ens


MBA Gestão Estratégica qualifica profissionais nas áreas técnicas e de gestão

Inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto

A busca por segurança e especificidade nos próximos passos profissionais, por uma formação em gestão e expertise no mercado de seguros fizeram com que dois ex-alunos de MBAs promovidos pela ENS procurassem a instituição, a fim de capacitá-los para novos desafios técnicos. Na live "Por que fazer MBA na ENS?", duas histórias interessantes sobre a experiência do aprendizado no programa de pós-graduação oferecido pela Escola foram transmitidas na última quarta-feira, 12 de agosto, pelo canal oficial da ENS no Instagram, com mediação da gerente de Estratégia, Inteligência Comercial e Processos, Valeria Chaves.

A gaúcha Andréa Vitt contou que tomou a decisão de fazer o MBA Gestão Estratégica de Seguros ao ser convocada para um novo propósito profissional. “Trabalho na GBOEX há 25 anos e, comecei meu caminho numa área de produção, de emissão de propostas e, com o passar do tempo, necessitei de um conhecimento mais técnico e específico. Sou formada em Administração, tenho outros MBAs, mas eu não tinha nenhum direcionado para a área de seguros e eu sentia essa carência. Comecei uma pesquisa e me deparei e optei pela Escola de Negócios e Seguros, especializada em promover este tipo de formação”.

O programa do curso, bastante robusto, com mais de 430 horas de aulas, a princípio, deixou Andreia receosa em não ter certeza se conseguiria acompanhar os estudos, ministrados de forma online. “A estrutura que a Escola oferece é muito boa, a plataforma é excelente para entender o aluno, as aulas possuem conteúdos muito específicos e de fácil entendimento, professores especializados na área em que lecionam, muitos exercícios propostos, vídeo-aulas, fóruns sobre temas muito relevantes na área de seguros. Pude aprender sobre termos técnicos do mercado, sobre os quais eu não tinha entendimento. Então, eu não tive dificuldade alguma. Quem optar por se inscrever neste MBA, não tenha medo algum. De fato, só não vai aproveitar o curso, quem não quiser mesmo, pois é excelente e acrescentou muito à minha carreira”, ressaltou a ex-aluna, que fez parte de uma turma com mais de 60 pessoas.

Sócio da NB Seguros, Neuro Miranda, também ex-aluno do MBA em Gestão da ENS, comentou  o quão desafiador e especializado é o mercado securitário. Ele, que há 11 anos tem sua própria corretora, possui 20 de experiência no setor, formação em Administração e técnico em Contabilidade e sonhava em administrar seu próprio negócio.

“Quem trabalha com seguros sabe como é um ramo muito complexo e muito vasto. Temos uma equipe de 30 pessoas na nossa empresa e buscar o melhor caminho para geri-las e também nosso próprio negócio foi o objetivo da minha capacitação. Como a colega de profissão Andreia comentou, tanto a área em si como a disciplina de Gestão de Pessoas, Contabilidade Gerencial e a de Jogos de Negócios, são muito difíceis, mas muito importantes. Quem está neste mercado sabe como a mudança é mensal: com novas receitações, novas recusas. E, lembrando que enquanto corretor que sou, que ama a profissão e defende a classe, ao trabalhar pelo e para o cliente, sabemos das dificuldades em intermediar um negócio entre segurados e seguradoras, traduzindo este contrato muito complexo. E o MBA veio para me trazer mais base técnica e na gestão de pessoas e me deixou mais preparado para este mercado”.

A gerente de Estratégia, Inteligência Comercial e Processos da ENS, Valeria Chaves, explicou durante a live que o MBA em Gestão Estratégica é dividido em três módulos: Básico de Seguros, Gestão Empresarial e Específico para os Segmentos de Seguro, no qual o aluno passa a entender um pouco mais sobre todos os tipos de seguro. “A ENS possui uma ferramenta virtual de aprendizagem, que nós chamamos de AVA, na qual os alunos têm todo o apoio e suporte neste processo de ensino com uma série de fóruns de discussão e fóruns de dúvidas. A Escola, portanto, por meio de sua Coordenadoria de Tecnologias de Ensino-Aprendizagem, cuja responsável é a Laura Freitas, confere todo o cuidado para não deixar o estudante desamparado, tampouco sozinho, ao longo do curso”.

