ens


Artigo: “O admirável mundo novo das Insurtechs”

A grande revolução tem sido o uso intenso das APIs pelas seguradoras e Insurtechs

ens 17092021

Risco não é uma preocupação do dia a dia. Logo, a maioria das pessoas não se preocupa em contratar um seguro para proteger sua vida ou seu patrimônio. Normalmente, o corretor de seguros é o profissional que orienta e lembra os clientes, uma vez por ano, da necessidade de se envolverem com sua apólice de seguro para renovar suas coberturas.

Contudo, observamos uma grande transformação no setor de seguros que está apenas começando. O ritmo de adoção de novas tecnologias aumenta exponencialmente. Este enorme mercado que movimenta no Brasil cerca de R$ 500 bilhões por ano está rapidamente abraçando novas tecnologias e novos modelos de negócios, trazendo clientes e milhões de pessoas que ainda hoje apresentam nível de proteção inadequado para os riscos a que estão expostos.

Esses novos entrantes, impulsionados pelas chamadas Insurtechs, estão alavancando suas experiências digitais, como chatbots para ajudar a atender às necessidades dos corretores de seguros e clientes, avanços no processamento de linguagem natural (PNL), tecnologias de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e aprendizado de máquina (ML). Significa que esses chatbots agora são capazes de oferecer experiências e jornadas muito mais suaves, algumas delas 100% digitais, inteligentes e instantâneas para o público em geral.

A comodidade das soluções tecnológicas leva as pessoas a aprovarem suas experiências em plataformas digitais, nas quais com poucos cliques obtêm uma solução imediata. Esperar numa fila de uma central de atendimento não é uma solução imediata. Por essa razão, a indústria de seguros está trazendo mais soluções digitais e automação para acelerar o serviço oferecido ao cliente e reduzir custos operacionais.

Seguindo a tendência atual, brevemente a maioria dos corretores de seguros vai oferecer aos seus clientes soluções digitais de tratamento de sinistros, envolvendo uma experiência mais eficiente que aquela que conhecemos hoje. Espera-se que essa maior satisfação dos clientes fortaleça ainda mais o mercado de seguros e aumente o nível de proteção da sociedade contra riscos de vida e patrimônio.

Dadas as constantes melhorias de Inteligência Artificial (IA), câmeras e supercapacidade de armazenamento, os fabricantes de automóveis conseguirão armazenar mais dados no veículo. Graças ao 5G e às novas versões de Wi-Fi, os dados poderão ser baixados do carro muito rapidamente. O volume de dados também vem crescendo substancialmente. Assim, colaborando com os fabricantes de automóveis e com o consentimento do motorista, as seguradoras serão capazes de obter acesso a gigabytes de dados para cada motorista.

Mas as inovações não param por aí. A grande revolução tem sido o uso intenso das APIs pelas seguradoras e Insurtechs. A busca por conectar outros ecossistemas vem aumentando a capacidade digital das seguradoras, gerando uma experiência superior para o usuário do seguro.

Além disso, a tecnologia contribui para tornar as coberturas securitárias quase invisíveis aos olhos do usuário. Um carro conectado já pode registrar um sinistro de forma totalmente automática após um acidente, informando a exata velocidade e a forma como o motorista estava conduzindo o seu veículo. Isto sem contar que, com essa hiperconexão, a seguradora já pode calcular o preço do seu seguro de acordo com o seu estilo de direção, tempo e forma de utilização do veículo, levando a uma personalização do preço do seu seguro sem precedentes.

Na linha dos seguros residenciais, outro exemplo clássico, uma casa conectada em rede pode determinar o nível de risco de roubo em tempo real, assim como emitir alertas sobre vazamentos de água, gás e outros tipos de riscos. E, da mesma forma, leva a um preço de renovação do seguro muito mais personalizado e de acordo com o perfil de risco de cada um.

Para o segurado, a hora da verdade é no pagamento do sinistro. Assim, o upload de fotos, vídeos e documentos pessoais pelo celular ou tablets é uma ferramenta cada vez mais utilizada para melhorar uma jornada de sinistros, que hoje já pode ser totalmente digital.

A jornada do sinistro também passa por um processo de maturação digital e crescente automação. Inspeções virtuais guiadas, análise de imagem e metadados, bem como Inteligência Artificial combinados com vastos e robustos bancos de dados do histórico de sinistros, estão levando ao desenvolvimento de algoritmos sofisticados para pagamentos das indenizações, de forma instantânea e em tempo real. O cliente envia fotos ou vídeos das perdas, seus documentos pessoais – tudo pelo celular – e recebe instantaneamente o valor da indenização conforme contratado na apólice.

No campo do Seguro de Vida e Saúde, a grande novidade são os programas de bem-estar e saúde oferecidos pelas seguradoras como estratégia para criar maior engajamento com o usuário e gestão do risco da saúde. O cliente compartilha suas informações de saúde e dados de atividade em tempo real, através de dispositivos vestíveis como relógios e outros acessórios. Em troca, recebe premiações e até descontos para seus seguros.

