Por Jeniffer Elaina (*)

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Imagem de Gustavo Fring / Pexels

O uso de ferramentas do marketing digital e relacionamento mais próximo ao cliente estão entre as estratégias de como o corretor pode se diferenciar ao vender seguros pela internet

O setor de seguros é uma das áreas que, sem dúvidas, mostram crescimento constante. Só para ilustrar, até agosto de 2022, houve uma arrecadação 17,4% maior que no mesmo período no ano anterior. O que não significa, entretanto, ser fácil comercializar. Por isso, como o corretor pode se diferenciar ao vender seguros de carros pela internet?

Os dados acima foram apresentados em relatório divulgado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Nele, há números específicos para o seguro auto, que arrecadou R$ 32,36 bilhões nos oito primeiros meses do ano. Porém, ainda há desafios a serem enfrentados pelo corretor de seguros.

Primeiro, as vendas online, uma vez que o cliente pode acessar a seguradora para cotações de onde estiver. Em segundo lugar, o mar de concorrentes, sobre os quais precisa se destacar. Por fim, o processo decisório do cliente, que passa pela análise de preços e o entendimento do que é o seguro. E aí, como superar tais adversidades e se sair bem? 

Como o corretor pode se diferenciar para vender seguros de carros pela internet 

Abaixo, sugerimos algumas estratégias que podem ajudar o vendedor a se diferenciar no e-commerce da venda de seguros.

1 - Investir pesado em marketing digital

O marketing digital é uma das principais estratégias para se diferenciar na venda de seguros pela internet. Afinal, a empresa ou profissional precisa garantir sua presença online para ser vista.

E quando falamos em marketing digital, nos referimos ao conjunto de técnicas aplicadas para estreitar sua relação com o público. Por exemplo:

    • criação de um site e blog corporativo, onde produzirá conteúdo relevante (marketing de conteúdo) para o seu público, além de apresentar sua marca;
    • redes sociais;
    • e-mail marketing;
    • estabelecer estratégias multicanais para facilitar o contato do cliente;
    • investir nas mídias pagas (anúncios online, como Facebook Ads e Google Ads).

As estratégias têm, como objetivo, impulsionar algum conteúdo relevante e, consequentemente, a marca.

2 - Ofertas e serviços personalizados

Ainda na sequência do relacionamento com o cliente, uma das formas de o corretor se diferenciar ao vender seguros de carro pela internet é a oferta de serviços personalizados.

Por exemplo, os seguros de carro baratos, que são aqueles com cobertura parcial, devem ser indicados no caso de motoristas que não possam pagar um completo ou tenham um estilo de vida que mostre que essa é a melhor opção.

É mais vantajoso vender um produto mais em conta e ganhar o cliente do que deixar de fazer a venda por querer apenas ter lucro.

3 - Vídeos e depoimentos de clientes

Sabe aquele cliente que você conseguiu encantar? Por que não convidá-lo para gravar um depoimento em vídeo, falando tanto do seu atendimento quanto da qualidade do seguro contratado? Uma vez que o serviço é um produto intangível,as pessoas têm mais confiança quando vêem aplicações reais do que é ofertado.

4 - Relacionamento próximo ao cliente

Embora haja a comercialização online do seguro, o papel do corretor é fundamental no convencimento do cliente. Aliás, até para que ele tenha clareza e segurança sobre o que está comprando.

Por isso, quanto mais individualizado o atendimento, maiores as chances de fidelização do cliente. E, ainda, mais indicações o corretor terá.

5 - Realizar pesquisas de mercado

Pode parecer óbvio, mas ainda é preciso reforçar que, para se diferenciar ao vender seguros de carro pela internet, o corretor deve fazer pesquisas de mercado. Isso significa entender tanto o comportamento da concorrência quanto dos clientes. A partir disso, é mais fácil coletar informações valiosas para traçar as estratégias mais eficazes.

6 - Conhecer as principais tendências 

Por fim, é preciso que o corretor esteja antenado sobre o que está acontecendo no mercado de seguros. Em outras palavras, para se diferenciar ao vender os seguros pela internet, saber as principais tendências do setor. Por exemplo:

    • parcerias entre seguradoras e startups de insurtech (até então, uma ameaça para o mercado);
    • tecnologias digitais baseadas em Inteligência Artificial para coleta de dados, armazenamento em nuvem e facilitar a jornada do cliente;
    • Open Insurance;
    • Autosserviço em ambientes cada vez mais digitais.

Ou seja, não adianta se esconder das tecnologias e achar que o mundo acabou para o mercado de seguros. Pelo contrário! O corretor pode se diferenciar ao vender seguros de carro pela internet, bastando apenas entender como a era digital funciona para, assim, estabelecer suas estratégias. E, sobretudo, conhecer o seu público para prestar serviços cada vez mais customizados.

(*) Jeniffer Elaina é especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

23.11.2022