ens


Referência na habilitação de corretores de seguros, ENS já formou mais de 100 mil profissionais 

Curso terá importantes novidades neste segundo semestre

Com 50 anos de atividade, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) é a primeira e única instituição de ensino em Seguros no País. Ao longo dessas cinco décadas, a Instituição se tornou referência ao desenvolver produtos para os mais diferentes nichos desta indústria.

Contando com um time de docentes formado por especialistas, a maioria com título de mestre ou doutor, a ENS mantém relações comerciais e institucionais com os principais players do mercado, como sindicatos, entidades, seguradoras, corretoras, prestadoras de serviço, insurtechs e demais organizações que fazem parte do ecossistema do Seguro. Essa proximidade com o setor permite à Escola ofertar programas educacionais que atendem de forma assertiva às demandas de treinamento.

São muitos anos formando e qualificando profissionais de seguros, com foco especial nos corretores. Esta capacitação foi atribuída à Escola em 1972 e, desde então, mais de 100 mil corretores de seguros foram habilitados para o exercício da profissão.

Atualmente, a ENS oferece duas opções para quem seja ingressar na atividade da intermediação de seguros, que são os Cursos e os Exames para Habilitação de Corretores de Seguros. Alunos e candidatos aprovados recebem certificado que permite obter o registro profissional emitido pela Susep.

Curso terá novidades no segundo semestre

A partir da próxima segunda-feira, 26 de julho, estarão abertas as inscrições para novas turmas online do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros. O programa completo é composto por três etapas: Capitalização, Vida e Previdência, e Demais Ramos. Neste segundo semestre, as vagas serão para as fases de Capitalização e Vida e Previdência.

As próximas turmas contarão com importantes novidades. A Oficina do Corretor de Seguros e a Feira de Empreendedorismo, que normalmente aconteciam ao final das aulas, agora serão realizadas no início. “É uma mudança extremamente importante, pois os alunos já terão, logo nos primeiros momentos, um contato com o lado prático da profissão. Isso será fundamental para que possam planejar como irão atuar no mercado”, declara a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro.

Nestes dois eventos, que também serão online em virtude da pandemia, os futuros corretores terão a possibilidade de interagir com seguradoras, insurtechs, prestadoras de serviços e outras empresas e entidades que fazem parte do cotidiano do corretor, podendo, assim, conhecer produtos e o funcionamento destas organizações.

Outra novidade está na grade curricular, que passará a contar com disciplinas eletivas sobre Inovação. “Todo ano revisitamos o conteúdo do curso, avaliamos cada disciplina, fazemos atualizações e ajustes necessários, e incorporamos novas matérias. Assim, garantimos a entrega de um programa sempre alinhado às necessidades desses profissionais, que oferece conhecimentos essenciais para que eles tenham uma atuação de excelência”, explica Maria Helena.

Inscrições para exames em agosto e preparatório com 50% de desconto

Outra maneira de obter o registro profissional é prestando o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros. As próximas provas acontecerão entre 25 e 28 de outubro e os interessados poderão escolher entre cinco opções: Capitalização; Vida e Previdência; Capitalização, Vida e Previdência; Demais Ramos; e Todos os Ramos.

Para esta formação, a ENS oferece curso preparatório online para que os candidatos possam ter acompanhamento pedagógico antes das provas. Neste momento, os cursos preparatórios, que contam com material didático atualizado periodicamente, estão com 50% de desconto.

Mais informações sobre os Cursos e Exames para Habilitação de Corretores de Seguros da ENS podem ser encontradas no site ens.edu.br, mesmo local para inscrições.


ENS 50 Anos: Seguro Garantia foi tema do ciclo sobre Inovação 

No bate-papo, executivos falaram sobre mudança de mentalidade

ens 23072021 1

Na tarde da última quarta-feira, 21 de julho, a ENS promoveu, em parceria com a ANSP, o sexto encontro do ciclo “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”. A série faz parte das ações comemorativas pelo aniversário de 50 anos da Escola. Transmitida no canal do YouTube da ENS, a live reuniu o CEO da Junto Seguros, Leonardo Boguszewski, a head de Garantias e Crédito da Marsh, Tatiana Moura, e o professor da ENS, Maurício Leite, que mediou os debates.

Na abertura do evento, o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, citou um dos slogans atuais da Escola, que afirma que “estamos respirando novos ares”, a fim de ratificar o propósito do ciclo de encontros sobre inovação.

