ens

"O conhecimento adquirido ninguém tira"

Bolsas de estudo também poderão ser destinadas a funcionários e torcedores do Flamengo

ens 04122020 1

Esporte e educação representam uma combinação que vale medalha de ouro. E o Clube de Regatas do Flamengo sabe bem disso. O rubro-negro carioca, que há tempos incentiva o desenvolvimento educacional de seus atletas, deu mais um passo para continuar cumprindo esse objetivo, ao firmar parceria com a ENS. O acordo prevê, entre outras coisas, concessão de 110 bolsas de cursos de graduação e MBA para atletas olímpicos do clube.

Atualmente, o Flamengo tem mais de 800 atletas praticando esportes olímpicos. Eles sabem que, quando suas carreiras esportivas terminarem, uma formação de nível superior poderá ser o diferencial para manterem a vida profissional. É o caso de Heitor de Oliveira Carrulo, atleta do polo aquático do clube desde os 14 anos.

Hoje com 31 anos e muitos títulos no currículo, o jogador conta que levou um tempo para perceber a importância dos estudos na vida de um atleta. “Com 16 anos, eu não tinha noção do que era vestibular e faculdade. A vida inteira estudei em colégio público. A primeira oportunidade de ensino particular que tive foi no Flamengo”, lembra.

No convívio com outros atletas e profissionais do Flamengo, Heitor foi vendo todos ao redor ingressando em universidades e investindo em carreiras paralelas ao esporte. “Conheci pessoas que romperam a barreira, muitas delas foram as primeiras em suas famílias a terem diploma de ensino superior. Com o tempo, fui percebendo que esse era o caminho. Para amadurecer precisamos ter esse contato, sem esse incentivo é muito difícil visualizar isso nas nossas vidas”.

Para ele, que já finalizou a primeira graduação e está concluindo a segunda, os estudos não trazem apenas o conhecimento em si, mas novas vivências e experiências. “Conviver com pessoas de vários nichos da sociedade nos faz crescer, pois conseguimos olhar além. Entendi que eu não era só um atleta, que a vida não era só onde eu morava, com quem vivia. Era muito mais”.

“Oportunidade todo mundo tem, mas precisa agarrar”

Heitor conta que se espelha em muitos atletas ao redor do mundo que mostraram como é possível unir esporte de alto rendimento e estudos. “Eles são exemplos de pessoas que conseguem conciliar tudo. Sucesso para mim é isso: consistência”.

As incertezas que cercam a vida de um jogador também aumentam a importância de se buscar uma formação acadêmica, segundo Heitor. “Treinamos e investimos tudo o que temos, sem saber se vai dar certo. Se a vida não for só o esporte, se tivermos o lado acadêmico para dividir, isso pode ser uma garantia se algo der errado no esporte. Quando não se tem nada, só o esporte, a queda pode ser muito doída”.

Atualmente um entusiasta da educação, Heitor acredita que uma de suas missões no clube é incentivar e mostrar aos mais jovens que a vida acadêmica é um caminho a ser seguido. “Essas bolsas de estudo para quem não tem condições, para quem vem de família humilde, são uma coisa excepcional. Fazem a diferença na vida de um garoto, que vai se agarrar nela para conseguir um diploma. Provavelmente será o primeiro formado da família e vai mudar a vida de outros que estarão ao seu redor”.

“Com o tempo, vemos que o conhecimento adquirido ninguém tira. Podem tirar tudo, sua casa, sua roupa, mas o que está dentro da sua cabeça, ninguém tira. Oportunidade todo mundo tem, mas precisa agarrar e crescer dentro dela”, finaliza o atleta.

Clique aqui e conheça detalhes da parceria entre a ENS e o Flamengo. 


Primeira Oficina do Corretor de Seguros online teve 3 mil espectadores 

Iniciativa apresenta uma primeira visão da atuação do corretor na prática

ens 04122020 2

Tradicional evento da ENS voltado aos alunos em fase de conclusão do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS), a Oficina do Corretor de Seguros, realizada no último sábado, 28 de novembro, foi prestigiada por mais de 3.100 espectadores. Antes organizada presencialmente, a edição deste ano teve formato adaptado para a versão virtual e foi transmitida pelo canal do YouTube da Escola, a partir da Sala do Futuro.