Tanto para quem trabalha no mercado de seguros, como para os profissionais que desejam se inserir neste setor, os ex-alunos do MBA da Escola recomendam enfrentar este novo projeto das aulas online: “Não tenho arrependimentos, ao contrário, recomendo a todos que são corretores, que trabalham em corretoras ou seguradoras, que ingressem neste curso de excelência, que me qualificou bastante. Hoje, tenho capacidade técnica para colocar em prática muitos assuntos tratados ao longo do programa”, ressaltou Andreia Vitt. “Para evoluir, para melhorar como pessoa, para melhorar como corretor de seguros, para melhorar como profissional. Estes são os motivos que me levaram a começar o MBA e os motivos pelos quais eu recomendo a todos os profissionais do setor buscaram a qualificação”, completou Neuro Miranda.

As aulas para a nova turma do MBA Gestão Estratégica de Seguros começam no dia 14 de setembro. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto. O pré-requisito para os interessados em ingressar no curso é ter ensino superior completo.

Mais informações estão disponíveis no site mba.ens.edu.br, que também é o canal para matrículas.


Aprendizagem sobre proteção contra ameaças cibernéticas orienta gestores

Programa é realizado na modalidade online e conta com aulas ao vivo

Segurança de computadores, cibersegurança ou ainda cyber security é a proteção de sistemas de computador contra roubo ou danos ao hardware, ao software ou aos dados eletrônicos, bem como a interrupção ou desorientação dos serviços que fornecem. Tais problemas são cada vez mais comuns, à medida em que o número de usuários que utilizam dispositivos online aumenta no mundo todo. 

Para que as empresas saibam como se proteger das ameaças cibernéticas e apresentar estratégias e ferramentas contra esses problemas, a ENS lançou o curso de extensão Cyber Security para Gestores. Promovido em parceria com a IBM, o programa é realizado na modalidade online e conta com aulas ao vivo.

“Conforme enfrentamos a pandemia do novo coronavírus em todo o mundo, vem crescendo o número de usuários que utilizam dispositivos online desprotegidos. Agora, com a maior parte do trabalho e dos estudos sendo realizada de forma remota, abre-se também uma janela para os crimes cibernéticos”, comenta o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto.

Além de trazer um apanhado sobre o panorama geral de Cyber Security, o curso abordará temas como Segurança Móvel e IOT, Segurança de Dados e em Nuvem. Outros assuntos como Segurança de Rede e Soluções de Inteligência em Segurança também fazem parte do conteúdo.

As aulas iniciam no dia 23 de setembro e para participar é necessário ensino superior completo. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site ens.edu.br.


Cursos técnicos online contam com aulas ao vivo

São mais de 20 programas com inscrições abertas

Buscando se adaptar à nova realidade do sistema de ensino, que precisou passar por mudanças em todo o mundo, a ENS incorporou novas ferramentas aos cursos técnicos online, visando promover uma experiência mais completa aos alunos. Os programas contam agora com aulas Ao Vivo, transmitidas por meio da plataforma digital e conduzidas pelos renomados docentes da Instituição.

Atualmente, são mais de 20 opções de cursos com inscrições abertas, que abordam os principais temas do setor de seguros e áreas correlatas, como Direito e Responsabilidade Civil do Corretor de Seguros; D&O; Riscos Cibernéticos; Vistoriador de Sinistros de Automóveis; Compliance, Gestão de Riscos e Controles Internos; Seguro de Saúde; Resseguro, entre outros.

Também estão disponíveis programas que abordam assuntos corporativos relevantes, como Marketing Pessoal e Matemática Financeira.

Com curta duração e investimento acessível, os cursos técnicos são a alternativa ideal para quem busca qualificação rápida e direcionada.

Para conferir a programação completa, os interessados devem acessar o site ens.edu.br, que também é o canal para inscrições.


Pós prepara para lidar com riscos assumidos por seguradoras

Aulas têm início no dia 22 de setembro

Bens de valor e patrimônios precisam de seguros. As seguradoras, por sua vez,  também necessitam de quem as proteja. Por isso, elas repassam às resseguradoras parte da responsabilidade e dos prêmios dos riscos assumidos, buscando garantias para honrar seus compromissos em caso de perdas. Fazer a gestão deste processo exige capacitação e compreensão dos processos técnicos, comercial e de sinistros.

