Escola e Sincor-SP lançam oficialmente parceria para expansão da oferta de cursos 

Evento teve anúncio de outra novidade, o ENS+, programa de fidelidade inédito da Escola

Agora é oficial! Após o anúncio feito no final do ano passado, a ENS e o Sincor-SP selaram, na última segunda-feira, 22 de fevereiro, a parceria que disseminará o estudo de seguros em todo o estado de São Paulo. Com a assinatura do acordo, que aconteceu na Sala do Futuro, na representação da Escola em São Paulo (SP), as instituições darão início às atividades de cooperação e inovação.

Em 2020, a ENS estabeleceu parceria com os sindicatos de corretores de seguros do País, que passaram a ser promotores de todos os cursos oferecidos pela Escola. No caso de São Paulo, o convênio ganhou força, pois unifica também a estrutura e a marca da Unisincor. Os cursos de nível técnico no estado de São Paulo terão a marca compartilhada ENS/Unisincor. Já os de nível superior, de habilitação de corretores e de comissários de avarias, que possuem regramento específico, serão conduzidos apenas pela ENS.

“Neste momento, estamos linkando a marca tradicional da ENS a outra marca muito querida por todos os profissionais de seguros de São Paulo, que é a Unisincor. Essa sinergia só tende a trazer melhorias para o ambiente de qualificação e de requalificação dos profissionais de seguros”, afirmou o presidente da ENS, Robert Bittar, que compareceu presencialmente à Sala do Futuro.

Pelo acordo, a Escola continuará prestando suporte à linha de atendimento a grupos regionais feita pela Unisincor. Agora, porém, com mais estrutura, se valendo de todas as suas plataformas digitais e, inclusive, do sistema de provas online implantado no ano passado.

Segundo Bittar, a iniciativa é mais uma ação que vem ao encontro da busca incessante do Sincor-SP e da Escola por aprimoramento de excelência aos seus associados e alunos. “Reconhecidamente, o sindicato tem um dinamismo diferenciado, com entrega efetiva de serviços, não só pela atuação da sua diretoria, mas também pelo nível de politização e cobrança no âmbito da comunidade de seguros no Estado. Para nós, é uma grande satisfação estar aliando forças e direcionando energias para o aprimoramento deste mercado, o que se faz cada vez mais exigido”, completou Bittar.

Também presente fisicamente na Sala do Futuro, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, ressaltou que a parceria é histórica e emblemática. “A história da ENS com o Sincor-SP vem de muitos anos e agora estamos vivendo esse momento na Sala do Futuro. Isso porque o nosso olhar é para o futuro. Atualmente, o seguro passou a ser desejado e a fazer parte do planejamento das famílias. Com essa mudança, ser corretor de seguros também passou a ser algo desejado”, comentou Camillo.

“Olhando para o presente e para o futuro, temos o produto desejado, profissionais que querem fazer parte deste momento, e estamos justamente promovendo capacitação para empreendedores que querem atuar na corretagem de seguros. Teremos gente nova, capacitada e apta a levar os seguros a toda a sociedade brasileira”, afirmou o presidente do Sincor-SP.

Personalidades prestigiam o evento

Presente no evento de forma remota por meio do painel eletrônico da Sala do Futuro, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, exaltou a importância do acordo para o mercado de seguros local. “Enche o peito de satisfação ver essa parceria ser consolidada. Não tenho dúvidas de que essa iniciativa gerará muitos bons frutos para ambas as instituições, mas, principalmente, para os profissionais de São Paulo”.

O presidente da CNseg, Marcio Coriolano, definiu o momento como uma das recentes revoluções do mercado. “A inovação está muito presente no nosso setor e está acontecendo na Escola, assim como no sindicato de São Paulo. Inovações que são feitas não apenas com o intuito de reposicionar os corretores, mas também de qualificá-los ainda mais. Esse momento mostra essa capacidade de pequenas revoluções que acabam tendo um excelente resultado”.

Finalizando o encontro, também de forma remota, o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, ressaltou que o acordo representa a união de um mercado que é importante para o bem-estar de toda a sociedade. “Desejo que tenhamos, com essa parceria, mais um grande instrumento para levar qualificação e treinamento para todos os corretores e para a sociedade brasileira”.

Estiveram presentes ainda na Sala do Futuro a diretora de Ensino Técnico da Escola, Maria Helena Monteiro, o presidente do Sindseg-SP, Rivaldo Santos, e o presidente da APTS, Octavio Milliet. Pelo mosaico eletrônico da Sala, também participou a diretoria completa do Sincor-SP, incluindo executivos regionais de todo o estado.

