ens


ENS 50 Anos: começa o ciclo de lives “Inovação no Setor de Seguros - Experiência de Mercado”

Sandbox e seguros sob demanda foram debatidos no encontro

boletim 11062021 1

Para tornar o mês do seu aniversário de 50 anos ainda mais marcante, a ENS iniciou, na última quinta-feira, 10 de junho, um inédito circuito de lives no seu canal do YouTube. Com o tema central “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”, os encontros contarão com a participação de alguns dos mais renomados profissionais de seguros, que analisarão questões relevantes para a indústria dentro do atual contexto.

A primeira edição teve como convidados o CEO da MAG Seguros, Helder Molina, e o diretor da Mapma Seguros e Benefícios, Marcio Prado. Eles tiveram a companhia do professor da ENS, Mauricio Leite, na mediação dos debates.

O diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, abriu o evento, explicando o propósito da iniciativa. “O objetivo desta série de lives é discutir e comentar a inovação na prática, e apresentar o dinamismo e empreendedorismo dos nossos convidados tão reconhecidos pelo mercado”, declarou. Na sequência, o professor Maurício Leite provocou os convidados questionando se, em um mercado considerado tão tradicional como o de seguros, é preciso inovar para avançar.

"Mais do que inovar para avançar, creio que nenhuma companhia consegue sobreviver sem inovação. A MAG tem 186 anos e está viva por dois motivos: é uma empresa que tem propósito e inovação. Sem essas duas coisas, nenhuma companhia sobrevive. Quando foi criada a comissão de inovação da Susep, há uns 4, 5 anos, a ideia do sandbox da MAG surgiu daqueles debates. Muito se diz que o nosso mercado é tradicional, pesado... é verdade, as pessoas podem ficar dentro de uma seguradora por até 100 anos. E aí, a tendência é elas se movimentarem muito lentamente e, na verdade, não é o que o regulador quer. O regulador quer ser provocado. Cabe ao mercado sugerir coisas novas. E o sandbox é isso, aprender fazendo”, explicou Helder Molina.

De acordo com o executivo, a MAG é a única seguradora que tem uma insurtech aprovada no sandbox regulatório da Susep. O projeto da MAG aprovado pela autarquia prevê atuação em duas frentes: seguro de acidentes pessoais on demand por morte e invalidez acidental e seguro residencial on demand.

Corretor no cenário de inovação

Atento ao movimento do sandbox, Marcio Prado comentou o papel do corretor de seguros neste cenário de inovação acelerada. “O sandbox nasceu onde tinha que nascer, na Susep, e essa conjuntura traz ao mercado a legitimação do produto que está sendo ofertado. Então, quando as ideias surgem, seja do segurador, do regulador ou do corretor, ficamos extremamente felizes e ansiosos para vender este produto. Poder oferecer, no Brasil, o que o cliente quer comprar, como já vemos isso acontecer na Europa, nos Estados Unidos, é ótimo, pois, hoje, ele tem um produto rotulado. Com as mudanças, ele poderá comprar um produto de acordo com o seu interesse efetivo e isso vai criar confiança e uma satisfação muito maior. Nada melhor do que ter um cliente muito satisfeito com você e a sua oferta”.

Assunto que não poderia faltar, a pandemia e suas consequências (boas e ruins) para a sociedade e o mercado também foram analisadas pelos convidados.

“A pandemia trouxe uma coisa desastrosa para nós, que são as mortes. Por outro lado, se incutiu nas mentes das pessoas a necessidade de proteção, tema que era custoso para o corretor tratar com seu cliente. Hoje, ele pode falar sobre isso de forma franca e direta. Isso beneficia a todos e o nosso prospect está aberto a ouvir”, concluiu Molina.

Próxima parada 

Na próxima terça-feira, dia 15 de junho, às 19h, o circuito de lives Inovação na Prática, em comemoração aos 50 anos da ENS, receberá como convidados o presidente executivo da SulAmérica, Ricardo Bottas, o presidente da Alper Consultoria em Seguros, Marcos Couto, e o diretor de Relações com o Segmento Saúde ANSP, Jorge Abel, que será o mediador do encontro. Interessados em assistir à transmissão podem se inscrever em ens.vc/inovacaosetorseguros2.  


Formação de Comissário de Avarias tem inscrições abertas

Aulas terão início no dia 2 de agosto

A movimentação de cargas é uma das principais atividades econômicas do Brasil e os negócios que envolvem esta indústria geram muitas oportunidades profissionais. Dentre as opções está o especialista na análise de danos.

Para formar essa mão de obra, a ENS oferece o Curso para Habilitação de Comissário de Avarias, que capacita os interessados para atuar na ocorrência de sinistros e vistoria de mercadorias, bens e equipamentos danificados, entre outras situações.

