ens


ENS inaugura Circuito de Empreendedorismo Insurtech Live  

Participantes trouxeram experiências e perspectivas sobre as novas tendências de mercado

ens 27082021 1

A ENS abriu ontem à tarde a série de eventos Circuito de Empreendedorismo Insurtech Live. A nova sequência de lives, transmitida pelo canal do YouTube da ENS, apresentará as principais insurtechs em operação no país e demais tendências de tecnologia e inovação que impactam e continuarão impactando os corretores e o mercado de seguros em geral. Em cada evento, um por semana, ao longo dos próximos três meses, três profissionais, além de experientes professores da ENS, se reunirão para conversar sobre as novas ferramentas que vão influenciar corretores e o setor de seguros em 2022.

“A proposta desta jornada de lives é vasculhar o que está acontecendo pelo mercado de insurtechs no Brasil e também fora do País, trazendo o que existe de mais moderno neste cenário das insurtechs: as que tiveram as ideias mais originais, mais interessantes, as maiores, as que já estão muito bem estabelecidas, as que estão iniciando. E levar ao conhecimento de todos o que está sendo feito no setor de seguros e revolucionando este mercado. A ENS está sempre muito antenada nos assuntos atuais e tudo o que está envolvendo esta mudança tão radical na indústria de seguros. Estamos aqui para apoiar, incentivar todos os nossos alunos e todos os profissionais da área, explicou a diretora de Ensino Técnico da Escola, Maria Helena Monteiro, no discurso de inauguração do circuito.

O encontro de abertura contou com a participação do CEO da Insurtech Brazil, Samy Hazan e dos professores da ENS, Richard Furck, que também é CEO da H&H Corretora de Seguros, e André Rezende, também Head de Seguros na Insurance Professional Segfy. A mediação ficou por conta do gerente Regional São Paulo, Centro-Oeste e Norte da Escola, Ronny Martins. 

Cada um dos participantes trouxe suas experiências próprias e perspectivas peculiares em abordagens especiais sobre as novas tendências.

“A conectividade 24 por 7, as novas tecnologias como fator de mudança, os novos comportamentos sociais que foram acelerados com a pandemia - digitalização, Internet e uso de tecnologias móveis -, os novos riscos, pois hoje somos uma sociedade muito mais conectada e muito mais suscetível a novos riscos: cibernéticos, climáticos, de morbidade e da mortalidade, além de um outro fator muito importante no Brasil, que é ter um arcabouço regulatório, é o que fomenta a inovação”, sacramentou Samy Hazan, ressaltando que a atitude da agência regulatória de seguros brasileira, Susep, de fomentar e dobrar a participação de mercado permite a abertura para uma série de inovações.

Regulação, tecnologia e comportamento: pilares da inovação

Richard Furck trouxe à pauta os três pilares ou forças motrizes, como ele costuma dizer, que definem o novo normal e o novo mundo e que se relacionam em efeitos de causa e consequência:

“O primeiro é o regulatório, cujo principal intuito é a modernização. O mercado vai evoluir em 5 anos o que não evoluiu em 50, para parafrasear Juscelino Kubitschek. O segundo é o pilar trazido pela própria tecnologia. Na medida em que as ferramentas tecnológicas vão avançando, novas necessidades surgem e soluções diferenciadas aparecem.  E o terceiro ponto é o comportamental. O comportamento do consumidor de seguros é muito diferente. Ele não procura apenas preço. O drive de compra é relacionado à flexibilidade, rapidez e confiabilidade”, enumerou Furck.

Na análise de André Rezende, não estamos mais num momento de transformação digital e, sim, de maturidade digital:

“Ao longo da minha caminhada profissional, percebi que trabalhos repetitivos serão e foram atribuídos a robôs. As pessoas precisariam utilizar o melhor delas, sua capacidade intelectual ao máximo. Atualmente, a inovação está ligada à jornada do cliente: à experiência de compra, ao atendimento no momento do sinistro e ao processo mais rápido na avaliação do risco. A moral da história, portanto, que as novas empresas estão trazendo é que elas perceberam, neste momento tão acessível tecnologicamente, que o seguro precisa ser um produto simples e prazeroso de se comprar”, disse.

Próximo giro

O segundo evento do Circuito de Empreendedorismo Insurtech Live acontecerá na próxima quinta-feira, dia 2 de setembro, às 17h, e terá como convidado o especialista uruguaio, Head do Coopera Innovation Hub, Pablo Tiscornia. Pablo apresentará sua visão sobre a atuação e o crescimento das insurtechs nos demais países da América Latina num bate-papo com o gerente Regional São Paulo, Centro-Oeste e Norte da ENS, Ronny Martins. 


Formação de corretor permite nova carreira e empreendedorismo ainda neste semestre

Programa completo conta ainda com uma fase posterior de capacitação, a de Demais Ramos

Iniciar uma carreira do zero, empreender e ingressar em um dos mercados mais promissores da economia brasileira. Esses são objetivos que podem ser alcançados ainda neste semestre, por meio do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, que está com inscrições abertas para início em 14 de setembro. 

