ens


Corretor de seguros tem missão nobre e muitas oportunidades 

Para atuar na profissão é necessária formação específica, ministrada pela ENS por meio do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros

Na última terça-feira, 17 de agosto, a ENS promoveu a quarta edição da live “Fique por Dentro do CHCS!”, que teve como objetivo apresentar mais detalhes sobre a profissão do corretor de seguros e as oportunidades do setor. Além de ouvir profissionais especialistas no tema, o evento contou com a participação da diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, dos gerentes Ronny Martins e Simone Maiello, e das coordenadoras Nívea Barros, Cristiana Noblat, Valeria Graciano, Fabiane Silva, Andreia Justo e Renata Burguer.

Com transmissão pelo canal da Escola no YouTube, o encontro recebeu o CEO da H&H Corretora de Seguros, Richard Furck, que falou sobre o grande espaço que há para crescimento do consumo de seguros no Brasil. “É um mercado fantástico, que eu recomendo para todo mundo. Costumo dizer que esse é o País certo, o lugar certo e a hora certa para se tornar corretor de seguros. Esse setor é gigante e tem potencial para crescer diversos pontos em percentual no PIB brasileiro, muito mais que outros países do mundo”.

O executivo destacou ainda que o corretor de seguros tem um vasto campo de atuação. “Essa é uma profissão que consegue aproveitar todo o conhecimento de qualquer outra área de formação. Uma das vantagens da área de seguros, é poder ofertar produtos e serviços que estão conectados a praticamente qualquer linha do conhecimento humano. Podemos disponibilizar produtos para engenheiros, profissionais liberais, indústria agro, indústria pesada, bens de consumo, para o varejo, etc”, afirmou.

Missão nobre

O sócio da Prudente Corretagem de Seguros, Amilcar Vianna, ressaltou que a missão do corretor é muito nobre e que é gratificante trabalhar protegendo o patrimônio das pessoas. “Identifico nossa missão com muita nobreza, pois cabe a nós determinar qual o melhor produto e auxiliar nossos clientes a exercerem seus direitos diante das seguradoras”. 

Segundo Vianna, essa atividade ainda tem muito a crescer. “Desejo que muitos outros profissionais entrem no mercado. Precisamos de novas cabeças pensantes para descobrirmos como desenvolver cada vez mais nosso setor. Ainda temos vários projetos a realizar, precisamos muito da nossa Escola e de novos profissionais”.

Como se tornar corretor?

Para atuar na profissão é necessária formação específica, ministrada pela ENS por meio do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros. Os alunos aprovados recebem certificado que permite obter o registro profissional emitido pela Susep. 

A capacitação completa é composta por três fases: Capitalização, Vida e Previdência e Demais Ramos. No momento, as inscrições estão abertas para as duas primeiras etapas. 

O curso é promovido na modalidade online, o que permite a realização a partir de qualquer região do Brasil. Além dos vídeos e da interação em tempo real, os alunos contam ainda com tutoria especializada, materiais interativos, e-books e exercícios.  

As aulas terão início no dia 14 de setembro e os matriculados até 30 de agosto recebem desconto. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site ens.edu.br.   


MBA prepara líderes com visão estratégica 

Inscrições para a especialização são prorrogadas até 15 de setembro

Desenvolvimento profissional, aprendizagem direcionada, valorização do currículo e reconhecimento no mercado de trabalho. Para profissionais que querem se preparar para se tornarem líderes, os cursos de MBA são a alternativa ideal.

Conhecidos pelo ensino de excelência, os MBAs da ENS são ministrados por docentes renomados e atuantes no mercado de seguros. Os cursos contam com moderna plataforma de ensino e os programas na modalidade online dispõem de aulas interativas e conteúdo atualizado constantemente.

Uma das opções é o MBA Gestão Estratégica de Seguros, que teve inscrições prorrogadas até 15 de setembro. Há vagas para as modalidades online com aulas ao vivo, e presencial, no Rio de Janeiro (RJ). 

Focado nos principais aspectos do mercado de Resseguro, Previdência Privada Aberta e Saúde Suplementar, o curso prepara especialistas com visão estratégica para ocuparem cargos de gestão nessas áreas. A duração é de um ano e meio e o conteúdo é dividido por três módulos: Instrumentais, Gestão e Específicas. 

Há ainda o módulo Instrumentais Opcionais, que conta com disciplinas como Matemática Financeira; Estatística Aplicada a Negócios; Cenários Econômicos; Ética e Responsabilidade Social Corporativa; e Fundamentos e Estrutura do Mercado de Resseguro.

