Em live pela TV Sincor-SP, especialistas explicam os impactos da pandemia de coronavírus nas apólices dos produtos

imagem sincorsp 13052020

Com a pandemia de coronavírus, alguns ramos de seguros tiveram que se adaptar para atender o mercado. E, para responder as dúvidas dos corretores de seguros, a Comissão de Crédito, Garantia e Fiança do Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de todos os ramos de Seguros, Resseguros e Capitalização do Estado de São Paulo (Sincor-SP) realizou a live “CORONAVÍRUS – Impactos nos Seguros de Crédito, Garantia e Fiança Locatícia”, na última terça-feira (12/05). 

Durante a transmissão, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, saudou a Comissão pela dedicação e prestabilidade em auxiliar os corretores de seguros nesse momento. “As Comissões são compostas por corretores especialistas, que doam voluntariamente o seu tempo, sua capacitação e experiência em prol de toda a categoria, cumprindo um papel no desenvolvimento da nossa profissão”. 

Para falar do seguro de crédito, o integrante da Comissão Franklin Nogueira ressaltou que o cenário atual pode dar visibilidade ao ramo, já que o produto é uma ferramenta importante para auxiliar as empresas. No entanto, segundo ele, a pandemia pode trazer novos riscos. “Quem tem seguro de crédito hoje vai conseguir passar por essa crise tranquilamente. Já quem têm interesse em contratar uma apólice pode sofrer com alguns riscos do momento, dificultando a contratação”, completa. 

Nogueira reforça que este período pode gerar um volume de demandas, mas não garante que o mercado consiga absorver tudo. “Claro que, no momento de pandemia, as seguradoras e instituições financeiras não estão de fora desse ambiente, e sofrem com relação ao volume crescente da inadimplência, o que diminui o apetite de crédito, que é baseado na performance de pagamento”.

Sobre o seguro garantia, Samuel Sitnoveter lembrou que toda empresa precisa de caixa. “Está acontecendo um movimento, onde as empresas de grande porte, que tinham depositado dinheiro em juízo, querem pegar a quantia e deixar um seguro garantia no lugar, mas nem sempre o poder público está conseguindo atender, gerando uma frustração geral”. 

Sitnoveter ainda destacou que está sendo tolerável o não cumprimento de contratos. “Se a razão do descumprimento do contrato for causada pelo contratante, o seguro não cobre. Por exemplo, em uma obra, o dono não paga e o empreiteiro para de construir, levando o caso até a justiça. O judiciário, então, decide se neste momento o descumprimento do contrato é perdoado em decorrência da pandemia ou não, assim como a apólice”, disse. 

Para o coordenador da Comissão do Sincor-SP, Edmur de Almeida, a pandemia acabou influenciando para que o contratante e o contratado renegociem o prazo do contrato. “Isso pode resultar em endosso, um novo prêmio e, talvez, uma comissão para o corretor, trazendo novas oportunidades”, completa. 

O integrante da Comissão Jurídica do Sincor-SP, Adilson Neri Pereira, foi o convidado especial para falar sobre o seguro de fiança locatícia. “A carteira pode esperar o aumento da sinistralidade, devido à letalidade da doença”, declarou. 

Outro efeito da pandemia é a renegociação de aluguel, que pode ocorrer em decorrência da perda de renda das pessoas. “A seguradora tem que participar das renegociações, para que apólice continue a oferecer a cobertura necessária. Como fiadora, a seguradora tem que dar o aval para qualquer renegociação, por isso, nesses casos, é aconselhável fazer um endosso”, explicou.

A live faz parte do trabalho desenvolvido pelas Comissões Técnicas do Sincor-SP para atualizar os corretores de seguros sobre as mudanças no setor com a pandemia. Até o momento, a entidade realizou outras duas transmissões com os temas "Impactos Financeiro e Trabalhista na sua Corretora de Seguros" e "Conceitos e Condições dos Seguros de RC e Medmal". 

Para a 2ª vice-presidente do Sincor-SP e diretora responsável pela Assessoria Técnica, Simone Martins, esse trabalho deve continuar colocando em pauta novos temas e ramos. "Nosso objetivo é levantar esse conteúdo para facilitar o trabalho dos corretores de seguros, mas é importante dizer que essa iniciativa só está sendo possível porque contamos com um time de especialistas, disposto a repartir um pouco do seu conhecimento de maneira voluntária", declarou. 

A live, na íntegra, pode ser conferida no canal da TV Sincor-SP, no YouTube

Fonte: SINCOR-SP, em 13.05.2020