Programa de fidelidade

O evento marcou o lançamento de outra novidade, o ENS+, programa de fidelidade inédito da Escola que concederá benefícios aos corretores de seguros associados aos Sincors. O ENS+ prevê 20% de desconto no valor dos cursos oferecidos pela Instituição, além de abatimento por meio de pontos que serão adquiridos com o pagamento da anuidade junto ao sindicato. O programa permite ainda que o corretor fidelizado transfira seus pontos para terceiros.

“O projeto-piloto já está sendo implementado e, no mês de maio, estará disponível para todos os corretores associados do Sincor-SP. Cada real investido com taxa associativa para o sindicato será revertido como crédito e desconto nos programas da ENS, inclusive nos cursos com a bandeira Unisincor/ENS. Aproveito o momento para surpreender os nossos amigos corretores associados ao Sincor-SP e anunciar que isto não vale só para 2021, já vamos considerar os créditos feitos em 2020. Esperamos que, com o engajamento e o esforço pessoal de cada um, esse projeto possa prosperar a serviço de todos”, explicou o presidente da Escola, Robert Bittar. 


Dirigentes da ENS e do Flamengo celebram chegada de atletas da natação 

No último sábado, nadadores participaram da primeira tomada de tempo oficial do ano, em busca de índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Na sexta-feira passada, 19 de fevereiro, o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, esteve no parque aquático do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, no Rio de Janeiro (RJ), para um encontro informal com dirigentes do clube carioca e integrantes da equipe de natação Flamengo/ENS. A intenção foi estreitar os laços da parceria e conhecer os novos reforços do time.

Desde novembro, quando a união da ENS com o Flamengo foi firmada, a equipe de natação recebeu importantes atletas, a fim de preparar o time para a disputa, em abril, do Troféu Brasil Maria Lenk, em busca de vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Certeza que somos pé quente”, brincou Tarcísio Godoy, durante o encontro. “Desde que firmamos nossa parceria com o Flamengo, que é uma grande marca, conhecida mundialmente, nadadores de ponta chegaram ao clube para integrar a equipe olímpica. Temos convicção de que o investimento de ambas as instituições nos esportes olímpicos de modo sustentado vai produzir uma geração de jovens conscientes da prática de esportes com a de uma formação profissional, que transforma a sociedade”, completou o diretor da ENS.

Tomada de Tempo

No último sábado, dia seguinte ao encontro, atletas das categorias Júnior e Sênior disputaram a primeira tomada de tempo oficial do ano, a fim de atingir os melhores índices para as competições nacionais de 2021, que darão vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Larissa Oliveira, Gabrielle Roncatto, Matheus Santana, Pâmela Alencar, Carol Mazzo, Fernando Mariano e Stephan Steverink, nadadores mais recentes da equipe Flamengo/ENS, participaram das atividades. O jovem Stephan Steverink, de 16 anos, chegou ao clube há duas semanas e é considerado uma das maiores promessas do esporte.

Parceria ENS e Flamengo

De cunho social e incentivo ao esporte olímpico e à cultura do seguro, a parceria da ENS com o Flamengo foi firmada no início de novembro de 2020. A união do seguro com o esporte olímpico tem o intuito de promover o desenvolvimento de novos talentos para a equipe de natação e auxiliar atletas do clube.

Pelo acordo, o Flamengo poderá oferecer cerca de 110 bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e de MBA da ENS, a atletas olímpicos que vivem em áreas vulneráveis.


MBA Gestão Estratégica online já aceita inscrições 

Matrículas realizadas até 19 de março garantem 5% de desconto

Gestão é definida como a atividade administrativa que visa atingir os objetivos da companhia de maneira eficaz, valorizando o conhecimento e as habilidades das pessoas. Formar gestores capacitados em reconhecer talentos e manter a sinergia do grupo é a proposta do MBA Gestão Estratégica em Seguros da ENS, cujas inscrições estão abertas na modalidade online ao vivo e presencial para as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O programa é voltado a profissionais que atuam ou desejam ingressar em postos de gestão em seguros e querem aprofundar conhecimentos em relação aos principais aspectos dos mercados de Resseguro, Previdência Privada Aberta e Saúde Suplementar. Com aulas online ao vivo, o curso tem duração de um ano e meio e, para participar, é necessário possuir ensino superior completo.

