ens

Em live, Robert Bittar anuncia criação de curso intensivo para formação de corretores

Sala do Futuro foi outra novidade abordada

Inovação, desafios para adequação à quarentena e novidade na formação dos corretores de seguros. Esses foram alguns temas abordados pelo presidente da ENS, Robert Bittar, que foi o convidado especial da live realizada na última sexta-feira, 8 de maio, pelo portal Centro de Qualificação dos Corretores de Seguros (CQCS).

Em conversa com o fundador do CQCS, Gustavo Doria, Bittar analisou o mercado de seguros diante da pandemia do novo coronavírus. Ele lembrou que a Escola sempre investiu fortemente em tecnologia como suporte às atividades administrativas e acadêmicas e, por isso, conseguiu se adaptar rapidamente ao novo cenário.

Esse trabalho foi realizado com maestria, de acordo com o executivo. “Conseguimos migrar todas as atividades presenciais para ambiente virtual. Estamos operacionais em todos os sentidos e linhas de operação, incluindo colaboradores, alunos e docentes. Fizemos toda essa transição sem qualquer percalço e temos recebido o reconhecimento dos alunos”.

Gustavo Doria ressaltou a eficiência da ENS em levar o ensino de seguros para todas as regiões do País, seja em instalações físicas ou por meios remotos. “A Escola é nota 5 no MEC. Em todos esses anos, a Instituição sempre conseguiu fazer com que o conhecimento chegasse a todos”, elogiou.

Curso intensivo para habilitação de corretores

O debate também abordou a exigência da habilitação técnica para atuação dos corretores de seguros. Bittar destacou que a oferta e o conteúdo dos cursos de formação da categoria continuam absolutamente iguais. “Seguimos com um número bastante expressivo de alunos nesses programas”.

O presidente aproveitou para anunciar uma novidade. Em razão da procura mais tímida no primeiro semestre, principalmente em decorrência da pandemia, a ENS lançará um curso intensivo para Habilitação de Corretores de Seguros, no qual o aluno poderá cumprir todo o conteúdo programático em apenas quatro meses. “É um curso intensivo, mas sem abrir mão da qualidade e da carga horária”, antecipou.

Bittar ressaltou, no entanto, que os corretores devem aproveitar as linhas de formação complementares oferecidas pela Escola para ampliar o campo de conhecimento. “Não basta fazer o curso de formação e obter o registro perante o órgão regulador. Isso é apenas o início da profissão. A qualificação e o ensino continuado são os diferenciais que irão tornar o corretor próspero”.

Sala do Futuro

Outra novidade ficou reservada para o final da live: o lançamento da Sala do Futuro, um grande projeto inovador que será instalado até junho, na Unidade São Paulo da ENS. Trata-se de uma sala de aula equipada com telas, microfones e sistema de transmissão de altíssima definição. Nela, as aulas poderão ser realizadas presencialmente e com participações virtuais simultaneamente.

De acordo com o presidente da ENS, a Sala do Futuro terá capacidade para integrar 36 pessoas no ambiente físico e mais 40 pessoas no ambiente remoto, podendo ser acessada em qualquer lugar do planeta.

“Esta é uma tecnologia utilizada em grandes instituições, como Harvard. E a ENS será a primeira da América Latina a empregá-la. Isso é resultado da nossa busca por novos formatos de educação a distância e pelo que há de mais moderno”, finalizou.

Para assistir aos melhores momentos da live, os interessados podem acessar este link.


Colaboradores da ENS seguirão em home office até início de junho

Canais de atendimento estão disponíveis para resolução de dúvidas e demais questões

Com o anúncio da prorrogação da quarentena até 31 de maio nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, a ENS reprogramou o retorno das atividades nas instalações físicas para 8 de junho. Contudo, esta data poderá ser ajustada de acordo com os próximos acontecimentos.

A Escola segue operando em regime de home office e oferecendo aulas online. Além disso, novas atividades vêm sendo criadas para integrar os colaboradores. Nesta sexta-feira, 15 de maio, foi ministrada a palestra “O Novo Ambiente de Educação para o Mercado de Seguros”, pelo professor Sergio Ricardo. O encontro teve mediação da gerente de Inteligência, Estratégia Comercial e Processos da ENS, Valeria Chaves.

Alinhado à nova cultura comercial da Instituição, o evento teve como objetivo apresentar aos colaboradores diretrizes para divulgação da marca, serviços e produtos.

