ens


ENS 50 Anos: 8ª live do ciclo sobre Inovação abordou cocriação e novas tendências 

Convidadas debateram a importância de produtos adequados à necessidade dos clientes

ens 13082021 1

Na tarde da última segunda-feira, 9 de agosto, a ENS promoveu, em parceria com a ANSP, o oitavo encontro do ciclo “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”. A série faz parte das ações comemorativas pelo aniversário de 50 anos da Escola. Transmitida no canal do YouTube da ENS, a live reuniu a CEO da Liberty Seguros, Patricia Chacon, a diretora Comercial da Locomotiva Seguros, Antônia Oliveira, e a professora da ENS, Andresa Pugliesi, que mediou os debates.

Na abertura do evento, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, ressaltou a proposta do circuito, além de dar as boas-vindas para as executivas convidadas. “Nos nossos encontros sobre Inovação na Prática, sendo este o oitavo, o intuito da Escola é o de convidar executivos e CEOs de empresas do mercado para dialogar sobre o que está sendo feito com relação à inovação, tanto nas seguradoras quanto nas corretoras. Temos, hoje, uma live bastante feminina, com mulheres em posição de destaque no setor, pois sabemos que é pouca a participação delas em altos cargos”, afirmou.

Produtos adequados ao cliente

A CEO da Liberty Seguros, Patricia Chacon, explicou as diversas formas que a inovação adquire na companhia, destacando três fundamentos nos quais a empresa se baseia para seguir avançando nos novos tempos: desenvolvimento de produtos adequados à necessidade dos clientes, jornadas fluidas e cocriação. 

“Entendemos que hoje e, no futuro, ter uma oferta adequada à necessidade do cliente é essencial para o nosso mercado. No Brasil, o seguro é facultativo, portanto, o cliente precisa ver valor no que ele está comprando. Além disso, prezamos sempre por entregar jornadas fluidas, seja para os nossos clientes, seja para os nossos corretores, a fim de eles tenham um atendimento de excelência. Por último, acreditamos na cocriação com os corretores e investimos muito em estudos de tendência. Temos um conselho de corretores, formado por 120 profissionais no país todo, representados em reuniões por 12 conselheiros, e que, de fato, orientam nosso staff executivo sobre tendências, erros e acertos”.

Frutos da inovação na Liberty, o recém-lançado produto de seguro automóvel chamado Auto Controle e o seguro de vida Meu Momento de Vida corroboram este processo. “No Auto Controle, o seguro é pago por quilometragem, ou seja, o cliente paga mensalmente apenas pelo quanto dirige. Já o Meu Momento de Vida é um seguro adequado à necessidade da pessoa naquela fase da sua vida, adaptado ao momento pelo qual ela está passando”, explicou Patrícia Chacon.

Novas tendências de mercado

Especialista em seguros de vida, a diretora Comercial da Locomotiva Seguros, Antônia Oliveira, que também faz parte do conselho de corretores da Liberty, comentou sobre a importância de despertar o interesse pelo estudo e pela pesquisa sobre as novas tendências de mercado, a fim de que o profissional se desenvolva dentro do novo cenário econômico. 

“Todo corretor que precisa crescer e se desenvolver, deve estar atento principalmente às mudanças, às tendências, a maneira como as pessoas consomem. E o insight que eu tive há tempos, participando do conselho da Liberty, foi justamente a questão do digital. A pandemia até acelerou o processo, mas nós já prevíamos que a tecnologia traria mudanças na forma de consumo dos produtos. Tanto que, durante as reuniões, já trabalhávamos na construção de produtos digitais, online e por comportamento. Hoje, é necessário humanizar o marketing, porque os consumidores buscam por informação de qualidade sem a pressão da venda”, concatenou. 

Próxima parada 

O 9º encontro do circuito de lives sobre Inovação acontecerá no dia 18 de agosto, às 17h, e terá como convidados o CEO da Sompo Seguros, Alfredo Lália Neto, o diretor Comercial da It'sSeg Company, Carlos Eduardo Sarkovas, e o professor da ENS, Inaldo Bezerra, que será a mediador. Interessados em assistir à transmissão podem se inscrever gratuitamente no endereço ens.vc/inovacaosetorseguros9.   


Demanda por Vida e Capitalização garante oportunidades para corretores

Aulas do programa de formação para corretores terão início no dia 14 de setembro

Com a vivência da pandemia da Covid-19, a sociedade passou a ter uma maior consciência acerca dos riscos que nos envolvem e da importância dos seguros. A percepção sobre a vulnerabilidade fez com que os brasileiros passassem a buscar os seguros de Vida, visando garantir alguma segurança para seus entes queridos em casos de perda. 

De acordo com a FenaPrevi, as contratações individuais do produto cresceram 26,2% em 2020, na comparação com o ano anterior. O mesmo aconteceu com produtos financeiros, como Capitalização e Previdência Privada, que também passaram a ser mais demandados por uma geração que se preocupa com a aposentadoria e com a segurança no futuro. 