A ENS prepara os profissionais que querem se inserir ou já estão inseridos neste nicho do mercado de seguros oferecendo a pós-graduação em Gestão de Resseguro. Desenvolvido na modalidade online, o curso tem como objetivo principal fornecer ao aluno uma visão ampla da gestão das operações de resseguro sob a ótica das empresas cedentes, enfatizando os diferentes tipos de resseguro, as formas de contratação e o relacionamento entre os diferentes partícipes.

Além disso, o programa da pós-graduação também prevê contextualizar os alunos sobre o panorama evolutivo da atividade securitária nacional e mundial e seus reflexos no resseguro. Entre as disciplinas de destaque estão subscrição de riscos de resseguro, recuperação de resseguro de acordo com os contratos, regulação de sinistros, resseguro facultativo, boas práticas, resseguro internacional, mercados americano, europeu e asiático, características e especificidades dos mercados internacionais, resseguradores cativos, atuação dos brokers, impacto do clima e de grandes acidentes e as tendências deste mercado.

As aulas da pós-graduação em Gestão de Resseguro terão início em 22 de setembro e o pré-requisito para se tornar aluno é ter o ensino superior completo. Informações mais detalhadas sobre o curso, carga horária, investimento e inscrições podem ser obtidas no site ens.edu.br.


Prêmio de Jornalismo tem categoria para formação profissional

Inscrições podem ser feitas até 16 de novembro

A maior iniciativa voltada para os profissionais da imprensa de seguros do Brasil segue com inscrições abertas e este ano conta com uma novidade. Organizado pela Fenacor em conjunto com a ENS e apoio institucional da CNseg, o Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros 2020 terá uma categoria especial sobre Formação e Qualificação Profissional.

O objetivo é estimular reportagens cujo foco central seja a qualificação, a capacitação e o treinamento dos profissionais do setor de Seguros, Previdência e Capitalização.

Em sua quinta edição, o Prêmio de Jornalismo tem como objetivo reconhecer e valorizar os profissionais de imprensa e dos meios de comunicação cujos trabalhos tenham como foco o Mercado de Seguros, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Resseguro, e o papel exercido pelo Corretor de Seguros.

As outras categorias já são conhecidas: Mídia Impressa, Audiovisual (incluindo Rádio e TV), Webjornalismo e Imprensa Especializada do Mercado de Seguros. Cada categoria terá cinco finalistas e serão contemplados os três melhores trabalhos, com prêmios em dinheiro nos valores de R$ 15 mil para o primeiro colocado, R$ 6 mil para o segundo melhor e R$ 3 mil para o terceiro lugar.

Poderão concorrer reportagens e matérias veiculadas entre 11 de novembro de 2019 e 15 de novembro de 2020. As inscrições podem ser feitas até 16 de novembro.

O formato da solenidade de premiação está sendo avaliado, em decorrência da pandemia do coronavírus, e dependerá dos próximos acontecimentos. Diante da situação atual, é possível que a cerimônia seja virtual, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021.

O regulamento completo está disponível no site www.fenacor.org.br/premiodejornalismo.


Programas gratuitos são alternativa durante a pandemia

São nove opções, todas com início imediato

Apesar do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus e das dificuldades financeiras ocasionadas pela mesma, os profissionais que desejam se capacitar não precisam abrir mão dos estudos. Uma alternativa para continuar se qualificando neste período são os cursos online gratuitos, oferecidos pela ENS.

Disponíveis em plataforma integralmente digital, os programas podem ser acessados de qualquer lugar, permitindo, portanto, que os alunos estudem em suas próprias casas e sem custo. Os cursos contam com material didático contextualizado, conteúdos interativos, vídeos e exercícios de autoavaliação no ambiente virtual de aprendizagem.

São nove opções: Gestão de Mudanças Online; Gestión de Cambios Online; Iniciação em Seguros; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Liderança de Pessoas; Procedimentos Operacionais para Corretoras de Seguros; Regulação de Sinistros para Corretores de Seguros; Relações de Consumo e Responsabilidade Social Empresarial como Vantagem Competitiva.

Todos os cursos têm início imediato e para participar é necessário ensino médio completo.

Para mais informações, o endereço é o ens.edu.br, onde é possível efetuar matrículas.

Fonte: ENS, em 14.08.2020