No momento, as vagas são para as duas primeiras etapas da formação: Capitalização e Vida e Previdência. O programa completo conta ainda com uma fase posterior de capacitação, a de Demais Ramos. 

As aulas de Capitalização abordam os temas Mercado Financeiro; Estratégias de Comercialização de Seguros; Direito e Legislação do Seguro; Teoria Geral do Seguro e Matemática Financeira. 

Já as disciplinas de Vida e Previdência contemplam conteúdos como Saúde Suplementar; Operações de Seguros; Risco e Precificação de Benefícios; LGPD para Corretores; Seguros de Pessoas; Gerenciamento de Riscos e Previdência Complementar.

Com duração de cerca de três meses, o curso é ministrado em plataforma online, com aulas ao vivo, diretamente com o professor, e disciplinas de autoaprendizagem, que contam com recursos interativos, exercícios, tutoria e videoaulas. Para participar, é necessário ensino médio e maioridade. 

Ao final, o aluno aprovado nas avaliações recebe o certificado digital que permite a obtenção do registro profissional emitido pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP. 

Mais detalhes sobre o programa podem ser consultados no site ens.edu.br, que também é o canal para matrículas.  


ENS 50 Anos: 10ª live debateu inovação no segmento de Vida 

Mediação do debate foi conduzida pelo docente da ENS, Renato Gonçalves

As transformações nos segmentos de Vida e Previdência diante das mudanças ocorridas nos últimos tempos foram o tema central do 10º Encontro Inovação no Setor de Seguros - Experiência de Mercado, transmitido pelo canal da ENS no YouTube, na última quarta-feira, 25 de agosto. O ciclo de lives é promovido em parceria com a ANSP e faz parte das ações comemorativas pelo aniversário de 50 anos da Escola.  

Na abertura do evento, o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, afirmou que inovação é o tema do momento, seja envolvendo fatores tecnológicos ou não. “O mercado tem se mostrado cada vez mais presente e inovador, com soluções muito importantes para o desenvolvimento do seguro no Brasil”. 

Um dos convidados do encontro, o CEO da Icatu Seguros, Luciano Snel, declarou que a seguradora percebeu há alguns anos que a Previdência se tornou um produto desejo da classe média brasileira. “Sabíamos que chegaria uma demanda também pelos produtos e coberturas dos seguros de Vida e nos preparamos previamente nos últimos anos. Não faz sentido a Previdência ser um produto de primeira necessidade e ela não vir conjugada com o seguro de Vida. Fazer seguro de Vida também é ser previdente. Assim, temos a solução completa: o cliente planeja aposentadoria, protege a si próprio e a sua família”.

De olho nessa demanda iminente, a companhia se estruturou e desenvolveu iniciativas tecnológicas visando aprimorar o atendimento, tanto para os corretores quanto para os clientes. “Preparamos a infraestrutura, os produtos, e começamos a trabalhar na experiência dos corretores e dos clientes. Desenvolvemos um aplicativo, em que o corretor faz a gestão de todos os seus clientes e produtos, manda proposta, simulações e todos os serviços necessários”.

O executivo destacou ainda que hoje a Icatu mantém um time de 50 colaboradores focados exclusivamente em melhorar a performance e criar novas funcionalidades nos aplicativos. “Construímos também um portal de APIs, onde fica muito fácil se plugar na Icatu. É o modo mais ágil disponível hoje. Ano passado, já lançamos facilidades como assinatura digital, aceitação automática, pagamento no cartão de crédito online e produtos para todos os bolsos e todas as fases da vida, que atendam a todo perfil de consumidor. O pensamento agora é como gerar mais conveniência e agilidade para os corretores e clientes.”.

Papel do corretor no novo ambiente de negócios

O mediador do evento e docente da Escola, Renato Gonçalves, questionou se o open insurance pode facilitar a experiência do cliente. “Culturalmente, isso pode ajudar, já que a partir do celular podemos ter tudo nas mãos? A tendência é o cliente ter o seguro de vida nas mãos dele, podendo compor seu seguro com auxílio e orientação do corretor?”

Snel argumentou que o mercado de benefícios está deixando cada vez mais claro que a tecnologia por si só agrega conveniência, agilidade e transparência, tanto para o corretor quanto para o cliente, mas o papel de uma boa consultoria ainda se faz fundamental. “Alguém que conheça bem o cliente e transmita segurança, como o corretor que agrega valor para o cliente, vai ser ainda mais indispensável”.  

O CEO da Legado Corretora de Seguros, Thiago Batista, complementou dizendo que é fundamental analisar quais são as necessidades dos clientes para oferecer produtos específicos e customizados. “Quando vendemos a ideia do seguro de Vida como algo muito importante, o cliente precisa entender que cada vida é diferente, o padrão de vida é diferente e cada pessoa tem uma prioridade. Vira um trabalho muito mais consultivo do que a venda por si só. É muito diferente de vender um produto de prateleira. Essa customização é muito importante, até porque a cobertura de morte pode ser relevante para um e não ser para outro”, destacou o executivo.


