ens


Remuneração e flexibilidade são alguns dos atrativos da profissão de corretor

Para empreender por meio da corretagem de seguros, o primeiro passo é a formação

Um bate-papo descontraído que contou com a presença de alguns dos profissionais que são referência na corretagem de seguros no Brasil. Assim foi a live “Venda de Seguros: Desafios e Oportunidades”, realizada pela ENS no dia 22 de julho, que contou com a audiência de mais de 220 pessoas no Youtube e 570 no Facebook. Conduzida pelo gerente de Publicidade da Escola, Gustavo Borges, o encontro teve a participação dos docentes da Instituição e corretores, André Rezende, Ildebrando Neres e Frederico Almeida.

André Rezende explicou que um dos atrativos do mercado de seguros é a resiliência.  “Mesmo neste momento, em que vivemos uma crise sem precedentes, com empresas deixando de existir, identificamos que as corretoras estão crescendo. Isso acontece porque o seguro é associado à proteção, e neste momento, tudo que as pessoas querem é estar protegidas. Então, no mercado de seguros, não há crise”.

E, como peça-chave deste setor cheio de oportunidades, os corretores de seguros também podem lucrar bastante. Segundo Ildebrando Neres, a profissão conta com duas grandes vantagens: boa remuneração e flexibilidade de horários. “Às vezes, um corretor vende um contrato e ganha como comissão o equivalente a quatro vezes o valor do produto. Desconheço outro produto que você comercialize e que ganhe três ou quatro vezes o seu valor”, brincou o docente.

Frederico Almeida reiterou e destacou que “não há uma situação em que não tenhamos um produto de proteção para ofertar”. O trabalho remoto, segundo ele, também pode ser realizado facilmente, o que contribui para a flexibilidade na rotina e permite que o profissional estabeleça os próprios horários. “Hoje, todas as seguradoras disponibilizam ferramentas para atendimento online que podem ser utilizadas com facilidade. É plenamente possível fazer tudo a distância”, explica.

Habilitação ainda este ano

Para empreender por meio da corretagem de seguros, o primeiro passo é a formação, exigida para receber a certificação da Susep. Os interessados em ingressar nessa profissão, ainda este ano, podem aproveitar o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros de Todos os Ramos intensivo, oferecido pela ENS, que está nos últimos dias para inscrições.

Com duração de cinco meses, o novo programa conta com o mesmo conteúdo e carga horária do curso tradicional, sem que os alunos tenham qualquer perda no aprendizado.

Durante a live, Gustavo Borges destacou que esta é a oportunidade para iniciar 2021 com uma nova carreira. “Já temos mais de 1,5 mil inscritos no programa, o que mostra que será um curso animado, com uma troca interessante. Realizaremos aulas ao vivo e contaremos com a participação de alunos de todos os lugares do Brasil, como nunca tivemos”, ressaltou.

Isso será possível em razão das aulas integralmente online, que possibilitam a participação de estudantes de qualquer cidade do País. Na plataforma digital, parte das disciplinas são gravadas, enquanto outras são ministradas ao vivo, em tempo real, permitindo total interação com os professores e demais alunos. O ambiente virtual dispõe ainda de tutoria especializada, materiais interativos, e-books e exercícios.

As matrículas podem ser efetuadas no endereço sercorretor.com.br, onde mais informações estão disponíveis.


“Agora tenho um RH mais consciente e visão diferente de situações diárias”

Aluna do programa na modalidade online revela que escolheu a ENS pela seriedade da Instituição

Após mais de 30 anos atuando no mercado de seguros e com muito gás para continuar desenvolvendo sua carreira, a corretora Monica Piras foi atrás de uma graduação onde pudesse aperfeiçoar suas aptidões administrativas. Foi neste momento em que conheceu a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, oferecida pela ENS, curso escolhido por ela para buscar seus objetivos.

Aluna do programa na modalidade online, ela revela que a decisão pela ENS se deu pela seriedade da instituição, a visibilidade da mesma e a parceria mantida com os Sincors. “Fiz a minha escolha porque a graduação apresentava um conteúdo com assuntos interessantíssimos e também tem uma plataforma de fácil acesso”, destaca.

Monica conta que após anos trabalhando com a venda de seguros, fundou a Piras & Pádua Corretora de Seguros, em 2009. “Eu e minha sócia tínhamos a ciência de que a parte administrativa poderia melhorar. Após o início da Graduação tivemos mudanças muito satisfatórias. Agora, temos uma área de Recursos Humanos mais consciente e uma visão diferente de situações diárias, que lidamos com atitudes plenas e certeiras. Também podemos reciclar conhecimentos sobre ramos que não são procurados diariamente, mas ainda são importantes”.

Segundo a corretora, o curso oferece uma visão ampla da gestão do negócio e apresenta possibilidades para conduzir diferentes situações. “Além de contar com um ótimo material, a Instituição também ouve as sugestões e está aberta a mudanças”, ressalta a aluna.

Um dos diferenciais do programa, na opinião de Monica, é que os trabalhos levam os alunos a pesquisas que possibilitam um aprendizado além do proposto. “O coordenador do curso está sempre antenado às necessidades do grupo de alunos, tentando na medida do possível atender às solicitações”, completa.