“Este é o nosso sexto encontro de um conjunto em que temos confirmada a participação de mais de 15 executivos do mercado, quer seja de seguradoras, quer seja de corretoras, para poder mostrar ao setor o quão inovador tem sido nosso campo de atuação. O mundo tem mudado cada vez mais e são ares novos que fazem com que possamos também apresentar soluções novas. Hoje, estamos falando bastante sobre digitalização, porém, inovação, não é algo necessariamente ligado à tecnologia. Fazer alguma coisa de maneira diferente sempre é uma inovação”, salientou.

Tema central do encontro, o Seguro Garantia, considerado um produto “antigo”, conforme comentou o professor da ENS, Maurício Leite, sofreu modificações na medida em que empresas como a Junto Seguros e a Marsh facilitaram processos e criaram mecanismos de inovação dentro deste segmento.

Ato de inovar: mudança de mentalidade

Para o CEO da Junto Seguros, Leonardo Boguszewski, o primeiro aprendizado sobre este processo de inovação é saber que esta ação não diz respeito à aplicação de metodologia ágil, implementação de scrum dentro das empresas ou tentativa de aumentar o número de profissionais de TI dentro da casa, mas que o ato de inovar passa por uma mudança de mentalidade.

“E essa mudança vem com o tempo, ela não nasce pronta. Neste momento, posso fazer esta afirmação, a Junto passou com sucesso por esta jornada. Há 25 anos, colocamos o Seguro Garantia de pé, fomos líderes com muita folga por muito tempo. Porém, o mercado se tornou competitivo. Aquele mercado disputado por poucos, hoje, já possui mais de 40 players. A forma de contratação do produto também foi se alterando à medida que a regulamentação foi evoluindo e a complexidade na venda do produto se tornou maior. Então, a Junto se obrigou a olhar para a situação do mercado recente para atuar. E o processo digital deixa de ser o diferencial e passa a se tornar o básico para que a gente sobreviva. Percebemos, portanto, que era preciso trabalhar diferente e nos colocamos como a primeira seguradora digital de Seguro Garantia”.

Novas resoluções para criação de produtos

A head de Garantias e Crédito da Marsh, Tatiana Moura, conta que, hoje, na corretora, que possui 150 anos e atuação em 130 países, são emitidas cerca de 22 mil apólices por ano. O que, em outros tempos, seria impensável, uma vez que as apólices eram emitidas de forma física e precisavam ser protocoladas em cartório. Para ela, o avanço tecnológico trouxe uma facilidade também para os clientes, fazendo com que eles pensem e avaliem o valor do corretor.

“O lado bom de ser corretor é a proximidade com os clientes e observar a necessidade de transformação deles de forma mais latente. O que estamos vivendo agora é impressionante. É um mercado que precisava mesmo dar este passo, assim como todos os outros. E creio que nunca a Susep fez tantas provocações ao mercado de seguros, neste sentido, com várias consultas públicas, várias novas resoluções. Apenas em resoluções que afetam o Seguro Garantia, temos a circular 407, que versa sobre liberdade de criação de produtos, temos uma consulta pública sobre uma nova regulamentação de Seguro Garantia... enfim, tudo isso permitindo a criação e a inovação de produtos e serviços. Nunca o corretor de seguros teve de provar tanto o seu valor com relação aos clientes. É nesta hora que o corretor precisa mostrar inovação. E, como já foi citado aqui, inovação não é apenas uma questão digital, inovação é fazer algo não necessariamente disruptivo, mas fazer algo que resolva a vida do cliente”, pontuou.

Próxima parada

Na próxima quarta-feira, 28 de julho, às 16h, o 7º encontro do circuito de lives sobre Inovação receberá como convidados o diretor Jurídico da Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, o vice-coordenador da Cátedra de Canais de Distribuição da ANSP, Marcelo Blay, e o professor da ENS, Adilson Neri. Interessados em assistir à transmissão podem se inscrever gratuitamente no endereço ens.vc/inovacaosetorseguros7.


Formação em Compliance tem turma confirmada em agosto

Governança corporativa e prevenção contra fraudes também são temas do programa

Compliance significa estar em conformidade com a lei e adotar um comportamento íntegro. Aplicado ao mundo empresarial, o conceito exige que as corporações instruam e treinem seus funcionários e colaboradores no padrão legal e ético de comportamento, desenvolvendo uma cultura organizacional de conformidade, controles e integridade.

