ens


“A ENS é um laboratório de criação de profissionais das mais diferentes vertentes” 

Convidados dialogaram sobre a importância da capacitação em seguros para a economia

ens 06082021 2

O encontro da teoria com a prática reuniu expoentes do mercado de seguros na noite da última terça-feira, 3 de agosto, para mostrar a resiliência do setor em cenários adversos. Acadêmicos, técnicos e ex-alunos da ENS participaram de um bate-papo no canal do YouTube da Escola, mostrando como a formação superior em Gestão de Seguros oferece oportunidades de carreira em um dos segmentos que mais cresce no Brasil.

Convidados da live “Seguros – um setor que desconhece crises”, os professores da ENS, André Peres e Eduardo Gama, o ex-aluno da Escola, Bruno Pompeu, e o coordenador de Graduações da Instituição, José Varanda, atuando como mediador, apresentaram vantagens competitivas da graduação, experiências e vivências no mercado, e oportunidades de crescimento profissional, mesmo em tempos mais laboriosos, como o que temos vivido ultimamente.

O ex-aluno da Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros e do MBA em Gestão de Negócios e Seguros, ambos ministrados pela ENS, contou um pouco da sua experiência de nove anos no mercado segurador, falou da importância de sua formação e do atual status profissional, como gerente de negócios e serviços de um grande banco.

“Passei por corretoras, seguradoras e tive uma migração recente de setor. Pouco antes deste caminho percorrido na minha formação pela graduação e pelo MBA da ENS, descobri uma identificação com o mercado financeiro, uma verdadeira paixão por este setor. A partir daí, comecei a direcionar meus esforços para investir na área e buscar embasamento acadêmico para me posicionar, conseguir boas vagas e oportunidades de carreira. Logo depois, me empenhei em fazer cursos para garantir as especializações e certificações necessárias para atuação no mercado financeiro. Ou seja, a ENS foi um divisor de águas na minha vida, tanto na minha trajetória quanto na vida pessoal, por ter me permitido desenvolver pensamento crítico e atuar em alta performance. A formação na ENS me transformou completamente”, contou Bruno Pompeu.

Importância da capacitação em seguros para a economia nacional

Motivado pelo depoimento sobre a formação de Bruno Pompeu, o professor Eduardo Gama comentou por que é fundamental se capacitar e buscar profissionais habilitados na área enquanto cliente. Ele explicou como percebe o impacto na economia popular quando as pessoas buscam soluções de seguros por meio da intermediação de pessoas que não são profissionais, ou seja, aquele que não se formou, não se habilitou e não se capacitou para atuar de forma responsável e especializada.

"No começo da carreira, tive uma experiência 'atropelada' no fechamento de uma apólice de Seguro de Automóvel, na ocasião em que meu pai trabalhava com corretagem, e fiquei desempregado. Informei ao cliente que ele teria de pagar franquia na ocasião de um sinistro envolvendo terceiros. Enfim, perdi o cliente, logicamente, porque não conhecia os processos do seguro, da seguradora, precisei ressarcir a seguradora. Veja o que a falta de capacitação causou na minha vida e na vida do cliente. Portanto, é preciso perceber como isso é catastrófico quando multiplicamos em grandes proporções, quando falamos de um avião, de um helicóptero, da vida humana, do patrimônio de uma empresa, de um condomínio”, explicou Gama.

O docente também comentou o trabalho de formação e capacitação realizado pela ENS. “Sou quase que um testemunho da importância da capacitação do aluno e da importância da Escola de Negócios e Seguros na formação de um profissional de seguros, uma vez que fui aluno e hoje sou professor da ENS. Antes de qualquer coisa, a Escola é um laboratório de criação de profissionais das mais diferentes vertentes, há toda uma possibilidade de networking com colegas, com pessoas que estão trabalhando no mercado, então, é um grande centro de fomento e formação", elogiou.

O desafio da cultura em seguros

Outro professor da ENS, André Peres, destacou que o trabalho no setor de seguros é muito mais amplo do que o foco em corretoras, seguradoras e resseguradoras. A atividade de seguros envolve a vida de todas as pessoas, do começo ao fim.

