ens


Estadão publica artigo de Robert Bittar sobre importância da qualificação no setor

Executivo ressaltou que a relação interpessoal continuará sendo imprescindível para o segmento

Na última terça-feira, o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) publicou artigo do presidente da ENS, Robert Bittar. O texto destaca a qualificação como um diferencial para os profissionais de seguros e também para o desenvolvimento do setor.

O executivo também mostrou como o mercado de seguros está inserido no novo cenário da economia brasileira e afirmou que 2020 será um ano para “investir em novos campos do saber”.

Bittar ressaltou ainda que, embora os avanços tecnológicos tenham alterado as formas de consumo, a relação interpessoal continuará sendo imprescindível em um segmento no qual os consumidores precisam de orientação. “São pessoas fazendo negócios com pessoas”.

Confira abaixo essas e outras abordagens na íntegra do artigo.

Qualificação e treinamento em seguros dão força à economia

A indústria brasileira de seguros é dinâmica por natureza. A criação de produtos cada vez mais sofisticados, a entrada de novos players e as constantes alterações de cunho regulatório são fatores que exigem permanente atualização e qualificação da mão de obra do setor.

Por mais que a tecnologia tenha mudado as formas de distribuição do seguro e a experiência de consumo, são pessoas fazendo negócios com pessoas. Não há como substituir a relação interpessoal em uma atividade na qual os consumidores dependem da compra orientada.

Nesse cenário, os cursos de formação e qualificação em seguros têm agregado novas áreas de conhecimento, como Negócios, Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas e Transformação Digital, entre outras. Essa interseção com atividades correlatas atrai profissionais em busca de oportunidades de trabalho e de ascensão na carreira. Portanto, 2020 será um ano para se investir em novos campos do saber.

Em um mercado tão competitivo e cada vez mais acirrado como o de seguros, as melhores oportunidades serão aproveitadas por quem estiver bem preparado. A necessidade de atualização é permanente, seja em cursos técnicos como de nível superior, incluindo Pós-Graduação e MBA.

A força do mercado de seguros pode ser traduzida em números. Ele responde por 6,5% do PIB e acumula reservas de R$ 1,2 trilhão. A receita do setor aumentou 12,1% no ano passado, somando R$ 270,1 bilhões (sem contar Saúde Suplementar e Seguro DPVAT). Foi a maior taxa de expansão desde 2012. Descontada a inflação, o crescimento chegou a 8,1%.

Esse desempenho foi obtido em um ano de magro crescimento do PIB real, de cerca de 1%. Já a taxa de desocupação ainda permanece elevada (cerca de 11% da População Economicamente Ativa). A retomada do consumo de bens duráveis, dos investimentos em ativos reais e em infraestrutura, e dos empréstimos imobiliários deve estimular os seguros de danos e propriedades (ramos elementares).

As projeções para 2020 indicam o reaquecimento de diversos setores produtivos brasileiros e, na esteira dessa boa notícia, espera-se também a tão aguardada retomada do crescimento econômico. Especialistas afirmam que haverá melhora substancial no desempenho macroeconômico do País. Recentes expectativas apuradas pelo Banco Central e publicadas no Boletim Focus sinalizam crescimento do PIB real de 2,2%, inflação estável em 3,6%.

O crescimento da renda nacional somado à reforma da Previdência deverá manter em nível elevado os aportes aos planos privados de acumulação, a despeito da queda da taxa Selic. A ampliação do crédito e a maior conscientização da população quanto à necessidade de se precaver de riscos pessoais devem continuar a fortalecer os seguros prestamista, de vida e de acidentes, que têm sido justamente os de crescimento mais acentuado e estável nos últimos anos.

Em resumo, nesse que é o cenário projetado para a economia brasileira em 2020, o mercado de seguros certamente ganhará ainda mais penetração na sociedade e nas atividades econômicas. E um setor em desenvolvimento não pode prescindir de capacitar, atualizar e treinar seus profissionais.

