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Marca quer chegar a 500 franquias em 5 anos. Negócio foi pensado para executivos e gerentes de bancos e seguradoras que buscam nova fase de carreira

A Barela, que lidera o mercado doméstico de consultoria e venda de seguros e planos de saúde para pequenas e médias empresas, está investindo no modelo de franquias para ampliar sua capilaridade no mercado brasileiro. A corretora existe desde 1995 e em 2014 foi adquirida pela It´sSeg, uma gigante do setor que tem entre seus investidores Thomaz Menezes, ex-presidente da SulAmérica Seguros e o fundo inglês Actis.

"A venda de seguros e pacotes de benefícios para empresas de menor porte ainda não é feita de forma consultiva do Brasil. É um mercado fragmentado e operado por pequenos corretores, muitos deles não especializados. Vamos ocupar este nicho levando tecnologia, expertise e capacidade de negociação", diz Marcelo Leite, diretor da Barela.

A expectativa da empresa é inaugurar cerca de 500 franquias nos próximos cinco anos no país. "Queremos atrair profissionais experientes, como ex-executivos de seguradoras e ex-gerentes de bancos que queiram inaugurar uma nova fase na vida profissional como empreendedores".

A primeira franquia da Barela foi inaugurada em julho de 2017. Hoje a empresa já opera 52 unidades. A companhia tem cerca de 20 mil empresas clientes e administra uma carteira com cerca de 100 mil vidas. "Há uma demanda forte de mercado, impulsionada pela necessidade de redução de custos com benefícios nas empresas que só uma venda consultiva consegue entregar", avalia Leite.

Há dois modelos de franquia da Barela. O interessado pode optar por desenvolver suas atividades em atendimento home office ou abrir um escritório da marca. A franqueadora cuida da padronização do mobiliário e das instalações. O investimento para loja ou sala comercial gira em torno de R$ 25.000,00 na padronização, sem considerar as despesas mensais, enquanto no sistema home office é aproximadamente de R$ 2.000,00 para compra de equipamentos adequados ao trabalho.

A qualificação do franqueado inclui treinamento inicial com 100 horas de duração numa jornada que inclui análise de mercado, legislação, sistemas, produtos, operação, gestão financeira, gestão de pessoas, técnica de vendas e marketing.

A Barela também oferece curso de formação na Superintendência de Seguros Privados (Susep), software de gestão de oportunidade de negócios e contatos iniciais para treinamento prático de atendimento e vendas, além de extranet com acesso a peças de marketing e comunicação, comissões, entre outras ferramentas.

A taxa de franquia para ingressar no negócio é de R$ 10.000,00.

De gerente de loja ao empreendedorismo

Longas e extenuantes jornadas, finais de semanas comprometidos e cansaço permanente. Essa foi a rotina de Erika Karagulian, 39, por cerca de 10 anos. A ex-gerente de loja de vestuário feminino entendeu que era a hora de mudar de ares e buscar novos desafios. "Minha vida era muito puxada. Não queria mais isso para mim. Precisava de algo que trouxesse mais qualidade de vida", recorda.

Foi então que sua irmã ligou oferecendo uma vaga temporária em uma companhia de seguro odontológico. Era a chance de uma nova fase. "Fui fazer algo novo. Era na área de implantação. Deu tão certo que acabei ficando por quatro anos", relembra, feliz.

Após essa experiência, pintou a primeira chance na área de seguros. Era para atuar no departamento de pós-venda em uma corretora. Em pouco mais de três anos nessa companhia, saiu do cargo de assistente até chegar a gerência. Essa bagagem acabou rendendo convite para atuar em outras duas empresas do setor.

Mas a grande mudança de Erika aconteceu em 2017, quando sua irmã a convidou para ser sócia de uma corretora. "Ela me contou que era um projeto novo da Barela, uma corretora reconhecida no mercado. Como eu já acumulava experiência nesse setor, acabei aceitando a ideia logo de cara", conta.

O que ela não esperava era de que sua irmã deixasse a sociedade pouco tempo depois. "Quando vi, estava sozinha nessa empreitada. Tudo aconteceu muito rápido", diz.

Erika acabou se tornando, em junho de 2017, uma das primeiras franqueadas da Barela e também uma das pioneiras no modelo home-office. "Fiz todo o treinamento com a equipe da Barela para entender um pouco mais a dinâmica do mercado. Mesmo com a experiência adquirida, todo começo de uma empreitada não é muito fácil".

Em quase um ano e meio depois de começar sua carreira solo, a nova empresária revela que está contente com os resultados que conseguiu até agora. "Eu organizo a minha agenda. Tenho liberdade de realizar meu trabalho de acordo com minhas demandas. Como tenho filhos e família para dividir o tempo, trabalhar em casa facilita muito minha rotina", explica.

Ela também diz que, em pouco mais de três meses de parceria com a Barela, conseguiu obter o retorno do investimento realizado. "Como o investimento é acessível, consegui rever o valor aplicado rapidamente. Todo o suporte que a Barela nos oferece, desde o treinamento inicial, passando pelo pós-venda e geração de leads, fazem toda a diferença para quem está começando", conclui.

Sobre a It´s Seg Company

A It´sSeg Company foi criada em 2014 pelo executivo Thomaz Menezes, ex-presidente da SulAmérica Seguros, em sociedade com fundo inglês Actis, que tem mais de US$ 9 bilhões de ativos sob gestão. A It´sSeg Company movimentou R$ 1,8 bilhão em prêmios de seguros no mercado brasileiro em 2017. Este ano a companhia projeta movimentar R$ 2 bilhões no país. O grupo gerencia 770 mil vidas e atende a uma carteira com 900 clientes corporativos.80% dos negócios da companhia estão concentrados em seguro saúde.

Sobre a Barela

A Barela é hoje a maior companhia do varejo no segmento de seguro saúde PME. Reconhecida no mercado pela credibilidade de sua plataforma de produtos e serviços, oferece planos familiares, planos por adesão e planos empresariais a mais de 100 mil clientes. A companhia foi criada em 1995 e, desde 2014 faz parte da It'sSeg Company.

Fonte: Transmídia, em 18.01.2019.