ens

Novo cenário do setor traz "oceano de oportunidades" para o corretor de seguros

Evento debateu as mudanças regulatórias no segmento e o advento das inovações tecnológicas

“Em todas as profissões enfrentamos desafios, questões externas que não podemos mudar. Nessas situações, temos que nos adaptar. Com isso, vocês consideram o atual cenário do mercado de seguros como uma ameaça ou como oportunidades?”. Foi com esse questionamento que o sócio-diretor da Movida Consultoria e Corretagem de Seguros, Renato Gonçalves, deu início ao evento “O Novo Papel do Corretor de Seguros”, promovido pela ENS no dia 5 de fevereiro, em sua Unidade em São Paulo (SP).
 
Diante do auditório lotado e de mais de 2,3 mil pessoas que acompanharam pelas redes sociais, Gonçalves respondeu sua própria pergunta afirmando que o setor hoje apresenta um "oceano de oportunidades". O executivo explicou que, mesmo com as mudanças regulatórias no setor e o advento das inovações tecnológicas, o corretor continua sendo um profissional fundamental na cadeia produtiva do seguro. “A relação do corretor com o consumidor final é diferente da mantida pela seguradora. O corretor é o responsável por encontrar os produtos mais adequados para o consumidor, além de prestar atendimento e consultoria. Somos o elo de confiança com nosso cliente”.
 
Em razão disso, ele enfatizou que é imprescindível que o profissional tenha conhecimento técnico e formação específica. “O curso para habilitação de corretores continua sendo essencial para quem deseja comercializar seguros”, ressaltou Gonçalves.
 
O sócio-diretor da Neres Corretora de Seguros, Hidelbrando Neres, concorda que o momento é propício para o desenvolvimento de novos negócios e abertura de frentes para atuação dos corretores. “O cenário econômico é de retomada e o empresário está otimista. Está havendo uma mudança de comportamento e é importante surfar nessa nova onda”.
 
Para o sócio da Valor Global Consultoria e Corretagem de Seguros, Giuseppe Calabro, é preciso estar otimista, porém, os corretores devem se manter informados sobre o que está acontecendo no mercado e se envolver nos processos. “Os desafios são gigantes diante das inovações digitais e das mudanças nas formas de fazer negócios, mas espero que tenham desejo e vontade para enfrentá-los. Contem com a ENS e com a atuação dos Sincors, mas se envolvam nesse processo”, destacou.
 
Calabro afirmou ainda que, enquanto o cliente entender que o corretor é fundamental na cadeia de seguros, a profissão não irá acabar. “Mantenham-se informados e atualizem sempre os conhecimentos. Nesta instituição, encontramos os melhores profissionais e a melhor metodologia, que ensina na prática como orientar nossos clientes. Esse valor é difícil mensurar”.
 
Já o sócio da WinSeg Consultoria, André Rezende, afirmou que, para se manter competitivos, os corretores têm que investir em ferramentas que acompanhem as novas tecnologias. Segundo ele, adotar processos inovadores é mais simples e barato do que se imagina. “A transição digital não demanda grandes investimentos, como usar as suas redes sociais para divulgação. Utilizem a tecnologia para otimizar o seu tempo e humanizar o seu atendimento”, ressaltou.
 
Nova regulação
 
Sobre as recentes mudanças na regulação da profissão do corretor de seguros, o 1º secretário do Sincor-SP, Marcos Abarca, garantiu que os sindicatos estão trabalhando para garantir os direitos da categoria e orientou aos profissionais para que procurem os órgãos em casos de dúvidas. “Politicamente as entidades representativas dos corretores de seguros do País inteiro nunca trabalharam tanto em prol da categoria como vêm trabalhando agora. Principalmente para garantir direitos e consolidar a posição deste profissional no mercado”.
 
O executivo garantiu que as instituições estão pensando na continuidade do trabalho desses profissionais. “É um compromisso e estamos exercendo”. Ele citou ainda que a ENS é a principal instituição para quem busca formação no mercado de seguros. “Quem pensar no mercado de seguros vai pensar na ENS. Não tem alternativa, é um processo natural. Tanto isso é verdade que o Ibracor, os Sincors de todo o Brasil e a ENS trabalham de mãos dadas, em conjunto. É preciso ter isso em mente. Tenham certeza de que as entidades trabalham para garantir os direitos dos corretores”, finalizou Abarca.


Graduação garante empregabilidade em setor em constante crescimento

Próximos vestibulares acontecerão no dia 13 de fevereiro, nas capitais fluminense e paulista

“A Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, ministrada pela ENS, agrega um grande diferencial aos alunos, que, a cada semestre, por meio da realização de um projeto integrador, recebem certificações profissionais de acordo com o Código Brasileiro de Ocupações. Dessa forma, podem buscar uma colocação no mercado ou promoção na empresa onde trabalham”. As palavras são do Prof. José Varanda, coordenador do curso no Rio de Janeiro (RJ).
 
Em entrevista ao Acontece, o acadêmico falou sobre o mercado de seguros e as vantagens de ingressar em um programa voltado para este segmento. “O setor de seguros está em constante evolução e sempre acompanha as mudanças socioeconômicas, portanto, demanda profissionais capacitados para a gestão empresarial com formação específica para atuar com seguros, resseguros, previdência complementar e saúde complementar, em qualquer tipo de empresa e de qualquer setor da economia”.
 