Para participar, é necessário ensino superior completo. Os interessados podem obter mais informações e efetuar inscrições no endereço mba.ens.edu.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones: (11) 2739-1049/1059 e (21) 3380-1524. 


ENS 50 Anos: 9ª live abordou diversidade e percepção do risco

Último encontro do circuito sobre Inovação acontece na próxima quarta

ens 20082021 1

Na tarde da última quarta-feira, 18 de agosto, a ENS promoveu, em parceria com a ANSP, o nono e penúltimo encontro do ciclo “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”. A série faz parte das ações comemorativas pelo aniversário de 50 anos da Escola. Transmitida no canal do YouTube da ENS, a live reuniu o CEO da Sompo Seguros, Alfredo Lalia Neto, o diretor Comercial da It'sSeg Company, Carlos Eduardo Sarkovas, e o professor da ENS, Inaldo Bezerra, que mediou os debates.

Na abertura do evento, a diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, reafirmou o objetivo destes encontros que é o de promover uma conversa informal, mas com muita profundidade, reunindo dois profissionais de grande gabarito no mercado segurador. 

“Em comemoração aos 50 anos da ENS, um dos grandes eventos que estamos patrocinando é justamente este encontro, com o apoio da ANSP, a fim de ouvir dois grandes profissionais, sempre um segurador e um corretor, e poder assim trazer para toda audiência, a inovação de fato. Inovar nem sempre é usar somente a tecnologia. A tecnologia é uma ferramenta, mas inovar é também atender os clientes da melhor maneira e com mais comodidade”.

Diversidade como ferramenta de inovação

O CEO da Sompo Seguros, Alfredo Lalia, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, comandando 1,7 mil colaboradores, contou um pouco do processo de inovação pelo qual a Sompo, antiga Yasuda, está passando neste momento. Ele mostrou uma visão otimista para o pós-pandemia, afirmando que precisaremos nos reinventar e que a inovação é importante nesta mudança de pensamento para o mundo que teremos.

“Vislumbro uma década de crescimento interessante, apesar da pandemia. Pensamos fora da caixa na Sompo e acreditamos que inovação vem, principalmente, da diversidade, que é um dos nossos pilares, inclusive, e isso nos garante um ambiente fértil para a mudança. Inspirado no livro do CEO Mundial da Sompo, podemos dizer que essa revolução digital e toda essa potência do uso criativo e intensivo da análise de dados só faz sentido se for usada para criar uma sociedade mais igualitária e clientes mais felizes. Portanto, um dos exemplos práticos desta filosofia e que foi implementado assim que cheguei à companhia, se deu com a retirada da carência da cobertura de morte por morte para Covid no seguro de vida oferecido pela Sompo. Antes, havia uma carência de três meses. Todas as justificativas atuariais e de preço tinham sua base, porém, precisávamos pensar e estar no lugar do cliente”, pontuou Lalia.

Maior percepção do risco

Cadu Sarkovas, diretor Comercial da It´sSeg Company, que atende hoje mais de 1 mil clientes corporativos e 1,3 milhão de beneficiários, comentou sobre o projeto de crescimento da empresa no meio da pandemia, as metas para o futuro neste novo cenário e, principalmente, sobre a mudança de percepção do risco por parte da sociedade 

“Acredito que nos adaptamos bem a uma nova forma de trabalhar, com muita troca e muito diálogo e imersos no desafio de que o mercado não pararia com os clientes necessitando mais e mais do seguro. Se por um lado, retardamos algumas ambições, por outro, mudamos nossa forma de pensar e agir. A minha tese é que ainda estamos num momento de transição, porém, com uma velocidade infinitamente maior. O que há de diferente hoje, na mão dos corretores, e que é muito bom e não tínhamos é a maior percepção do risco por parte da sociedade. As pessoas perceberam que as coisas dão errado para todos. Excluiu-se a possibilidade de “o mal só acontece com o outro”. O segundo ponto é que houve um reposicionamento de prioridades e de valores. Olhou-se mais para a segurança, para a poupança, para o cuidado, ou seja, tudo o que o mercado de seguros oferece nesta nova ordem prioritária da sociedade”, analisou.

Próxima parada

O décimo e último encontro do circuito de lives sobre Inovação acontecerá no dia 25 de agosto, às 17h, e terá como convidadas o CEO da Icatu Seguros, Luciano Snel Correa, o CEO da Legado Corretora de Seguros, Thiago Batista, e a professor da ENS, Renato Gonçalves, que será o mediador. Interessados em assistir à transmissão podem se inscrever gratuitamente no endereço ens.vc/inovacaosetorseguros10

Fonte: ENS, em 20.08.2021