ens

ENS promove mudanças no alto escalão

Mandatos valem para o período de 2021 a 2024

ens 09042021 1

Em reuniões extraordinárias do Conselho de Administração, realizadas nos dias 23 e 29 de março, de maneira remota, a Direção da Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu diversas mudanças no alto escalão da Instituição. Nos encontros, foram definidos seis novos membros para o Conselho de Administração, o que significa uma total renovação do quadro, e eleitos novos presidente e vice: Lucas Vergilio e Antonio Carlos de Melo Costa, respectivamente.

As indicações para o Conselho de Administração foram feitas por representantes das mantenedoras da Escola, a CNseg e a Fenacor, e valem para o período de 2021 a 2024. Dos seis novos membros, três já contribuíam com a ENS compondo os comitês de Investimento e Acadêmico.

No caso da Presidência, Robert Bittar manifestou interesse em não renovar seu mandato, que terminou em março. “Foram 16 anos dedicados às causas do ensino do seguro. Hoje, a Escola de Negócios e Seguros é uma instituição madura e com um modelo de governança muito bem definido e robusto. Esta renovação é oportuna, pois chega em um novo momento vivido pela Escola. Tenho convicção de que ela irá superar os recentes desafios, pois conta com diretores do mais alto nível, professores com titulação inquestionável e um corpo de colaboradores extremamente competente e comprometido”, declarou Bittar.

Com mandato até 2024, o deputado federal, vice-presidente da Fenacor e presidente do Sincor-GO, Lucas Vergilio, se tornou, aos 33 anos, o mais jovem presidente da história da ENS. Nascido em 1987, em Goiânia (GO), Lucas Vergilio é corretor de seguros, formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás. Ele terá como vice-presidente Antonio Carlos de Melo Costa, que atualmente preside o Sindseg-RJ/ES.

Os quatro diretores da ENS estão mantidos: Tarcísio Godoy (diretor geral), Maria Helena Monteiro (diretora de Ensino Técnico), Mario Pinto (diretor de Ensino Superior) e Paola Casado (diretora Administrativo-Financeira).

Confira como ficou a composição dos dois conselhos da ENS:

Conselho de Administração
- Alexandre Henriques Leal Neto;
- Antonio Carlos de Melo Costa;
- Érico José Melo Nery;
- Henderson de Paula Rodrigues;
- Lucas Vergilio;
- Solange Beatriz Palheiro Mendes.

Conselho Fiscal
- Arnol Lemos Filho;
- Gianni Moreira Leitão;
- Laenio Pereira dos Santos;
- Paulo Fernando Mattar;
- Paulo Henrique Mendes Annes.


Curso de formação de corretores terá turmas aos sábados 

Programa é dividido em três fases: Capitalização, Vida e Previdência, e Demais Ramos

Nesta semana, a ENS abriu inscrições para formação das turmas do segundo semestre do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS), na opção Todos os Ramos. A oferta é para a modalidade online, que permite que as aulas sejam assistidas por alunos de todo o País.

A principal novidade que a Escola traz é a criação de turmas aos sábados. O objetivo é atender a um público que não tem disponibilidade para acompanhar as aulas ao longo da semana. Com duração de sete meses e composto por 405 horas/aulas, o programa é dividido em três fases: Capitalização, Vida e Previdência, e Demais Ramos.

Ao ser aprovado nas duas primeiras etapas, o aluno recebe certificado para atuar nas respectivas áreas, após obter o registro da profissão emitido pela Susep. Vale lembrar que a ENS é a única instituição do Brasil responsável pela formação profissional dos corretores.

Na modalidade online, parte das aulas é ministrada ao vivo, com interação entre os participantes e professores, e a outra parte acontece no formato de autoaprendizado. A grade do curso abrange os principais temas e modalidades para uma plena atuação no setor, incluindo assuntos que ganharam relevância recentemente, como Seguro Cibernético e LGPD.

Corpo docente como diferencial

Para um melhor rendimento nas aulas, os alunos recebem material complementar e têm acesso a conteúdos interativos, como e-books e exercícios, além de tutoria especializada. Outro diferencial do CHCS é o corpo docente, que conta com professores experientes e atuantes na indústria de seguros, capazes de proporcionar um aprendizado aprofundado, técnico e com visão prática do mercado.

As turmas dos sábados terão aulas durante todo o dia, com início previsto para maio. Já as turmas com aulas nos dias de semana terão início em junho, nos turnos da manhã ou noite. Para participar é necessário ensino médio completo e maioridade.

O investimento é de R$ 5.924,00, mas está previsto desconto de 20% para alunos das turmas aos sábados que se matricularem até 20 de abril. Já os interessados nas turmas com aulas durante a semana terão direito ao mesmo abatimento caso se inscrevam até 30 de abril.

