ens

ENS firma parceria com IBM para oferta de cursos sobre tecnologia e segurança de dados

Programas abordarão cibersegurança, ciência de dados e inteligência artificial

Um segmento que cresce exponencialmente e que, nos últimos meses, ganhou ainda mais relevância em todo o mundo, a cibersegurança agora demanda profissionais em maior quantidade e melhor preparados. Isso porque a adoção maciça do regime de home office aumentou a vulnerabilidade de pessoas e empresas a ataques virtuais.

Atenta a esse cenário, a ENS firmou parceria com a IBM para realização de programas de ensino focados em tecnologia e segurança de dados. Os cursos serão híbridos, com atividades presenciais e online, e os primeiros abordarão o tema cibersegurança, com início previsto para agosto. As aulas serão voltadas para a requalificação de profissionais de diferentes segmentos que desejam aprimorar conhecimentos sobre os temas, otimizando a gestão e tomadas de decisões.

Baseados no programa IBM Skills Academy, que busca criar sinergia entre negócios e tecnologia dentro das universidades, os treinamentos terão duração de dois meses e foram especialmente desenhados para gestores que lidam com os impactos de ataques cibernéticos e foco na prevenção e minimização de danos. Serão utilizadas metodologias ativas e trabalho em equipe para resolução de problemas reais de negócios.

No primeiro ano do projeto, a expectativa é capacitar cerca de 900 alunos de perfil executivo. Ciência de dados e inteligência artificial serão os próximos temas. A IBM irá oferecer conteúdo e capacitar os instrutores com metodologias ativas de forma virtual, para que os professores estejam preparados para o aprendizado totalmente online. Já a ENS irá incorporar o programa em seus cursos, tanto na graduação, quanto em pós-graduação e educação continuada.

“Vamos difundir conhecimentos que podem trazer mudanças profundas no mercado. Ter noções de ciências de dados e inteligência artificial, por exemplo, pode significar grandes avanços nas mais diversas empresas. Já a cibersegurança é um assunto que precisa ser mais entendido e debatido, principalmente entre líderes. Quase 80% das organizações ainda estão despreparadas para responder de forma adequada aos incidentes de segurança cibernética, segundo estudo recente do Instituto Ponemon e encomendado pela área de Segurança da IBM”, afirma Mario Pinto, diretor de Ensino Superior da ENS.

"É nossa missão, como parceiros das empresas e sociedade, possibilitar a requalificação dos profissionais para atender às demandas tecnológicas atuais e futuras. E encontramos na ENS, também empenhada em melhor formar gestores, uma instituição de renome e força no mercado para avançarmos em nossa meta a partir de um projeto tão importante como este", afirma Alcely Strutz Barroso, Líder de Programa Globais para a Universidade da IBM na América Latina.

Live marcou início da parceria

A primeira atividade da parceria aconteceu na última segunda-feira, 25 de maio, com a realização da live “O que todo gestor precisa saber sobre cibersegurança”. Com audiência de mais de 110 pessoas, o evento foi conduzido por Mario Pinto. “Nesse momento em que as pessoas estão em casa, a vida pessoal se mistura com a organizacional. Por isso, esse tema, que já é delicado por natureza, se tornou ainda mais sensível”.

O executivo ressaltou que a tendência é que as empresas continuem adotando o regime de home office mesmo após a pandemia. “Se a companhia não tomar os cuidados necessários, seus dados poderão ser invadidos nas casas de seus funcionários, que talvez não disponham de todos os mecanismos de segurança em sua própria rede. Sendo gestores de empresas e das nossas próprias vidas, como podemos lidar com essa problemática?”, questionou.

Para responder a essa e outras questões, o convidado foi o head de Segurança da IBM Brasil, João Rocha. Segundo ele, o primeiro passo é compreender quais são os riscos de uma organização. “Nosso maior desafio é traduzir a demanda técnica para uma visão do negócio. Mesmo tendo muitas situações já resolvidas, os gestores ainda questionam o que precisam fazer para se proteger”.

