Grupo é formado por representantes de corretores de seguros e seguradoras

sincorsp 14102022

A Comissão Intersindical do Sincor-SP, composta por representantes de corretores de seguros e seguradoras, se reuniu, no dia 7 de outubro, para discutir melhorias nos processos de comercialização de seguros. Na ocasião, também foram entregues às companhias relatórios individuais de atendimento do Disque Sincor. A reunião aconteceu no Centro de Atividades da entidade, em São Paulo.

A principal preocupação apresentada na reunião foi a crescente perda da base de renovação do seguro de automóvel devido ao aumento expressivo nos valores. Segundo a 1ª vice-presidente do Sincor-SP e coordenadora da Comissão, Simone Fávaro, além dos efeitos da pandemia e do aumento na frequência de sinistros – principalmente em casos de roubo e furto de veículos – a alta dos preços tem deixado as seguradoras sem argumento frente aos segurados. “Temos exemplos de valores de renovação dobrando, triplicando ou até mais, e isso tem levado clientes a buscarem alternativas nos serviços de proteção veicular”, declarou.

O grupo ainda discutiu o efeito cascata do aumento do preço, isso porque com as circunstâncias atuais e os critérios de precificação, a cotação de um seguro novo pode sair mais barata em relação a outra sem bônus. Nesses casos, o diálogo do corretor de seguros com os segurados é fundamental para garantir que o cliente opte por alternativas que não o afastem do seguro.

Apesar das dificuldades, os profissionais se mostraram otimistas em relação ao futuro. “Nas últimas semanas, os resultados têm melhorado e a perspectiva para o futuro se mostra promissora. E não é um futuro distante. As baixas nos preços estão previstas para até o final do ano”, acredita Simone.

Entrega de relatórios

Diariamente, os associados ao Sincor-SP entram com pedidos de auxílio do Disque Sincor para intermediar pendências junto às seguradoras em relação a diversos assuntos. De janeiro a julho deste ano, a área recebeu 178 solicitações de corretores, sendo que 74,2% foram revertidos.

Para mostrar os índices de cada companhia, durante a reunião o Sincor-SP entregou relatórios individuais. “Assim, as seguradoras conseguem acompanhar as principais situações apresentadas pelos corretores e buscarem melhorias dos processos”, explicou Simone.

Por fim, os seguradores fizeram um tour pela nova estrutura do Sincor-SP e receberam orientações sobre o Fórum de Oportunidades e as últimas atualizações do Conec 2023, o evento mais esperado pelos corretores de seguros.

Fonte: Sincor-SP, em 14.10.2022