ens


ENS recebe comissão do MEC para autorização de nova graduação 

Representantes do ministério avaliaram o projeto pedagógico e verificaram as instalações da Escola

Para lançar um curso de graduação ao mercado, as instituições de ensino brasileiras precisam obter um parecer favorável do Ministério da Educação (MEC), obtido por meio de uma criteriosa avaliação que verifica se o curso está de acordo com os parâmetros que definem a qualidade da educação superior.

Com esse intuito, a ENS recebeu, nesta semana, representantes do MEC nas instalações da Matriz, no Rio de Janeiro (RJ), para avaliação de autorização do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Riscos Logísticos, na modalidade online.

Durante dois dias, a comissão, composta pela professora Andréia Cristina Borges Zela Zattoni e pelo professor Joseney Spréa, se reuniu com o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, o coordenador das Graduações, José Varanda, a coordenadora da Secretaria Acadêmica, Monique Guimarães, a coordenadora de Tecnologias de Ensino-Aprendizagem, Laura Freitas, além de demais dirigentes da Escola, gestores, pesquisadores e docentes.

Os representantes do MEC avaliaram o projeto pedagógico e diversos itens do novo curso, como grade horária, atividades complementares, convênios institucionais, financiamento estudantil e outros aspectos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

Além da análise documental, também foram verificadas instalações da Escola, como salas de aula, secretaria, biblioteca, laboratórios, instalações administrativas, setores de atendimento a docentes e discentes, e demais espaços que possuem relação com o curso.

“Na ENS, nossa prioridade é garantir sempre um ensino de excelência, que ofereça ao aluno uma experiência completa de qualidade. Por isso, estamos constantemente aprimorando nossos produtos, instalações e ferramentas, além de contarmos com um corpo docente formado por reconhecidos acadêmicos e agentes do mercado. Esperamos, assim, não só atender às diretrizes do MEC, mas também seguir preparando profissionais altamente capacitados”, avalia o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto. 


Eventos online debateram posicionamento da mulher no setor de seguros

“Somos, hoje, 55% da força de trabalho das seguradoras”

ens 19032021 1

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, participou, nas duas últimas semanas, de uma série de eventos online que discutiram o posicionamento, a postura, o empreendedorismo, a situação atual e as perspectivas da mulher no mercado de trabalho e na sociedade.

A live “A Mulher no Mercado de Seguros – situação atual e perspectivas”, promovida no dia 10 de março, pela ENS, em seu canal no YouTube, reuniu quatro grandes executivas do mercado segurador, a fim de fazer uma análise comparativa da posição profissional da mulher hoje e nos últimos 10 anos.

Além de Maria Helena Monteiro, que mediou os debates, a vice-presidente Financeira e CFO (Chief Financial Officer) da Prudential do Brasil, Thereza Moreno, a advogada e sócia do escritório Mattos Filho Advogado, Camila Calais, e a diretora para América Latina da Zurich Seguros, Valeria Schimtke, que participam de iniciativas de inclusão e respeito profissional pela mulher dentro do mercado segurador, pontuaram que a comemoração do dia 8 de março deve continuar, pois ela é, sobretudo, uma celebração de luta, e não romântica.

Maior representatividade

A diretora da ENS comentou que, ao longo dos últimos 10 anos, de acordo com as edições do estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, desenvolvido pela ENS, a representatividade feminina no setor é maior do que a dos homens. “Desde 2001, nós ultrapassamos os homens e somos, hoje, 55% da força de trabalho das seguradoras. Apesar de as mulheres serem maioria dentro das empresas e melhor educadas – fator também identificado no estudo, que aponta que elas possuem uma proporção maior de diplomas de curso universitário e de pós graduação em comparação aos homens –, esta proporção não se repete em cargos executivos. Hoje, para cada quatro executivos, uma é mulher”, revelou.

“Participação da Mulher no Mercado de Seguros” foi uma das palestras da segunda edição do Conexão Fenacor Sincor, que aconteceu ontem à tarde, no canal da Fenacor no YouTube, também com a participação de Maria Helena.

Ainda na semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a diretora foi uma das debatedoras do workshop online “Mulheres Empreendedoras em Seguros”, promovido pela Bradesco Seguros, no canal da seguradora no YouTube. “Eventos como este são importantes para que as mulheres se sintam acolhidas e também para que tenhamos espaços de discussão. Felizmente, ainda que conhecido por ser um setor conservador, o mercado de seguros está mudando. E olhar a presença da mulher, maioria neste segmento, é vital para o nosso desenvolvimento”, concluiu Maria Helena.

