ens

ENS inicia curso sobre inovação em parceria com a Universidade de Tel Aviv 

Participantes fizeram visita virtual às empresas criadoras dos softwares Vim e Earnix

O Brasil em Israel e Israel no Brasil. Nesta quinta-feira, 13 de maio, a ENS e a Universidade de Tel Aviv (TAU) deram início ao Programa de Treinamento Internacional – Inovação em Seguros da Start-up Nation, Israel. Reunidos na Sala do Futuro da ENS, os 24 participantes, todos executivos de alta gestão do mercado de seguros, interagiram ao longo do primeiro dia do curso, que teve como tema central “Introdução à Mentalidade Inovadora Israelense”.

A abertura das atividades coube ao coordenador do programa, Samy Hazan, ao diretor geral e Acadêmico da TAU, Udi Aharoni, à diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, e ao gerente Regional São Paulo, Centro-Oeste e Norte, Ronny Martins. “Estamos muito felizes com o início deste programa, que começou a ser planejado em 2019, mas, por conta da pandemia, teve que ser adiado”, declarou Maria Helena Monteiro.

Ministrada em língua inglesa com tradução simultânea, a aula possibilitou uma experiência muito próxima das visitações in loco anteriores à pandemia, promovendo uma fusão entre estudos acadêmicos de última geração e experiências práticas em indústrias relevantes.

Visitação às empresas israelenses de alta tecnologia

Os participantes puderam fazer uma visita virtual às empresas responsáveis pela criação dos softwares Vim e Earnix. O primeiro, Vim, foi desenvolvido para melhorar o desempenho das redes e facilitar a conexão de forma bidirecional de provedores e beneficiários de planos de saúde. Já o Earnix utiliza análise de dados avançada para personalização de produtos financeiros e de seguros, e está avaliado em US$ 1 bilhão.

Nas atividades do primeiro dia, todos tiveram acesso a uma breve introdução sobre a história de Israel e seu ambiente econômico e político, em aula ministrada pelo professor Uriya Shavit. Ele abordou aspectos como a ascensão da start-up nation, o movimento sionista no século XIX, o estado de Israel como atual potência científica e tecnológica, o conflito israelense-palestino e o Kibutz como uma invenção típica daquele país.

Conhecimentos sobre o ecossistema de inovação israelense, tema de outra aula do dia, foram passados pelo professor e doutor David Zvilichovsky. Durante a explanação, ele esclareceu como os israelenses encontraram maneiras engenhosas de inovar em resposta aos desafios nas áreas sociais e comerciais, especialmente pelo fato de Israel ser um país com recursos físicos e naturais escassos e alcance financeiro limitado.

Elogios à estrutura da ENS

A pandemia do novo coronavírus obrigou a ENS a adaptar o formato do curso, antes previsto para acontecer em Israel, para a modalidade híbrida. No entanto, a inovação, a aprendizagem e a troca de conhecimentos geradas pela Sala do Futuro surpreenderam os alunos, que fizeram muitos elogios.

“Gostaria de deixar registrada a minha satisfação com o alto nível do conteúdo e da estrutura da ENS”, declarou Bernardo Ferreira Castello, diretor Técnico, Operações e Produto Vida da Bradesco Vida e Previdência e um dos participantes do programa.

Ao todo, o Programa de Treinamento Internacional – Inovação em Seguros da Start-up Nation, Israel, terá cinco encontros, até o fim de maio.


Escola cria Grupo de Pesquisa em Inovação e Seguro

Time terá mestres e doutores para estudar as mudanças no setor pós-pandemia

Realizar pesquisas, organizar eventos e estabelecer pontes com pesquisadores nacionais e internacionais que possam contribuir para o aprimoramento da indústria de seguros neste momento de renovação. É com esses propósitos que nasce o Grupo de Pesquisa em Inovação e Seguro, da ENS. Na próxima quarta-feira, 19, às 10h30, um evento online transmitido a partir da Sala do Futuro, pelo canal do YouTube da Escola, oficializará a criação da equipe.