Robert Bittar 


Mais prazo para desconto na Habilitação de Corretores

Opções parceladas, via boleto bancário ou cartão de crédito, têm abatimento de 5%

Foi prorrogado até 28 de fevereiro o prazo para matrículas com valor reduzido no Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, oferecido em todo o País pela ENS. Para pagamentos à vista a redução é de 10% sobre o valor total do curso; já as opções parceladas, via boleto bancário ou cartão de crédito, têm abatimento de 5%.

A formação completa é composta por três cursos: Capitalização, Vida e Previdência, e Demais Ramos. As vagas atuais são para os segmentos de Capitalização e Vida e Previdência, disponíveis nas modalidades semipresencial e presencial.

Com todas as disciplinas ministradas em sala de aula, a modalidade presencial é ideal para quem valoriza a troca de experiências entre professores e alunos, na maioria profissionais que atuam no mercado de seguros e que buscam manter o contato com o ambiente acadêmico.

No curso semipresencial, 50% dos conteúdos são ministrados em sala de aula e 50% em ambiente online. Esta modalidade tem como diferencial proporcionar ao aluno a flexibilidade de estudar quando e onde quiser, em ambiente virtual de aprendizagem, sem perder a oportunidade de fazer networking em aulas presenciais.

Ao final do programa, os aprovados recebem certificado que permite obter registro profissional emitido pelo Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta – Ibracor, órgão autorregulador autorizado pela Susep.

Os interessados devem efetuar as inscrições no endereço sercorretor.com.br, onde mais informações estão disponíveis.


Pós em Gestão Comercial inicia turma em Belo Horizonte

Curso está com inscrições abertas em outras sete cidades

No dia 14 de fevereiro, teve início mais uma turma da pós-graduação Gestão Comercial do Seguro, em Belo Horizonte (MG). Esta é a segunda turma do curso na capital mineira, formada com 17 alunos.

Desde quando foi lançado, em 2017, o programa já foi realizado em cidades de Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, capacitando mais de 175 alunos.

Profissionais mineiros que desejarem adquirir conhecimentos sobre o tema podem se inscrever em disciplinas isoladas do curso, que são oferecidas como extensões.

O programa apresenta uma visão estratégica do mercado de seguros, englobando, além dos aspectos técnicos, o planejamento, o controle e a gestão do ambiente e dos recursos envolvidos no processo de comercialização. Algumas disciplinas que compõem o conteúdo são Ambiente de Negócios de Seguros; Produtos e Serviços em Seguros; Cenários Econômicos; Planejamento Estratégico de Vendas; Negociações Complexas em Seguros; e Marketing de Serviços.

O curso completo está com vagas disponíveis nas cidades mineiras de Montes Claros e Governador Valadares, além de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Joinville (SC), Londrina (PR) e Salvador (BA).

Para participar é necessário graduação completa ou experiência comprovada na área de conhecimento do curso.

As matrículas podem ser realizadas no site ens.edu.br, onde é possível consultar informações como investimento e datas de início.


Executivos poderão conhecer cenário tecnológico israelense

Cidade de Tel Aviv é conhecida pelo setor de tecnologia próspero, que atrai investidores de risco e fundadores de startups

A cidade de Tel Aviv, em Israel, é conhecida pelo setor de tecnologia próspero, que atrai investidores de risco e fundadores de startups para eventos e conferências. Em recente reportagem sobre a tecnologia israelense, o jornal O Globo destacou que há um número cada vez maior de oportunidades para turistas descobrirem a cidade pelo lado empreendedor.

A matéria cita que a cidade já vem apostando no turismo para explorar o cenário tecnológico, oferecendo excursões às sedes de diversas startups e montando exposição permanente sobre as inovações israelenses no prédio da Bolsa de Valores, por exemplo.

