imagem sincorsp 17062020

A pandemia do novo coronavírus afetou todos os setores da economia, trazendo mudanças nos negócios e nas relações humanas. Apesar de ser um cenário preocupante para a maioria, para o mercado de seguros é de oportunidades. Pensando nisso, a Comissão Negócios do Corretor do Sincor-SP realizou a live “Oportunidade de negócios em uma nova era”. A transmissão aconteceu no dia 16 de junho, por meio do canal da TV Sincor-SP no YouTube.

“Se há um setor que é capaz de se adaptar tão bem e trazer tanta oportunidade diante de um cenário adverso, esse setor é o de seguros”, declarou o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo. Para ele, o momento é de oferecer proteção e segurança à população. “Nesse período, o seguro pode ser uma solução”, completa.

Fazendo uma retrospectiva das lutas e conquistas dos corretores de seguros, o 1º vice-presidente do Sincor-SP, Boris Ber, abordou o início da profissão e o papel do corretor para conectar as pessoas. “Éramos uma espécie de porta-voz das seguradoras, apresentando os produtos e levando proteção. Com o tempo, o corretor já tinha controle de cobrança, gerenciamento e outras atividades. Aos poucos, fomos demonstrando a nossa importância na distribuição de seguros”, explicou.

Boris lembrou ainda o período em que os bancos se uniram para tentar acabar com a profissão de corretor. “O reflexo disso é que começamos a criar uma força de enfrentamento, que nos permitiu lutar pelos nossos direitos”, completa.

A chegada do multirrisco, a entrada do corretor no seguro saúde e o avanço da tecnologia também foram temas lembrados pelo 1º vice-presidente, que destacou a evolução da profissão. “Atingimos um status de profissional liberal, como os advogados, contadores e médicos, que são atividades essenciais para a sociedade”.

Comentando sobre os ramos de seguros em ascensão, o coordenador do Comitê de Inovação do Sincor-SP, Marcelo Blay, mostrou uma visão otimista. “Este é o momento que as pessoas estão buscando proteção e não tem produto melhor para isso do que o seguro”. Blay ainda comentou que as buscas por seguro de vida e residencial cresceram, enquanto os ramos de automóvel e patrimonial apresentaram queda.

“Não é fácil se reinventar, mas a crise abre nossa visão e somos capazes de enxergar novas oportunidades”, acredita. Para o executivo, diante do cenário atual, os seguros de infraestrutura, garantia, riscos cibernéticos, além do ramo de pessoas, estão em destaque e podem gerar bons negócios.

O integrante da Comissão, Wagner Martins, ressaltou a capacidade de adaptação dos corretores de seguros, destacando que o momento é propício para realizar mudanças. “Já aprendemos a nos adaptar diante de outros desafios. Agora, temos a oportunidade de implementar novas tecnologias, repensar o espaço físico, já que vimos a eficiência do home office, e nos atualizarmos aos novos tempos”.

O corretor de seguros, consultor e palestrante Richard Hessler Furck fez um panorama do momento atual e de como os profissionais podem enfrentar as dificuldades. “Não podemos ser excessivamente otimistas nem pessimistas, precisamos ser realistas. Talvez, seja o momento de abrir um pouco mão da parte técnica de vendas para investir no empreendedorismo, na gestão do negócio”.

Furck ainda destacou que as crises podem ser portas para novas oportunidades. “É preciso buscar soluções que não estão dentro da nossa bolha. Prestar atenção no que os outros mercados fizeram e que deram certo, e aplicar no mercado de seguros”, completou.

A live foi mediada pelo coordenador da Comissão, Arnaldo Odlevati Junior. “Nosso objetivo com esta transmissão foi reunir especialistas de sucesso do setor para servir de inspiração aos corretores de seguros. As oportunidades estão aí, basta ouvir as indicações dos profissionais e aplicar em sua realidade”, destacou.

Para a 2ª vice-presidente e diretora responsável pela Assessoria Técnica do Sincor-SP, Simone Martins, a Comissão Negócios do Corretor cumpriu a missão dada pela entidade de oferecer aos corretores conteúdo de qualidade nesta quarentena. “Esse projeto das lives, promovido pelas Comissões do Sincor-SP, tem sido um grande sucesso, trazendo informações e auxílio aos profissionais de todo o Brasil. Isso só reforça a competência e a disposição das pessoas que compõem a entidade de contribuir no desenvolvimento da nossa categoria”, conclui.

A live, na íntegra, pode ser conferida no canal da TV Sincor-SP, no YouTube.

Fonte: Sincor-SP, em 17.06.2020