Um dos destaques do encontro, a palestra "A chave da transformação: Uma abertura intencional para os novos tempos!", ministrada pela professora Rosana Sá, recebeu uma série de comentários entusiasmados e positivos. Ela conclamou os presentes a pôr em prática uma máxima inglesa para os novos tempos de intensa imersão digital e virtual: Be here now. “Traduzindo essa expressão para todos é o famoso 'Esteja aqui agora', ou seja, é preciso que tenhamos consciência plena e estejamos inteiros fazendo o que propositalmente queremos e nos preparamos para fazer. Talvez um dos grandes desafios de futuro seja estar onde a gente realmente está. É estar inteiro nas suas atividades, quaisquer que elas sejam, inteiros, de propósito”.

Ao promover uma aproximação dos formandos com as principais seguradoras do País, a Oficina apresenta uma primeira visão da atuação do corretor na prática, uma vez que as empresas têm a oportunidade de mostrar seus produtos e modo de operação. Para isso, foi feita uma apresentação das principais companhias de seguro do Brasil, chamada de Circuito das Seguradoras. O circuito foi conduzido pelo professor da ENS, Ildebrando Neres, e contou com a participação da Bradesco Seguros, Capemisa, Icatu, Liberty, MAG, Mapfre, Omint, Porto Seguro, Sompo, SulAmérica, Sura, Unimed e Amil.

Ao longo do evento, que durou cerca de sete horas, houve sorteio de brindes para os alunos inscritos, como forma de estímulo e agradecimento. “Apesar deste novo normal no qual estamos inseridos e que nos obrigou a migrar para um formato virtual, a fim de que a Oficina do Corretor de Seguros pudesse ser realizada neste ano, temos uma fórmula testada e aprovada para 2021. Foi muito interessante verificar a participação de alunos de todos os estados do Brasil. O evento foi um sucesso e transcorreu sem qualquer problema, com a participação entusiasmada de alunos e representantes de seguradoras”, avaliou a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro.

O link para assistir à Oficina do Corretor de Seguros 2020 continua disponível no canal do YouTube da ENS.


Graduação tem vagas para aulas online e presenciais 

Curso tem duração de dois anos

José Varanda, Mauricio Viot, Liliana Caldeira, Antonio Carlos Magalhaes, João Luiz, Nelson Flores, Renato Cuenca, Leonor Chaves, Marcelo Leão e Alexander Mazolli. Esses e outros nomes de peso compõem o time de docentes da Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, ministrada pela ENS, e são um grande diferencial do curso.

Com inscrições abertas para formação de turmas do primeiro semestre de 2021, o programa é ministrado por mestres, doutores e especialistas de renome do setor, que possuem robustos currículos acadêmicos e ampla experiência prática em empresas do mercado. Além disso, recebem treinamento específico para conduzir as aulas em ambiente virtual.

A graduação tem duração de dois anos e prepara gestores para atuarem nas áreas de Seguros, Negócios, Marketing, Serviços, entre outras. São 1.600 horas, divididas entre disciplinas como Gestão Estratégica de Seguros; Direito Aplicado ao Seguro; Economia e Mercado Global; Gestão Comercial de Seguros; Tomada de Decisão em Seguros; e Gestão de Projetos.

O programa também oferece aos egressos a gratuidade para prestar o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, aplicado pela ENS. Caso aprovado, o aluno terá mais uma formação para expandir seu ramo de atuação.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, os processos seletivos estão sendo realizados remotamente. As próximas provas serão nos dias 9 e 11 de dezembro.

Os interessados podem acessar o site profissaosegura.com.br para mais informações e inscrições. 


Após aplicação de provas, sistema online tem eficácia garantida 

Avaliação é feita de maneira remota por monitoramento autônomo com inteligência artificial

Na busca pelo melhor mecanismo de avaliação dos cerca de 3 mil alunos do Curso Intensivo para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS) e dos candidatos do 66º Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, a ENS adaptou seu sistema de infraestrutura de tecnologia da informação para que os estudantes pudessem realizar as provas de maneira totalmente online e segura.