Todas as informações estão disponíveis no endereço sercorretor.com.br, onde também é possível realizar matrículas.


Graduação em Gestão de Seguros terá turmas no 2º semestre

Inscrições para o processo seletivo, que será online, podem ser feitas no site da ENS

O crescimento de 3,6% verificado em janeiro deste ano, de acordo com dados da síntese mensal do mercado divulgada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), mantém a indústria de seguros como uma dos mais promissoras e resilientes da economia nacional, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus.

Essa importante expansão apresentada pelo setor revelou como preferência dos consumidores as coberturas nos segmentos de vida, residencial e de transporte de cargas. Para se capacitar para atuar em um mercado com múltiplas possibilidades, um dos programas ofertados pela ENS é a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros.

Com inscrições abertas para formação das turmas do segundo semestre, o curso prepara os alunos para exercer funções de supervisão de equipes comerciais e técnicas na área de seguros, fazer análises de bens a serem segurados e desenvolver planos e contratos de seguros.

O programa tem duração de dois anos e carga de 1.600 horas, divididas entre disciplinas como Gestão Estratégica de Seguros; Direito Aplicado ao Seguro; Economia e Mercado Global; Gestão Comercial de Seguros; Tomada de Decisão em Seguros; e Gestão de Projetos.

A graduação também oferece aos egressos gratuidade para prestar o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, aplicado pela ENS. Caso aprovado, o aluno terá mais uma formação para expandir seu ramo de atuação.

Processo seletivo e descontos progressivos

As aulas do segundo semestre estão previstas para começar em agosto. Há vagas para as modalidades online e presencial, com turmas no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). Os processos seletivos serão realizados de forma remota, em decorrência da pandemia da Covid-19. 

Matriculados até 31 de maio recebem 40% de bolsa de estudos. Para quem garantir presença até 30 de junho, a bolsa será de 30%; e, para inscrições até 31 de julho, o desconto no valor integral do curso será de 20%. Esses benefícios valem apenas para as turmas presenciais do Rio de Janeiro e de São Paulo, com aulas remotas.

Os interessados devem acessar o site profissaosegura.com.br para mais informações e inscrições.


Speed Training: dinamismo, qualidade e baixo custo

Catálogo conta com 17 opções, com início das aulas a partir de 17 de abril

Agilidade, ótima relação custo-benefício e conteúdo de excelência. Nos tempos atuais, esses são importantes fatores a serem considerados na hora de escolher uma capacitação. A ENS uniu essas características ao criar uma categoria inédita de cursos: Speed Training.

Voltados para quem pretende se manter competitivo nos ambientes de Negócios e Seguros, que passam por constantes transformações, os programas fornecem conhecimentos objetivos e compactos sobre um determinado tópico, visando a impulsionar a carreira do aluno em um curto espaço de tempo.

Com duração de duas horas, os cursos têm investimento acessível, de R$ 50,00, e serão realizados na modalidade online com aulas ao vivo. O catálogo conta com 17 opções, com início das aulas a partir de 17 de abril. Não são exigidos pré-requisitos.

Em abril e maio, os temas abordados serão: Entendendo a Terminologia de Benefícios; Previdência Complementar Aberta e Fechada – PGBL e VGBL; As Regras do Seguro de Vida; e As Regras dos Planos de Saúde. A partir de junho, outros assuntos estarão em pauta, como Insurtechs, LGPD, Seguros Cibernéticos e Seguro Paramétrico.

A relação completa de cursos pode ser acessada no site ens.edu.br, onde também é possível realizar inscrições.


Conhecimento é a chave para mitigar riscos cibernéticos 

Evento explicou as várias dimensões e áreas distintas do tema segurança de dados

“É uma maneira de ver o mundo que não tem mais volta. São riscos inerentes a esse mundo novo no qual estamos mergulhados”. A afirmação foi feita pelo diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, que foi o convidado especial da live “O desenvolvimento seguro e o impacto nos negócios”, realizada na última quarta-feira, 7 de abril.

"Estes riscos cibernéticos afetam gravemente as marcas, as pessoas e a privacidade. Podem trazer grandes prejuízos para empresas e pessoas se não forem devidamente mitigados”, ressaltou o diretor. Segundo o executivo, as ameaças virtuais, como roubos e vazamento de dados, devem estar no radar de todos os colaboradores, e não apenas dos gestores. “Além de nós, que temos uma responsabilidade gerencial, todos os funcionários precisam ter essa visão da otimização e da inovação".

Ao longo do encontro, foram explicadas as várias dimensões e áreas distintas do tema segurança de dados, e mostrado como a área de Desenvolvimento é essencial para iniciar processos seguros desde a origem, em um mundo cada vez mais digital apoiado em aplicações e estruturas em Nuvem.

