Por Jeniffer Elaina, da Seguroauto.org

O corretor de seguro deve realizar seu trabalho com ética, caso contrário está sujeito a receber penalidades

imagem seguroauto 23082019

O corretor de seguro é um profissional que deve representar as seguradoras informando sobre como funcionam os serviços, fazendo a venda e prestando suporte ao segurado. Ao mesmo tempo, dever garantir que todos os direitos e deveres de quem oferta e contrata o produto sejam cumpridos.

Se ele não fizer com que as partes tenham acesso ao que devem pode ser penalizado e até mesmo perder o seu registro como corretor. Você consegue imaginar em que situações isso pode acontecer?

Penalidades para o corretor de seguro

Existem diferentes situações que podem resultar em penalidades, sendo que pode ir desde o pagamento de multa até a perda do registro. Veja alguns casos.

Causar prejuízo a seguradora ou ao segurado

O corretor que gerar perdas financeiras de forma dolosa ou culposa a um dos sujeitos envolvidos na transação sofrerá com as penalidades que podem ser multa, suspensão ou cancelamento do registro.

Ele por, exemplo, poderia fazer com que a pessoa tivesse que pagar um prêmio maior do que o indicado pela seguradora.

Denegrir a imagem do colega

É preciso trabalhar com ética e isso quer dizer respeitar os demais colegas de profissão.

Não se pode falar mal ou acusar outro corretor para tentar vender um seguro e ficar com o contrato. Essa situação pode levar a suspensão do registro.

Não estar disponível para o segurado

A responsabilidade pela contratação até o vencimento é do corretor e ele deve prestar suporte sempre que o segurado precisar.

Se ocorrer um sinistro e o contratante recorrer a ele para receber orientações, essas não podem ser negadas. Ele deve prestar todo o suporte e esclarecimento para que a seguradora seja acionada e possa dar andamento ao processo.

Erros de cálculo

Sempre que o valor do prêmio for alterado ou a proposta for ajustada, o corretor deve se atentar a situação.

Se houver erro de cálculo por desatenção ou informações inverídicas, caberá ao profissional restituir a diferença.

Quando for fazer a cotação de seguro, o ideal para evitar problemas é calcular mais de uma vez.

Declarações inexatas em propostas

Sempre que uma proposta é enviada a uma seguradora, o corretor é um dos responsáveis pelas informações nela contida. Para não haver erros deve explicar o segurado como fazer o preenchimento e se certificar que todas estão corretas e condizem com a realidade.

Sempre que houver inexatidão, ele será responsabilizado e responderá profissional e civilmente, porém, isso não isenta quem forneceu os dados incorretos.

Não manter os dados atualizados junto à SUSEP

Para que possa exercer a profissão de corretor deve ser autorizado pela SUSEP e para isso é preciso informar atos constitutivos, endereços e dados de sua atividade e garantir que permaneçam atualizados. Caso isso não ocorra, sofre penalidades que variam de multa a cassação do registro.

Em todos os casos, as penalidades legais serão aplicadas ao corretor de seguro conforme a infração cometida e acordo com o histórico, ou seja, se já houve outras situações similares. Conforme for agravando, é possível que haja a penalidade com multa, suspensão temporária do profissional ou suspensão do registro, o que o impediria de exercer a profissão.

23.08.2019