A área de Recursos Humanos apresenta inúmeras oportunidades, que exigem ética e responsabilidade. Para ingressar nesse ramo, é necessária formação específica, como a conferida pela Graduação em Gestão de Recursos Humanos da Escola de Negócios e Seguros (ENS).

Com duração de dois anos, o curso prepara profissionais para atuação em todas as esferas deste setor.

Não perca tempo, participe do processo seletivo e se torne um profissional de Recursos Humanos!  Essencial dentro de qualquer estrutura organizacional, o setor de Recursos Humanos é estratégico para as empresas, pois se relaciona com todas as áreas e zela pela cultura interna.

Os profissionais de RH são responsáveis pela integração entre a companhia e os colaboradores, buscando manter produtividade e satisfação no ambiente corporativo.

Também são eles que administram demandas por contratação e capacitação, e cuidam de benefícios e questões pessoais do corpo funcional.

Conheça algumas atividades realizadas pelos profissionais de RH:

– Admissão e seleção de candidatos

O recrutamento de pessoal requer ampla pesquisa e é composto por diversas etapas. Primeiro, o profissional de RH identifica o perfil adequado para cada posição na empresa e seleciona os melhores candidatos com base na análise de currículos, experiências anteriores e qualificações.

Na sequência, realiza entrevistas, dinâmicas, testes e outras etapas de seleção. Ao final, participa da escolha junto aos gestores das áreas.

– Educação corporativa

Os programas de treinamento de colaboradores aprimoram o desenvolvimento técnico e comportamental, contribuindo para o avanço das carreiras e a conquista de cargos mais altos. Nessa atividade são identificadas lacunas, demandas, competências e habilidades, para que, então, sejam recomendados cursos e aprendizados de acordo com a necessidade de cada funcionário.

– Política de cargos e salários É o setor de RH que monitora cargos e salários dos colaboradores, estabelecendo planos de carreiras e remunerações compatíveis.

Dessa forma, engaja os funcionários e oferece oportunidades para o desenvolvimento de carreiras. Para isso, são realizadas avaliações de desempenho constantes junto aos gestores, buscando ajustar os salários de acordo com as funções e formações.

– Benefícios

É tarefa do profissional de Recursos Humanos desenvolver estratégias visando ao bem-estar e à saúde física e mental dos colaboradores. Contribuem para isso pacotes de benefícios que podem incluir plano de saúde, seguros, previdência privada, auxílios como creche, vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte, participação nos lucros, entre outros.

– Monitoramento de clima O compromisso com a ética no trabalho e o bom relacionamento institucional são alicerces do setor de RH.

Ele atua para manter os colaboradores integrados e bem assistidos, esclarecendo dúvidas e comunicando mudanças e outros fatos que impactam o ambiente interno.

Além disso, elabora e aplica pesquisas de clima que determinam como os colaboradores estão se sentindo, contribuindo para a identificação e solução de problemas pessoais e conflitos.

Fonte: ENS, em 15.02.2022