Curso para gestores

Segundo Mario Pinto, uma das formas de mitigar os riscos cibernéticos é adquirindo conhecimentos sobre o tema. “A ENS trabalha para trazer ferramentas que ajudem na prevenção e redução das ameaças. Por isso, desenvolvemos um curso para atender a essa necessidade do mercado, de desmitificar esse ser mitológico que é o hacker”, disse o diretor.

Trata-se do curso de extensão Cyber Security para Gestores, que conta com aulas ao vivo online, transmitidas a partir da Sala do Futuro, espaço educacional exclusivo da ENS. O ambiente possui tecnologia de ponta que permite interação fluida, compartilhamento em tempo real de aplicativos e mídias, entre outros recursos.

O curso irá analisar as principais indústrias e tendências desse segmento, determinar quais etapas são necessárias para proteger as organizações contra ameaças cibernéticas e apresentar ferramentas e processos internos de conscientização. “Conscientizar o gestor e os demais colaboradores da importância da adoção de alguns passos e cuidados pode fazer total diferença entre sucesso e fracasso”, finalizou Mario Pinto.

Aqueles que tiverem interesse em adquirir mais informações e efetuar inscrição no curso devem acessar o site ens.edu.br


Diversidade e carreira encerram mês da Mulher 

Transmissão ocorreu na tarde do último 31, no canal da TV CQCS, no YouTube

ens 09042021

Uma mesa redonda feita por mulheres, com mulheres, para mulheres e para todos. Encerrando o mês dedicado às causas femininas, o programa Mesa Redonda do Seguro, do portal CQCS, convidou a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, para um bate-papo sobre carreira, conhecimento, mercado de seguros, posicionamento feminino, diversidade, gestão e educação. A atração, que segue o mesmo formato do programa Roda Viva, da TV Cultura, aconteceu na tarde do último 31, no canal da TV CQCS, no YouTube.

Com um currículo de 50 anos dedicados à gestão, profissionalização e capacitação de pessoas, Maria Helena foi entrevistada por sete jornalistas da imprensa especializada, todas mulheres. Perguntada sobre qual o grande aprendizado da carreira, a diretora destacou a necessidade de continuar se aperfeiçoando. “Isso me norteou desde o início. Necessidade de estar sempre aprendendo. Estamos em um processo de aprendizado contínuo e a vida é isso. Vide o momento pelo qual estamos passando e que nos obrigou a aprender tantas coisas novas e nos adaptarmos. Portanto, o que aprendi e aprendo realmente com a vida é que temos de continuar sempre investindo em conhecimento”, disse.

Diversidade e carreira

A pouca presença feminina em cargos de alto escalão no mercado de seguros também foi uma questão muito abordada ao longo do programa. Maria Helena comentou que, hoje, o setor já possui entidades autônomas que fortalecem o compromisso com as melhores práticas de diversidade e inclusão, como o Instituto pela Diversidade e Inclusão no Setor de Seguros (IDIS) e a Associação de Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS).

“Já se provou que diversidade dá dinheiro. Os nossos clientes de seguros são os mais variados, vêm de todos os tipos, de todas as classes econômicas, e, para entender melhor esse cliente, precisamos ter uma equipe muito diversa. Além de tudo, o seguro é um setor naturalmente adaptado para mulheres, porque é um ambiente de cuidado. Vejo muitas mulheres fazendo bastante sucesso neste mercado e acho que temos de liderar mesmo, pelo exemplo. Tanto que já vimos neste ano de 2021 mulheres sendo nomeadas para os cargos máximos, como CEOs nas seguradoras. E esta é a melhor coisa para incentivar as mulheres que estão entrando no mercado a prosseguirem e fazerem uma carreira séria”.

Mulheres chefes de família

Outro importante aspecto levantado no debate foi o cenário das famílias pós-pandemia, que, tudo indica, passou a ter ainda mais mulheres como chefe de seus núcleos. Maria Helena contou que, há dois anos, quando a ENS publicou o estudo “Mulheres chefes de família no Brasil: avanços e desafios”, baseado nos números da PNAD até 2018, o País já possuía mais de 40% das famílias chefiadas por mulheres.

“A realidade está mudando muito rapidamente. Com certeza, depois desta pandemia, se fizermos um outro estudo para avaliarmos este cenário constataremos que isso mudou drasticamente. Suspeito que, agora, temos quase metade da população brasileira chefiada por mulheres. Isso muda muito a realidade das empresas e dos produtos de seguros, pois são as mulheres quem estão comprando”, ressaltou.

Fonte: ENS, em 09.04.2021