ens


ENS cria Certificação Avançada em Insurtechs

Corpo docente conta com renomados especialistas

A Escola de Negócios e Seguros (ENS) divulgou oficialmente, nesta quarta-feira, 27, o seu mais recente programa educacional, a Certificação Avançada em Insurtechs. Em coletiva de imprensa voltada a jornalistas do mercado de seguros, executivos da Escola apresentaram detalhes do inédito curso, que está com inscrições de interesse disponíveis.

Abrindo as atividades, o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, ressaltou que 2021 ano foi um ano de muito trabalho e entrega no segmento de inovação, e que a Escola investiu e continuará investindo fortemente no tema. “O setor de Inovação é hoje o que mais se desenvolve em nosso mercado e, consequentemente, necessita de mão de obra altamente capacitada e especializada. Inovação é o combustível que move qualquer indústria e a mão de obra é necessária para transformar esse combustível em energia”.

A diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, complementou a afirmação de Godoy e destacou que a nova certificação é o coroamento de um ano importante. “Em 2021, nossa Escola promoveu mais de 22 lives sobre empreendedorismo, inovação e insurtechs. Este programa é uma grande aposta para 2022”.

O programa é inovador e sem concorrência no mercado, segundo o consultor em Inovação Aberta e professor da ENS, Samy Hazan, que também é coordenador do novo programa. “Desde 2017, o valor global investido em insurtechs vem crescendo 6,5x a cada trimestre. Este é um programa inédito na América Latina e em muitas partes do mundo, que irá mostrar uma visão completa desse cenário, fundamentos, perspectivas para o futuro, estudos de casos e modelos disruptivos”.

Samy enalteceu outro diferencial do curso, o corpo docente, que conta com renomados especialistas nos diversos temas que serão abordados. Alguns nomes que compõem o time de professores são as advogadas Angelica Carlini e Camila Calais, e o CEO da Alper Seguros e co-founder da Duxx Investimentos, Marcos Couto.

Certificação completa ou parcial

Com início das aulas marcado para 8 de março, o programa completo é composto por seus módulos: Fundamentos das Insurtechs; Financiando Insurtechs; Revolucionando os Modelos de Distribuição de Seguros; O Futuro Colaborativo das Insurtechs; Estudos de Casos e Modelos Disruptivos; e Arcabouço Regulatório das Insurtechs.

Cada módulo terá 5 horas de duração, que serão divididas em dois encontros. O curso oferece ainda a possibilidade de os alunos optarem por fazer a certificação completa ou parcial, esta última com três módulos à escolha.

A versão completa tem investimento de R$ 6.734,00, enquanto a reduzida sai por R$ 4.714,00. Os valores podem ser parcelados em 10 vezes no cartão de crédito. Matrículas efetuadas até o fim de 2021 receberão desconto de 12%.

Os interessados podem obter mais informações no hotsite do programa, insurtech.ens.edu.br, onde é possível preencher a inscrição de interesse.


ENS recebeu homenagem especial pelos 50 anos de atuação

Prêmio é considerado um dos maiores do setor

A ENS foi homenageada na cerimônia de entrega do “2021 Insurance Corp Awards – Melhores do Seguro e Resseguro”, premiação promovida anualmente pela revista especializada em seguros, Insurance Corp. A Escola recebeu o troféu pelos 50 anos de serviços prestados em prol da qualificação dos profissionais do setor.

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da revista, na última terça-feira, 26 de outubro. A iniciativa é considerada uma das maiores premiações do setor. “Um reconhecimento como este significa muito para todos da nossa Escola, pois é um balizador, um farol, que nos sinaliza a importância do trabalho que desenvolvemos e nos dá ainda mais força para continuarmos cumprindo a nossa missão de formar e capacitar mão de obra de excelência para a indústria de seguros”, declarou o diretor geral da ENS, Tarcisio Godoy, em vídeo gravado para a ocasião.

O executivo destacou que 2021 foi um ano diferente e muito especial para a ENS, pela comemoração das cinco décadas de atuação. “No mundo atual, em que a competitividade só aumenta e os mercados estão cada vez mais acirrados, um aniversário de 50 anos é sim, para ser celebrado. Não são muitas as empresas e entidades que conseguem atingir essa longevidade”.