“A Graduação em Gestão de Seguros da ENS impulsionou muito minha carreira, especialmente no momento em que quis galgar de cargo dentro da companhia seguradora onde trabalhava. E, hoje, depois de traçar um caminho rumo ao investimento empresarial, a formação na Escola segue me auxiliando, uma vez que sou corretor de seguros e gestor de uma empresa. Em uma negociação, que pode ocorrer em pequenas, grandes ou médias empresas, é preciso ter empatia e cuidado. Neste momento, é muito comum que as pessoas perguntem a sua formação e sinto que elas me percebem com outro olhar quando digo que sou formado em Gestão de Seguros. Percebo, inclusive, um diferencial competitivo em relação aos meus parceiros de negócios. Por lecionar outras disciplinas na Escola, como Gestão Empresarial, acabo analisando outros mercados, dialogando com colegas, alunos, concorrentes, noto como o grande desafio hoje do nosso setor continua sendo o investimento em educação e cultura. Se não tivermos um povo com cultura de seguros, não poderemos avançar neste aspecto”, pontuou Peres.

Interessados nesta formação

Para quem deseja se tornar um gestor de negócios, as inscrições para a graduação estão abertas. As aulas terão início neste mês e há vagas para as modalidades online e presencial, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). 

Outras informações estão disponíveis pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefones 21-33801532 e 11-27391059, ou no site profissaosegura.com.br, onde é possível realizar inscrições no processo seletivo.


ENS 50 Anos: revista do setor destaca aniversário da Escola 

Reportagem abordou marcos históricos, conquistas recentes e processo contínuo de inovação

ens 06082021 1

As celebrações pelos 50 anos da Escola de Negócios e Seguros continuam! O cinquentenário da ENS é matéria de capa da última edição da Insurance Corp, uma das principais revistas especializadas do mercado de seguros. Ao longo de seis páginas, sob o título “ENS: 50 anos de tradição e inovação”, a publicação retratou momentos marcantes, transformações importantes e conquistas recentes da Escola.

O texto enaltece a ENS como referência no ensino e na qualificação profissional para o setor de seguros, e aborda a trajetória vitoriosa e momentos marcantes da Escola, como o amplo reposicionamento mercadológico que resultou na abertura do portfólio a outros segmentos de negócios.

“Desde outubro de 2019, como parte de um amplo reposicionamento mercadológico, a ENS abriu o portfólio e transcendeu ao universo do Seguro. Passou a levar conteúdo do mercado de seguros para programas em outros segmentos de negócios – Marketing, Recursos Humanos, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Transformação Digital, entre outros. A nova estratégia de negócios também impactou em uma mudança no nome e na logomarca. A então Escola Nacional de Seguros passou a se chamar Escola de Negócios e Seguros, alinhando-se, assim, às novas tendências e busca por diferentes públicos”, reporta a matéria.

O contínuo processo de inovação que sempre pautou a história da Escola, principalmente em gestão e colaboração, além das parcerias comerciais, acadêmicas e institucionais, também foram destacados no texto.

“Atualmente, praticamente todos os Sindicatos de Corretores de Seguros (Sincors) do País são promotores dos programas educacionais da Escola, atuando como uma única unidade de negócios. (...) Outra linha de parcerias comerciais está voltada para empresas e entidades do setor, e garante aos empregados, dependentes e prestadores de serviços dessas organizações bolsas de até 20% sobre o valor da mensalidade em cursos de MBA, pós-graduação e extensão. (...) Na área acadêmica, destaca-se o acordo firmado com a IBM para oferta de cursos sobre tecnologia e segurança de dados. Internacionalmente, a ENS viabilizou acordos de grande repercussão. Com a Universidade de Tel Aviv, realizou com sucesso, em maio passado, o Programa de Treinamento Internacional – Inovação em Seguros da Start-up Nation, Israel. Para o segundo semestre, outros três cursos internacionais estão previstos (...)”.

Planos para o futuro da Instituição, que tem como meta cumprir objetivos estabelecidos em seu planejamento estratégico para o triênio 2020-2022, encerraram a reportagem. “Estamos confiantes e preparados para atingir todas as metas. Temos programas educacionais de excelência e capital humano da mais alta qualidade. Estamos pavimentando, hoje, a história dos nossos próximos 50 anos!”, finalizou o presidente da Escola, Lucas Vergilio.

Para ler a reportagem na íntegra, acesse:
https://www.ens.edu.br/arquivos/materiaIc.pdf ou http://insurancecorp.com.br


Pós aborda principais aspectos da Saúde Suplementar

Inscrições vão até 23 de agosto

Complexo e abrangente, o segmento da Saúde Suplementar tem amplo alcance no Brasil e demanda estudos técnicos por parte dos profissionais da área. Envolvendo questões jurídicas, de regulamentação e de gestão, a Pós-Graduação em Saúde Suplementar, ministrada pela ENS, oferece aprendizado sobre esses temas para quem atua no setor, em especial advogados, administradores, economistas, profissionais de Saúde e estudantes de Direito, Administração, Gestão e Economia.

