ens


Mudanças da tecnologia e nos contratos jurídicos é o foco de novo MBA

Inscrições vão até o dia 14 de setembro

Almejar uma carreira sólida, ampliar a visão de mundo e refletir sobre as novas relações e processos de negócios. Neste ‘novo normal’ em que estamos inseridos, buscar o aprimoramento profissional, especialmente em áreas como Contratos, Inovação e Riscos é o melhor caminho para entender a atual conjunção social.

O novo MBA Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação da ENS traz aos profissionais graduados em Direito, Administração, Economia, Engenharia, Ciências Atuariais, Contabilidade, Tecnologia da Informação e Gestão a proposta de ampliar os conhecimentos nas atividades que estejam relacionadas a contratos de seguro, direito securitário, inovação, riscos e seguros cibernéticos, seguros de pessoas, automóveis e de responsabilidade civil, seguros de crédito e garantia, saúde suplementar, governança corporativa, compliance e controles internos, além de noções sobre fundamentos de resseguro.

“O objetivo do curso é trazer aportes teóricos e reflexões práticas que permitam aos alunos pensar sobre as mudanças na indústria de seguro neste momento da história da humanidade, principalmente em razão do impacto das tecnologias disruptivas e as consequências para o setor de seguros privados no Brasil”, explica a coordenadora acadêmica do MBA Gestão Jurídica, Angélica Carlini.

O curso está dividido em três módulos independentes com cinco disciplinas de 24 horas cada um. O programa permite a certificação como especialista, caso o aluno realize o MBA em Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação de forma completa ou, ainda, ele pode obter certificações parciais, se a opção for realizar apenas os módulos de maneira independente.

Assim, os interessados podem cursar o MBA completo ou parte dele, com aproveitamento das disciplinas cursadas, quando acharem apropriado fazer o curso inteiro. “Os alunos não graduados em Direito, por exemplo, poderão cursar um módulo de oito horas para adequação aos principais aspectos jurídicos facilitadores da aprendizagem”, ressalta Carlini.

Além disso, o MBA conta com um corpo docente formado por professores que são advogados, com titulação de especialistas e mestres, atuação no setor de seguros e experiência prática para contribuir com os aportes teóricos.

“Nossos professores são profissionais reconhecidos por sua atuação em instituições relevantes do setor securitário como a seção brasileira da Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA), Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), Sindicatos dos Corretores de Seguro (SINCORs), Sindicatos das Empresas de Seguro (Sindsegs), comissões técnicas da Confederação Nacional de  Seguros (CNSeg), entre outras”, cita a coordenadora Angélica Carlini.

As inscrições vão até o dia 14 de setembro. As aulas começam no dia 29 do mesmo mês e serão ministradas às terças e quintas, no período noturno, na modalidade online, em plataforma que viabiliza o diálogo entre professores e alunos e entre os próprios alunos, de forma dinâmica.

Ela permite também atividades em grupos de alunos e interação por voz e escrita. As aulas também serão gravadas e ficarão disponíveis para que os alunos assistam fora do horário de aula quando não for possível acompanhar nesse horário.

A carga horária total do curso é de 366 horas/aula. O pré-requisito para frequentar esta pós-graduação é ter nível superior completo ou tecnólogo. Mais informações sobre módulos, que podem ser adquiridos de maneira independente, disciplinas e investimento estão disponíveis no endereço mba.ens.edu.br, que também é o canal para inscrições.


Especialistas debatem Seguro Educacional em tempos de pandemia

Objetivo deste tipo de seguro é proporcionar a continuidade dos estudos dos alunos em momentos de crise

O apelo social do seguro educacional nestes tempos de pandemia, seus benefícios e objetivos, além das observâncias jurídicas quanto à sua contratação foram os principais pontos discutidos no bate-papo ao vivo “Seguro Educacional em tempos de pandemia”.

A live da última terça-feira, dia 28 de julho, promovida pela P&A Consultoria em Seguros em parceria com a ENS, reuniu os profissionais  especializados neste segmento: Messias Pina, consultor em seguros e CEO da P&A Consultoria em Seguros; Cirlene Siqueira, advogada especialista em seguros e sócia no escritório Nascimento, Oliveira e Siqueira Advogados; e o mediador do encontro, Evandro Ribeiro, advogado, professor universitário e gestor educacional.