Godoy ressaltou ainda que o a Escola chegou a este momento unindo duas características que marcaram a sua trajetória, que são a tradição e a inovação. “Tradição de quem sempre teve e sempre terá o DNA do Seguro em tudo que fizer; inovação porque somos uma instituição de ensino de vanguarda, que sempre se antecipou aos fatos e esteve pronta para oferecer ao mercado soluções rápidas e inovadoras”.

A premiação, que contou com audiência significativa dos internautas, distinguiu empresas, entidades e autoridades que se destacaram em suas respectivas áreas. Seguradoras, resseguradoras, prestadores de serviços relacionados a estes segmentos, destaques pessoais e personalidades receberam o troféu, totalizando 19 premiações.

Confira a relação dos contemplados em cada categoria:

Homenagens
Escola de Negócios e Seguros (ENS), Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) e “Programa Seguro” (TV Gazeta).

Prestadores de Serviço
Engeval Engenharia de Avaliações, Pellon & Associados Advocacia Empresarial e Sodré Santoro Leiloeiro Oficial.

Resseguradoras
Austral Re e Grupo Swiss Re.

Seguradoras
Grupo Bradesco Seguros, Porto Seguro, SulAmérica Seguros e Tokio Marine Seguradora.

Destaques Pessoais e Personalidades
Ariel Couto (MDS Brasil); Elisabete Prado (Delphos Serviços Técnicos); Frederico Knapp (Swiss Re Brasil); Helder Molina (MAG Seguros); Leonardo de Castro Beto (Grupo Energisa); Marcio Coriolano (CNseg) e Simone Vizani (Sou Segura). 


Feira de Negócios apresentou novidades tecnológicas para corretores recém-formados

Encontro somou mais de 1.700 visualizações e teve inúmeras interações por chat

ens 29102021 1

No último sábado, 23, foi realizada mais uma edição da Feira de Negócios do Corretor de Seguros, iniciativa que coloca os formandos do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS), ministrado pela ENS, em contato com aspectos práticos da profissão.

Promovido a partir da Sala do Futuro e com transmissão ao vivo pelo canal da Escola no YouTube, o evento somou mais de 1.700 visualizações e teve inúmeras interações por mensagens no chat.

A edição deste ano contou com a participação das empresas Aconseg-SP, Contabilizei, Coinsure, Infocap, Lojacorr, Ololu, Regula, SegFy, TEx, Trindade Tecnologia e Quiver. Elas apresentaram o que há de mais interessante em termos de tecnologia no mercado de seguros, visando auxiliar o trabalho dos futuros corretores de seguros. Também houve sorteio de brindes entre os alunos.

Na abertura, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, falou sobre o objetivo da Feira. “A Escola tem investido muito nas áreas de Inovação e Tecnologia. Por isso, algumas das insurtechs do setor estão aqui hoje se apresentando para os nossos alunos, falando das soluções para os corretores de seguros. Temos uma preocupação muito grande em oferecer uma experiência prática, que seja utilizável para os nossos alunos no início das suas carreiras”.

Em seguida, foi ministrada a palestra “Tecnologia Aliada do Corretor de Seguros”, conduzida pelo CDO da Lojacorr, Daniel Castello. “A tecnologia é a melhor coisa que pode acontecer na vida de vocês no começo das carreiras de corretores de seguros. A tecnologia é uma ferramenta de trabalho e precisamos aprender a usá-la”, afirmou o executivo.

Além do professor Renato Gonçalves, que foi mestre de cerimônia da Feira, participaram remotamente outros docentes do CHCS, como Alain Mendonça, Alex Ramos, Claudio Bezerra, Dario Cerqueira, Evanildo Alves Teixeira, Igor Braga, Marcelo Hublet e Vanessa Viviane.

O evento contou ainda com a participação dos gerentes Regionais da ENS, Simone Maiello e Ronny Martins, e todas as coordenadoras regionais da Escola: Andreia Justo, Valeria Graciano, Nívea Barros, Renata Burguer, Eloise Cury, Cristiana Noblat, Fabiane Silva e Rosiane Rocha.


