imagem cargoviewer 22032019

Cleber de Castro, diretor do Grupo Vista

Para realizar o transporte de mercadorias, uma série de procedimentos devem ser seguidos desde a origem até seus destinos finais. Devido à forma como as empresas utilizam as tecnologias, os check-lists são feitos manualmente, com alta dependência de pessoas. Com essa dinâmica, é natural que os cuidados sejam realizados com mais ênfase nas primeiras viagens, e gradativamente flexibilizados ao longo do tempo, o que faz com que surjam cada vez mais “furos” às regras.

O software Cargo Viewer foi desenvolvido pelo Grupo Vista com a concepção de que, ao automatizar e controlar os processos, diminuindo a intervenção humana, melhora-se a gestão e a segurança da operação, de forma geral.

Quando uma empresa que não tinha processos bem regrados passa a ter esse grau de organização, certamente diminui as margens de erros. Percebemos no segmento de transportes, que grande parte das ocorrências de sinistros por roubos ou acidentes estão relacionadas à falta de processos”, comenta Cleber de Castro, diretor do Grupo Vista.

Com o aprimoramento dos processos através do Cargo Viewer, todo o percurso ganha qualidade e elimina-se uma série de perdas. Consegue-se melhorar rotas, controlar paradas inesperadas, dentre outros itens, o que traz impacto direto na redução de sinistros.

A adoção de processos e sistemas como o Cargo Viewer sem dúvidas simplifica a contratação de apólices de seguros, além de contribuir para garantir a entrega da mercadoria. “A seguradora analisa a forma de trabalho da transportadora e, ao identificar que existem softwares para gerenciar os processos, tem a certeza da minimização dos riscos de perdas, mais condição de buscar evidências, e até mesmo de auditar, em um caso de sinistro”, explica.

Um dos princípios do Cargo Viewer é a automação do check-list. Por ser um processo totalmente sistêmico, é realizado em 100% dos casos e não por amostragem, antes do início das viagens, como manda o figurino. O usuário é informado sobre as condições dos embarques, com o objetivo de que opere em conformidade com suas regras operacionais, ou, ao menos tenha ciência do risco que optou em correr. “Diariamente, inúmeras viagens são iniciadas com não-conformidades, sobre as quais os empresários nem sequer foram informados dos riscos que estão correndo, em função da falta de check-list. O problema é que, na maioria dos casos, isso só é identificado após a ocorrência de um sinistro, mas aí, infelizmente, já foi. Ter processos representa maior qualidade, e as seguradoras entendem isso, pois reflete diretamente na exposição dos riscos tomados”.

Sobre o Grupo Vista e o Sistema Cargo Viewer

Desde 2005, o Grupo Vista desenvolve soluções para o segmento de Transporte de Cargas e Logística. Integram o Grupo as empresas: Vista Solutions Corretora de Seguros (Avaliação de Riscos, Administração e Corretagem de Seguros, especialistas no ramo de Transportes); Vector Solutions Serviços (Softwares Cargo Viewer e AverbWeb) e VSS Control (sistemas de Rastreamento GPRS e LBS, permitindo localização e acompanhamento em tempo real).

O Sistema Cargo Viewer (www.cargoviewer.com.br) foi desenvolvido em 2016, permitindo que empresas contratem apólice de seguro de transporte de cargas, substituindo tradicionais métodos de gerenciamento de riscos, por gestão operacional, alicerçada em tecnologia, potencializando assertividade, escalabilidade e economia, com inovação para o mercado. 

Fonte: RUCO Comunicação, em 22.03.2019.