ens

ENS e ABRH-RJ promoveram palestra sobre papel do Business Partner

Evento foi a primeira atividade da parceria firmada recentemente entre as instituições

Em parceria com a ABRH-RJ, a ENS promoveu, no dia 10 de março, no auditório de sua Matriz, no Rio de Janeiro (RJ), a palestra “Business Partner: Relevância e Papel Estratégico”. Conduzido por Anna Cherubina Scofano, coordenadora acadêmica de cursos de pós-graduação e MBAs da ENS, o evento enfocou os principais aspectos da profissão, assim como desafios e perspectivas do profissional de RH como Business Partner quanto à sua atuação no negócio e sobre o seu referencial estratégico na empresa.

Anna Cherubina falou sobre as competências específicas e emergentes para atuação junto às áreas, e na empresa como um todo, citando a expectativa das organizações quanto ao papel do BP. A palestrante abordou os laços de estímulos e parceria que devem ser trabalhados pelo BP junto aos líderes, assim como o exercício da própria liderança.

Cherubina também explicou a diferença entre o Consultor Interno de RH e o Business Partner, detalhando as respectivas qualificações e funções dentro das companhias. Segundo ela, o BP deve ter formação em Gestão Empresarial e Negócios, além de uma visão sistêmica e estratégica das áreas, do negócio e do mercado. Diferente do consultor, esse profissional deve atuar com uma maior complexidade dos desafios e por isso precisa de uma capacidade de articulação e interação estratégica. Outros pontos relevantes para este profissional são a resiliência, empatia e liderança.

O evento foi a primeira atividade da parceria firmada recentemente entre as instituições, que prevê a concessão de bolsas de 20% sobre o valor da mensalidade em cursos de ensino superior para colaboradores e associados da ABRH-RJ. Para programas de ensino superior relacionados a RH e Gestão de Pessoas, o desconto é de 30%. A ABRH-RJ, por sua vez, oferece valor diferenciado para professores da ENS que quiserem se associar e, no mesmo caso, gratuidade a alunos da Escola que estiverem estagiando na área de RH.

Com mais de 90 participantes que lotaram o auditório, o encontro contou com a participação do diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, que abriu as atividades, de membros da ABRH-RJ e de representantes de entidades e empresas do setor.


Debate sobre tecnologia marcou início das aulas da Graduação 

Abertura do evento foi conduzida por Dáclis Coelho, coordenadora do curso na capital paulista

Na última terça-feira, 10 de março, foi realizada aula magna que deu início ao semestre letivo da Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, em São Paulo (SP). A abertura do evento foi conduzida por Dáclis Coelho, coordenadora do curso na capital paulista, que deu as boas-vindas aos novos alunos.
 
A principal atividade da noite foi a palestra “Tendências no Mercado Segurador”, ministrada pelo professor da ENS, Paulo Marraccini. Com extenso currículo no setor, Marraccini contou um pouco da sua carreira e falou sobre as experiências em empresas no exterior.
 
O docente compartilhou as tendências que observou ao retornar ao Brasil, como o avanço da tecnologia dentro das empresas e a expansão das fintechs e de conceitos como blockchain. Outro tema abordado foi planos de previdência privada e as recentes mudanças no setor.
 
Ao final, Marraccini participou de debate com o head de Marketing da Porto Seguros, Gustavo Zobaran, e o coordenador do MBA Gestão Estratégica de Seguros da ENS, Edval Tavares. O painel contou com ampla participação do público.


Riscos Cibernéticos: curso terá simulação hiper-realista

Aulas terão início em março

Uma área infinita e que conta com novos desafios a cada dia, criando também novos interesses seguráveis, os Riscos e Seguros Cibernéticos serão tema de curso técnico da ENS. Com oferta em São Paulo (SP), o programa analisará aspectos jurídicos do Direito Cibernético, segurança da informação, coberturas securitárias, entre outros temas relacionados.
 
Os alunos poderão conhecer os riscos inerentes à inovação e informação tecnológica de maneira ampla, podendo analisar as bases de coberturas atualmente disponibilizadas pelo mercado segurador nacional.
 
Com início em março, o programa realizará ainda comparativos entre os diferentes países, mostrando o atual estágio de desenvolvimento do mercado nacional no segmento, assim como o espaço para expansão e as possíveis tendências futuras.
 
O grande diferencial, porém, serão as quatro horas de imersão na plataforma de simulação da CECyber, na qual os alunos terão a oportunidade de vivenciar em ambiente hiper-realista um ataque cibernético e todos os seus desdobramentos, em especial a tomada de decisão.
 
O programa conta com renomado time de docentes, incluindo o Cyber Training Officer da CECyber, Almir Meira Alves; o fundador da Clamapi, Cláudio Macedo; o head de Linhas Financeiras da AIG Seguros para o Brasil, Flávio Sá; a sócia da área de Seguros e Resseguros do Demarest, Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira; e o especialista e líder de Riscos Cibernéticos (Cyber) pela AIG Seguros, Tiago Lino.
 
Para mais informações os interessados devem acessar o site ens.edu.br, onde é possível realizar inscrições.


MBAs desenvolvem visão estratégica em profissionais do setor

Cursos têm ênfase em nichos em alta no mercado de trabalho

Atualmente, o mercado conta com um grande número de profissionais graduados. Entretanto, cursos de bacharelado costumam fornecer apenas uma visão macro sobre a área de atuação. Por isso, fazer uma especialização é o ideal para quem busca uma carreira de destaque, pois, por meio dela, é possível desenvolver visão estratégica para propor soluções e antecipar problemas.
 
