ens


ENS lança Portal Acontece, ambiente com conteúdo e notícias sobre Seguros e Carreiras

Plataforma foi idealizada para se tornar um hub de informações sobre seguros e áreas relacionadas

O ano de 2021 foi de muita celebração pelos 50 anos de fundação da ENS. Fechando o ciclo de comemorações, a Escola dá mais uma demonstração de que está sempre oferecendo conhecimento aliado a muita inovação.

Com 15 anos de circulação ininterrupta, o boletim informativo oficial da Instituição, o Acontece, cresceu e se transformou no Portal Acontece! O ambiente entrará no ar na próxima quarta-feira, 8 de dezembro, e terá uma nova linha editorial, visual totalmente reformulado, novos recursos e funcionalidades, e muito mais conteúdo.

O Portal foi idealizado para se tornar um hub de informações sobre carreiras em seguros e áreas de negócios relacionadas, auxiliando os leitores no processo de desenvolvimento profissional. Para isso, foi criada a editoria Carreiras em Foco, que dará dicas de capacitação, treinamentos, tendências de mercado e orientações sobre as práticas de trabalho mais atuais.

As notícias sobre a ENS continuarão em destaque, agora ainda com mais agilidade, levando ao leitor muito mais conteúdo sobre os programas educacionais e demais ações da Instituição.

“Espaço democrático”

O novo Acontece também terá notícias sobre o mercado de seguros e áreas correlatas, com o objetivo de divulgar novidades, iniciativas, eventos e o que de mais relevante estiver sendo feito pelas empresas e entidades desses setores.

De acordo com o presidente da ENS, Lucas Vergilio, o Portal é mais um valioso serviço que a Escola presta ao mercado. “Criamos um espaço democrático, que ficará sob responsabilidade da nossa Instituição, mas que será construído por todos que se interessam pelo universo do Seguro”.

Outra novidade será a seção Opinião, na qual serão publicados artigos assinados por executivos, acadêmicos, pesquisadores e estudiosos da indústria de seguros.

Recursos multimídia

Acompanhando as principais tendências do mundo da comunicação, o site abrigará recursos multimídia, como vídeos e podcasts. A identidade visual também merece menção especial, pois foi especialmente desenvolvida para o Portal, com logomarca moderna e alinhada às atuais diretrizes da ENS.

“Somos uma instituição de ensino que preza pela excelência na transmissão do conhecimento, da informação. Dentro dessa filosofia, nasce o Portal Acontece! Nosso desejo é que ele se torne uma ferramenta imprescindível a todas as pessoas que trabalham ou desejam atuar no setor de seguros e áreas afins”, declara o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy.

Para facilitar o acesso ao Portal, o endereço eletrônico atual foi mantido: acontece.ens.edu.br. “O novo Acontece é fruto de um trabalho minuciosamente planejado e executado por diversas áreas da Escola. O resultado é um ambiente de fácil navegação, que alia informações, notícias e conteúdos altamente relevantes, que ajudarão milhares de pessoas que, direta ou indiretamente, se relacionam com a indústria de seguros”, destaca o coordenador de Comunicação Social da ENS, Fernando Gonçalves.

A vocês, nossos leitores, agradecemos por nos acompanhar nessas 777 edições! Agora, os convidamos para continuar conosco nessa nova era. As portas continuam abertas a todos que precisam de informações estratégicas para construção de uma carreira bem-sucedida.

Conheçam esse novo espaço e acompanhem tudo o que Acontece na ENS, nos Negócios e no Seguro!


Artigo: Fatos Relevantes sobre a Habilitação dos Corretores de Seguros

Em cinco décadas, ENS formou mais de 100 mil corretores de seguros

Há 50 anos, os mercados segurador e da corretagem de seguros tiveram a coragem de fundar a Escola de Negócios e Seguros (ENS). Ao longo desse tempo, a ENS capacitou milhares de profissionais para a indústria brasileira de seguros, por meio de programas educacionais de excelência e inovadores. Assim, adquiriu credibilidade e se consolidou como a mais respeitada instituição de ensino voltada para a qualificação profissional em seguros e áreas afins.

Desde o início, a Escola teve como uma de suas principais atribuições a habilitação técnico-acadêmica dos corretores de seguros, missão cumprida com rara e exemplar competência. Em cinco décadas, foram mais de 100 mil corretores de seguros formados.