Conexão Futuro Seguro encerra edição 2021 na próxima terça 

Palestra do filósofo Luiz Felipe Pondé será a atração especial do encontro

Promovido pela Fenacor, ENS e Sincors, com apoio da CNseg e Ibracor, o maior ciclo de eventos virtuais para corretores de seguros, o Conexão Futuro Seguro (CFS), reuniu, na última segunda-feira, 23 de agosto, corretores de seguros associados ao Sincor de São Paulo, além de profissionais do setor que atuam nesse estado e alunos da Escola, para a realização da nona e última etapa da edição 2021 do circuito.

Na próxima terça-feira, dia 31 de agosto, acontece a grande etapa nacional, que encerra o Conexão deste ano. O presidente da Fenacor, Armando Vergilio, que fez a abertura do encontro para São Paulo, juntamente com os presidentes da ENS, Lucas Vergilio; da CNseg, Marcio Coriolano; e do Sincor-SP, Alexandre Camillo, enfatizou que a etapa de âmbito nacional terá muitas novidades e grandes palestras.

“Como atração especial, contaremos com a participação de um dos mais renomados filósofos da atualidade, Luiz Felipe Pondé, que falará sobre o tema “Criatividade e Empreendedorismo em tempos de incertezas”, anunciou Armando Vergilio, acrescentando que haverá o sorteio de dois carros zero km para os participantes.

Connection Talk

Outra novidade da etapa nacional será a realização de uma edição especial do Connection Talk. O debate especial de enceramento contará com as presenças dos presidentes de entidades do setor e de grandes seguradoras. 

Um dos destaques do CFS 2021, o Connection Talk é um bate-papo apresentado e mediado pelo professor da ENS, Maurício Tadeu. Nesta última semana, a atração reuniu o presidente do Conselho Consultivo da MAG, Marco Antonio Gonçalves; a diretora de Produção do Estado de São Paulo da Porto Seguro, Eva Miguel; a diretora Comercial Regional SP da Tokio Marine, Marcia Radavelli; e o superintendente Executivo da Bradesco Seguros, Anderson Mundim.

A conversa girou em torno dos dados socioeconômicos apresentados pelo professor Maurício Tadeu, que mostrou a pujança do mercado de São Paulo e as oportunidades de negócios que surgem para os corretores. 

O circuito contou ainda com palestras dos consultores indicados pela ENS, Luis Rasquilha e Richard Furck, que abordaram, respectivamente, os temas “Inovação e visão para um novo mundo” e “Empreendedorismo e vendas no novo cenário”. 

Programa de Fidelidade ENS+

O presidente da ENS, Lucas Vergilio, comentou o orgulho que a Escola tem em organizar e apoiar o Conexão, uma iniciativa que leva informação, conhecimento, aperfeiçoamento profissional e novas oportunidades de negócios.

“Desejamos que os conhecimentos difundidos aqui sejam valiosos e aplicados na prática por todos os profissionais participantes. E, para continuar contribuindo com esta formação, a ENS oferece um projeto muito especial, que beneficia os corretores de todo o País, que é o Programa de Fidelidade ENS+. Ele está disponível para adesão por parte de todos os Sincors e, consequentemente, os corretores de seguros associados ao sindicato de seu estado poderão usufruir dos benefícios desse projeto. O Programa de Fidelidade ENS+ prevê 20% de desconto no valor dos cursos oferecidos pela Escola, além do uso de pontos que serão acumulados com o pagamento da anuidade junto ao sindicato”, explicou Lucas.

Programa Cashback 50 

O diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, por sua vez, reforçou a novidade oferecida pela Instituição aos participantes do CFS: o Programa Cashback 50, criado em comemoração ao cinquentenário da Escola. 

“No programa Cashback 50, nós devolvemos 50% do valor que os participantes desta edição do Conexão Futuro Seguro investirem em um de nossos cursos de qualificação, na nossa Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros online e nos MBAs Gestão Estratégica de Seguros e Executivo em Negócios de Seguros online. Esta é uma oportunidade para que os profissionais possam se qualificar, transformar e poupar. Esperamos assim, poder contribuir para este mercado que é grandioso e importante para o Brasil”, explicou Tarcísio.   

Etapa nacional: como participar 

Todos os profissionais inscritos em qualquer uma das nove etapas regionais do ciclo já estão automaticamente aptos a participar do evento nacional, na próxima terça-feira, dia 31 de agosto. Basta apenas aguardar o e-mail com a confirmação. 

Os demais interessados deverão acessar o site www.conexaofuturoseguro.com.br, clicar em Inscreva-se, logo abaixo da marca Fenacor Nacional e preencher o formulário. 

Fonte: ENS, em 27.08.2021