Somados, os três eventos foram prestigiados por mais de 3.460 pessoas. Os interessados podem assistir às lives acessando as páginas no YouTube das instituições realizadoras.


Curso com a IBM apresenta ferramentas de Cyber Security

Início está previsto para 27 de abril

Por que os criminosos cibernéticos estão mudando suas técnicas para obter lucros ilegais? Quais são as ferramentas indicadas para proteção das empresas no mundo digital? Para responder essas e outras perguntas, a ENS lançou, em parceria com a IBM, o curso de extensão Cyber Security para Gestores.

Com início previsto para 27 de abril, o programa irá analisar como as principais indústrias estão reagindo às ameaças relacionadas à segurança da informação e quais as tendências para este segmento. O curso é indicado a gestores de empresas que precisam estar atentos às vulnerabilidades de dados, independente da área de atuação, a fim de garantir a continuidade do negócio com total confiabilidade.

Entre os assuntos propostos estarão as etapas necessárias para proteger as organizações contra os crimes virtuais e as ferramentas e processos internos de conscientização. Os alunos também conhecerão práticas do mundo real em metodologias e estruturas críticas de modelagem de ameaças.

Serão realizados ainda debates de cenários de representação de Cyber Security e as legislações que impactam o mundo da segurança da informação: LGPD, Autoridade Nacional de Proteção de Dados, Marco Civil da Internet, Resoluções do Bacen, entre outras.

Coordenado por Edval Tavares, consultor da área de Tecnologia da Informação e professor da ENS, o curso é ministrado pelos docentes Rogerio Vergara, que possui mais de 30 anos de experiência no mercado nacional e internacional de seguros e atuou junto a grandes seguradoras, corretoras e empresas prestadoras de serviços ao mercado, e Claudio Macedo Pinto, diretor da APTS e profissional da área de seguros desde 1987.

Composto por 24 horas/aulas, o curso será integralmente online, com aulas ao vivo transmitidas a partir da Sala do Futuro, e tem como pré-requisito ensino superior completo. Uma novidade é que os alunos poderão utilizar por um mês, a partir do início do curso, o espaço de inovação colaborativo Nuv.ens, localizado em São Paulo (SP).

Para mais informações e inscrições os interessados devem acessar o site ens.edu.br.


“Não ensinamos, mas compartilhamos conhecimentos”

Live explicou como será o treinamento internacional promovido pela instituição israelense e a ENS, em maio

Na última quarta-feira, 17, a ENS realizou, em seu canal no YouTube, o evento online "Tel Aviv University & ENS Live: O modelo de inovação de Israel". Conduzido pelo professor da Escola e consultor na área de Inovação em Seguros e Insurtechs, Samy Hazan, o encontro teve como convidado especial o diretor geral e acadêmico da Universidade de Tel Aviv (TAU), Udi Aharoni.

“Não ensinamos, mas sim, compartilhamos. Compartilhamos conhecimentos, pensamentos e ideias para o crescimento e benefício de todos”, declarou Aharoni, no início da transmissão. Ao longo da live, o acadêmico apresentou o modelo de inovação israelense e apontou fatores que levaram ao sucesso tecnológico e financeiro do país, que possui algumas condições adversas, como escassez de recursos naturais, localização geopolítica delicada e limite territorial pequeno. Apesar disso, a Universidade de Tel Aviv se tornou um dos centros de aprendizagem, inovação e educação para executivos do Oriente Médio mais procurados e bem cotados do mundo.

“Somos um país pequeno, no meio do Oriente Médio. Então, compartilhamos nossos pensamentos e de forma rápida. Nossa principal diferença com relação a muitos outros países é que temos suporte do governo e também da iniciativa privada, a fim de abrir e expandir nossa mentalidade. Isso permitiu que as principais empresas de ponta de tecnologia e as companhias seguradoras instalassem laboratórios em Tel Aviv, uma vez que é possível encontrar mais facilmente recursos humanos para esse tipo de trabalho”, explicou Udi Aharoni.

O programa

A pandemia do novo coronavírus obrigou a ENS a adaptar o formato dos treinamentos internacionais, que antes aconteciam in loco, em países do exterior. Este é o caso do Programa de Treinamento Internacional – Inovação em Seguros da Start-up Nation, Israel.

Com atividades online a partir da Sala do Futuro, o programa terá início no dia 13 de maio. Ao longo das aulas, ministradas em língua inglesa com tradução simultânea, será oferecida uma síntese única entre estudos acadêmicos de última geração e experiências práticas em indústrias relevantes.