Monica acredita ainda que, apesar da crise atual pela qual passamos, o mercado de seguros pode ir na contramão dos demais setores. “Posso dizer que a cada dia o setor de seguros e o corretor se mostram mais importantes e tornam-se essenciais, pois garantimos os patrimônios e minimizamos os transtornos que situações inesperadas podem trazer, por meio das indenizações. Apresentamos opções para planejar um futuro tranquilo. Nesse momento, em particular, estou vendendo muito, até mais do que em relação ao ano anterior”, finaliza a aluna.

Últimas semanas para inscrições

Ainda há tempo para se inscrever nas turmas do segundo semestre da Graduação Tecnológica, com início do período letivo previsto para 10 de agosto. O curso está com inscrições abertas para aulas presenciais no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP) e na modalidade online.

Com duração de dois anos, o programa garante diploma de nível superior e capacita para atuação em cargos gerenciais de diferentes áreas do setor. Por meio de um método direcionado e dinâmico, os alunos desenvolvem competências em campos específicos da Gestão de Seguros, além de uma visão mais aprofundada acerca do segmento.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, os processos seletivos para o curso continuam sendo realizados integralmente por e-mail, com agendamento prévio após efetivação da inscrição.

Para mais informações, os interessados devem acessar o site profissaosegura.com.br, que também é o canal para inscrições.


Curso apresenta estratégias e ferramentas de Cyber Security

Serão abordados temas como Segurança Móvel e IOT, Segurança de Dados e em Nuvem

À medida em que enfrentamos a pandemia do coronavírus em todo o mundo, vem aumentando o número de usuários que utilizam dispositivos online desprotegidos. Agora, com a maior parte do trabalho e dos estudos sendo realizada de forma remota, abre-se também uma janela para os crimes cibernéticos.

De acordo com dados do Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, no primeiro trimestre de 2020 houve um aumento nas tentativas de atrair vítimas para sites e links maliciosos ou fornecer informações pessoais por telefone sobre a pandemia da Covid-19. Muitos desses golpes tentam se passar por organizações legítimas, oferecendo falsas atualizações sobre a doença e até promessas de acesso a vacinas.

As pesquisas do órgão revelam que no primeiro trimestre do ano, a região da América Latina e Caribe sofreu aproximadamente 3 milhões de tentativas de ataques de vírus e malwares. Somente em março, houve um alarmante aumento de 131% na comparação com o mesmo mês de 2019.

Mas como as empresas podem se proteger das ameaças cibernéticas? Com o objetivo de apresentar estratégias e ferramentas contra esses problemas, a ENS lançou o curso de extensão Cyber Security para Gestores. Promovido em parceria com a IBM, o programa é realizado online e conta com aulas ao vivo.

Além de abordar o panorama geral do Cyber Security, o curso levantará temas como Segurança Móvel e IOT, Segurança de Dados e em Nuvem. Outros assuntos como Segurança de Rede e Soluções de Inteligência em Segurança também fazem parte do conteúdo.

As aulas terão início em setembro e para participar é necessário ensino superior completo.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site ens.edu.br.


Tudo sobre Seguros é reformulado e ganha visual interativo​

Site conta com novo design e colaboração de textos de professores da ENS

O mundo dos seguros traduzido em um clique. Há dez anos, nascia, com este slogan, o portal Tudo sobre Seguros (TSS), uma iniciativa da ENS que tem como propósito melhorar a compreensão do público sobre os aspectos mais importantes do mercado de Seguros, Previdência e Capitalização. Uma década depois, o site surge reformulado, com um visual mais interativo e correspondente aos acessos que hoje se dão, em sua maioria, pelo touch nos smartphones e tablets. 

A equipe de Publicidade foi a responsável pelo estudo e implantação das mudanças. “O portal teve revisão de arquitetura das informações, configuração de um layout novo, além da atualização de textos e informações com colaboração dos professores da ENS. A ideia foi conferir ao site uma melhor usabilidade e facilidade para navegação”, explica o gerente de Publicidade da ENS, Gustavo Borges.

A construção do TSS foi inspirada em projetos similares, no exterior, que disponibilizam informações simplificadas sobre os diversos ramos do setor, decifrando os contratos de seguros e tornando seus jargões mais acessíveis ao grande público. “Dar uma nova roupagem ao Tudo sobre Seguros só reforça a necessidade de mantermos ativo um canal de informações importante e útil para a sociedade e que está em conformidade com a missão da ENS, que é a de promover o desenvolvimento do mercado segurador. A cada dia, e diante de tantas intempéries, o grande público percebe a necessidade de ter o seguro não apenas para garantir seus bens, mas também a saúde, a aposentadoria, a educação e a situação dos dependentes”, afirma o diretor geral da instituição, Tarcísio Godoy.   

O Tudo sobre Seguros apresenta os produtos mais importantes da indústria e suas características principais. Cada tipo de seguro, modalidade de previdência ou de título de capitalização tem descrição detalhada e específica e abordagem objetiva e direta. São dados que auxiliam o consumidor a discernir sobre a melhor forma de contratar esses produtos, o que fazer em caso de sinistro e quais são as diversas coberturas, por exemplo. Informações sobre o mercado como um todo e sobre os diversos ramos da indústria de seguros estão organizadas numa seção geral – Mercado – e por tipo de usuário – Indivíduos / Famílias e Empresas. Há também um Glossário de termos técnicos de seguros e uma seção de artigos sobre temas do momento (O seguro cobre?).

Para conhecer o novo site Tudo sobre Seguros, basta acessar o endereço tudosobreseguros.org.br

Fonte: ENS, em 24.07.2020