Os seguros paramétricos são outra inovação do setor. Imagine que você está embarcando para o exterior e recebe a notícia do atraso do seu voo. Na hora em que a companhia aérea anunciar o atraso, o valor da indenização da sua apólice de seguro-viagem será pago instantaneamente em função do parâmetro estipulado para o tempo de atraso do seu voo.

Com o boom de Insurtechs e novas tecnologias na área de seguros, cresce também a demanda por profissionais qualificados em inovação. Há uma ampla oferta de cursos e programas educacionais – alguns em parceria com universidades no exterior – para aprimorar os conhecimentos em tecnologias disruptivas voltadas para o mercado de seguros. Esses conhecimentos são preciosos na valorização da carreira profissional.

Bem-vindo ao admirável mundo novo da Tecnologia no Seguro ou das Insurtechs! Uma experiência cada vez mais virtual e digital, interações em tempo real, ofertas personalizadas, engajamento 24 horas por dia, proteção e prevenção de riscos, e, ao mesmo tempo, tudo com um toque humano real, na hora que o cliente desejar.

*Tarcísio Godoy é diretor-geral da Escola de Negócios e Seguros (ENS)
*Samy Hazan é CEO e fundador da Insurtech Brazil e professor da ENS


Em live, diretora da ENS anuncia certificação avançada para Insurtechs

ens 17092021 1

Dando continuidade à programação do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, a ENS promoveu, nos dias 9 e 16 de setembro, em seu canal no YouTube, mais duas lives do evento que debate o cenário de inovação e empreendedorismo no mercado de seguros brasileiro. A edição desta semana ficou marcada por um anúncio importante feito pela diretora de Ensino Técnico da Escola, Maria Helena Monteiro.
 
A executiva revelou a novidade na abertura do encontro, em primeira mão. “Em março do próximo ano, lançaremos um curso inédito no Brasil, de Certificação Avançada em Insurtechs, baseado no programa de várias universidades internacionais, mas com gostinho bem brasileiro, porque já temos muita coisa para contar e mostrar aqui do Brasil”.
 
O novo programa vem reforçar o grande investimento que a ENS vem fazendo na área de Inovação, ao lançar diversas iniciativas de relevância, como o treinamento internacional em parceria com a Universidade de Tel Aviv, de Israel, realizado em maio passado, e o ciclo de 10 lives que mostrou a experiência de grandes seguradoras e corretoras, criado neste ano como uma das ações comemorativas pelos 50 anos da Entidade.

Facilidades para os corretores
 
live desta semana teve como convidado o CEO da Segfy, Marcos Roque Villa, e mediação a cargo do gerente Regional São Paulo, Centro-Oeste e Norte da ENS, Ronny Martins. Ao longo da conversa, Villa lembrou o processo de criação da Segfy, hoje uma das insurtechs mais renomadas do mundo, e explicou que a principal missão da empresa é ajudar os corretores na busca por soluções.
 
“Nosso objetivo é disseminar a plataforma que temos aos corretores de seguros, para agilizar e automatizar todos os processos burocráticos dentro da corretora”, declarou. De acordo com o CEO, o serviço prestado abrange várias atividades, como gestão da corretora, processo de cotação, CRM, LGPD e captação de leads, além de uma tecnologia de inteligência artificial única no mercado, lançada recentemente, que automatiza a leitura de documentos do dia a dia da corretora, como propostas, apólices e extratos de comissões.

“O nosso trabalho é diminuir o trabalho dos corretores. A gente entende muito bem o que o corretor passa lá na ponta para conseguir manter a sua operação, trabalhando com seis, 10 companhias, cada uma com o seu layout, com a sua estrutura. É algo muito desafiador e trabalhoso”, concluiu.
 
Aporte milionário e concierge do seguro
 
encontro da semana passada contou com as participações do convidado Mauro Levi D’Ancona, co-founder & CEO na 180° Insurance, e de Samy Hazan, CEO e fundador da Insurtech Brazil e docente da ENS, que foi o mediador.
 
Com menos de um ano de existência, a 180º Insurance recebeu recentemente aporte de R$ 44 milhões, liderado pelos fundos Canary, Dragoneer e Rainfall, para construir uma plataforma que permite a qualquer empresa vender seguros. “A gente quer transformar o jeito de distribuir e consumir seguros. Vender o produto que o cliente precisa, no momento que ele precisa e pelo canal que ele confia”, declarou D’Ancona.

Segundo ele, a filosofia da empresa é estar presente em toda a cadeia de valor da contratação do seguro. “Os canais tradicionais vão continuar a existir, mas terão que se reinventar. Estamos abrindo novas frentes de distribuição no mundo digital e um exemplo disso é a Loft, empresa do ramo imobiliário, que compra, reforma e vende apartamentos, para oferta de Seguro Residencial para quem adquire um imóvel com a Loft. Estabelecemos um único canal de contato com eles, que chamamos de concierge”, explicou o CEO.
 