O investimento é de US$ 2,000 à vista, ou de US$ 2,200 em duas vezes no boleto ou em até seis vezes no cartão de crédito. Alunos e ex-alunos dos MBAs da ENS e participantes de programas de treinamento no exterior anteriores têm direito a descontos.

Para participar é necessário diploma de ensino superior, experiência de 10 anos no mercado de seguros e cargo de alta gestão.

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site ens.edu.br, onde as inscrições podem ser realizadas.


Campanha oferece desconto de 30% em cursos online 

Promoção é válida exclusivamente para inscrições feitas até 31 de março

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor ganhou uma ação promocional na ENS: a Quinzena do Consumidor. A iniciativa visa estimular os profissionais do mercado de seguros a investir em conhecimento e, para isso, a Instituição está oferecendo 30% de desconto em cursos online selecionados.

Estão contemplados programas de graduação, MBA, extensão e livres, atendendo aos diferentes públicos e necessidades. A promoção é válida exclusivamente para inscrições feitas até 31 de março de 2021.

Os cursos de graduação têm duração de dois anos e oferecem diploma de ensino superior, garantindo uma formação técnica e direcionada nas respectivas áreas.

Já o MBA Executivo em Negócios de Seguros é indicado para profissionais com ensino superior completo, interessados em desenvolver conhecimentos atualizados sobre gestão e com possibilidade de escolher ênfases em módulos específicos de seguros e resseguro.

Outras opções, com rápida duração e voltadas para segmentos específicos de Negócios e Seguros, são os cursos livres e de extensão, que têm como objetivo fundamentar, aprimorar e ampliar a capacitação.

As inscrições devem ser realizadas no hotsite da promoção, o descubra.ens.edu.br, onde mais informações estão disponíveis. 

Confira os programas online que estão com 30% de desconto:

- MBA Executivo em Negócios de Seguros;

- Graduações Tecnológicas:

Gestão Financeira;
Gestão de Recursos Humanos;
Processos Gerenciais;
Marketing.

- Cursos de Extensão:

Gestão de Seguros de Pessoas;
Gestão Financeira;
Cultura e Poder;
Fundamentos do Direito Público e Privado;
Inovação e Transformação Digital no Mercado de Seguros;
Gestão de Seguros de Transporte;
Gestão de Seguros de Automóvel e Outros Massificados RE;
Cyber Security para Gestores;
Transformação Digital para Gestores;
Profissional de TI do Futuro.

- Cursos livres:

Seguro de Automóveis;
Básico de Saúde Suplementar;
Seguro de Pessoas;
Estratégias de Comercialização de Seguros;
Segurança Cibernética em Tempos de Home Office;
Prevenção à Lavagem de Dinheiro;
Teoria Geral do Seguro;
Mercado Financeiro;
Previdência Complementar. 


Equipe mirim da Fla/ENS fez primeira tomada de tempo 

Parceria tem foco no apoio ao esporte olímpico e em ações de responsabilidade social

No sábado passado, 13 de março, foi a vez dos atletas da categoria Mirim da equipe de natação Flamengo/ENS participarem da primeira tomada de tempo oficial da temporada 2021. O evento aconteceu no parque aquático do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, no Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de motivar os pequenos nadadores a alcançarem melhores índices para os campeonatos nacionais deste ano.

O evento contou com a participação da pequena Manuella Athayde, filha de Carolina Athayde, nadadora de ponta da categoria Sênior do time Fla/ENS, que também é técnica da categoria Petiz Rubro-Negra. O novo gerente de Marketing de Esportes Olímpicos do Flamengo, Eduardo Quintes, acompanhou as atividades.

Seletiva Olímpica em abril

Em abril, nadadores das categorias Júnior e Sênior disputarão a Seletiva Olímpica da modalidade, que acontecerá entre 19 e 24, no parque aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ).

Nomes como Larissa Oliveira, Gabrielle Roncatto, Matheus Santana, Pâmela Alencar, Carol Mazzo, Fernando Mariano e Stephan Steverink, nadadores mais recentes da equipe Flamengo/ENS, participarão da competição. O jovem Stephan Steverink, de 16 anos, chegou ao clube há duas semanas e é considerado uma das maiores promessas do esporte.

Parceria ENS e Flamengo

De cunho social e incentivo ao esporte olímpico e à cultura do seguro, a parceria da ENS com o Flamengo foi firmada no início de novembro de 2020. A união do seguro com o esporte olímpico tem o intuito de promover o desenvolvimento de novos talentos para a equipe de natação e auxiliar atletas do clube.

Pelo acordo, o Flamengo poderá oferecer cerca de 110 bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e de MBA da ENS, a atletas olímpicos que vivem em áreas vulneráveis. 

Fonte: ENS, em 19.03.2021