No começo de 2021, uma nova entidade foi autorizada a habilitar corretores de seguros no Brasil. A concorrência é salutar e faz parte do jogo de mercado. Novos entrantes sempre serão bem-vindos, desde que respeitem a história das empresas e entidades que ajudaram a construir a solidez e a reputação do mercado nacional de seguros, um setor forte e moderno, à altura dos players internacionais.

Essa nova instituição que atua na habilitação dos corretores baseia sua comunicação no fato de que veio para trazer inovação ao mercado, mas, na verdade, sabemos que é a ENS que vem inovando há 50 anos! A pandemia demonstrou isso de forma clara, quando fomos capazes de construir a primeira e única Sala do Futuro da América Latina, na nossa representação em São Paulo (SP). Além disso, firmamos parcerias inéditas com instituições de renome de Portugal, Inglaterra e Israel, para realização de treinamentos internacionais sobre Inovação, ratificando nossa posição de vanguarda.

Também em meio à pandemia, migramos todos os nossos cursos para o modo remoto, sem sequer uma hora de aula perdida, e com avaliações monitoradas por Inteligência Artificial, mantendo a máxima integridade do sistema de provas. Isso além do material didático totalmente desenvolvido para o ensino a distância, com inúmeros recursos de aprendizagem e fixação de conceitos.

Não existe material didático pronto no Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS). Todos os anos, a ENS investe muito na criação de novos materiais e na atualização dos existentes, para que os alunos sempre tenham acesso a informação relevante e de qualidade para o exercício da profissão – nosso material didático é completo e de fácil entendimento. Não raro, nossas apostilas são impressas e viram bíblias acompanhando nossos alunos carreira afora.

Somente em 2021, o CHCS somou mais de 11 mil horas-aula on-line ao vivo, ministradas por um corpo docente composto por mais de 1.000 professores, de todo o ecossistema do mercado: seguradoras, resseguradoras, corretoras, escritórios de advocacia especializados, prestadoras de serviços, insurtechs, entre outras.

Sempre tivemos a preocupação de formar perfis empreendedores. Para isso, além das disciplinas de empreendedorismo durante o curso, promovemos as Oficinas dos Corretores de Seguros e as Feiras de Empreendedorismo, que buscam facilitar o início de carreiras autônomas e exitosas. Nesses eventos contamos com o apoio das grandes seguradoras, das grandes corretoras de seguros, das prestadoras de serviços e, mais recentemente, das insurtechs e demais empresas que militam no vasto universo da inovação, hoje fundamental para os corretores que iniciam carreira.

Para atender a um consumidor cada vez mais exigente e bem informado, o corretor de seguros vem, ao longo dos anos, aprimorando a sua abordagem ao cliente e passando a adotar uma postura voltada para a venda consultiva. Então, além do conhecimento técnico de excelência que a ENS transmite, passamos a moldar o perfil dos nossos alunos para atender a essa nova realidade, transformando-os em verdadeiros consultores de gestão de riscos com conhecimento em vários segmentos. Uma prova disso é que, em 2019, lançamos o curso para formação de AAIs (Agentes Autônomos de Investimentos), que abriu ainda mais o leque de atuação do corretor.

Vale ressaltar que a profissão de corretor de seguros é uma das mais inclusivas que existem. Antes da pandemia, com a predominância dos cursos presenciais, a ENS conseguia atender no máximo 60 municípios em todo o Brasil. Depois que o programa passou a ser ministrado de forma totalmente online, passamos a atender mais de 1.000 municípios, com alunos espalhados por todo o País.

A participação das mulheres no curso também merece ser destacada, já que é cada vez maior o número de alunas nessa profissão que possibilita bastante flexibilidade de horário. Desde 2001, as mulheres são maioria no setor de seguros. Dentro da sua filosofia de entender cada vez melhor o segmento em que opera, a ENS conduzirá, em 2022, o 4º Estudo das Mulheres no Mercado de Seguros. Esses trabalhos têm demonstrado como a presença feminina tem evoluído não só numericamente, mas, também, entre os cargos de gestão.

Os mais de 100 mil corretores de seguros formados pela ENS nos últimos 50 anos são a prova viva de que a tradição e a inovação convivem com estilo para produzir profissionais completos. E assim seguiremos, sempre buscando inovar em todos os programas educacionais que disponibilizarmos ao mercado, em especial, nos programas de formação de corretores de seguros.