Unânimes em afirmar a importância da função social do seguro educacional, os especialistas destacaram que muitas famílias estão sendo beneficiadas por este seguro. “O seguro educacional, para mim, tem um apelo social muito forte. O objetivo dele é proporcionar a continuidade do estudo do educando. Ele auxilia o custeio das mensalidades por diversas razões: perda de renda ou perda de renda por desemprego involuntário do responsável financeiro e óbito deste mesmo responsável financeiro, por exemplo. Ao pensarmos na educação básica, estamos considerando 12 anos na escola, ao somarmos as séries do ensino fundamental e médio. No momento em que o responsável financeiro de um aluno vir a óbito, que é uma cobertura básica do seguro educacional, até a conclusão do Ensino Médio, a seguradora vai auxiliar no custeio das mensalidades escolares deste aluno. Cobertura esta que, pode vir adicionalmente, com outras garantias como custeio de material escolar ou uniforme”, explicou Messias Pina.

É preciso ressaltar, no entanto, como dito pelo consultor da P&A, que o seguro educacional é um auxílio no custeio para a continuidade do estudo. “No momento da contratação do seguro, é feita uma reserva financeira, que é aplicada pela companhia seguradora. Quando ocorre o óbito do responsável financeiro, por exemplo, anualmente, essa reserva é paga pela seguradora à escola. No entanto, a escola tem custos que são revistos todo ano. Às vezes, os reajustes das mensalidades da escola podem ser maiores que a correção do valor aplicado. Então, pode ser que, ao chegar nos anos finais do ensino médio, o valor que está ali reservado não seja suficiente. Por isso, não podemos usar a expressão garantia da continuidade do estudo, mas sim, auxílio no custeio para a continuidade do estudo”, ponderou Messias.

A advogada Cirlene Siqueira destaca que é preciso atenção com relação às questões contratuais. “Os contratos de seguro, em geral, são contratos de adesão, suas cláusulas são elaboradas de forma unilateral, já pré-determinada, o segurado apenas adere a essas cláusulas, por isso é importante o esclarecimento do segurado, de maneira correta, na hora da contratação do seguro, sobre todas as coberturas contratadas, a fim de evitar problemas na hora da ocorrência do sinistro. Mesmo porque, são aplicados aos contratos de seguro, o código de defesa do consumidor e, caso essas cláusulas venham a ser questionadas, elas serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor, que é a parte vulnerável desta relação”, disse ela. 

Famílias que têm sofrido a perda de seus mantenedores pela Covid-19 também estão sendo beneficiados pelo seguro educacional. Cirlene explicou durante a transmissão do bate-papo que, com relação à morte causada pelo novo vírus, pode existir, na apólice do seguro, cláusula de exclusão de cobertura por pandemia. E, em decorrência disso, ocorreria a negativa da indenização. Isso, porque, o seguro educacional é uma espécie do gênero seguro de pessoas e é de praxe conter, neste tipo de contrato, cláusula de exclusão de cobertura de pandemia.

“Mas, nós já temos notícias de que a maioria das seguradoras, por liberalidade, não vão aplicar essa cláusula de exclusão de cobertura de pandemia. Então, de forma reflexa, também não se aplicaria ao seguro educacional. Por outro lado, há também em trâmite no Congresso Nacional, um projeto de lei visando proibir de constar nas apólices de seguro de vida, assistência médica e hospitalar, restrição de cobertura para casos de emergência de saúde pública relacionadas à Covid. Então, caso ocorra alguma negativa de indenização neste sentido, o beneficiário poderia sim, pleitear indenização porque, por analogia, a maioria das seguradoras não está aplicando esta cláusula de adesão e numa interpretação favorável ao consumidor, esta cláusula poderia ser considerada abusiva, porque ela não atende à finalidade do contrato. Ou seja, a finalidade do contrato seria cobrir o evento morte, independente de qual seja doença”, afirmou a advogada.    

