dor consultoria

Não adiar planos de vida durante o tratamento foi um dos temas abordados

Nesta quarta-feira, (21), a entrevistada do D’Or Talks foi Mirela Janotti, embaixadora da campanha de Outubro Rosa: O risco é certo. O câncer não. Trazendo mensagens de otimismo, Mirela reforçou a importância do compartilhar histórias com outras pessoas que estão enfrentando o câncer.

“A primeira vez que eu percebi que poderia sair dessa foi quando uma moça, muito discreta, que trabalhava em um salão de beleza, se aproximou e soltou o cabelo comprido na minha frente. Eu estava careca, e ela disse que a situação dela tinha sido difícil, mas que eu também iria superar”, relembrou.

Mirela contou que descobriu a doença no mês de dezembro de um ano que já havia sido bem difícil, com o término de um casamento de mais de dez anos, demissão de um emprego que gostava e a morte da avó. Para ela, a pior fase da doença é a descoberta.

“Receber a notícia é terrível, a gente acorda a cada manhã se dando conta que não é um pesadelo. Precisei fazer mastectomia e descobri ainda uma metástase na axila esquerda. Ter fé nos médicos e na medicina foi fundamental. Associamos a palavra oncologia à morte, mas na verdade, essa é uma especialidade pró-vida”, afirma.

Autora de três livros, Mirela conta que começou a escrever como forma de deixar um registro para a filha. Se o tom das histórias era inicialmente dramático, a partir da decisão de não adiar os planos, a narrativa ganhou toques de vida e humor.

“Eu me agarrei muito nas palavras da minha mãe, que sempre dizia que a minha sorte mudaria. Eu dizia que não ia conseguir arrumar emprego no meio de um tratamento e muito menos um namorado, mas conquistei os dois. O câncer não foi um impeditivo”, ressalta.

Uma das preocupações levantadas por Mirela é que, durante a pandemia, mais de 60% das mulheres deixaram de realizar exames.

“Quanto mais cedo se descobre o câncer de mama, maior as chances de cura. Não deixem de fazer os exames, os laboratórios estão bem preparados e oferecem segurança”, conclui Mirela.

O bate-papo foi intermediado pela intermediado por Aline Magalhães, médica de Gestão de Saúde da empresa.

“A história da Mirela mostra que é possível ressignificar o câncer. E ela fez isso tão bem que hoje se transformou numa voz importante para a causa”, afirma.

A live realizada pela D’Or Consultoria teve transmissão via Youtube e faz parte do calendário de saúde da empresa. O vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=loYCvH8kuCM

Fonte: VTN, em 22.10.2020