O avanço do setor de inovação e as novas formas de negócios implementadas pelos players de seguros despertaram a atenção e o interesse de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da ENS, que, nos últimos anos, têm se debruçado sobre o tema. Assim, o Grupo de Pesquisa, vinculado ao CPES, vai tratar de seguro e inovação no âmbito do conhecimento de áreas afins, como Administração, Economia e Direito, em parceria com outros grupos e institutos de pesquisa que estiverem estudando inovação nos diferentes setores da produção econômica.

“A ideia é nos aproximarmos de outros grupos de pesquisas, em outras áreas, no Brasil inteiro. Estabelecer futuras parcerias com universidades internacionais e nos colocarmos, de fato, como candidatos a parceria. Deste modo, atrairemos alunos para uma escola de excelência em estudos de seguros e inovação no setor”, explica a professora Angélica Carlini, que coordenará as atividades.

O Grupo de Pesquisa em Inovação e Seguro contará com professores mestres e doutores, formando um núcleo rígido, para facilitar o diálogo com outros centros de estudos pelo País. Entretanto, ele estará aberto a todos, pessoas graduadas e graduandas, que queiram estudar de forma metodológica e sistemática os temas de inovação e seguro.


Em sua terceira edição, evento apresentou detalhes da formação de corretor

Live contou com a participação de diretora, gerentes, coordenadoras regionais e docentes da Escola

Na última terça-feira, 11 de maio, a ENS promoveu a terceira edição do já tradicional “Fique por Dentro do CHCS”, evento que tem como objetivo apresentar detalhes sobre a profissão do corretor de seguros, a capacitação necessária e as oportunidades do setor.

Promovido em formato virtual e transmitido ao vivo pelo YouTube para mais de 650 pessoas, o encontro mostrou detalhes do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS), oferecido pela ENS. A live contou com a participação de profissionais da Escola, como gerentes, coordenadoras regionais e docentes, além de ex-alunos que hoje são corretores de sucesso.

Na abertura, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, destacou que o mercado de seguros está em crescimento e é um setor resiliente na economia brasileira. “Ainda temos muito espaço para absorver os corretores de seguros. Desde que a pandemia começou, estamos atendendo pessoas de mais de 800 municípios do Brasil, de todos os estados, em muitas cidades que antes não conseguíamos chegar”.

Maria Helena também falou sobre o lançamento das aulas aos sábados. “Criamos o novo turno para atender quem não consegue estudar durante a semana, que tem compromissos profissionais e também em casa, e só pode se dedicar aos estudos aos sábados. Preparamos com muito carinho esse calendário, inclusive as provas, que serão todas online”.

Como funciona o CHCS?

O gerente Regional São Paulo, Ronny Martins, também ressaltou a capilaridade do CHCS. “Este programa conta com disciplinas ao vivo e também de auto aprendizagem. Neste modelo, as pessoas com acesso à internet podem estudar de qualquer localidade do País. Nossa Escola está passando por um ano muito especial, porque completamos 50 anos. A ENS é a única instituição que oferece a habilitação para corretores no País, e tem um espectro enorme de atividades, com atuação muito ampla”, completou o gerente.

A gerente Regional Rio de Janeiro, Simone Maiello, explicou as opções oferecidas pela ENS para quem deseja se tornar corretor. A executiva destacou que a capacitação completa é composta por três fases: Capitalização, Vida e Previdência, e Demais Ramos. “Com essa formação, o aluno estará habilitado em todos os ramos e poderá requerer o registro para exercer a profissão”.

As coordenadoras regionais Eloise Cury, Cristiana Noblat, Nivea Barros, Fabiane Silva, Andreia Justo, Rosiane Rocha, Renata Burguer e Valeria Graciano foram as responsáveis por apresentar os aspectos técnicos e pedagógicos do curso, além de interagir com docentes e profissionais de sucesso que falaram sobre a corretagem de seguros.

Tecnologia educacional de ponta

Elas explicaram o funcionamento do ambiente virtual, as ferramentas de aprendizagem e falaram sobre políticas de descontos. “Utilizamos a plataforma que é referência no mercado de ensino a distância. No ambiente de estudos, o aluno encontra todo o material didático em formato digital, o que possibilita liberdade nos estudos. O acesso pode ser feito de qualquer equipamento, seja notebook, celular ou tablet, em qualquer dia, local ou horário, otimizando assim o tempo de estudos”, explicou a coordenadora região MG e BA, Nivea Barros.