No cenário atual, em que empresas buscam melhorar a governança para crescer de forma sustentável, o curso Formação Executiva em Compliance e Controles Internos, ministrado pela ENS, oferece ferramentas que possibilitam aos players do mercado de seguros a possibilidade de transformar o plano estratégico em medidas táticas e operacionais, capazes de gerar valor para os stakeholders.

A próxima turma do curso está confirmada e terá início em 3 de agosto, na modalidade online com aulas ao vivo. Com 52 horas, o conteúdo abrange aspectos históricos e conceituais do controle interno, assim como métodos e ferramentas para a implantação do mesmo.

Governança corporativa, identificação e análise de riscos operacionais e prevenção contra fraudes e à lavagem de dinheiro também estarão em destaque no programa, que conta ainda com tópicos como Auditoria, Governança de TI e Segurança da Informação, e Lei Geral de Proteção de Dados.

O investimento é de R$ 1.687,50, valor que pode ser parcelado no cartão de crédito ou boleto bancário. Diploma de ensino superior é pré-requisito para participar.

O conteúdo programático completo pode ser conferido no site ens.edu.br, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e tels 11- 27391059 e 1029, onde também é possível realizar inscrições.


Curso oferece capacitação gratuita para peritos rurais 

Aulas serão transmitidas por meio de apostilas interativas, vídeo e infográficos

Alavancar a contratação do Seguro Rural é um dos principais objetivos do Governo Federal e de todos os envolvidos no mercado de seguros e no Programa Agro Gestão Integrada de Riscos (AGIR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para contribuir com este crescimento, a ENS está oferecendo, de forma gratuita, o curso Capacitação de Peritos Rurais.

Desenvolvido pela Escola e idealizado em parceria com o MAPA e a Comissão de Seguros Rurais da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o programa será ministrado na modalidade online, por meio da plataforma de aprendizagem da Instituição. O conteúdo foi baseado integralmente no manual de requisitos do MAPA, que aborda desde os conhecimentos básicos sobre Seguro Rural, modalidades e tipos de cobertura e produto, política agrícola e detalhes do processo de vistoria.

Os conhecimentos serão transmitidos por meio de apostilas interativas, vídeo aulas e infográficos, a fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e alinhado às características de todos os alunos.

Para o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, este é um projeto muito significativo para a Escola, porque atende a um segmento econômico fundamental para o País. “O agronegócio é um dos setores mais dinâmicos do Brasil, com um diferencial de competitividade em relação ao mundo e que vem sendo incentivado pelo Ministério da Agricultura há muito tempo. É um prazer para a ENS oferecer este curso aos peritos, permitindo, assim, que o Seguro Rural, um dos ramos mais promissores do mercado de seguros, se desenvolva”.

O curso Capacitação de Peritos Rurais é de formação básica, porém, ENS, MAPA e FenSeg têm intenção de criar, futuramente, programas mais avançados para ampliar a qualificação desses profissionais. “Esse é um presente da ENS para o mercado de Seguros Rurais. O perito é um dos profissionais mais relevantes neste segmento e precisa estar devidamente capacitado para desempenhar com excelência inspeções prévias de risco e de regulação do sinistro nas atividades agropecuárias”, declara a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro.

Os interessados podem garantir participação acessando o site da ENS: ens.edu.br


“Mês do Amigo” dá 100% de desconto em extensões

Programas são ótima opção para ampliar rede de contatos

No dia 20 de julho é celebrado o Dia do Amigo! Para comemorar a data, a ENS lançou a campanha promocional “Mês do Amigo”, que contempla cursos de extensão selecionados. Alunos que se matricularem até 17 de agosto receberão um cupom de 100% de desconto para oferecer a um amigo no mesmo programa.

Os cursos de extensão da ENS são indicados para profissionais que desejam aprimorar conhecimentos ou dar um novo direcionamento à carreira. Também são uma ótima opção para ampliar a rede de contatos e adquirir novas percepções sobre o mercado.

Com curto tempo de duração, os programas oferecem aprendizado específico por um investimento acessível. A promoção contempla 16 cursos, que abordam temas nas áreas Jurídica, de Riscos, Econômica, de Gestão e de Vendas. Há ainda opções sobre ramos específicos do setor, como Seguros Ambientais e Seguro Garantia.

Para participar é necessário ensino superior completo. A carga horária e o investimento variam de acordo com a extensão escolhida.

Inscrições e outras informações podem ser encontradas no endereço específico da promoção, ens.vc/mesdoamigo

Fonte: ENS, em 23.07.2021