ens

Sala do Futuro traz tecnologia de ponta para ensino de negócios e seguros

Ambiente terá capacidade para reunir até 70 alunos, sendo 40 a distância e 30 presenciais

O ensino de negócios e seguros no Brasil contará, em breve, com o que há de mais avançado em termos de tecnologia educacional. A ENS irá lançar, até o final de junho, a primeira Sala do Futuro da América Latina, que será instalada na unidade de São Paulo.

Criada pela multinacional Mashme, a Sala do Futuro está presente em algumas das principais instituições de ensino e escolas de negócios do mundo, entre elas University of Oxford, Georgia State University, New York University, Colorado State University, Queen´s University, Santander Corporate University e Universidad Madrid.

O projeto conta com telas de altíssima resolução e software de controle online e tempo real de última geração. O ambiente terá capacidade para reunir até 70 alunos, sendo 40 a distância e 30 presenciais. Dessa forma, as aulas poderão ser realizadas nas duas modalidades de ensino.

A proposta é oferecer uma experiência ampla e detalhada obtida por meio do uso de duas câmeras de alta resolução. Os alunos remotos têm a sensação de estar dentro da sala com o professor e os demais colegas, que assistem à sessão in loco. Com isso, é possível estimular o trabalho colaborativo entre todos, seja em grupos ou respondendo a perguntas, pesquisas de opinião e testes individuais.

Reconhecimento facial

A plataforma permite a análise de todas as ações que ocorrem durante a aula por meio de processamento de dados e imagens. Um dos recursos mais avançados é o sistema de reconhecimento facial, que capta as expressões dos alunos e identifica se eles estão atentos, interagindo, compreendendo o que está sendo ensinado. Isso possibilita que o docente adote estratégias motivacionais quando considerar necessário. A Sala do Futuro conta ainda com simulações em tempo real e robôs interativos.

De acordo com o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, o objetivo é aprofundar o ensino personalizado e oferecer um método único para os alunos. “Teremos uma tecnologia que permite uma experiência de excelência e pode levar o aluno, por exemplo, a explorar uma plataforma de petróleo ou para dentro de um livro de história”, destaca o executivo.

O presidente da ENS, Robert Bittar, afirma que a Sala do Futuro chega para atender não somente às demandas de ensino da própria Escola, mas para conectar toda a indústria de seguros e segmentos correlatos. “É um avanço sem precedentes para o nosso setor e outros que com ele interagem, pois poderemos promover encontros com pessoas dos mais distintos e remotos locais, com absoluta fluidez, interatividade e excelência audiovisual”.

Em decorrência do isolamento provocado pela pandemia do novo coronavírus, a Sala do Futuro ainda não tem data definida para lançamento. O início das atividades será anunciado oportunamente, sempre respeitando as orientações dos governos e órgãos de saúde.


MBA online capacita profissionais para mercado em transformação

Alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestra especial sobre Sociedade do Desempenho

Ao perceber que sua área de atuação demandava constante atualização e após identificar a importância do networking para sua atividade, o gerente de Filial da SulAmérica, Carlos Eduardo Patuska, decidiu ingressar no MBA Gestão Estratégica de Seguros, ministrado pela ENS.

Há 20 anos na seguradora, ele conta que passou por um longo processo de mudanças e adaptação. “Pude acompanhar o desenvolvimento das equipes nas quais trabalhei e percebi a necessidade de estar sempre um passo à frente. O curso mostrou na teoria, de uma forma bem assertiva, todos os processos necessários para continuar sendo um profissional antenado e apto a acompanhar esse mercado em desenvolvimento”, avalia.

Carlos Eduardo enaltece a importância de o curso ser oferecido na modalidade online, já que está alocado na região Norte. “Eu não teria essa possibilidade se o programa não fosse a distância. Não tive qualquer problema com o ensino online, muito pelo contrário, a plataforma é simplificada, objetiva e intuitiva”, elogia.

O gerente também destacou a competência e experiência dos professores, assim como a pertinência da grade curricular. “O MBA atendeu completamente às minhas expectativas ao abordar temas atuais e esclarecedores, principalmente nesse período de pandemia em que o mercado virtual tomou um destaque imenso nas relações empresariais. Em tempo de mudanças, o curso mostrou, de uma forma inovadora, os novos padrões de comportamento e consumo, o que me permitiu aprimorar a atuação da minha equipe comercial”.

Palestra especial

Na última terça-feira, 2 de junho, os alunos da 13ª turma do curso MBA Gestão de Seguros e Resseguro (agora chamado MBA Gestão Estratégica de Seguros) e do MBA Executivo em Negócios de Seguros, online e semipresencial, tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra especial, que teve como tema "Sociedade do Desempenho no mundo tecnológico: desafios para os negócios e para qualidade de vida".