Inovação nos seguros: caminho é diversificar produtos e modernizar processos 

Série de lives “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado” é realizada em parceria com a ANSP

ens 29102021 2

Na última quarta-feira, 27, a ENS promoveu a 11ª live da série “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”, realizada em parceria com a ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência). Transmitidos pelo canal da Escola no Youtube, os eventos reúnem executivos e especialistas do setor, que relatam experiências pessoais e das empresas em que atuam, nas áreas de inovação e tecnologia.

A edição desta semana contou com a participação do diretor presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara. Segundo ele, a experiência de inovação na seguradora foi inicialmente focada no aspecto operacional, com o objetivo de evitar o erro e fazer com que as operações fossem as mais rápidas e precisas possível, evitando o retrabalho.

O diálogo constante com os corretores também foi apontado por Ferrara como fator que ajuda a identificar necessidades e gerar aprimoramento. “No contexto de melhoria operacional e de crescimento de prêmio, os mais de 33 mil corretores que hoje trabalham com a Tokio tiveram um papel fundamental. Conversamos constantemente e ouvimos deles, que estão na ponta lidando com os clientes, quais são as recomendações com relação a criação de novos produtos, mudanças de processos ou revisão dos critérios de aceitações. Com isso, temos uma série de sugestões de quem está com o cliente na mão, que sabe as dificuldades ou as grandes oportunidades de melhoria operacional e de produtos”, explicou Ferrara.

Para o outro convidado da live, o CEO da Wiz Soluções, Heverton Peixoto, a visão de inovação da empresa é mudar e evoluir para prestar o melhor atendimento ao cliente. “Isso pode ser uma nova maneira de conversar com o cliente, uma forma nova de entregar apólice, e nas respostas das mensagens. Na verdade, esses milhares de corretores espalhados pelo Brasil estão inovando todos os dias. Eles podem não ter todos os aparatos de tecnologia, mas estão inovando a cada dia, porque o cliente está mudando, o Brasil está mudando e a forma de comprar está mudando”.

Peixoto ressaltou ainda que a Wiz promove inovação com base em quatro pilares. “Transparência, agilidade, comodidade e valor. Se tivermos essas vertentes, estamos inovando”.

Dicas aos corretores

O professor da ENS e mediador do evento, Maurício Leite, pediu aos executivos que dessem conselhos para os corretores, diante das muitas inovações pelas quais o setor de seguros vem passando.

Peixoto foi categórico ao afirmar que o momento não é de ficar parado. “É hora de se modernizar, não importa se a empresa é pequena, média ou grande. Não importa se é especializado. Inove, busque soluções, ferramentas, e busque se aperfeiçoar. Não seja arrogante de achar que o mercado está garantido”.

O executivo ressaltou que a atividade de corretagem não irá acabar, mas é preciso estar atualizado. “Quem acredita que a profissão de corretor irá morrer está falando sem conhecimento de causa. O que vejo é mais facilidade, mais inovação, mais tecnologia, mas para o corretor protegido. Outra dica é: diversifique. Principalmente os corretores que ainda estão em um ramo só. Vamos aprender sobre outros ramos”.

Nichos promissores

Olhar para o mercado como uma oportunidade enorme pela frente. Essa foi a sugestão de José Adalberto Ferrara. “Vocês não precisam ter receio de nada. As mesmas incertezas que vocês têm, nós também temos”.

O executivo também sugeriu aos corretores ampliar a atuação a novos segmentos de seguros e destacou os mais promissores. “Incorporem outros produtos na sua carteira. O Seguro de Vida individual está bombando no Brasil. Assim como o Seguro Residencial, em razão da pandemia, porque as pessoas estão ficando mais em casa. Pela primeira vez, vejo esses seguros sendo comprados, e não vendidos. O Seguro de Transportes está crescendo 35,5% no acumulado do ano, e esse seguro é a temperatura da economia brasileira. O Seguro de Responsabilidade Civil está com crescimento de 37% e os Seguros de Agronegócio estão crescendo 43%”, finalizou.

Fonte: ENS, em 29.10.2021