Quando comparada a outras graduações disponíveis no mercado, a Tecnológica em Gestão de Seguros, segundo Varanda, se destaca pela empregabilidade. “O curso capacita os alunos a exercerem funções administrativas, gerenciais, comerciais e técnicas, como gestores das necessidades de gerenciamento de riscos e seguros de empresas em diversos segmentos”, completou.
 
A ENS segue com vagas disponíveis para processos seletivos na modalidade presencial, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). Nas duas cidades, os vestibulares acontecerão na próxima quinta-feira, 13 de fevereiro, às 19h.
 
Mais informações sobre o curso e inscrições estão disponíveis no endereço profissaosegura.com.br


Nova parceria levará cursos de nível superior ao Piauí

Múltipla atuará em ações comerciais e operacionais e nos processos de venda e marketing

Seguindo a estratégia de expandir a oferta de programas voltados para alta gestão e levar o conhecimento sobre seguros e negócios para todo o País, a ENS acaba de firmar uma nova parceria que permitirá ministrar programas educacionais de nível superior no Piauí.
 
Nesta semana, a Instituição firmou parceria com a Múltipla Educação Profissional, instituição de ensino sediada em Teresina (PI). Inicialmente, as duas instituições irão oferecer a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros na modalidade online, programas de MBA e a pós-graduação Gestão Comercial do Seguro.
 
A Múltipla será responsável por oferecer os cursos da ENS em Teresina, atuando com ações comerciais e operacionais e nos processos de venda e marketing.
 
O diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, explica que o objetivo da rede nacional de parceiros é somar esforços e garantir a oferta do ensino especializado em todas as regiões do País. “No caso específico do Piauí, teremos a oportunidade de formar profissionais de seguros com a reconhecida qualidade da ENS e contando com a infraestrutura e o acesso ao mercado regional que a Múltipla detém”, ressalta o executivo.


Nação das startups receberá profissionais brasileiros

Curso será realizado entre 18 e 22 de maio

Nos últimos anos, Israel atraiu mais de 300 multinacionais e se tornou um dos países mais inovadores do mundo. De acordo com Gilad Shai, fundador da Bound Insurance (API para venda de seguros online) e coautor do livro “The Insurtech Book”, o setor de seguros israelense segue essa tendência, desenvolvendo soluções de ponta nas mais diversas áreas, como inteligência artificial, subscrição e seguros cibernéticos, entre outras.
 
Para colocar os profissionais brasileiros em contato com as práticas desse mercado, a ENS criou o programa de treinamento “Tel Aviv: Inovação e Tecnologias Financeiras – O Modelo Israelense”. Organizado em parceria com a Coller School of Management – Universidade de Tel Aviv, uma das mais renomadas escolas de negócio do mundo, o curso será realizado entre 18 e 22 de maio.
 
Ao longo de cinco dias, o programa oferecerá amplos conhecimentos sobre temas como transformação digital e gerenciamento e mitigação de riscos, apresentados por meio de uma abordagem multifacetada e combinando discussões em sala de aula, workshops e visitas a grandes empresas.
 
“O mercado israelense está em constante expansão com a presença das startups e das inovações trazidas por elas. Quem deseja se inspirar e aprender sobre o que as companhias estão fazendo para melhorar a experiência do consumidor e aumentar a eficiência operacional, não pode perder a oportunidade de conhecer Israel”, afirma Gilad Shai.
 
Para participar do treinamento é necessário domínio da língua inglesa, curso superior completo, experiência de 10 anos no mercado de seguros e posição em cargo de alta gestão.
 
Informações como investimento e conteúdo programático podem ser acessadas no site ens.edu.br, mesmo canal para se inscrever no processo seletivo.


MBA Executivo online com oportunidade para segunda entrada

Último módulo do curso pode ser customizado de acordo com a preferência do aluno

Profissionais que almejam alcançar cargos de gestão precisam estar um passo à frente dos concorrentes. Uma das maneiras de se diferenciar é fazendo cursos de especialização que aprimorem sua performance.
 
Ciente dessa necessidade, a ENS oferece o MBA Executivo em Negócios de Seguros, atualmente disponível na modalidade online. O curso segue com vagas para alunos que perderam o prazo inicial.
 
Uma novidade do programa é que, por ser integralmente digital e permitir flexibilidade, o aluno pode ingressar em qualquer um dos módulos do curso. Por isso, mesmo as aulas tendo iniciado no dia 3 de fevereiro, é possível ingressar na turma até o próximo dia 10.
 
O programa é dividido em seis módulos: Nivelamento, Produtos, Finanças, Pessoas, Processos e, no último, o aluno escolhe a ênfase desejada para aprofundamento. As opções são Seguros Gerais, Direito Securitário, Benefícios ou sob medida, na qual é possível escolher três das 12 disciplinas ofertadas nos módulos do programa. Dessa forma, o egresso pode se tornar um gestor atuante em todas as frentes.
 
Para ingressar é necessário investimento de até 20 parcelas de R$ 768,13. Os interessados devem ter ensino superior completo.
 
Outras informações estão disponíveis no endereço mba.ens.edu.br, que também é o canal para inscrições.

Fonte: ENS, em 07.02.2020