O evento foi conduzido pelo professor Leandro Chevitarese, PhD e docente de Filosofia da UFRRJ e professor convidado de diversas escolas de negócio do País. Ao longo de sua explanação, o acadêmico enfocou temas filosóficos voltados para negócios, com base em um dos principais filósofos contemporâneos da atualidade, o sul coreano Byung-Chul Han, enfatizando os desafios da Sociedade do Desempenho em equilibrar resultados e também estratégias de bem-viver, em um mundo cada vez mais tecnológico.

“Pesquisa recente perguntou a 200 CEOs de algumas das maiores empresas do mundo quais as principais mudanças provocadas pela pandemia. Quase todos responderam questões relacionadas à qualidade de vida, que foi um dos assuntos da nossa palestra. Isso reforça a qualidade dos temas que oferecemos em nossos MBAs e a sinergia com o momento atual”, explica a professora Camila Braga, coordenadora acadêmica dos cursos acima mencionados.

Inscrições abertas

O MBA Gestão Estratégica de Seguros conta com quatro módulos, que aprofundam conhecimentos em relação aos principais aspectos do mercado de seguros, resseguro, previdência privada aberta e saúde suplementar.

Ao longo das aulas, o curso apresenta temas relevantes e atuais relacionados ao mercado, promovendo reflexão e avaliação constantes por parte dos alunos. Disciplinas como Cenários Econômicos, Ética e Responsabilidade Social Corporativa, Gestão da Inovação e Gestão de Marketing garantem uma visão completa do ambiente empresarial.

As inscrições estão abertas para as modalidades online, presencial e semipresencial. Os interessados devem realizar matrícula no endereço mba.ens.edu.br, onde mais informações estão disponíveis.


Curso de Corretores online: segurança e comodidade

Programa é porta de entrada para o setor de seguros

Após algumas experiências negativas em cursos online, Arthur Duarte decidiu fazer mais uma aposta na modalidade, ao se preparar para ingressar no mercado de seguros. Atualmente matriculado no Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, ministrado pela ENS na modalidade semipresencial, Arthur teve uma nova visão sobre o ensino virtual.

Em entrevista ao Acontece, o aluno explicou como superou a má impressão deixada pelos cursos anteriores. “Eu havia feito graduação na modalidade a distância, mas a experiência não foi satisfatória. Fui surpreendido com o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros da ENS! A dinâmica das aulas e a plataforma têm suprido muito bem, e há fácil acesso aos professores em caso de dúvidas. Agora adquiri segurança nesse modelo de ensino e me vejo fazendo outros cursos em breve”, salienta.

Arthur também comentou o fenômeno da massificação do ensino em plataformas digitais provocado pela pandemia.“Graças a essa alternativa os alunos não foram prejudicados. Acredito que o mercado de seguros também seguirá essa tendência, para garantir mais segurança e comodidade aos corretores e segurados”.

Interessados em adquirir conhecimentos e competências para atuar no setor, assim como Arthur Duarte, podem ingressar no Curso para Habilitação de Corretores de Seguros. Com início imediato, o programa dispõe de vagas para as opções: Capitalização; Vida e Previdência; Capitalização + Vida e Previdência; Demais Ramos; e Todos os Ramos.

Após confirmação da matrícula, os alunos garantem, automaticamente, gratuidade na taxa de inscrição do Exame para Habilitação de Corretores de Seguros (EHCS), desde que na modalidade correspondente. A aprovação no Exame é obrigatória para obter o certificado da profissão junto à Susep.

Mais informações estão disponíveis no endereço sercorretor.com.br, onde também é possível se inscrever no curso.


Pós para gestores comerciais agora na modalidade online

Aulas têm início marcado para 10 de agosto

Buscando oferecer uma formação completa aos gestores comerciais, de forma que estejam aptos a prospectar, oferecer produtos, resolver problemas e fornecer atendimento e manutenção, a ENS desenvolveu a pós-graduação Gestão Comercial do Seguro. A novidade é que o curso, antes ministrado somente de maneira presencial, agora também está disponível na modalidade online.

O programa tem início marcado para 10 de agosto e conta com 120 horas de duração. As aulas apresentam ferramentas para que os profissionais aprendam a desempenhar funções por meio de visões estratégicas do mercado de seguros, dos produtos comercializados e das técnicas de comercialização e de controle. Ambiente de Negócios de Seguro, Produtos e Serviços em Seguros, Cenários Econômicos e Planejamento Estratégico de Vendas serão alguns dos temas debatidos.