Recentemente implantado, o novo sistema de avaliação tem monitoramento autônomo com inteligência artificial. O projeto piloto começou a ser desenvolvido em junho, com alunos do CHCS. Para eles, foram aplicadas provas com fiscalização remota de imagem e som captados por câmera e vídeo, por meio da ferramenta de videoconferência Zoom. Em agosto, foi a vez dos candidatos do Exame de Certificação Técnica fazerem a avaliação no mesmo formato. A etapa seguinte aconteceu em setembro, para um número maior de alunos do CHCS intensivo, com monitoramento autônomo baseado em inteligência artificial.

“O compartilhamento de tela, câmera e som é feito apenas durante a realização das provas, como forma de conferir ao processo a confiabilidade necessária ao resultado final, visando à manutenção do padrão de excelência que a ENS sempre prezou ao longo dos seus quase 50 anos de existência, mesmo diante dos desafios que o momento atual nos impõe. A tecnologia adotada permite fiscalização, gravação e auditoria da realização da prova, sendo garantia da qualidade e da lisura das avaliações, valores que a ENS considera inegociáveis”, esclarece a diretora de Ensino Técnico da Instituição, Maria Helena Monteiro.

Diante da impossibilidade de realização de atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a adoção de avaliações com monitoramento remoto se apresentou como uma excelente alternativa de adaptação ao novo normal e que vem sendo empregada por diversas instituições de ensino em todo o mundo. A solução de tecnologia acolhida pela ENS é referência mundial, fornecida pelo grupo Marsh&McLennan Companies, empresa criada em 1905, que está posicionada entre as maiores do mundo de seu segmento, seguindo os mais rigorosos padrões internacionais de segurança da informação.

A experiência tem sido muito bem-sucedida. O número de provas aplicadas pelo novo sistema até o momento somou 57 avaliações. No CHCS Intensivo, por exemplo, o índice de faltosos nos exames por disciplinas tem estado abaixo de 10% do total de alunos que realizam os exames. A turma já fez as provas para as fases de Capitalização, Vida e Demais Ramos I, que são a base do curso.

Já durante a aplicação do 66º Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, cujo resultado final sairá em janeiro de 2021, os alunos obtiveram rendimento acima de 50%. O índice de faltosos girou em torno de 25%. A porcentagem é uma parcial, visto que o desempenho, que também é avaliado por grupo de disciplinas – Capitalização, Vida e Demais Ramos –, ainda está sendo apurado. Uma vez que, após a realização das provas, a conduta dos alunos é auditada avaliando os comportamentos inadequados. Caso seja comprovada qualquer fraude no sistema, as provas poderão ser anuladas.

“Desde o início da pandemia, a ENS tem buscado plataformas para aplicação das provas no formato online. Tendo em vista a incerteza sobre o retorno às atividades presenciais, a ENS disponibilizou, em novembro, o 66º Exame no formato online. O índice de faltosos, talvez, tenha se dado pelas incertezas de projetos profissionais das pessoas em um ano tão atípico”, avalia Maria Helena Monteiro.

Como funciona o processo de avaliações online

Antes de cada exame, os alunos recebem um e-mail com orientações detalhadas para realização da prova sem intercorrências. A ENS disponibiliza testes prévios de compatibilidade para correção de eventuais problemas. Para que tudo dê certo no dia da prova, é informado aos alunos os pré-requisitos a cumprir, entre eles possuir webcam e microfone, desativação de notificações, de sistemas antivírus e firewall, e apresentação de documento de identificação válido com foto recente. Não é permitido realizar a prova em dispositivos mobile, como celular e tablet, por exemplo.

Aluna do Curso Preparatório para o Exame de Habilitação de Corretores de Seguros, módulo Vida e Previdência, Carolina Crespo obteve 90% de acertos na última prova online que realizou. “Estava extremamente tranquila quanto à prova, pois já tinha assistido várias vezes ao vídeo informativo a respeito do processo de avaliação online. No dia da prova, estava conectada antes do horário marcado. Quando houve a liberação, segui todas as orientações e entrei no sistema. Tive dúvidas com relação a um alerta em vermelho, informando que eu precisava salvar questão por questão. Confesso que fiquei um pouco apreensiva, mas, segui adiante, conforme orientações. Pouco antes de terminar, o fiscal solicitou que colocasse a câmera numa melhor posição. Aproveitei e informei-o sobre o alerta. Prontamente, ele me relatou que estava tudo bem e não aparecia nada de errado no sistema. Assim, terminei minha prova e obtive um resultado exitoso com 90% de acertos".