Ciente dessa demanda, recentemente a ENS lançou sete novas opções de MBAs, voltados para profissionais que aspiram cargos executivos em diferentes áreas. Os cursos têm ênfase em nichos em alta no mercado de trabalho e estão com vagas disponíveis no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). Alguns também estão com oferta em outras cidades, como Curitiba (PR), Maringá (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), Governador Valadares (MG) e Montes Claros (MG).
 
Um deles é o MBA Gestão Estratégica por Processos, que pode ser cursado por profissionais de qualquer área de atuação que visem o aumento do sucesso dos negócios. O curso se divide em dois módulos: no primeiro, são ensinados assuntos ligados à gestão estratégica, como Neurociência e Neuromarketing Aplicados às Organizações; já no segundo são abordados temas voltados para gestão por processos, como Automação e Transformação de Processos.
 
Outra opção é o MBA Marketing & Consumer Insights. O programa reúne conteúdos que trazem o consumidor para o centro do processo de tomada de decisão das empresas. O curso aborda temas como Big Data Analytics em Negócios, Marketing de Relacionamento e Customer Experience Management, Gestão de Produtos e Marcas, entre outros.
 
Ideal para profissionais das áreas de formação em Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Engenharia e afins, o MBA Controladoria Estratégica aprimora conhecimentos contábeis, de controladoria e financeiros, e amplia os resultados das empresas e negócios. O curso se divide em quatro núcleos: Estratégico, Contabilidade Financeira, Contabilidade Gerencial, e Decisorial e Financeiro.
 
Já o MBA Transformação Digital no Mercado de Seguros traz uma visão diferente para o gestor de seguros, mostrando inovações como Blockchain e IOT, além de exemplos de startups que podem impactar o setor.
 
Os outros MBAs com inscrições abertas são Gestão Financeira de Empresas, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, e Gestão Estratégica de Negócios de Serviços.
 
Mais informações como início do período letivo, investimento e praças disponíveis podem ser encontradas no site mba.ens.edu.br, onde também é possível realizar matrículas.


Conhecimento de termos em inglês facilita negociações

Ex-alunos da ENS têm descontos especiais

Em reuniões de trabalho, a gerente de Planejamento Estratégico Growth da Amil, Gisele Moraes, notou que a falta de conhecimento de termos em inglês relacionados ao mercado de seguros dificultava a troca de informações. “Percebi que, em alguns momentos, o desconhecimento de vocabulário técnico dificultava meu entendimento e dos interlocutores. Foi quando decidi procurar um curso que me proporcionasse o aprendizado de termos técnicos no idioma, para expor minhas ideias e projetos de forma mais clara e assertiva”.
 
Quando soube que a ENS havia criado o curso English for Insurance Professionals, Gisele não hesitou. Participando da primeira turma do programa, ministrada em São Paulo (SP), a executiva ratificou a importância de um programa de idioma direcionado ao setor. “Uso muito a língua inglesa em reuniões e, nesse caso, é muito diferente de uma conversa entre amigos sobre temas triviais do cotidiano”, explica.

Gisele falou sobre o diferencial da ENS em oferecer um curso de inglês para um público específico. “O mercado de seguros está em franco desenvolvimento e o aprendizado da língua é fundamental. Porém, nas escolas tradicionais, temas específicos do nosso ramo não são abordados. O curso da ENS nos possibilita um conhecimento fundamental para a expressão ampla desses temas em outro idioma e promove um debate importante entre os alunos, com diversas visões de conhecimento”.

Vagas no Rio de Janeiro

Na próxima semana, mais uma turma do curso terá início, dessa vez na capital fluminense. O período letivo começará em 18 de março.

Risks and Rewards, Underwriting and Claims, Intermediaries and Distribution e Car Insurance são alguns dos temas abordados ao longo das 32 horas do programa.

Para participar é necessário inglês intermediário e investimento de R$ 1.200,00, que pode ser parcelado em até 6 vezes no cartão de crédito. Ex-alunos da ENS, do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, da Graduação e/ou de programas de pós-graduação têm descontos especiais.

Mais informações podem ser acessadas no site ens.edu.br, onde também é possível se inscrever.


MBA Gestão de Riscos e Seguros tem prazo estendido

Matriculados até 19 e 12 de abril, no Rio e em São Paulo, respectivamente, garantem descontos sobre o valor da mensalidade

Interessados em cursar o MBA Gestão de Riscos e Seguros ganharam mais tempo para efetuar matrícula. Oferecido pela ENS nas capitais fluminense e paulista, o programa agora aceita inscrições até 19 e 12 de maio, respectivamente.
 
O curso permite que profissionais que atuam com administração de riscos e seguros nas diversas atividades industriais, comerciais e de serviços, além de empresários, gerentes e técnicos de empresas que fazem parte da cadeia produtiva do seguro, se especializem e garantam visão estratégica sobre sua área de atuação.
 
Durante os 18 meses, são abordados temas como: Governança Corporativa e Controles Internos; Ética e Responsabilidade Social Corporativa; Segurança Física, Patrimonial e de Operações; Administração de Sinistros: Regulação e Indenização; e Gestão de Riscos e Segurança no Trabalho. Para ingressar é necessário ensino superior completo.
 
Matriculados até 19 e 12 de abril, no Rio e em São Paulo, respectivamente, garantem descontos sobre o valor da mensalidade.
 
Mais informações e inscrições estão disponíveis no site mba.ens.edu.br

Fonte: ENS, em 16.03.2020