(*) Maria Helena Monteiro é diretora de Ensino Técnico da Escola de Negócios e Seguros (ENS)


Campanha "Vem de Zap!" apresenta universo do Seguro aos jovens

Ação conta com 13 produções gratuitas

Visando tornar o mercado de seguros conhecido por novos públicos, a FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), lançou a campanha “Vem de Zap! Seguros de Pessoas e Previdência Privada”.

O objetivo da iniciativa é estimular adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos, a ampliarem os conhecimentos em relação ao mercado segurador. Esclarecendo as características e o funcionamento dos seguros e da previdência privada, a “Vem de Zap!” apresenta aos jovens a importância da contratação desses benefícios e como os produtos podem ter impacto positivo no futuro, garantindo maior tranquilidade e segurança para si mesmos e também aos familiares.

Voltado exclusivamente para esse público, o conteúdo da campanha foi desenvolvido com linguagem de fácil compreensão e visual leve, buscando uma comunicação atrativa e didática.

São 13 vídeos temáticos, com cerca de três minutos cada, que trazem explicações objetivas acerca das coberturas, prazos, vigência e formas de contratação de seguros, além dos tipos de planos de previdência privada, fases, benefícios, taxas e mais.

A campanha conta ainda com conteúdo disponibilizado em formato e-book, com todos os detalhes sobre os produtos de proteção. O material da "Vem de Zap!" pode ser conferido no site fenaprevi.org.br/vem-de-zap.


Conteúdo e informação relevantes atraem o consumidor

Último encontro do Circuito acontecerá no dia 9 de dezembro

Nas últimas semanas, a ENS promoveu mais duas lives do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, que foram transmitidas ao vivo pelo canal da Instituição no YouTube, nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro.

No primeiro encontro, o gerente Regional São Paulo da Escola, Ronny Martins, recebeu como convidado especial o CEO e founder da Amar Assist, Bruno Gallo.

Gallo contou como surgiu a gene de sua empresa, hoje líder do segmento funerário no mercado nacional. “Uma oportunidade que apareceu. Fui ser desenvolvedor de novos negócios em uma empresa do ramo cemiterial, conheci pessoas muito boas que partilhavam dos mesmos princípios e conceitos que eu. Conversando inicialmente, fizemos um desenho do que viria a ser a Amar Assist”.

Com a ideia bem estabelecida, a Amar Assit passou a atuar com um diferencial que fez com que a empresa ultrapassasse a marca de 105 mil vidas acolhidas: a atenção com os usuários. “Nossa audiência percebe valor em uma interação mais humanizada. Nós temos a preocupação de transmitir dignidade e amor às famílias”, afirmou.

Tecnologia aliada à informação

A penúltima live do Circuito, realizada na quinta-feira, 2 de dezembro, contou com a presença do CEO da Flix, Luís Felipe Barranco, que conversou com o docente da Escola, Samy Hazan.

Barranco contou que o nome da empresa se originou da palavra flexible (flexibilidade, em inglês), e hoje a companhia atua com foco em seguro residencial dentro do modelo digital.

Segundo o CEO, o serviço tem apenas 14% de penetração em todo o País. “Temos certeza de que a barreira em relação à cultura do consumo vai mudar muito. Para isso, é obrigação dos stakeholders gerar conhecimento. Adicionado a uma experiência positiva, criamos uma conscientização financeira. Contratar seguro é um investimento e não uma despesa”.

O convidado afirmou que o gatilho que pode influenciar essa mudança é a tecnologia. “Investimos muito tempo, dedicação e recursos para transformar essa jornada em algo mais fluido, mais rápido e eficiente. Dessa maneira, a pessoa consegue contratar aquele serviço de maneira tranquila, ágil e com fácil entendimento”.

Ele destacou ainda que a informação precisa ser relevante e chegar até o consumidor. “O nosso cliente ativo não é o que paga, e sim, o que usa”, finalizou.

Última live

A 16ª edição do Circuito de Empreendedorismo Insurtech será a última desse ano. O docente da ENS, Samy Hazan, conversará com o especialista e CEO da Darwin, Firmino Freitas. Com transmissão ao vivo pelo canal da Escola no YouTube, o último encontro está marcado para 9 de dezembro, a partir das 17h. As inscrições são gratuitas.

Fonte: ENS, em 03.12.2021