O conteúdo é dividido em três módulos: Instrumentais, Gestão e Específicas. Há ainda o módulo Instrumentais Opcionais, que conta com disciplinas como Matemática Financeira; Estatística Aplicada a Negócios; Cenários Econômicos; Ética e Responsabilidade Social Corporativa; e Fundamentos e Estrutura do Mercado de Resseguro.

Para os alunos que desejam fazer o curso na modalidade online ao vivo e presencial em São Paulo, as aulas estão previstas para começar no dia 19 de abril. As matrículas estarão abertas até o dia 5 daquele mês. Já para estudantes do Rio de Janeiro, a previsão de início é em 11 de maio, com inscrições até 26 de abril. Quem se matricular até 19 de março garante 5% de desconto.

Os interessados podem obter mais informações e efetuar inscrições no endereço mba.ens.edu.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones: (11) 2739-1049 e (21) 3380-1053.


Live mostrou as oportunidades para o corretor de seguros

Inscrições para o CHCS seguem abertas

Com cerca de 1,8 mil alunos matriculados no Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS), cujas aulas começam no dia 1º de março, a ENS promoveu, na última terça-feira, a live “CHCS 21: Fique por Dentro”. O objetivo foi apresentar o programa para os novos ingressantes e demais interessados, além de destacar as oportunidades do mercado e mostrar cases de sucesso.

Na abertura do evento, que teve 288 participantes via canal da ENS no YouTube, a diretora de Ensino Técnico da Escola, Maria Helena Monteiro, declarou esperar um 2021 profícuo para o setor. “Para um segmento como o nosso, que tem crescido cada vez mais e mostrado a sua resiliência no momento de pandemia, esperamos um bom ano a todos que estão ou desejam ingressar na carreira”.

Representantes da área de Ensino Técnico da ENS, os gestores Simone Maiello, Ronny Martins e Esmeralda Rocha, e as coordenadoras regionais Andreia Justo, Renata Burguer, Rosiane Rocha, Fabiane Silva, Valéria Graciano, Cristiana Noblat, Eloise Cury e Nívea Barros, explicaram detalhes do CHCS: metodologia, formação, certificação, composição e qualidade do corpo docente, formas e facilidades de pagamento, além de enfatizar a expertise da única escola de seguros do País na formação de corretores.

Cases de sucesso

Os professores da ENS, Fred Almeida e Paulo Oliveira, que já foram alunos da Escola e hoje são profissionais de sucesso, contaram um pouco de suas trajetórias, provando o gigantismo do mercado de seguros.

“Fiz faculdade de Direito com todas as dificuldades da grande maioria dos brasileiros. Em 2003, passei a trabalhar em uma seguradora, onde conheci minha esposa, fiz pós em Gestão de Negócios e, em 2014, comecei a estudar o mercado de seguros. Logo depois, começamos a namorar a ideia de ter um negócio próprio que, nos anos seguintes, permitiu que eu migrasse para este projeto. Tudo aconteceu mais rápido do que imaginei, porque o mercado de corretagem de seguros é muito bom. Em um ano, pude deixar para trás o trabalho onde ficava até altas horas. A ENS te dá insights, formação e ótimos contatos”, contou Fred Almeida.

Paulo Oliveira, também docente da Escola, por sua vez, se declarou um apaixonado pela área de seguros. “Minha relação com a ENS começou quando trabalhava no Unibanco AIG e formávamos e treinávamos profissionais para oferecer aos clientes do banco produtos de Vida e Previdência. Depois, passei a trabalhar na Chubb, como gerente Comercial com capacidade de subscrição atendendo pequenos e médios corretores. Mais tarde, passei a ser funcionário da Volvo, onde era responsável pelos seguros corporativos e desenvolvia programas de seguros para os clientes que adquiriam carros da companhia. Neste momento, virei aluno da Escola para entender o outro lado do balcão e, em 2016, tomei a decisão de abrir minha própria corretora. Nosso mercado é gigante, nobre e humanitário. E nossa oportunidade é imensa”, declarou.

As inscrições para o CHCS 2021 seguem abertas. O investimento no curso é de R$ 5.924,00, com as seguintes formas de pagamento: no cartão de crédito em até 12 vezes iguais, no boleto bancário em até sete parcelas sem juros, e à vista no boleto com 5% de desconto (R$ 5.627,80). Inscrições e mais informações podem ser obtidas no endereço sercorretor.com.br.