Durante o período da pandemia, a ENS está disponível nos seguintes canais de atendimento para resolução de dúvidas e demais questões dos alunos e parceiros:
 
- Fale Conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo chat no site da ENS;
- Secretaria – Ensino Técnico: 3003-3949 (ligação local);
- Secretaria – Ensino Superior/SP: (11) 2739-1080 / 1088 / 1061 / 1062;
- Secretaria – Ensino Superior/RJ: (21) 3380-1046 / 1535 / 1624;
- Secretaria – Escola Virtual: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Graduação garante competências específicas de Gestão

Matriculados até 19 de junho ganham isenção da primeira mensalidade

Uma das maneiras de adquirir conhecimentos sobre um mercado que cresce dois dígitos anualmente é cursando a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, oferecida pela ENS. Com duração de dois anos, o programa garante diploma de nível superior e capacita para atuação em cargos gerenciais de diferentes áreas do setor.

Os alunos do curso desenvolvem, com um método direcionado e dinâmico, competências em campos específicos da Gestão de Seguros, além de uma visão mais aprofundada acerca do segmento.

Temas como Seguros de Pessoas, Planos de Saúde, Pulverização de Riscos, Seguros de Automóveis, Seguros de Responsabilidade Civil e Perícia e Regulação de Sinistros fazem parte do conteúdo programático, composto por 1.600 horas/aula.

Atualmente, há vagas para turmas presenciais, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), e online, com início das aulas previsto para agosto. Durante o período de quarentena, todos os processos seletivos serão realizados por e-mail, com agendamento prévio após efetivação da inscrição.

O único pré-requisito é ensino médio completo. Matriculados até 19 de junho garantem isenção da primeira mensalidade.

Mais informações e inscrições podem ser acessadas no site profissaosegura.com.br.


Diretora e docentes debateram cenário para o corretor

Maria Helena Monteiro endossou a importância da busca por conhecimentos

A ENS promoveu, na última terça-feira, 12 de maio, uma live extraordinária em seu perfil no Instagram, com o tema “Corretor de Seguros: Regulamentação, Qualificação e Oportunidades”.

Conduzido pelo diretor Comercial e de Marketing da consultoria Movida, Renato Gonçalves, o encontro contou com a participação dos professores da ENS, Giusepe Calabro, André Rezende e Ildebrando Neres, além da diretora de Ensino Técnico da Instituição, Maria Helena Monteiro.

Giusepe Calabro abriu o debate destacando a importância da qualificação do profissional de seguros, em especial o corretor. “Temos que atuar de maneira plural para auxiliar nossos clientes a tomarem as melhores decisões. Para isso, precisamos de um amplo repertório de soluções. É sempre importante questionar como está nosso repertório e como estamos nos preparando para lidar com os riscos que vivemos nesse momento. Quando não buscamos conhecimento, não aumentamos nosso repertório, não buscamos soluções e morremos na praia”.

Na sequência, o sócio da Rocha Corretora de Seguros, André Rezende, analisou a regulamentação e a habilitação técnica dos corretores após a revogação da MP 905/19. “O corretor que se diferencia é aquele que tem um leque de soluções, pois ser corretor demanda muito conhecimento para lidar com os riscos de outras pessoas. Com a revogação da MP, tanto os novos corretores quanto os antigos precisam fazer o cadastro no site da Susep, já que o registro voltou a ser obrigatório. É imprescindível que todas as corretoras, físicas ou jurídicas, estejam recadastradas até o final de junho”.

Já o sócio proprietário da Neres Corretora de Seguros, Ildebrando Neres, citou que o mercado de seguros está repleto de oportunidades mesmo diante das dificuldades atuais. “O momento é para redescobrir produtos, serviços e seguros que ainda não trabalhamos ou sobre os quais não temos tanto conhecimento. Para conhecer esse novo caminho é necessário buscar conhecimento, enriquecer o repertório e se manter constantemente atualizado”.

O mediador Renato Gonçalves questionou se, com a revogação da medida provisória, a Escola teria alguma medida para auxiliar os corretores. Maria Helena Monteiro explicou que, para atender ao público que não realizou a formação no primeiro semestre, a ENS lançará uma versão intensiva do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, com duração de quatro meses. “Assim, será possível garantir a formação em Todos os Ramos junto com a turma que estará se formando no extensivo. Será um produto interessante, pois a Escola está investindo muito em tecnologia”.

Ao finalizar o encontro, Maria Helena endossou a importância da busca por conhecimentos. “Acredito que a crise possa ser uma oportunidade para o setor de seguros. As pessoas estão muito mais conscientes das necessidades, da poupança, do seguro de vida, de saúde. Tudo isso nos ensina que precisamos estar sempre dispostos a aprender”.