O especialista explicou que perguntas como essa são difíceis de serem respondidas se não houver controle. “Nesses casos, a gestão é muito importante. E como fazer gestão de riscos sem indicadores? Por isso, no mercado de seguros, esse é um elemento chave. Se você não tem algo que te indique como está o cenário, não tem o que fazer. Muitas vezes, o risco de não fazer nada é maior do que o que se imagina. Mas se você não sabe quais as opções, como saber qual decisão tomar?”.

Seguro, cyber e negócio, "tudo junto e misturado"

O diretor da ENS destacou que, por essas e outras questões, a parceria com IBM é tão importante para a Escola e para o setor de seguros. “Pegamos o centro de excelência de condução de soluções nessa temática e trouxemos para o mercado que é carente dessa administração”, disse o executivo.

João Rocha explicou que, nos dias atuais, não só no segmento cyber, mas em qualquer indústria, é difícil categorizar as empresas devido ao aumento das atividades em ambiente digital, o que começou a acontecer antes mesmo da pandemia. “É complicado separarmos o que é seguro, cyber e negócio. Está tudo junto e misturado. Como organização, não existem mais fronteiras. O que delimitamos é o usuário. Temos visto cada vez mais o digital ser a interface da empresa com o usuário, seja de qual ramo for”, explicou.

Por isso, ele destaca que o risco está em todos os lugares. “Não existe mais o risco físico ou o cyber. No final do dia eles estão conectados. Então, conhecendo esses conceitos, estamos falando no final do dia de negócios, de como manter os clientes ativos”, ressaltou o especialista da IBM.

Interessados em participar dos primeiros cursos da parceria entre a ENS e IBM podem fazer pré-inscrição no site ens.edu.br, onde mais informações estão disponíveis.


ENS ouviu infectologista para orientações sobre plano de retorno

Ações serão apresentadas aos colaboradores em encontro virtual, no dia 15 de junho

Com o aumento dos casos de Covid-19 em todo o País, a ENS reprogramou o retorno das atividades nas instalações físicas para 22 de junho.

Após dez semanas atuando em regime de home office, a Escola começa a estruturar um plano de retorno. Para conhecer as melhores práticas de prevenção à Covid-19, o Comitê de Crise da Instituição se reuniu, na última segunda-feira, com o Dr. Guilherme Cortês Fernandes, infectologista com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (FioCruz).

O médico, que está na linha de frente de combate à pandemia, orientou os membros do Comitê sobre as providências primordiais a serem tomadas quando do retorno ao escritório, a fim de mitigar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus e, assim, garantir a segurança e a saúde dos colaboradores, docentes, alunos e parceiros.

Agora, a primeira versão do plano passará por revisão e aprimoramento de acordo com as recomendações do especialista. No dia 15 de junho, o plano definitivo será apresentado a todos os colaboradores da ENS em encontro virtual.

As medidas e data de retorno poderão sofrer alterações de acordo com os próximos acontecimentos. Vale lembrar que os canais de atendimento da Escola continuam em atividade:

- Fale Conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo chat no site da ENS;
- Secretaria – Ensino Técnico: 3003-3949 (ligação local);
- Secretaria – Ensino Superior/SP: (11) 2739-1080 / 1088 / 1061 / 1062;
- Secretaria – Ensino Superior/RJ: (21) 3380-1046 / 1535 / 1624;
- Secretaria – Escola Virtual: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Graduação tem vestibulares online para turmas do segundo semestre

Outras formas de ingresso são transferência externa, nota do Enem e por diploma de nível superior

A pandemia do novo coronavírus causou muitas mudanças nas rotinas e planos de pessoas e empresas. Porém, aqueles que pretendem iniciar uma graduação no segundo semestre deste ano encontram uma ótima oportunidade na Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros.