Mediador da live, Evandro Ribeiro comentou que este momento de pandemia tem forçado todos as pessoas e profissionais a refletirem sobre novos comportamentos, afazeres e relacionamentos: “Isso implica em vários outros aspectos e atinge várias redes de convívio, como o ambiente escolar, foco do nosso bate-papo. Por isso, precisamos entender os aspectos jurídicos desta relação e como podemos nos beneficiar do Direito Securitário e dos ativos em seguro para nos proteger e à sociedade em geral”, finalizou.  


Logística Internacional é tema de curso em parceria com o CIST

Aulas são realizadas na modalidade online

Para promover qualificação especializada em transportes, a ENS, em parceria com o CIST (Clube Internacional de Seguros de Transportes), desenvolveu o inédito curso Formação Executiva de média duração em Logística Internacional de carga: riscos, gestão e seguros.

Com o objetivo de capacitar para temas como Gerenciamento de Riscos e Seguros nas operações de Transporte e Logística Internacional de Carga, o programa irá analisar as situações inerentes a estas atividades, assim como definir responsabilidades com base no Incoterms. Os alunos também poderão conhecer e aplicar as técnicas de controle e financiamento de riscos, incluindo transferência de riscos via seguros.

As disciplinas abrangem temas como Cenários mundial e brasileiro, Comércio Internacional, Sinistros e Regulações, Contratos Internacionais, Modais de Transporte, Estrutura Operacional, e Evolução e Tendências. Também serão abordados a Identificação, Análise e Mitigação de Riscos na Armazenagem, além de assuntos como Operações, Movimentações e Responsabilidade Civil associada aos Riscos relativos ao Trânsito das Cargas nestes recintos.

O programa é coordenado pelo especialista em Seguros, Resseguro, Subscrição de Riscos e Gerenciamento de Riscos, Luiz Macoto Sakamoto, e tem o corpo docente formado por reconhecidos profissionais do mercado como Alfredo Chaia, Aruã Covo Piton, José Meireles, Paulo Henrique Cremoneze e Boaventura Ferreira.

Composto por 80 horas/aulas, o curso terá início em 28 de setembro. As aulas são online e para participar, é necessário ensino superior completo.

O investimento é de R$ 2.370, valor que pode ser parcelado em seis vezes no cartão de crédito ou em sete vezes no boleto bancário.

Outras informações estão disponíveis no site ens.edu.br, onde é possível realizar inscrições.


Inscrições prorrogadas para a Graduação Tecnológica

Aulas terão início em 10 de agosto

Poder escolher, dentro da mesma profissão, diversos campos diferentes de atuação é uma das vantagens que a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, ministrada pela ENS, oferece. Com inscrições prorrogadas até o dia 14 de agosto, o curso abre portas para oportunidades dentro de um setor que, mesmo diante das adversidades provocadas pela pandemia, se faz necessário para garantir a proteção da saúde e dos bens da população.   

Por meio do programa, estudantes e profissionais que já atuam no mercado de seguros, mas ainda não possuem graduação, podem obter diploma de nível superior em apenas dois anos, desenvolvendo conhecimentos em campos específicos da gestão de seguros.

“A Graduação Tecnológica dá liberdade suficiente para que o aluno escolha o segmento de sua preferência dentro de um mercado de negócios amplo em atuação. Com um diploma, ele terá a oportunidade de fazer diferentes atividades e se sentir realizado em cada uma delas”, explica o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto.

Além disso, a ENS oferece de forma gratuita e opcional o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros àqueles que concluírem o curso. Se aprovado, além de graduado em Gestão de Seguros, o aluno poderá atuar como corretor.

O curso é composto por 1.600 horas/aula, que compreendem disciplinas como Gestão Estratégica de Seguros, Gestão de Riscos, Pulverização de Riscos, Gestão Comercial de Seguros, Gestão de Operações Empresariais, Tomada de Decisão em Seguros, entre outras.

As aulas têm início no dia 10 de agosto e há vagas disponíveis para turmas presenciais, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), e para turmas online. Os processos seletivos continuam sendo realizados totalmente por e-mail, com agendamento prévio após efetivação da inscrição.

Informações como corpo docente, investimento e pré-requisitos estão disponíveis no endereço profissaosegura.com.br, que também é o canal para inscrições.