YouTube Cebrap

A Fundación Mapfre e o Cebrap irão realizar o evento de lançamento do estudo “Segurança viária e veículos elétricos para mobilidade pessoal no Brasil: contexto, percepções e perspectivas”, dia 14/9, às 10h, nas redes do Cebrap.

Veículos de Mobilidade Pessoal (VMPs) elétricos têm sido cada vez mais comuns na mobilidade urbana das cidades brasileiras. Representados principalmente pela bicicleta e pelo patinete elétricos, estes modos de transporte têm apresentado ampliação de uso nos últimos anos, seja pela compra individualizada, seja pelos serviços de compartilhamento oferecidos por empresas do setor de micromobilidade. O estudo buscou entender o contexto no qual esses veículos vêm sendo adotados na sociedade brasileira e suas implicações a respeito da segurança viária.

O evento de lançamento contará com a apresentação do trabalho e com a participação de quatro convidados que discutirão temas abordados no trabalho:

Apresentação da pesquisa - Victor Callil – Coordenador de pesquisas em mobilidade urbana no Núcleo de Desenvolvimento do CERBAP.

Segurança Viária: Luis Fernando Villaça Meyer – Co-fundador e Diretor de Operações do Instituto Cordial.

Bicicleta elétrica na mobilidade urbana: Victor Andrade – É coordenador do LABMOB e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ).

VMPs elétricos e sistemas de compartilhamento - Renata Rabello – Arquiteta e urbanista é Gerente de planejamento urbano da Tembici, coordena a equipe de urbanistas e engenheiros desde 2016, responsável pelo projeto dos sistemas de bicicleta compartilhada de cidades brasileiras e outras cidades da América Latina.

Patinetes elétricos na mobilidade urbana - Luiz Marcelo Teixeira Alves (USP/Compasso Mobilidade) – Engenheiro civil pela USP, com mestrado em Transportes pela UNICAMP. É doutorando em transportes na USP.

Fonte: STRADA, em 10.09.2021