A pós conta com time de docentes composto por especialistas com vasto currículo acadêmico e ampla experiência no mercado de seguros, o que garante direcionamento assertivo acerca das melhores oportunidades de desenvolvimento dos alunos. Livia Borges, Eli Antônio de Marchi, Jacqueline Vidigal Aricó, Marcelo Ramalho, Alexandre Antunes Teixeira e Gustavo Venda serão os professores.

Ensino Superior completo é o único pré-requisito. O investimento pode ser dividido no cartão de crédito em seis parcelas de R$ 520,00, ou no boleto bancário, em até sete vezes de R$ 459,13.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site ens.edu.br.


Cursos técnicos online têm oferta em diferentes áreas de negócios

Ensino médio completo é o pré-requisito

Os cursos técnicos da ENS são programas de curta duração, que têm como objetivo aprimorar e ampliar a formação dos profissionais com conhecimentos teóricos e práticos, nas áreas de negócios e seguros.

No momento, a modalidade online oferece inúmeras opções para quem deseja aproveitar a quarentena para se capacitar. Os alunos podem fazer os cursos de suas casas, em qualquer região do País.

No âmbito do mercado de seguros, há cursos sobre modalidades específicas, como Responsabilidade Civil Geral, Lucros Cessantes, Cascos Marítimos, Automóveis, Riscos Rurais e Riscos de Engenharia. Outros abordam segmentos correlatos, como Capitalização, Previdência Privada Complementar e Saúde Suplementar.

A grade também contempla diferentes áreas de negócios, como Matemática Financeira, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Mercado Financeiro, Estratégias de Comercialização, entre outras.

Todos os cursos têm início imediato e, para participar, é necessário ensino médio completo. O catálogo completo está disponível no site ens.edu.br, onde podem ser efetuadas as matrículas.


Docentes debateram novos rumos pós-pandemia

Acadêmicos também anunciaram cursos que serão lançados pela ENS

Na última quarta-feira, 3 de junho, a coordenadora acadêmica da ENS e pesquisadora do Coppead/UFRJ, Camila Braga, recebeu o consultor em Estratégia e Finanças, Edson Muylaert, em live sobre “Marketing e Estratégia em Cenários de Mudança”. A transmissão aconteceu no Instagram da Escola e contou com forte interação dos espectadores, entre eles vários outros docentes da Instituição.

Camila Braga abriu as atividades afirmando que estamos vivendo um momento de repensar rumos. “As empresas têm que se reorganizar frente a essa situação de distúrbio, que, de certa forma, nos paralisa. Também é importante pensar qual o nosso papel diante de algo tão devastador. Qual o legado que empresas e consumidores querem deixar e de que forma pensaremos no futuro?”, questionou.

Muylaert ponderou que, para entender a crise atual, é preciso entender também a natureza da pandemia. “Temos uma crise sanitária que se impõe sobre as demais, porque a proteção da vida se faz mais importante. Então, essa crise, que inicialmente é sanitária e de proteção à vida, se desdobra para a atividade econômica”.

O consultor deu dicas para a organização das empresa, defendendo que o posicionamento deve variar de acordo com o porte de cada organização. “Além da criação de um comitê de crise, sugiro um planejamento desenhando diferentes cenários nessa situação de incerteza”.

O 'novo normal'

A análise SWOT foi recomendada por Muylaert como uma ferramenta útil, nesse caso, independente do tamanho da empresa. “Nela, são observadas fraquezas, oportunidades, forças e ameaças, o que facilita a percepção do entorno e do ambiente interno. Unindo as duas, é possível ter visões quantitativas e qualitativas sobre as medidas a serem tomadas ”.

O especialista falou também sobre o ‘novo normal’. “Para entender o novo mercado e o novo ambiente de negócios no qual estamos inseridos precisamos observar as regulamentações. Do ponto de vista social, as políticas das empresas estão de acordo com as regulamentações que virão e com o novo comportamento do consumidor”.

Ao final da live, Edson Muylaert anunciou novos cursos que serão lançados pela ENS. “Um dos programas terá como tema Estratégia e Marketing em Cenários de Mudança. A ideia é auxiliar profissionais, empresários e empresas a desenvolver o conceito de organização centrada no cliente, juntamente com a visão do marketing, da experiência do consumo, das pesquisas, tecnologia da informação, plataformas, relações com o mundo virtual, do direito e da ética e, também, direcionando isso para o mercado de seguros”, explicou Muylaert.

Para Camila Braga, mesmo quando a atual crise terminar, viveremos um cenário constante de mudança. “Esse é um ponto relevante, pois teremos sempre que nos adaptar e criar requisitos para isso”, finalizou.

Fonte: ENS, em 05.06.2020