No primeiro semestre deste ano, a Previdência Complementar Aberta teve captação líquida de R$ 16,4 bilhões, segundo dados da FenaPrevi, o que representa crescimento de 42% em relação a igual período do ano passado. Já o segmento de Capitalização encerrou o primeiro semestre do ano com receitas que totalizaram R$ 11,6 bilhões, crescimento de 8,45% sobre o mesmo período de 2020, de acordo com os números apurados pela FenaCap.

Corretor auxilia na escolha dos produtos

Escolher o investimento ideal para garantir um futuro seguro e confortável não é uma tarefa simples. E é neste momento em que a participação do corretor de seguros é fundamental, pois estes profissionais são treinados para reconhecer quais os produtos e soluções ideais para cada cliente.  

Conforme mostram os números, o setor é promissor e garante boas oportunidades de negócios e vendas. Para ingressar nesta profissão, é necessária formação específica, que é ministrada pela ENS, por meio do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros. 

A capacitação completa é composta por três fases: Capitalização, Vida e Previdência e Demais Ramos. No momento, as inscrições estão abertas para as duas primeiras etapas. 

O curso é promovido na modalidade online, o que permite a realização a partir de qualquer região do Brasil. Além dos vídeos e da interação em tempo real, os alunos contam ainda com tutoria especializada, materiais interativos, e-books e exercícios.  

As aulas terão início no dia 14 de setembro e os matriculados até 30 de agosto recebem desconto. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site ens.edu.br

Fique por Dentro!

Para apresentar mais detalhes sobre a profissão do corretor de seguros e as oportunidades do setor, a ENS promoverá a live “Fique por Dentro do CHCS!”, que acontecerá dia 17 de agosto. Será um bate-papo com o time de especialistas da ENS, para que os interessados possam tirar todas as dúvidas sobre o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros. O evento acontece às 17h com transmissão pelo canal da Escola no YouTube


Última chamada para a Graduação em Gestão de Seguros 

Formandos podem prestar o Exame para Habilitação de Corretores gratuitamente

Capacitação e investimento fundamentais para quem deseja ingressar ou está trilhando um caminho profissional no mercado de seguros ou financeiro, a Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros permite a obtenção do diploma de ensino superior em um curto período de tempo. 

Ministrado pela ENS, o curso está com inscrições abertas até a próxima semana. As vagas são para a modalidade online. Com dois anos de duração, o programa confere certificados semestrais e diploma de ensino superior ao final. Além disso, os egressos têm direito a prestar o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros gratuitamente, depois de concluído o curso. Se aprovados, além de graduados em Gestão de Seguros, também poderão atuar como corretor.

O programa prepara profissionais para empreender a gestão de forma consistente e inovadora, em consonância com os princípios da administração contemporânea e em sintonia com a evolução. O profissional desta área poderá atuar na supervisão de equipes comerciais e técnicas no segmento de seguros, fazer análises de bens a serem segurados, desenvolver planos e contratos de seguros, entre outras atividades. 

Visando garantir mais segurança aos candidatos, o processo seletivo está sendo realizado de forma remota. Também é possível ingressar utilizando a nota do ENEM (últimos três anos), apresentando diploma de ensino superior ou por transferência externa. 

Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar e/ou se comunicar pelos seguintes canais: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefones 21-33801532 e 11-27391059 e site profissaosegura.com.br


Treinamento com Universidade de Lisboa tem Inovação em pauta

Curso pode ser realizado online ou presencialmente, a partir da Sala do Futuro da ENS

Entender a revolução digital no Seguro e conhecer todas as vertentes desse universo, como big data, blockchain, riscos cibernéticos, economia digital, plataformas colaborativas e insurtechs. Essa é a proposta do Programa de Treinamento Internacional: Inovação em Seguros - A Indústria em Transição, promovido pela ENS em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa (Jusrinova).

Com início em 14 de outubro, o curso pode ser realizado online ou presencialmente, a partir da Sala do Futuro da ENS, localizada em São Paulo (SP). Ao longo das 20 horas de treinamento letivo, serão debatidos ainda os riscos na cadeia de suprimentos, além de detalhes sobre a regulação do mercado de seguros europeu e os principais desafios da indústria para o século XXI. 

Também estarão em pauta temas como a revolução dos veículos autônomos e seu impacto na indústria seguradora, além do impacto da proteção de dados pessoais nas novas tecnologias. O curso inclui ainda atividades não letivas, compostas por 15 horas de visitas técnicas a instituições relevantes de seguros e resseguros. 

Os pré-requisitos para participação no treinamento são possuir diploma de ensino superior completo e experiência de dois anos no mercado de seguros. O investimento à vista é de US$ 1,425. Porém, há políticas de descontos para os 10 primeiros inscritos, para alunos e ex-alunos dos MBAs e de programas de treinamento internacionais da ENS.

As inscrições podem ser realizadas no site ens.edu.br, onde mais informações estão disponíveis.  

Fonte: ENS, em 13.08.2021