A live pode ser acessada no IGTV do perfil @oficial.ens, no Instagram.


Novas extensões online qualificam em múltiplos segmentos

Mais de 20 cursos já estão disponíveis

A ENS está sempre em busca de novas tecnologias e formatos de ensino que promovam uma experiência completa e eficiente aos seus alunos. Recentemente, a Instituição foi desafiada a expandir ainda mais a oferta de cursos online, em decorrência da quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus.

Foi assim que surgiram duas novas categorias de cursos de extensão: Autoinstrucionais e de Aulas ao Vivo. Contando com corpo docente altamente qualificado e especialmente treinado para o ensino a distância, os programas são ministrados integralmente via Escola Virtual.

Os cursos Autoinstrucionais dispõem de conteúdos didáticos interativos, e-books, infográficos, mapas conceituais e videoaulas. Os alunos podem realizar o programa em até dois meses e, ao final, realizam uma autoavaliação, recebendo certificado digital caso aprovados.

As inscrições estão disponíveis durante todo o ano e há oferta em temas relacionados ao mercado de seguros e gestão de negócios, como Políticas de RH, Comunicação Empresarial, Contabilidade, Estatística, Riscos, Seguros Patrimoniais e Seguros de Riscos de Engenharia.

Já as extensões com Aulas ao Vivo oferecem interação direta com o professor, em horários pré-definidos. As aulas são gravadas para que os alunos possam assistir posteriormente.

Com início a partir de 25 de maio, estão disponíveis cursos sobre Ecommerce e Delivery; Gestão de Carreira e Empregabilidade; Finanças e Investimentos; Riscos Cibernéticos; Trabalho Remoto; Transformação Digital, entre outros.

Para efetuar inscrições os interessados devem acessar o site ens.edu.br, onde mais informações estão disponíveis.


Live semanal abordou cenários econômicos e tendências

Empresas devem buscar revisão de planos e adequação dos processos

Dando continuidade à programação semanal de lives no Instagram, na última quarta-feira, 13 de maio, a ENS convidou o consultor em Estratégia e Finanças, Edson Muylaert, e o professor da Escola, Luis Vivanco, para tratar sobre “Cenário Econômico e Tendências”.

Muylaert destacou que, diferente da crise de 2008, que começou no mercado imobiliário americano e se alastrou para o mercado financeiro, essa é uma crise de obstrução da atividade econômica. “É uma crise sanitária que tem um impacto econômico muito forte. Entender os cenários, os indicadores macroeconômicos e a perspectiva de cada setor significa entender um pouco mais do ciclo do ponto de vista da saúde”.

Luis Vivanco ressaltou que não há uma rivalidade entre saúde e economia. “O que temos é uma complementaridade, porque, se a saúde vai mal, a economia também vai ter seu aspecto negativo. A Covid foi uma consequência, que adiantou algumas crises já previstas”.

O professor também explicou que a crise atual é um pouco diferente de outras anteriores vividas no Brasil. “Na década de 1980, tínhamos uma hiperinflação com recessão, mas esta crise econômica é caracterizada pelo contrário. Temos recessão com aspecto inflacionário, ou seja, a inflação abaixo, até com níveis negativos. E essa deflação se deve ao lockdown e à interrupção dos serviços. No momento que uma crise como essa se alastra sobre o aspecto da saúde e leva as pessoas a ficarem em suas casas e mudarem seu perfil de consumo, a atividade econômica fica pelo menos 65% prejudicada”.

Questionado sobre possíveis variáveis que levariam a um cenário positivo, Vivanco afirmou que não faz sentido manter as mesmas previsões de um plano estratégico, considerando que houve uma mudança de rumo. “Por isso as empresas deveriam buscar uma revisão de seus planos e adequação dos processos para sobreviver a curto prazo. Nenhuma crise dura para sempre e não são todos que saem perdendo. Há sempre alguém que se readequa às oportunidades e acaba tirando proveito”.

As gravações das lives da ENS podem ser assistidas no IGTV do perfil @oficial.ens, no Instagram.

Riscos Cibernéticos na próxima edição

Na próxima quarta-feira, 20 de maio, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, receberá o head de Financial Lines pela AIG Brasil e líder da prática de D&O para América Latina, Flavio Sá. Em pauta, um dos temas mais em evidência no momento: “Seguros de Riscos Cibernéticos: o que muda com a pandemia?”.

A transmissão poderá ser acompanhada pelo perfil @oficial.ens, a partir das 17h.