camarasin

imagem sincorsp 17102019

Reunindo corretores de seguros, advogados e profissionais dos mercados de seguros, a CâmaraSIN realizou o 1º Encontro de Mediação, no dia 16 de outubro, no auditório do Sindseg SP, em São Paulo. O evento foi realizado em parceria com a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e Associação Internacional do Direito do Seguro (AIDA).

O presidente da CâmaraSIN e do Sincor-SP, Alexandre Camillo, fez a abertura ressaltando o crescimento da mediação e conciliação dentro do mercado de seguros. “É natural que o corretor de seguros atue na mediação, já que ele promove uma boa relação com as seguradoras e, principalmente com os clientes, fazendo a mediação e evitando possíveis conflitos”.

Camillo ainda lembrou que o departamento Disque Sincor foi criado para solucionar eventuais conflitos entre corretores e seguradoras. “O Disque foi como um embrião de uma câmara de mediação e conciliação, pois promovemos o diálogo entre as partes, com o objetivo de resolver divergências”, explica.

Para o presidente do Sindseg SP, Mauro Batista, o contrato de seguros é baseado na boa fé e busca evitar conflitos e solucionar problemas. “O Brasil é o país do embate, da judicialização, e o nosso setor tem que dar o exemplo, sempre fazer um grande esforço para encontrar um caminho de solução. E a mediação oferece isso”, completa.

Durante a palestra “A importância da mediação para o judiciário”, as servidoras do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Maria Auxiliadora Lima e Sueleni Pereira Valeria Chung, destacaram a Resolução Nº 125/ 2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite o uso da mediação em conflitos judiciais. “Com a Resolução, o cidadão teve a oportunidade de buscar outras portas de resolução, não somente via processo judicial”, explica Sueleni.

As servidoras ainda lembraram que as câmaras de mediação e conciliação particulares têm a tarefa de amenizar a sobrecarga do judiciário brasileiro. “Judiciário é meio de resolução, mas também pode oferecer outras opções de solução de conflito, que não sejam longas e demoradas”, defende Maria Auxiliadora.

O advogado e consultor do Sincor-SP, Antonio Penteado Mendonça, ministrou a palestra “Conflitos de seguros: relevância da mediação como opção para os advogados do mercado de seguros”, destacando as oportunidades do segmento para os profissionais de direito. “A mediação é uma solução duas vezes mais inteligente do que o processo judicial. Além de resolver os problemas do consumidor, ela também paga os honorários advocatícios rapidamente”, ressalta.

Penteado Mendonça também lembrou da importância da CâmaraSIN para o mercado de seguros. “Por ser pioneira, a CâmaraSIN tem um papel de educador, pois pode disciplinar o sistema de seguros a trabalhar de forma mais harmoniosa e com bom senso, através da mediação e conciliação”.

A coordenadora jurídica da CâmaraSIN, Vivien Lys, apresentou os diferenciais da câmara, enfatizando as parcerias e convênios. “Fizemos uma parceria com o Tribunal de Justiça para receber conflitos que já estão em trâmite na justiça. Além disso, a CâmaraSIN também está aberta para fazer convênios com empresas de todos os setores”, completa.

O Encontro ainda contou com uma mesa de debate entre os palestrantes, que foi mediada pelo diretor tesoureiro, Edson Lasse Fecher. Como mestre de cerimônia, o evento contou com o diretor secretário Adevaldo Calegari.

Fonte: Sincor-SP, em 17.10.2019