Nivea destacou ainda que a plataforma possui ferramentas que facilitam o aprendizado, como vídeos, material interativo, tutoria online e infográficos. “Tudo isso é pensado com muito carinho para os nossos alunos absorverem o ensino da melhor forma”, salientou.

O curso está com inscrições abertas para turmas com início em junho, turnos da noite e da manhã, durante a semana. Para participar é necessário ensino médio completo.

Outras informações estão disponíveis no endereço sercorretor.com.br, onde também podem ser efetuadas as matrículas.


Maio terá processos seletivos para Graduação

Transferência externa, diploma de ensino superior e nota do ENEM são outras formas de ingresso 

ens 14052021 11

As aulas das próximas turmas da Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, da ENS, terão início em agosto, mas os interessados podem garantir vaga já neste mês. Em maio, a Escola promoverá vários processos seletivos, todos de forma remota.

Para participar basta agendar a data da prova em uma das seguintes opções: 19, 21, 22 ou 26 de maio. O processo seletivo consiste em uma redação, que tem duração de até três horas. Para ser aprovado o candidato precisa atingir 50 pontos.

Outras formas de ingressar no curso são por transferência externa, apresentação de diploma de ensino superior ou utilizando o resultado do ENEM (três últimos anos). Matriculados até 31 de maio têm desconto de 40% nas mensalidades ao longo de todo o curso.

Diploma de nível superior em dois anos

Com duração de dois anos, a graduação tem como proposta oferecer formação específica para cargos de gestão, com foco nas áreas de Seguros, Previdência e Capitalização. O profissional desta função terá como atribuições a supervisão de equipes comerciais e técnicas no segmento de seguros, a elaboração de análises de bens a serem segurados, o desenvolvimento de planos e contratos de seguros, entre outras atividades.

Ministrado na modalidade online, o programa conta com tecnologias avançadas e docentes preparados para garantir uma experiência completa no ambiente virtual, dando a sensação de sala de aula.

Além de certificações profissionais parciais a cada semestre e diploma de ensino superior ao final das aulas, os egressos também recebem gratuidade para prestar o Exame para Habilitação de Corretor de Seguros. Caso aprovados, terão mais uma formação e poderão atuar na área de intermediação de seguros.

Para conhecer mais detalhes sobre o curso e se inscrever no processo seletivo o endereço é profissaosegura.com.br.


ENS celebra 50 anos com conjunto de ações marcantes

Para junho, mês do aniversário, estão programados eventos virtuais para celebrar o cinquentenário

A Escola de Negócios e Seguros (ENS) entrou em contagem regressiva para comemoração de seu meio século de existência. No dia 30 de junho, a Instituição celebra seu 50º aniversário! E, mesmo em um momento pouco propício para festas, ela encontrou um jeito marcante de deixar registrada esta data importante.

As celebrações começaram com a criação de uma versão comemorativa da logomarca da Escola, que já pode ser vista nas assinaturas dos e-mails de todos os colaboradores, sites, redes sociais e campanhas de divulgação dos produtos.

Nas principais redes sociais da Escola – Instagram, Facebook e YouTube – começou, na última quarta-feira, 12 de maio, uma contagem regressiva muito especial: até 30 de junho, será apresentado, por dia, um acontecimento marcante da história da ENS. Serão ao todo 50 fatos representativos vividos ao longo dos 50 anos da Escola!

Para junho, mês do aniversário, estão sendo programados eventos virtuais alusivos ao cinquentenário. Um deles, interno, reunirá colaboradores, diretoria e corpo docente da Escola. Outros, externos, terão a participação de representantes das principais entidades e empresas do mercado de seguros, que ajudaram e ainda ajudam a construir a ENS.

As comemorações, no entanto, não se encerram em junho. No segundo semestre, serão realizadas promoções que darão 50% de desconto em 50 cursos pré-selecionados, de nível técnico e superior. Uma campanha surpresa também está programada.

Fiquem atentos ao site (ens.edu.br), canal do YouTube e às redes sociais (@oficial.ensfacebook.com/EscolaDeNegociosESeguros) para saber mais sobre as ações pelo aniversário de 50 anos da ENS!

Fonte: ENS, em 14.05.2021