A diretora Maria Helena Monteiro destaca que os resultados das primeiras provas demonstraram o mesmo nível de aprovação das provas presenciais. “Isso comprova que o sistema, com todas as suas vantagens, veio para ficar”.


AAI: formação em uma nova carreira para novos tempos 

Corretores que participaram do Conexão Futuro Seguro poderão fazer o curso gratuitamente

Agente Autônomo de Investimentos é o nome dado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ao profissional que explica – e sugere – aos clientes o funcionamento e aporte de aplicações financeiras como ações, renda fixa, fundos de investimento, fundos imobiliários, derivativos, contratos futuros, dentre outros. No Brasil, a profissão tem enorme potencial de crescimento, já que existem somente 10 mil assessores cadastrados no sistema da CVM para um País com 210 milhões de habitantes.

Percebendo esse nicho de mercado propício, especialmente a corretores de seguros, a ENS criou o curso preparatório para Agente Autônomo de Investimentos. O programa, que segue com vagas abertas e tem duração de três meses, prepara o candidato para a prova da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), além de formar e orientar os alunos para iniciar na função.

As aulas serão ministradas na modalidade online e têm conteúdo baseado na bibliografia sugerida pela Certificadora Ancord, com disciplinas como: Atividade do AAI, Sistema Financeiro Nacional, Instituições e Intermediadores Financeiros, Administração de Risco, Mercado de Capitais, Fundos de Investimentos e Clubes de Investimentos.

A oportunidade é imperdível para corretores de seguros que desejam investir e conciliar duas profissões. “O objetivo da ENS é oferecer conhecimento para que os profissionais de seguros estejam cada vez mais qualificados e desenvolvam seus negócios frente a momentos desafiadores, porém, oportunos, como o que estamos vivenciando. Nosso País carece da oferta de profissionais preparados. E este curso é um investimento para aqueles que estão procurando diversificar e ampliar a atuação no mercado de trabalho”, salienta o presidente da ENS, Robert Bittar.

Corretores do Conexão Futuro Seguro: gratuidade até dia 15

O preparatório da ENS está aberto ao público em geral e tem investimento de R$ 360,00. Entretanto, corretores de seguros associados aos sindicatos estaduais da categoria (Sincors) que tiverem participado do ciclo de eventos virtuais, Conexão Futuro Seguro, promovido pela Fenacor, ENS e Sincors, poderão fazer o curso gratuitamente. O benefício vale para matrículas efetuadas até 15 de dezembro.

Todas as informações e inscrições podem ser obtidas em ens.edu.br.


MBA com início em fevereiro já aceita inscrições 

Aulas terão início em 22 de fevereiro

O início do ano é um momento oportuno para planejar os objetivos de crescimento pessoal e profissional. Para quem já possui uma graduação, o próximo passo é dar continuidade aos estudos em um curso de MBA.

A ENS oferece diversas opções para quem deseja investir neste tipo de especialização e uma delas é o MBA Executivo em Negócios de Seguros. O programa é ministrado na modalidade online e apresenta conhecimentos atualizados sobre gestão de seguros.

Com 360 horas/aulas e duração de um ano e meio, o curso é composto por cinco módulos: Nivelamento, Produtos, Finanças, Pessoas e Processos. Como diferencial, os alunos têm a possibilidade de escolher, em um sexto módulo, ênfases em segmentos específicos de seguros e resseguro. As opções são Seguros Gerais, Direito Securitário, Benefícios e Sob Medida.

O MBA é coordenado por Camila Braga, pós-doutoranda e doutora em Administração pelo Instituto Coppead/UFRJ na área de Cultura e Consumo.

As aulas terão início em 22 de fevereiro e, para participar, é necessário ensino superior completo. Vale destacar que há política de bolsas para alunos de instituições conveniadas à ENS.

Para mais informações e inscrições os interessados devem acessar o endereço mba.ens.edu.br

Fonte: ENS, em 04.12.2020