Fatores de sucesso de Israel são tema de treinamento  

Programa será ministrado em língua inglesa, com tradução simultânea

Por que Israel se tornou um dos maiores polos de inovação do mundo? São muitos os motivos que levaram ao sucesso da alta tecnologia no país. A hostilidade do ambiente externo, a falta de recursos naturais e a chamada personalidade coletiva israelense - engenhosa, resistente e adaptável - são alguns desses fatores.

A ENS, entendendo que as experiências de outros países levam ao crescimento pessoal e profissional e ajudam a expandir o universo dos seguros, realiza parcerias com centros acadêmicos internacionais renomados. Um deles é a Coller School of Management – Universidade de Tel Aviv, instituição com a qual a Escola promove o Programa de Treinamento Internacional - Inovação em Seguros da Start-up Nation, Israel.

Voltado para altos executivos brasileiros, o programa apresenta os fatores que contribuem para o sucesso tecnológico e financeiro israelense. Serão abordados os aspectos centrais do empreendedorismo e inovação das empresas daquele país, dentro do contexto da economia de alta tecnologia local e também do surgimento de empresas israelenses globais.

O curso oferecerá uma síntese única entre estudos acadêmicos de última geração e experiências práticas em indústrias relevantes, além de mostrar aos alunos diversos aspectos do processo de inovação, tanto no setor financeiro quanto em outros setores.

Aulas em maio

Para garantir aos participantes uma perspectiva holística das oportunidades e desafios, o treinamento conta com abordagem multifacetada, que inclui palestras acadêmicas, discussões em sala de aula, workshops e visitas a empresas.

As aulas terão início em 13 de maio e serão transmitidas de maneira remota, por meio da Sala do Futuro. O curso será ministrado em língua inglesa, com tradução simultânea. Para participar é necessário diploma de ensino superior, experiência de 10 anos no mercado de seguros e cargo de alta gestão.

O investimento é de US$ 2,000 à vista, ou de US$ 2,200 em duas vezes no boleto ou em até seis vezes no cartão de crédito. Alunos e ex-alunos dos MBAs da ENS e participantes de programas de treinamento no exterior anteriores têm direito a descontos.

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site ens.edu.br, onde as inscrições podem ser realizadas.


Extensões abordam reflexos das transformações digitais 

Aulas terão início a partir de abril

Tecnologia, inovação e os reflexos das transformações digitais vêm sendo alguns dos principais temas de discussão no Brasil e no mundo. Potencializadas pela pandemia, as mudanças nessas áreas movimentaram as formas de relacionamento interpessoal, de realizar negócios e de administrar empresas.

Diante desse cenário, a atualização de conhecimentos é condição fundamental para se manter competitivo no mundo corporativo. Para oferecer aprendizado sobre esses temas, a ENS promove cursos de extensão na modalidade online com aulas ao vivo.

Uma das opções é o curso Inovação e Transformação Digital no Mercado de Seguros, que terá início no dia 5 de abril. O programa aborda os componentes que fazem parte da transformação digital no mercado segurador e mostra como a tecnologia impulsiona e modifica a relação de consumo. Serão apresentados os fundamentos da ciência de dados aplicada à análise do consumo, métodos de negociações complexas e ferramentas para desenvolvimento de projetos de inovação, como Agile, Design Thinking e Canvas.

Outro curso com início em abril, no dia 27, é Cyber Security para Gestores, que teve ótima aceitação do mercado, já tendo formado duas turmas desde quando foi lançado, no segundo semestre de 2020. Realizado na Sala do Futuro, em parceria com a IBM, o programa enfoca temas como os impactos dos riscos cibernéticos, processos para a segurança da informação e engenharia social, entre outros.

No dia 5 de maio, terá início o curso Transformação Digital para Gestores, que apresenta uma experiência em gestão relacionada às mudanças no ambiente de negócios provocadas pelas tecnologias digitais. Também promovido em parceria com a IBM, a extensão oferece recursos adicionais, como manuais, redbooks e outros materiais sobre tecnologias para ensino, aprendizagem e pesquisa não comercial, com o objetivo de proporcionar aos alunos formação com experiência prática direta em ferramentas de uso na indústria.

O investimento e a carga horária variam de acordo com cada programa. Para todos os cursos é exigido ensino superior completo como pré-requisito.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site ens.edu.br.

Fonte: ENS, em 26.02.2021