento de Riscos, que facilitam no pleno desenvolvimento da função.

O início do período letivo está marcado para 3 de fevereiro de 2020. Mais informações como investimento, grade curricular e carga horária podem ser acessadas no endereço profissaosegura.com.br


Panorama do Seguro abordou presença feminina no setor

Estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil” está em sua terceira edição

Apresentado pelo jornalista Paulo Alexandre e pelo consultor de economia Francisco Galiza, o programa Panorama do Seguro, produzido pelo Sindseg-SP, abordou, em sua 41ª edição, a atuação das mulheres no setor de seguros. A diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, foi a convidada da vez.

Apontada como uma das principais especialistas no tema, a executiva falou sobre as mudanças ocorridas no setor desde 2012, quando foi criado o estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, que neste ano teve sua terceira edição lançada pela ENS. Maria Helena discorreu ainda sobre as possíveis medidas a serem tomadas pelas seguradoras para que a igualdade de gêneros no segmento seja cada dia mais notável.

"Quando começamos esse estudo as mulheres tinham muito mais dificuldade de ascender aos cargos executivos. No entanto, na última pesquisa, encerrada em 2018, vemos que para cada três executivos homens, as seguradoras têm uma mulher. É assim que precisamos evoluir nesse assunto, realmente conscientizando e trabalhando na cultura das empresas”.

Ao ser questionada sobre quais vantagens as seguradoras teriam ao ampliar a participação feminina no setor, a diretora explicou os ganhos já comprovados com a presença de mulheres em cargos de gestão. “Há provas contundentes, principalmente nos países desenvolvidos, de que a presença de executivas nos conselhos de administração ou na alta gestão das empresas realmente traz bônus financeiros para essas organizações. No Brasil, também caminhamos para isso, mas é uma necessidade econômica por causa da nossa diversidade. Quem desenha produtos paras as mulheres são os homens. Será que eles estão atendendo realmente o que as mulheres querem? Então, por que não aproveitar isso e construir uma cultura cada vez mais diversa?”, ponderou.

Ao final do programa, Maria Helena projetou as perspectivas para a indústria de seguros. “As seguradoras têm que investir bastante em programas a fim de encorajar a diversidade, de discutir o assunto, porque esse é o caminho do futuro, sem dúvidas. Nós temos muita esperança de que isso irá mudar em pouco tempo, como a nossa pesquisa mostra, visto que, em seis anos, já houve um progresso muito grande no número de mulheres em cargos executivos nas seguradoras”.

Essas e outras informações sobre a presença de mulheres no setor podem ser encontradas no terceiro estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, disponível aqui. A íntegra da entrevista de Maria Helena ao Panorama do Seguro pode ser acessada nesse link.


Profissionais brasileiros conhecerão “milagre português”

Curso em Lisboa acontecerá entre 22 e 26 de junho

Depois de superar uma das piores crises de sua história, Portugal se transformou em um grande hub de tecnologia do mundo, ganhando a alcunha de “milagre português”, em virtude das expectativas de crescimento do país. Segundo a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), órgão regulador do mercado de seguros português, o ano de 2018 apresentou aumento significativo na produção de seguros diretos, com crescimento de 11,7% em comparação com o ano anterior.

Para mostrar a profissionais brasileiros a dinâmica da economia portuguesa e práticas inovadoras do setor de seguros local, a ENS firmou parceria com a Universidade NOVA de Lisboa (JURISNOVA) e realizou, em junho passado, o Programa de Treinamento no Exterior “Inovação em Seguros – A Indústria em Transição”. A segunda edição do curso está confirmada para 2020 e garantirá aos participantes formação de extensão e atualização acadêmica.

Aluna da primeira turma, a gerente executiva da Too Seguros, Priscila De Cunto Mc Kenzie, falou sobre as vantagens de investir em um programa internacional. “Estamos em meio à quarta revolução e, sabendo disso, vivenciar uma experiência internacional agrega tanto para mim quanto para o meu trabalho, pois, por meio de um conteúdo abrangente é possível entender melhor a atual conjuntura e aplicar os conceitos na minha empresa, que também está se transformando junto com o mercado”.

A executiva também defende a troca de conhecimentos com profissionais de outras culturas. “Em um ambiente diferente, com professores de outras nacionalidades, temos chance de passar por um ótimo networking, já que trocamos conhecimentos com profissionais com carreiras diferentes, mas objetivos convergentes”, afirmou.

A segunda turma do curso acontecerá entre 22 e 26 de junho de 2020 e, para participar, é necessário ter dois anos de experiência no mercado de seguros e diploma de ensino superior.

O investimento é de US$ 1.520 à vista ou US$ 1.600, que podem ser parcelados em até duas vezes no boleto ou em até seis vezes no cartão de crédito. Ex-alunos dos MBAs ou de outros Programas de Treinamento no Exterior da ENS têm direito a desconto.

Os interessados devem participar do processo seletivo online disponível no site ens.edu.br, onde outras informações podem ser acessadas.


Últimos dias para garantir 50% de desconto em cursos

Estão disponíveis cursos online de níveis técnico e superior

Esta é a última semana para aproveitar a promoção que a ENS criou para homenagear os Dias do Corretor de Seguros e do Securitário. A ação prevê desconto de 50% em cursos técnicos e de extensão na modalidade online, até 31 de outubro.

Estão disponíveis cursos técnicos que abordam assuntos como Direito do Seguro; Introdução à Atuária e Precificação do Seguro; Mercado Financeiro; Seguro de Pessoas; Seguro Rural; Seguros Aeronáuticos; Seguros Compreensivos, entre outras opções. Para participar é necessário ensino médio completo.

Já os cursos de extensão enfocam temas como Estatística Aplicada a Negócios; Fundamentos e Estrutura do Mercado de Previdência Privada Aberta; Gestão de Seguros de Transporte; Planejamento e Gestão estratégica; Fundamentos e Estrutura do Mercado de Resseguro; Fundamentos e Estrutura do Mercado de Seguros, entre outros. O pré-requisito é ensino superior completo.

Investimento e carga horária variam de acordo com o programa. A promoção é válida para pagamentos à vista, no boleto ou cartão de crédito, ou parcelados em até seis vezes no cartão de crédito.

Para conhecer todas as opções e efetuar matrícula o endereço é ens.edu.br/promoção