Próximo encontro
 
Na próxima quinta-feira, 23 de setembro, a ENS promoverá a quinta live do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, a partir das 17h, em seu canal no YouTube, onde todas as edições estão disponíveis.
 
Charles Poltronieri, fundador e CEO na Infocap, conversará sobre tendências e novas tecnologias com o gerente da Escola, Ronny Martins. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço https://ens.vc/insurtechlive5.


MBAs são oportunidade de ingresso em especialização ainda neste ano

Gestão Estratégica de Seguros, Contratos de Seguro e Inovação, e Riscos e Seguros são as opções

Para quem pretende investir em qualificação e atualização de conhecimentos nessa reta final de 2021, três MBAs da ENS permanecem com inscrições abertas. Com turma iniciada recentemente e vagas remanescentes para ingresso imediato, Gestão Estratégica de Seguros é indicado para quem ocupa ou deseja ingressar em cargos de gestão na área de seguros.
 
O curso aprofunda os conhecimentos dos alunos em relação aos principais aspectos dos mercados de Resseguro, Previdência Privada Aberta e Saúde Suplementar. Com carga de 360 horas divididas em quatro módulos – Instrumentais, Gestão, Específicas e Instrumentais Opcionais – o programa conta com disciplinas como Matemática Financeira, Estatística Aplicada a Negócios, Cenários Econômicos e Fundamentos e Estrutura do Mercado de Resseguro.

Outra opção é o MBA Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação, que tem início marcado para 14 de outubro e aceita matrículas até o dia 13. O programa é voltado para quem milita nas áreas de Direito, Administração, Economia, Engenharia, Ciências Atuariais, Contabilidade e Tecnologia da Informação, além de profissionais cuja atividade está relacionada a contratos de seguro.
 
Organizado em três módulos que somam 366 horas, o curso é online ao vivo e terá as aulas gravadas, para que que os alunos possam assistí-las em outros momentos, conferindo assim mais flexibilidade aos estudos.
 
Cursos não pedem monografia
 
Já o MBA Gestão de Riscos e Seguros é recomendado para profissionais que atuam com administração de riscos e seguros nas diversas atividades industriais, comerciais e de serviços, e também para empresários, gerentes e técnicos de seguradoras, corretoras de seguros, reguladoras e de outras empresas que fazem parte da cadeira produtiva do seguro.
 
Estabelecimento do Contexto, Processo de Avaliação de Riscos e Tratamento dos Riscos são os três módulos do curso, que chega a 360 horas/aula. A aula inaugural está confirmada para o dia 27 de setembro, que também é a data limite para matrículas.

Os três MBAs são ministrados na modalidade online com aulas ao vivo e têm duração de um ano e meio. Ensino superior completo é o único pré-requisito e não há necessidade de realizar monografia final.
 
Investimentos, formas de pagamento e demais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2739-1049 / 1050, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e no endereço mba.ens.edu.br, este último válido também para inscrições.


Cursos livres capacitam corretores para atuação em ramos promissores

Investimentos variam entre R$ 200,00 e R$ 375,00

Nos últimos anos, o mercado de seguros brasileiro vem passando por profundas transformações, que têm como intuito modernizar processos, criar novos mecanismos de distribuição e, consequentemente, facilitar o acesso ao produto Seguro a uma nova classe consumidora.
 
Abraçado por empresas, entidades e pelo órgão regulador, esse movimento promete dar um novo impulso a diferentes ramos de seguros.
 
De olho nesse cenário, a ENS vem incorporando variados temas à sua grade de cursos livres, que são programas de nível médio que fundamentam, aprimoram e ampliam a formação com conhecimentos teóricos e práticos. Programados para a segunda quinzena deste mês, quatro cursos online com aulas ao vivo voltados a corretores estão em destaque.
 
“Seguros de Garantia: como potencializar suas vendas” fornece ferramentas e habilidades para o profissional se tornar um especialista nesta modalidade, que tem diversas possibilidades de atuação. Com carga de 6 horas e investimento de R$ 200,00, o programa terá início no dia 20 de setembro.

Já “Entendendo os contratos de Seguro Rural” (R$ 265,00) aborda um dos segmentos com maior potencial de crescimento. Alguns dos temas que estão na grade de 4 horas são: As modalidades de Seguro Rural; Prêmio e Subvenção; Garantias e Exclusões; e Aviso de Sinistro e Regulação. As aulas estão marcadas para começar no próximo dia 21.
 
Outros dois cursos livres fecham a programação de setembro, ambos com início no dia 27: “Entendendo os Contratos de Seguros Cibernéticos” (R$ 265,00), que forma especialistas para uma atuação de excelência em um dos ramos mais em evidência na atualidade; e “Regulação e Liquidação de Sinistros de Automóveis” (375,00), que capacita e expande conhecimentos de profissionais atuantes, ingressantes e de serviços terceirizados do setor.
 
O investimento de todos os cursos pode ser parcelado. Mais detalhes, como pré-requisitos e corpo docente, podem ser encontrados no site ens.edu.br, mesmo canal para inscrições.

Fonte: ENS, em 17.09.2021