ens

ENS é “caso de amor e sucesso” na vida de profissionais do mercado

Convidados contaram um pouco sobre suas trajetórias no mercado de seguros

Um papo descontraído sobre a passagem de dois importantes executivos do mercado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) marcou a live comemorativa pelos 49 anos da Instituição. O professor Maurício Leite e o sócio-diretor da corretora Minuto Seguros, Manes Erlichman, foram os convidados do encontro virtual “Um caso de amor com a ENS”, realizado na última terça-feira, 30 de junho, data de aniversário da Escola. O evento foi mediado pelo gerente regional São Paulo da Escola, Ronny Martins.

Lecionando há 35 anos na ENS, Maurício Leite relatou um pouco das diferenças percebidas por ele no ensino de seguros, no perfil dos alunos e no próprio mercado nestas últimas três décadas. “Sempre entendi que o ensino do seguro era transmitido por tradição. A vontade de quem precisava aprender e ouvir aliada à boa vontade de quem queria transmitir este conhecimento. A Escola, portanto, deu forma a esse aprendizado. Ser professor da ENS é, acima de tudo, uma honra. Exige preparo, pois, na maioria das vezes, falamos para profissionais. É preciso zelo pelo nome da Escola e pelo que você vai transmitir”.

Analisando o papel do corretor de seguros hoje, a despeito da pandemia que vivemos e diante das mudanças tecnológicas que presenciamos, Maurício Leite explicou que a principal mudança para este profissional é saber enxergar os riscos. “O mercado foi desenvolvido a partir do corretor, que disseminou a cultura do seguro. Vivemos um momento importante do século XXI, em que a informação é de alto nível e abrangente. A modelagem de cobertura está mais clara para o segurado. Portanto, o corretor precisa ser mais técnico e enxergar melhor os riscos e conhecer novos ramos”.

Sócio de uma das maiores corretoras nacionais e ex-aluno da ENS, Manes Erlichman declarou que o ingresso no ensino técnico, em 2013, foi o divisor de águas em sua carreira. “Eu trabalhava em seguradora, perdi o emprego e fui tentar ser corretor. Tinha a experiência, mas precisava do registro na Susep. Com o ingresso na ENS pude conhecer outros ramos e produtos de seguro. Se é para fazer, vamos fazer bem feito. A estrutura da Escola é de primeiro mundo e os professores sempre foram de excelência. O que de mais valioso a instituição possui é seu capital humano. E, nisso, ela continuou investindo”.

Com a vantagem de atuar em uma corretora online, Manes Erlichman enxerga oportunidades na atual crise, apesar da tristeza com a situação. “Estou chateado com os acontecimentos. Para o mercado, porém, é uma grande oportunidade. Em um primeiro momento, todos ficamos assustados. No entanto, todas as seguradoras se posicionaram frente à pandemia. A procura por seguro de vida, por exemplo, aumentou. O seguro residencial se torna necessário frente ao home office. Seguro saúde é uma oportunidade de ouro hoje. Neste momento de crise, há muito o que fazer, o seguro é uma venda consultiva. Costumo dizer que somos uma corretora online, mas que ganha no off-line. Quem presta atendimento é o corretor, no seu contato. Vender seguro não é o mesmo que vender uma passagem aérea, um livro. E, para isso, a ENS forma, de fato, profissionais gabaritados”, concluiu.


Formação como Corretor pode ser obtida ainda neste ano

Início das aulas será em 3 de agosto

Com tantas mudanças ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, 2020 se tornou um ano atípico. Muitos planos precisaram ser revistos, dentre eles os que envolviam os estudos.

Diante do atual cenário e visando possibilitar a conclusão de uma formação profissional neste segundo semestre, a ENS criou o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros em formato intensivo.

Com duração de cinco meses e início programado para 3 de agosto, o programa engloba as formações nos segmentos de Capitalização, Vida e Previdência, e Demais Ramos. As aulas serão ministradas totalmente online, sendo 50% na modalidade Ao Vivo, que possibilita interação dos alunos com professores e colegas, e 50% previamente gravadas. A plataforma digital dispõe ainda de tutoria especializada, materiais interativos, e-books e exercícios.

Matriculados até 15 de julho têm desconto de 10% sobre o valor total do curso. Para participar é necessário ensino médio completo.

Mais informações estão disponíveis no endereço sercorretor.com.br, onde as inscrições podem ser realizadas.