Ministrado pela ENS, o curso segue com processos seletivos sendo realizados totalmente por e-mail, com agendamento prévio após efetivação da inscrição. As aulas terão início em agosto e há vagas para turmas presenciais, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), e para turmas online.

O curso forma profissionais com pleno domínio dos principais conceitos da área securitária. Um dos diferenciais é o corpo docente, composto por especialistas, mestres e doutores com nível de excelência, larga experiência acadêmica e ampla vivência de mercado nas áreas de negócios, serviços, mercado de seguros, entre outras. Dessa forma, além da bagagem acadêmica, as aulas fomentam ricas trocas de experiência e ampliação de networking.

Os interessados podem ingressar ainda por transferência externa, nota do Enem (últimos três anos) e apresentação de diploma de nível superior. Nesses casos, há política de bolsas de estudos. Colaboradores de empresas conveniadas e egressos do programa Amigo do Seguro também têm direito a descontos.

Mais informações e inscrições no processo seletivo estão disponíveis no endereço profissaosegura.com.br.


“É um mundo totalmente novo e quem é empreendedor adora isso”

Docente afirmou que momento traz desafios e oportunidades

Na última quarta-feira, 27 de maio, a ENS promoveu mais uma live no Instagram, que abordou o tema “Empreendedorismo durante a crise”. Conduzido pela gerente de Estratégia, Inteligência, Comercial e Processos da Escola, Valeria Chaves, o encontro teve como convidado especial o professor da ENS e consultor de Desenvolvimento Humano e Organizacional na Lucrus Consultoria, Rodrigo Maia.

O docente iniciou afirmando que, independente da pandemia, empreender é sempre um desafio, e que o verdadeiro empreendedor vê nas dificuldades uma oportunidade para se desenvolver. “É possível trazer novas possibilidades de negócios pensando no que vem pela frente, como a chegada de novos seguros e novas regulamentações. É um mundo totalmente novo e quem é empreendedor adora isso”.

Maia deu dicas de como se diferenciar para quem está começando a empreender. “O empreendedorismo tem muito mais a ver com comportamento do que com técnica, porque a técnica pode ser obtida lendo um livro ou fazendo um curso, mas as competências comportamentais fazem parte apenas do desenvolvimento e dos desdobramentos dos conhecimentos buscados pela pessoa”.

Dentre essas competências, o consultor citou três como fundamentais. “A primeira é o senso de oportunidade, para ver o mercado como um todo e enxergar onde há chance de renovação de negócios, maneiras de mudar a experiência do cliente. A segunda é a resiliência, para ter capacidade de empreender sabendo que erros e dificuldades fazem parte do processo e não podem te parar. Por fim, é fundamental manter atualização constante, se aprofundar e planejar maneiras de colocar em prática tudo que será aprendido”.

Maia reconhece que empreender em tempos de crise é de fato mais delicado, devido a escassez de recursos, mas ressalta que há algumas alternativas. “Vemos uma possibilidade de linhas de crédito com taxas de juros, Selic e empréstimos mais baixos para empreender, então talvez seja uma oportunidade. É importante olhar o todo, ter uma visão sistêmica da coisa e não ficar esperando cair do céu. É preciso ter atitude, pois o mundo não vai parar”.

Ao responder dúvidas dos internautas, Maia disponibilizou um arquivo com Dez Dicas para Empreender Durante a Crise. Quem não teve oportunidade de acompanhar ao vivo pode assistir a essa e outras lives da ENS no perfil @oficial.ens no Instagram.

Marketing em Cenários de Mudança

A próxima live da ENS acontecerá na quarta-feira, 3 de junho, e terá como apresentadora a coordenadora de MBAs da Escola, Camila Braga. O convidado será o consultor em Estratégia e Finanças, Edson Muylaert, para debater “Marketing e Estratégia em Cenários de Mudança”.

A transmissão estará disponível no perfil @oficial.ens, a partir das 17h.