Agora, há novas opções que estimulam o visitante a se aprofundar para chegar às raízes dessa indústria, entre elas um novo museu, um restaurante inspirado em startups, tours a butiques e uma infinidade de eventos formais e informais em Tel Aviv.

Treinamento na nação das startups

A ENS vem acompanhando esse movimento e identificou que “A Nação das Startups”, como Israel é conhecida, é o destino recomendado para executivos e empreendedores que buscam expandir conhecimentos nas áreas de tecnologia e inovação. Por isso, lançou o treinamento “Tel Aviv: Inovação e Tecnologias Financeiras – O Modelo Israelense”.

Promovido em parceria com a Coller School of Management – Universidade de Tel Aviv, o curso oferecerá uma oportunidade única para que executivos brasileiros conheçam os fatores que contribuem para o sucesso tecnológico e financeiro israelense.

Para garantir aos participantes uma perspectiva holística das oportunidades e desafios, será adotada uma abordagem multifacetada, que contará com palestras acadêmicas, discussões em sala de aula, workshops e visitas a empresas.

As aulas serão em maio e, para participar, é necessário domínio da língua inglesa (o curso será ministrado neste idioma), curso superior completo, experiência de dois anos no mercado de seguros e ocupar cargo de gestão.

Mais informações sobre investimento e conteúdo estão disponíveis no site ens.edu.br, onde podem ser realizadas as inscrições para o processo seletivo.


Desafios e tendências do Business Partner vão a debate

Palestrante será a coordenadora acadêmica de cursos de pós-graduação e MBA da ENS, Anna Cherubina Scofano

No dia 10 de março, a ENS promoverá, no auditório de sua Matriz, no Rio de Janeiro (RJ), a palestra “Business Partner: Relevância e Papel Estratégico”. Organizado em parceria com a ABRH-RJ, o evento abordará a expectativa das organizações em relação ao papel do Business Partner e as competências específicas e emergentes para atuação junto às áreas e na empresa como um todo.
 
Serão enfocados ainda os desafios do profissional de RH como Business Partner em relação a sua atuação no negócio e considerando seu referencial estratégico na empresa. Os laços de estímulos e parcerias a serem trabalhados junto aos líderes pelo BP, assim como o exercício da própria liderança, também estarão em pauta.
 
A palestrante será a coordenadora acadêmica de cursos de pós-graduação e MBAs da ENS, Anna Cherubina Scofano. Com 30 anos de carreira, a profissional já ocupou posições executivas e prestou consultoria e assessoria em empresas nas áreas de Gestão Estratégica de Pessoas, Recursos Humanos e de Negócios.
 
A participação é gratuita e mais informações e inscrições podem ser encontradas no site ens.edu.br. As atividades terão início às 9h30.
 
Protagonismo feminino
 
Outro evento que terá participação da ENS é “Protagonismo e Diversidade: a Mulher no mundo corporativo”. Com organização da AMMS, o encontro irá provocar uma reflexão acerca da trajetória da mulher no mercado de trabalho.
 
A principal atividade será a palestra de Luana Génot, fundadora do Instituto Identidades do Brasil, que terá como tema a urgência na implantação de ações para mudança na cultura corporativa em prol da ampliação de mulheres negras em cargos de liderança.
 
Participarão dos debates a jornalista Solange Guimarães, a vice-presidente da AMMS, Simone Vizani, e a CEO da Allianz Global Corporate & Specialty South America, Glaucia Smithson. Elas falarão sobre suas trajetórias profissionais e aconselhamento de carreira.
 
O evento acontecerá na Casa Itaim Vila Bisuti, em São Paulo (SP), e terá transmissão ao vivo para sessões presenciais de troca e networking, no auditório da Matriz da ENS, no Rio de Janeiro, e no auditório do Sincor-PR, em Curitiba (PR).
 
O início será às 17h30 e os interessados podem se inscrever pelo site amms.org.br

Fonte: ENS, em 21.02.2020