Com turma confirmada para começar no dia 24 de agosto, o curso abordará aspectos regulatórios e de gestão, em um total de 240 horas de aulas online ao vivo, o que equivale a um ano e meio de estudo. Serão três módulos compostos por cinco disciplinas de 16h cada, todas com aulas ao vivo.

O primeiro módulo tem como foco a Base Legal e Regulatória da Saúde Suplementar, incluindo conteúdos sobre as principais normas regulatórias aplicadas ao setor e temas como Operações Societárias, Lei Geral de Proteção de Dados, Normas Gerais e Obrigações Periódicas.

Últimas vagas

Já o segundo módulo é voltado para Gestão e Governança em Saúde Suplementar, contemplando assuntos como: Gestão de Custos e Sinistralidade; Gestão de Pessoas; Credenciamento e Negociação com Prestadores de Serviços; e Auditoria e Acreditação.

Relações com o Usuário de Saúde Suplementar é a questão central do terceiro módulo, que abrange matérias como Telessaúde, Direito do Consumidor, Fundamentos Atuariais e de Economia, e Judicialização e Ativismo Judicial.

O investimento é de R$ 8.000,00, valor que pode ser parcelado no cartão de crédito ou boleto bancário. Para participar é exigido ensino superior completo.

Outras informações podem ser consultadas no site ens.edu.br, onde também é possível efetuar inscrições, até 23 de agosto. As vagas são limitadas.


LGPD é destaque da programação de cursos Speed Training

Programas permitem conciliar a rotina de trabalho com a evolução na carreira

Com as inovações tecnológicas que provocam mudanças constantes no mercado de trabalho, a construção de uma carreira de sucesso depende de constante aprendizado. Diante desse contexto, as organizações buscam profissionais que mantenham uma qualificação ampla e continuada, e que estejam preparados para novas funções, com perspectivas atualizadas e ideias inovadoras.

Para ajudar nesse propósito, os cursos Speed Training da ENS são uma opção para complementar o currículo. Com duração de 2 horas e ministrados totalmente online, eles se diferenciam pelo investimento acessível, de R$ 50,00, permitindo conciliar a rotina de trabalho com a evolução na carreira.

Em agosto, a Escola realizará três cursos nesta modalidade, um deles sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, que vem despertando grande interesse no meio empresarial. No programa LGPD – Faça sua Parte, serão apresentados os princípios e disposições principais da Lei e as diretrizes básicas do programa de adequação.

Outros dois cursos programados para agosto são: Entendendo o Resultado das Seguradoras e Aplicando no dia a dia das Corretoras; e Seguro Auto – Seguros por Assinatura ou On Demanda.

Já para setembro, são quatro opções com inscrições abertas: Direito do Consumidor e o Contrato de Seguros; Seguro de Vida Tradicional e Resgatável: Principais Diferenças na Prática; Técnicas de Vendas Consultivas de Seguro de Vida; e Responsabilidade Civil para Médicos.

A programação completa até dezembro pode ser conferida no site ens.edu.br, onde também é possível realizar matrículas. 


“Mês do Amigo”: desconto de 100% só até 15 de agosto

Extensões são ideais para reciclar ou ampliar conhecimentos em áreas específicas

Amigos de verdade pensam no futuro juntos e dão uma forcinha um para o outro na hora dos estudos. Para ajudar nessa experiência, a ENS está promovendo a campanha “Mês do Amigo”, alusiva ao Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho.

A ação promocional oferece a alunos de cursos de extensão selecionados cupom de 100% de desconto no mesmo curso, para que possam presentear um amigo. O benefício pode ser aproveitado até 15 de agosto e, no momento, há vagas para 12 programas, todos online.

Os cursos de extensão são rápidos e dinâmicos, podendo servir como atalho para quem deseja incrementar o currículo rapidamente por um investimento acessível. Também são ideais para reciclar ou ampliar conhecimentos em áreas específicas e expandir a rede de contatos profissionais.

Sempre atenta aos temas mais importantes e em destaque no ambiente de Negócios, a ENS selecionou para a promoção cursos sobre assuntos como: Inteligência Artificial; Cenários Econômicos; Planejamento e Gestão Estratégica; Gestão de Equipes de Venda; e Canais de Distribuição.

Também estão contempladas na ação extensões que abordam segmentos específicos do setor de seguros, entre eles: Inovação e Seguros; Gestão de Seguros de Responsabilidade e de Riscos Financeiros; e Seguros de Crédito e Garantia.

Para conferir a listagem completa e mais informações sobre a campanha os interessados devem acessar o endereço ens.edu.br/mes-do-amigo.

Fonte: ENS, em 06.08.2021