O programa está com inscrições abertas para as modalidades online e presencial, esta última em São Paulo (SP). No formato remoto, alunos de qualquer localidade do Brasil podem participar. As aulas terão início no dia 2 de agosto para todas as turmas.

A grade contempla os principais temas relacionados à atividade, como Direito e Legislação do Seguro; Seguro Transportes e de Responsabilidade Civil do Transportador; Noções de Comércio Exterior; Transporte Aéreo de Carga; e Organização Portuária e Retroportuária.

Para participar é necessário ensino médio completo. O investimento é de R$ 3.230,00, valor que pode ser parcelado no cartão de crédito ou boleto bancário. Os pagamentos à vista têm 5% de desconto.

Outras informações podem ser obtidas no site ens.edu.br, que também é o canal para inscrições.


Oportunidade final para ingresso no MBA Gestão Jurídica 

Com últimas vagas, turma está confirmada para começar no próximo dia 21

“Vamos poder construir e pensar de modo prático as mudanças na indústria do seguro na atualidade, uma vez que somos atores deste novo período, especialmente em razão dos impactos das tecnologias disruptivas”. A afirmação, da coordenadora do MBA Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação, Angélica Carlini, ressalta um dos eixos centrais que compõem o conteúdo do curso.

Com turma confirmada para iniciar no próximo dia 21 e inscrições abertas para as últimas vagas, o programa aprofunda os conhecimentos em Direito Securitário, Inovação e nas atividades relacionadas a contratos de seguro, governança corporativa, compliance e controles internos, seguros de pessoas, de automóveis, de responsabilidade civil, de riscos cibernéticos, entre outros temas.

A pós-graduação é voltada para graduados em Direito, Administração, Economia, Engenharia, Ciências Atuariais, Contabilidade, Tecnologia da Informação e Gestão. Por ser ministrado totalmente na modalidade online com aulas ao vivo, o curso possibilita a participação de profissionais de qualquer lugar do País.

Além disso, as aulas ao vivo são gravadas para permitir que os alunos possam assisti-las em outros momentos. A plataforma digital educacional da ENS permite a efetiva interação entre alunos e professores, e realização de atividades em grupo ou duplas, o que torna a relação ensino-aprendizagem mais dinâmica.

Corpo docente com alta titulação

O MBA Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação conta com corpo docente formado por advogados, com titulação de especialistas, mestres e doutores, atuação no setor de seguros e experiência prática para contribuir com valiosos aportes teóricos.

O curso está dividido em três módulos independentes, cada um com cinco disciplinas de 24 horas, totalizando 366 horas de estudo e três semestres de duração. Alunos que fizerem o programa completo recebem certificado de especialista e aqueles que optarem por módulos independentes obterão certificações parciais. Não há necessidade de realização de monografia final.

Os interessados podem efetuar inscrição no endereço mba.ens.edu.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (11) 2739-1049 e (21) 3380-1053.


Pós-graduação contextualiza sobre Resseguro

Aulas oferecem aos profissionais um panorama da atividade nos cenários nacional e mundial

Manter-se atualizado é fundamental para desenvolver um trabalho de qualidade e alcançar posições de destaque no mercado. Para contextualizar profissionais em relação ao panorama evolutivo da atividade ressecuritária nacional e mundial, a ENS desenvolveu a pós-graduação em Gestão de Resseguro.

O curso apresenta conhecimentos sobre os fundamentos do contrato de resseguro, com o objetivo de aprimorar quem atua no segmento e tem vivência neste setor. Com duração de cinco meses, o programa é composto por 120 horas e dividido em quatro módulos. As aulas são online e terão início no dia 21 de junho.

O primeiro módulo é uma Introdução ao Resseguro e aborda conceitos gerais e fundamentos do segmento. Já o segundo módulo tem como foco as Práticas de Resseguro, abrangendo temas como negociações e contratos.

No terceiro módulo, estarão em destaque os Aspectos Jurídicos dos Contratos de Resseguro e serão apresentadas questões acerca do direito ressecuritário, reflexos jurídicos e arbitragem em resseguro.

Por fim, o último módulo tratará das Especificidades do Resseguro por Segmento ou Carteiras, englobando aspectos sobre sinistros, prestação de contas, contextos atuais dos mercados nacional e internacional, além de resseguro financeiro.

O investimento é de R$ 3.120,00, valor que pode ser parcelado no cartão de crédito ou boleto bancário. Ensino superior completo é o único pré-requisito.

Mais informações podem ser consultadas no site ens.edu.br, mesmo local para matrículas.

Fonte: ENS, em 11.06.2021