Cyber security aumenta demanda por Gestão de Riscos

Primeiro curso da parceria entre ENS e IBM está com inscrições abertas

Segundo o Instituto de Segurança Pública, do ano passado para este ano foi verificado um aumento de 172% nos casos de estelionato via web. Com o aumento do número de crimes na Internet, o coordenador do MBA Gestão de Riscos e Seguros da ENS, Sérgio Hoelfich, é premente: “Tenho certeza de que a próxima onda de vírus será dos vírus cibernéticos”.
 
A afirmação foi feita na live “Seguradoras, mais seguras”, realizada no final de junho, ao lado do ethical hacker e cybersecurity evangelist da IBM, Felipe Prado. Durante a transmissão, os profissionais ressaltaram a importância que seguradoras, corretoras de seguros e os novos players do mercado precisam ter, neste momento, com a segurança cibernética.

De acordo com Prado, em um período de dois anos qualquer empresa pode ser atingida por alguma ameaça. “Estamos presenciando seguradoras sofrerem diversos ataques no que tange ao controle de dados e acessos, dentro deste momento que nos imputou o home office. Existem muitos hackers de processo. Conforme as seguradoras realizam parcerias e integração de sistemas, surgem novos riscos e ameaças à rede interna e a seus dados confidenciais. Alguns processos destas empresas precisam ser melhor vistos para não gerar problemas no futuro. Os papéis estão digitalizados, então, isso contribui para que haja mais ataques e mais insegurança. O IoT, por exemplo, não é tão seguro e tem de ser monitorado. E é preciso que as companhias estejam adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e à General Data Protection Regulation (GDPR)”.
 
Para o professor Hoeflich, a preocupação em ofertar produtos online com segurança se acelerou com a pandemia. “Aprendemos com a IBM, neste curto espaço de tempo da nossa parceria, que o novo comportamento do mercado está impactando a infraestrutura e os processos. É por isso que a necessidade de trabalhar a Gestão de Risco se impõe. Novos players estão entrando no mercado e vão precisar de um suporte para alavancar seus negócios. A demanda percebida pela ENS é justamente a de promover um pouco mais a cultura do seguro. A Escola sempre trabalhou muito para o mercado securitário e, agora, ela volta os olhos para o mercado corporativo, que consome seguros. Desta forma, um novo modelo de negócios é estabelecido e, com ele, a busca por um grau de excelência no que diz respeito à segurança”.

Aos profissionais que desejam se especializar em segurança cibernética, o primeiro programa da parceria entre a ENS e a IBM já está com inscrições abertas. O curso de extensão Cyber Security para Gestores, que será realizado na modalidade online, terá início no dia 26 de agosto.

As aulas são destinadas a todos os gestores de empresas que precisam estar atentos às vulnerabilidades da segurança da informação. Mais informações e matrículas no site ens.edu.br


Parceria levará cursos de nível superior a Minas Gerais 

Aulas terão início a partir de agosto

Dando continuidade ao modelo de atuação que conta com instituições parceiras em diferentes regiões do País, a ENS acaba de estabelecer acordo com a GV Consulting, para oferta de cursos na modalidade online. O foco será o estado de Minas Gerais.

Em agosto e setembro, serão ofertados seis cursos da ENS: MBA Gestão Estratégica de Seguros; Pós-Graduação em Nível de Extensão em Gestão Comercial do Seguro; Pós-Graduação em Nível de Extensão em Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação; Pós-Graduação em Nível de Extensão em Gestão de Resseguro; Formação Executiva em Logística Internacional de Cargas: Riscos, Gestão e Seguro; e Extensão em Cyber Security para Gestores.

Para o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, a continuidade das ações de expansão da rede nacional de parceiros, mesmo em meio à pandemia, está alinhada ao Projeto de Conversão Estratégica. “Ao promovermos cursos de alta gestão na modalidade online estamos garantindo a oferta do ensino especializado em todas as regiões do País. Agora, em Minas Gerais, teremos a oportunidade de formar profissionais de seguros com a reconhecida qualidade da ENS e contando com o suporte comercial da GV Consulting”, ressalta o executivo.

Os cursos já estão com inscrições abertas e os interessados podem obter todas as informações no site ens.edu.br, que também é o canal para matrículas.

Fonte: ENS, em 03.07.2020